Estudo de Romanos 6:7 – Comentado e Explicado

{Pois quem morreu, libertado está do pecado.}
Romanos 6:7

Comentário de Albert Barnes

Para quem está morto – Esta é evidentemente uma expressão com aspecto proverbial, destinada a ilustrar o sentimento que acabamos de expressar. Os rabinos tinham uma expressão semelhante a esta: “Quando alguém está morto, está livre de comandos”. (Grotius.) Assim diz Paulo, quando um homem morre, ele é isento do poder e domínio de seu mestre, daquele que reinou sobre ele. O cristão estava sujeito ao pecado antes de sua conversão. Mas ele agora está morto para isso. E como quando um servo morre, ele deixa de estar sujeito ao controle de seu mestre, de modo que o cristão agora está morto para pecar, pelo mesmo princípio, é liberado do controle de seu antigo mestre, o pecado. A idéia está relacionada com Romanos 6: 6, onde se diz que não devemos mais ser escravos do pecado. A razão disso é apontada aqui, onde se diz que somos libertados dela como um escravo é libertado quando ele morre. Certamente, o apóstolo aqui não está dizendo nada do mundo futuro. Todo o seu argumento tem respeito ao estado do cristão aqui; para ser libertado da escravidão do pecado. É evidente que quem não é libertado dessa escravidão aqui, não estará no mundo futuro. Mas o argumento do apóstolo não tem relação com esse ponto.

É libertado – grego, é justificado. A palavra aqui é usada claramente no sentido de estabelecer a liberdade ou destruir o poder ou o domínio. A palavra é freqüentemente usada nesse sentido; compare Atos 13: 38-39; compare uma expressão semelhante em 1 Pedro 4: 1: “Aquele que sofreu na carne cessou de pecar”. O objetivo do apóstolo não é dizer que o cristão é perfeito, mas que o pecado deixou de ter domínio sobre ele, como um mestre deixa de ter poder sobre um escravo quando ele está morto. Esse domínio pode ser rompido, para que o cristão não seja escravo do pecado, e ainda assim ele esteja consciente de muitas falhas e de muitas imperfeições; veja Romanos 7 .

Comentário de E.W. Bullinger

está morto = morreu (isto é, com Cristo).

é libertado = foi justificado, limpo das reivindicações do pecado. App-191.

de . App-104.

Comentário de John Calvin

7. Para quem morreu , etc. Esse é um argumento derivado do que pertence à morte ou de seus efeitos. Pois se a morte destrói todas as ações da vida, nós que morremos para pecar devemos cessar dessas ações que ela exerceu durante sua vida. Tome justificado para libertado ou recuperado da servidão; pois como ele é libertado do vínculo de uma acusação, que é absolvido pela sentença de um juiz; então a morte, libertando-nos desta vida, liberta-nos de todas as suas funções. (189)

Mas, embora entre os homens não seja encontrado esse exemplo, ainda não há razão para você pensar que o que é dito aqui é uma especulação vã, ou desanimada em suas mentes, porque você não se encontra entre o número daqueles que crucificaram totalmente a carne; pois esta obra de Deus não se completa no dia em que se inicia em nós; mas gradualmente prossegue e, com os avanços diários, chega gradualmente aos seus fins. Então, tome isso como a soma do todo: “Se você é cristão, deve aparecer em você uma evidência de uma comunhão quanto à morte de Cristo; cujo fruto é que a tua carne é crucificada juntamente com todas as suas concupiscências; mas essa comunhão não deve ser considerada como inexistente, porque você descobre que as relíquias da carne ainda vivem em você; mas seu aumento deve ser diligentemente trabalhado, até que você chegue à meta. ” De fato, está bem conosco, se nossa carne está continuamente mortificada; nem é uma conquista pequena, quando o poder reinante, sendo tirado dele, é exercido pelo Espírito Santo. Há outra comunhão sobre a morte de Cristo, da qual o apóstolo fala com frequência, como em 2 Coríntios 4: 0 , isto é, o rumo da cruz, que é seguido por uma participação conjunta também da vida eterna.

Comentário de Adam Clarke

Aquele que está morto é libertado do pecado – ?ed??a??ta? , literalmente, é justificado do pecado; ou, é libertado ou entregue a partir dele. Isso não significa simplesmente que o homem que recebeu a Cristo Jesus pela fé e, por crer, participou do Espírito Santo, teve seu velho homem, todas as suas más propensões destruídas; para que ele não seja apenas justificado livremente de todo pecado, mas totalmente santificado a Deus? O contexto mostra que esse é o significado. Todo exemplo de violência é feito em todo o escopo e design do apóstolo, pela opinião de que “este texto é uma prova de que os crentes não são totalmente salvos do pecado nesta vida, porque somente quem está morto é libertado do pecado. ” Então a morte é seu justificador e libertador! Insinuação baixa e abominável, altamente depreciativa para a glória de Cristo! O Dr. Dodd, em sua nota no verso anterior, depois de algumas críticas ineficientes à palavra ?ata????? , destruída, que, segundo ele, deveria ficar enervada, tem o seguinte sentimento mais não-evangélico: “O corpo do pecado nos crentes é, de fato, , um tirano debilitado, conquistado e deposto, e o golpe da morte termina sua destruição. ” Então, a morte de Cristo e as influências do Espírito Santo foram suficientes para depor e debilitar o pecado tirano; mas nossa morte deve chegar para efetuar sua destruição total! Assim, nossa morte é, pelo menos parcialmente, nosso Salvador; e assim, aquilo que era um efeito do pecado (pois o pecado entrou no mundo e a morte pelo pecado) torna-se o meio de finalmente destruí-lo! Ou seja, o efeito de uma causa pode se tornar tão poderoso, a ponto de reagir a essa causa e produzir sua aniquilação! A divindade e a filosofia desse sentimento são igualmente absurdas. Somente o sangue de Cristo purifica toda injustiça; e a santificação de um crente não depende mais da morte do que sua justificação. Se ele disse, “que os crentes não cessam do pecado até que morram;” Devo apenas dizer que eles são crentes que não fazem um uso adequado de sua fé; e o que se pode dizer mais de todo o rebanho de transgressores e infiéis? Eles deixam de pecar, quando deixam de respirar. Se a religião cristã não traz outros privilégios além desses para seus seguidores retos, bem podemos perguntar: em que o homem sábio difere do tolo, pois ambos têm um único fim? Mas todo o Evangelho ensina uma doutrina contrária.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 6: 7 . Quem está morto é libertado do pecado São Pedro parece parafrasear este versículo, 1 Pedro 4: 1 . Aquele que sofreu na carne cessou de pecar; como se ele tivesse dito: “O cristão que é tão resoluto, pelo poder do Espírito de Deus, a ponto de resistir a toda tentação ao pecado, e prefere sofrer quaisquer calamidades temporais do que cometer pecado ou negligenciar seu dever, é o único homem que praticou o pecado; quem é efetivamente libertado do poder e da condenação dele “. A palavra grega d??a???s?a?, freqüentemente significa nas Escrituras para ser salvo ou entregue. Veja Isaías 45:25 . Tiago 2:25 e no cap. Romanos 5:16 . Locke parafraseia esta passagem assim: “Pois quem está morto é libertado da vassalagem do pecado, como um escravo é da vassalagem de seu mestre”. São Paulo faz questão de, neste capítulo, não contar aos judeus o que eles certamente são; mas exortá- los a serem o que deveriam e devem ser, tornando-se cristãos; a saber, que eles deveriam, pelo poder da graça, emancipar-se da vassalagem do pecado; não que eles fossem tão emancipados sem nenhum perigo de retorno: pois então ele não poderia ter dito o que faz, Romanos 6: 1 ; Romanos 6: 12-13, que supõe em seu poder continuar em sua obediência ao pecado, ou retornar a esse vassalagem, se assim o fizessem.

Comentário de John Wesley

Pois quem está morto é libertado do pecado.

Para quem está morto – com Cristo. É libertado da culpa do passado e do poder do presente, o pecado, como homens mortos dos comandos de seus antigos senhores.

Referências Cruzadas

Romanos 6:2 – De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?

Romanos 6:8 – Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.

Romanos 7:2 – Por exemplo, pela lei a mulher casada está ligada a seu marido enquanto ele estiver vivo; mas, se o marido morrer, ela estará livre da lei do casamento.

Romanos 7:4 – Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus.

Romanos 8:1 – Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,

Colossenses 3:1 – Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.

1 Pedro 4:1 – Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *