Estudo de João 10:4 – Comentado e Explicado

Depois de conduzir todas as suas ovelhas para fora, vai adiante delas; e as ovelhas seguem-no, pois lhe conhecem a voz.
João 10:4

Comentário de Albert Barnes

Ele expõe – ou os conduz para fora da dobra.

Ele vai diante deles – Ele os guia, os guia e não os deixa. Um pastor passava seu tempo com seus rebanhos. Ele foi adiante deles para procurar os melhores pastos e regadores, e defendê-los do perigo. Nisso é lindamente representado o terno cuidado daquele que observa as almas como alguém que deve prestar contas.

Comentário de E.W. Bullinger

ele expõe = ele deve expor.

antes = na frente de. Não é o mesmo que em João 10: 8 .

para = porque,

know = know intuitivamente. Desde o nascimento, não tendo sido ensinado. App-132. Veja nota em João 1:26 .

Comentário de John Calvin

4. Porque eles conhecem a voz dele. Embora ele fale aqui de ministros, contudo, em vez de desejar que eles sejam ouvidos , ele deseja que Deus seja ouvido falando por eles; pois devemos prestar atenção à distinção que ele estabeleceu, de que somente ele é um pastor ou pastor fiel da Igreja, que conduz e governa suas ovelhas pela direção de Cristo. Devemos prestar atenção à razão pela qual se diz que as ovelhas seguem ; é porque eles sabem distinguir pastores de lobos pela voz. Esse é o espírito de discernimento, pelo qual os eleitos discriminam entre a verdade de Deus e as falsas invenções dos homens. Então, nas ovelhas de Cristo, o conhecimento da verdade é anterior e, a seguir, segue-se um desejo sincero de obedecer, para que eles não apenas entendam o que é verdadeiro, mas o recebam com afeto calor. E não somente ele elogia a obediência da fé, porque as ovelhas se reúnem submissamente à voz do pastor, mas também porque elas não ouvem a voz de estranhos e não se dispersam quando alguém as clama.

Comentário de Adam Clarke

Ele vai diante deles – uma sexta marca de um verdadeiro pastor é, ele lhes dá um bom exemplo: ele não apenas prega, mas vive, a verdade do Evangelho; ele entra nas profundezas da salvação de Deus; e, tendo assim explorado o caminho, ele sabe como levar aqueles que são confiados a seus cuidados à plenitude das bênçãos do Evangelho da paz. Aquele que não se esforça para realizar em sua própria alma as verdades que ele prega aos outros em breve será como sal sem seu sabor; sua pregação não pode ser acompanhada com a unção que por si só pode torná-la aceitável e lucrativa para aqueles cujo coração está reto com Deus. O ministro que está neste estado de salvação, as ovelhas, cristãos genuínos, seguirão, pois conhecem a sua voz. Nos países do leste, era costume o pastor seguir a cabeça de suas ovelhas, e eles o seguiam de pasto em pasto. Tenho visto muitas centenas de ovelhas seguindo seu pastor nas extensas colinas nas partes ocidentais da Inglaterra.

Comentário de John Wesley

E quando ele produz suas próprias ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem; pois conhecem a sua voz.

Ele vai diante deles – em todos os caminhos de Deus, ensinando-os em todos os aspectos, por exemplo e também por preceito; e as ovelhas o seguem – Eles andam nos seus passos: pois conhecem a sua voz – Tendo em si mesmos o testemunho de que suas palavras são a sabedoria e o poder de Deus. Leitor, você é um pastor de almas? Então responda a Deus. É assim contigo e com o teu rebanho?

Referências Cruzadas

Deuteronômio 1:30 – O Senhor, o seu Deus, que está indo à frente de vocês, lutará por vocês, como fez no Egito, diante de seus próprios olhos.

Cânticos 2:8 – Escutem! É o meu amado! Vejam! Aí vem ele, saltando pelos montes, pulando sobre as colinas.

Cânticos 5:2 – Eu estava quase dormindo, mas o meu coração estava acordado. Escutem! O meu amado está batendo: Abra-me a porta, minha irmã, minha querida, minha pomba, minha mulher ideal, pois a minha cabeça está encharcada de orvalho, o meu cabelo, da umidade da noite.

Miquéias 2:12 – “Eu vou de fato ajuntar todos vocês, ó Jacó; sim, vou reunir o remanescente de Israel. Eu os ajuntarei como ovelhas num aprisco, como um rebanho numa pastagem; haverá barulho de muita gente.

Mateus 16:24 – Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

João 3:29 – A noiva pertence ao noivo. O amigo que presta serviço ao noivo e que o atende e o ouve, enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, que agora se completa.

João 10:8 – Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram.

João 10:16 – Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

João 12:26 – Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.

João 13:15 – Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.

João 14:2 – Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.

João 18:37 – “Então, você é rei! “, disse Pilatos. Jesus respondeu: “Tu dizes que sou rei. De fato, por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade. Todos os que são da verdade me ouvem”.

1 Coríntios 11:1 – Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo.

Efésios 5:1 – Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados,

Filipenses 2:5 – Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,

Hebreus 6:20 – onde Jesus, que nos precedeu, entrou em nosso lugar, tornando-se sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

1 Pedro 2:21 – Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.

1 Pedro 4:1 – Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado,

1 Pedro 5:3 – Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *