Estudo de 1 Pedro 4:1 – Comentado e Explicado

Assim, pois, como Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento: quem padeceu na carne rompeu com o pecado,
1 Pedro 4:1

Comentário de Albert Barnes

Pois então, como Cristo sofreu por nós na carne – Desde que ele, como homem, morreu por nós. Veja as notas em 1 Pedro 3:18 . O objetivo era colocar o Redentor sofredor diante deles como um exemplo em suas provações.

Arme-se da mesma forma com a mesma mente – que é, evidentemente, a mesma mente que ele demonstrou – uma prontidão para sofrer na causa da religião, uma prontidão para morrer como ele havia feito. Esta prontidão para sofrer e morrer, o apóstolo fala como armadura, e tendo isso é representado como estar armado. A armadura é colocada para propósitos ofensivos ou defensivos na guerra; e a idéia do apóstolo aqui é que esse estado de espírito, quando estivermos prontos para enfrentar perseguições e provações, e quando estivermos prontos para morrer, responderá ao propósito da armadura em se envolver nos conflitos e disputas que nos pertencem como cristãos, e especialmente no encontro com perseguições e provações. Devemos colocar a mesma força que o Senhor Jesus tinha, e essa será a melhor defesa contra nossos inimigos e a melhor segurança da vitória.

Pois aquele que sofreu na carne cessou de pecar – Compare as notas em Romanos 6: 7 . “Sofrer na carne” é morrer. A expressão aqui tem um aspecto proverbial e parece ter significado algo assim: “quando um homem está morto, ele não pecará mais”; referindo-se, é claro, à vida presente. Portanto, se um cristão se torna morto em um sentido moral – morto para este mundo, morto por ser crucificado com Cristo (veja as notas em Gálatas 2:20 ) – pode-se esperar que ele pare de pecar. O raciocínio é baseado na idéia de que existe uma união entre Cristo e o crente que sua morte na cruz garantiu a morte do crente ao mundo. Compare 2 Timóteo 2:11 ; Colossenses 2:20 ; Colossenses 3: 3 .

Comentário de Joseph Benson

1 Pedro 4: 1-2 . Pois então, como Cristo sofreu – Até a morte ignominiosa e dolorosa da cruz, com todos aqueles males anteriores e concomitantes, que tornaram sua morte particularmente amarga; para nós – e isso por um princípio puro e desinteressado de amor; arme-se da mesma forma com a mesma mente – Com uma resolução como a animava a sofrer todos os males aos quais você pode estar exposto no corpo; e particularmente sofrer a morte, se chamado por Deus a fazê-lo pela sua religião. Pois isso será uma armadura de prova contra todos os seus inimigos. Para quem tem – Em conformidade com nosso Senhor Jesus; sofreu na carne – Ou, quem sofreu de tal maneira que se tornasse interior e verdadeiramente conforme a Cristo em seus sofrimentos, cessou , é claro, do pecado – de cometê-lo conscientemente. “Ele foi feito para descansar”, diz Macknight, “da tentação ao pecado, consequentemente do próprio pecado. Pois se um homem vencer o medo da tortura e da morte, nenhuma tentação mais fraca prevalecerá com ele para fazer naufrágios de fé e uma boa consciência. ” Que ele não deveria mais viver na carne – Mesmo em seu corpo mortal; às concupiscências – Os desejos dos homens – Tanto os dele como os dos outros; não deve mais ser governada por afetos irregulares e desordenados que governam homens não regenerados; mas à vontade de Deus – Em santa conformidade e obediência aos preceitos divinos, quão contrários podem ser às suas inclinações carnais e sensuais, ou aparentemente aos seus interesses mundanos.

Comentário de E.W. Bullinger

Cristo . App-98.

para nós Os textos omitem.

na carne . Grego. sarki, como 1 Pedro 3:18 .

arme-se. . . com = vestir como armadura. Grego. hoplizomai. Só aqui. Compare Romanos 6:13 .

da mesma forma = também.

mente . Grego. ennoia. Veja Hebreus 4:12 .

na carne . O texto recebido (App-94) tem en, mas os textos omitem.

pecado . App-128. Compare Romanos 6: 7 .

Comentário de John Calvin

1 Naquele momento, como Cristo Quando ele já havia apresentado Cristo diante de nós, ele apenas falou do sofrimento da cruz; pois às vezes a cruz significa mortificação, porque o homem exterior é desperdiçado por aflições e nossa carne também é subjugada. Mas ele agora sobe mais alto; pois ele fala da reforma de todo o homem. A Escritura recomenda-nos uma semelhança dupla com a morte de Cristo, para que sejamos conformados com ele em reprovações e problemas, e também que o velho homem esteja morto e extinto em nós, devemos ser renovados para uma vida espiritual. ( Filipenses 3:10 ; Romanos 6: 4. ) Contudo, Cristo não deve ser visto simplesmente como nosso exemplo, quando falamos da mortificação da carne; mas é pelo seu Espírito que somos realmente adaptados à sua morte, para que se torne eficaz à crucificação de nossa carne. Em resumo, como Pedro no final do último capítulo nos exortou a ter paciência após o exemplo de Cristo, porque a morte era para ele uma passagem para a vida; então agora, a partir da mesma morte, ele deduz uma doutrina superior, de que devemos morrer para a carne e para o mundo, como Paulo nos ensina mais amplamente em Romanos 6: 1 . Ele, portanto, diz: arme-se ou esteja armado, insinuando que somos realmente e efetivamente fornecidos com armas invencíveis para subjugar a carne, se participarmos como devemos da eficácia da morte de Cristo.

Pois quem sofreu A partícula doest? não, creio, denota aqui a causa, mas deve ser tomada como explicativa; pois Pedro expõe o que é esse pensamento ou mente com o qual a morte de Cristo nos arma, mesmo que o domínio do pecado deva ser abolido em nós, para que Deus reine em nossa vida. Erasmus incorretamente, como penso, traduziu a palavra “quem sofreu” ( patiebatur ) aplicando-a a Cristo. Pois é uma sentença indefinida, que geralmente se estende a todos os piedosos, e tem o mesmo significado com as palavras de Paulo em Romanos 6: 7 ,

“Quem está morto é justificado ou libertado do pecado;”

pois ambos os apóstolos afirmam que, quando nos tornamos mortos para a carne, não temos mais nada a ver com o pecado, para que ele reine em nós e exerça seu poder em nossa vida. (44)

Pode, no entanto, objetar-se que Pedro aqui fala inadequadamente ao nos tornar conformes a Cristo a esse respeito, que sofremos na carne; pois é certo que não havia nada pecaminoso em Cristo que exigisse ser corrigido. Mas a resposta é óbvia, que não é necessário que uma comparação corresponda em todas as suas partes. Basta então que, de certa forma, nos tornemos conformes à morte de Cristo. Do mesmo modo, também é explicado, de maneira não imprópria, o que Paulo diz, que somos plantados à semelhança de sua morte ( Romanos 6: 5 😉 pois a maneira não é totalmente a mesma, mas que sua morte se torna um maneira do tipo e padrão de nossa mortificação.

Também devemos notar que a palavra carne é colocada aqui duas vezes, mas em um sentido diferente; pois quando ele diz que Cristo sofreu na carne, ele quer dizer que a natureza humana que Cristo tirou de nós foi sujeita à morte, isto é, que Cristo como homem morreu naturalmente. Na segunda cláusula, que se refere a nós, carne significa corrupção e pecaminosidade de nossa natureza; e assim sofrer na carne significa negar a nós mesmos. Agora vemos qual é a semelhança entre Cristo e nós, e qual é a diferença; que como ele sofreu na carne tirada de nós, toda a nossa carne deve ser crucificada.

1. “Cristo, tendo sofrido por nós na carne, também se arme com a mesma mente (pois aquele que sofreu na carne cessou de pecar;)

2. para viver não mais o tempo restante na carne, para as concupiscências dos homens, mas para a vontade de Deus. ”

Eles foram exortados a resolver seguir o exemplo de Cristo, mas de modo a não sofrer por seus pecados, mas por causa da justiça. Está implícito que eles foram malfeitores, mas não eram mais assim; caso contrário, seu sofrimento na carne não seria como o de Cristo. Sofrer os que fazem bem, e não os que praticam o mal, era sofrer como Cristo. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Como Cristo sofreu – Ele é o seu padrão apropriado; tenha a mesma disposição que ele tinha; o mesmo espírito de perdão, com mansidão, mansidão e completa possessão.

Aquele que sofreu na carne, cessou do pecado – Esta é uma máxima geral, se entendida literalmente: o homem que sofre geralmente reflete em seus caminhos, é humilhado, temores se aproximando da morte, se odeia por causa de suas iniqüidades passadas e cessa deles; pois, em um estado de sofrimento, a mente perde seu gosto pelos pecados da carne, porque eles estão amargurados com ele pela apreensão que ele tem da morte e do julgamento; e, em sua aplicação à misericórdia de Deus, ele é libertado de seu pecado.

Alguns supõem que as palavras devem ser entendidas assim: “Aqueles que decidiram firmemente, se for chamado a isso, sofrer a morte em vez de apostatar pelo cristianismo, conseqüentemente cessaram ou são libertados do pecado de salvar suas vidas às custas da fé deles “. Outros pensam que é uma passagem paralela a Romanos 6: 7 , e a interpretam assim: “Aquele que mortificou a carne, cessou de pecar”. O Dr. Bentley aplica o todo à nossa redenção por Cristo: quem sofreu na carne morreu por nossos pecados. Mas isso parece um sentido muito restrito.

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 4: 1 . Por isso, então, etc. – “Eu já observei que Cristo sofreu, apesar de ser perfeitamente inocente: como Cristo, seu grande Senhor e Mestre, sofreu por você em carne, você também usa o mesmo espírito, como armadura ; ( Efésios 6:11 .) Conscientes de que você deve sofrer pela verdade, se assim for chamado: pois é racionalmente suposto que aquele que tem esse relato de sofrimento na carne deixou de levar uma vida profana; e está decidido a viver, durante o resíduo de sua morada na carne, não em conformidade com as concupiscências dos homens, mas com a vontade de Deus “, 1 Pedro 4: 2 . O Dr. Bentley leria esses versículos assim; Como Cristo sofreu por nós na carne, arme-se com a mesma mente; porque aquele que sofreu na carne morreu por nossos pecados, 1 Pedro 4: 2 para que não vivamos mais na carne, etc.

Comentário de Scofield

pecado

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de Spurgeon

1 Pedro 4: 1 . Porque, pois, como Cristo sofreu por nós na carne, armai-vos da mesma maneira: porque aquele que sofreu na carne cessou do pecado:

Irmãos, temos um Salvador que sofreu por nós. Como era o chefe, tais membros devem esperar ser. Sejamos resolutamente determinados que, por mais que soframos, nunca nos afastaremos de nosso Senhor; pois, na medida em que sofremos nele, sim, e morremos nele, devemos considerar que estamos a partir de agora mortos para pecar, e que deixamos de fazê-lo e não podemos mais ser atraídos para ele. “Aquele que sofreu na carne deixou de pecar:” –

1 Pedro 4: 2 . Que ele não deve mais viver o resto do seu tempo em carne para as concupiscências dos homens, mas para a vontade de Deus.

A doutrina da substituição é o argumento mais forte possível para a santidade. Você viveu em pecado uma vez, mas Cristo morreu por seu pecado, então você deve considerar que, nele, você morreu para pecar, visto que ele morreu em seu lugar. E o argumento é que, a partir de agora, sua vida será uma vida nele, uma vida de santidade, para louvor e glória de Deus.

1 Pedro 4: 3 . Pois o tempo passado de nossa vida pode ser suficiente para realizarmos a vontade dos gentios,

Satisfazer? Ó irmãos, faça muito mais do que isso! Deixe-nos fazer chorar: “Deus, por nunca termos feito a vontade dos gentios!” Alguns jovens dizem tolamente que precisam ter um pouco de espaço em que possam “ver a vida”. Ah, aqueles de vocês que se converteram depois de anos se arrependem de que sempre viram o que os homens chamam de “vida”, que é apenas o pseudônimo de corrupção e morte! “Pois o tempo passado de nossa vida pode ser suficiente para que operemos a vontade dos gentios” –

1 Pedro 4: 3-4 . Quando andávamos em lascívia, luxúria, excesso de vinho, banquetes de repulsa e idolatria abominável. Em que acham estranho que não corrais com eles no mesmo excesso de tumulto, falando mal de vós;

Que mundo estranho é este mundo! Fala mal dos homens porque eles não farão o mal. No entanto, sempre foi assim; os homens, “dos quais o mundo não era digno”, foram as mesmas pessoas de quem o mundanismo disse: “Afastem-se da terra tais companheiros! Não é adequado que eles vivam. O veredicto do mundo sobre cristãos é de pouco valor.

1 Pedro 4: 5-6 . Quem prestará contas àquele que estiver pronto para julgar os vivos e os mortos. Pois por essa causa o evangelho foi pregado também aos que estão mortos, para que sejam julgados segundo a carne dos homens, mas vivam segundo Deus em espírito.

Esta é uma passagem muito difícil de explicar, mas suponho que o significado é que o evangelho foi pregado aos santos que partiram que foram chamados para morrer por causa de Cristo, e que foi pregado a eles por essa mesma razão, que, enquanto eles foram julgados por homens iníquos, e por eles foram condenados a morrer, eles ainda vivem uma vida muito mais gloriosa do que viveram aqui, porque foram assim capacitados, por sua morte de mártir, a consumar sua consagração a Deus.

1 Pedro 4: 7-8 . Mas o fim de todas as coisas está próximo; Sede, pois, sóbrios e vigiai a oração. E acima de tudo as coisas têm fervorosa caridade entre vós; porque a caridade cobrirá a multidão de pecados.

Às vezes, cobre-os por não vê-los; pois onde há muito amor, somos cegos para muitas falhas que, de outra forma, poderíamos ver; não exercitamos a nitidez das críticas que a malícia certamente exerceria. Além disso, quando o amor se aplica à oração, e quando, além da oração, ela gentilmente dá uma advertência a um amigo amado, muitas vezes acontece que o verdadeiro amor cristão realmente impede uma multidão de pecados.

O apóstolo não significa que, amando outra pessoa, cobrirei meu próprio pecado; nem ele quer dizer que o exercício da caridade, na aceitação comum dessa palavra, pode cobrir meu pecado. Mas, se tenho muito amor pelos outros, posso ser o instrumento, na mão de Deus, para cobrir muitos de seus pecados em um ou outro dos sentidos que mencionei.

1 Pedro 4: 9-10 . Use a hospitalidade um para o outro sem queixas. Como todo homem recebeu o presente, assim mesmo ministra um ao outro, como bons mordomos da multiforme graça de Deus.

Qualquer que seja o “presente”, seja dinheiro, talento ou graça, “ainda assim ministram o mesmo um ao outro, como bons mordomos da múltipla graça de Deus”. Deus te dá muito para que você possa dar aos outros; serve apenas para atravessar você como através de um cano. Você é um mordomo e, se um mordomo receber os bens de seu senhor, e guardá-los para si, ele seria um mordomo infiel. Filho de Deus, faça com que você cumpra fielmente sua responsabilidade como um dos “bons mordomos da multiforme graça de Deus”.

1 Pedro 4: 11-13 . Se alguém fala, fale como os oráculos de Deus; se alguém ministrar, faça-o como da habilidade que Deus dá: para que Deus em todas as coisas seja glorificado por Jesus Cristo, a quem haja louvor e domínio para todo o sempre. Amém. Amado, pense que não é estranho com relação à provação inflamada que deve julgá-lo, como se algo estranho lhe tivesse acontecido. Mas regozijai-vos, na medida em que sois participantes dos sofrimentos de Cristo; para que, quando a glória dele for revelada, vos alegres também com grande alegria.

Se você não compartilha da humilhação de Cristo, como pode esperar compartilhar da exaltação dele? Mas se os mundanos começarem a repreendê-lo e censurá-lo, tenha como certo que eles podem discernir algo de Cristo em você. Os cães geralmente não latem para aqueles que moram na mesma vila com eles; é apenas para estranhos que latem. E quando línguas rudes são levantadas contra você, você tem motivos para esperar que você seja um estrangeiro e um estrangeiro para os cidadãos deste mundo, pois eles amam o seu próprio, como nosso Salvador lembrou a seus discípulos: “Se sois do mundo , o mundo amaria o seu próprio; mas, porque não sois do mundo, mas eu vos escolhi do mundo, por isso o mundo os odeia ”

Esta exposição consistia em leituras dos Salmos 88: 10-18 ; e 1 Pedro 4: 1-13 .

Comentário de John Wesley

Pois, assim como Cristo sofreu por nós na carne, arme-se da mesma maneira com a mesma mente: pois quem sofreu na carne cessou do pecado;

Arme-se com a mesma mente – que será uma armadura de prova contra todos os seus inimigos.

Pois aquele que sofreu na carne – sofreu tanto que assim tornou interior e verdadeiramente conformável aos sofrimentos de Cristo.

Cessou do pecado – é libertado dele.

Referências Cruzadas

Isaías 1:16 – Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal,

Ezequiel 16:41 – Eles destruirão a fogo as suas casas e lhe infligirão castigo à vista de muitas mulheres. Porei fim à sua prostituição, e você não pagará mais nada aos seus amantes.

Romanos 6:2 – De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?

Romanos 6:7 – pois quem morreu, foi justificado do pecado.

Romanos 6:11 – Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.

Romanos 13:12 – A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz.

Gálatas 2:20 – Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Gálatas 5:24 – Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.

Filipenses 2:5 – Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,

Colossenses 3:3 – Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

Hebreus 4:10 – pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas.

Hebreus 12:3 – Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem.

1 Pedro 3:18 – Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *