Estudo de Romanos 6:8 – Comentado e Explicado

Ora, se morremos com Cristo, cremos que viveremos também com ele,
Romanos 6:8

Comentário de Albert Barnes

Esta passagem é uma confirmação e ilustração do que o apóstolo havia dito antes, Romanos 6: 5-7 . O argumento é que, como Cristo já esteve morto, mas agora vive para Deus, e não morrerá mais, então nós, estando mortos para o pecado, mas vivendo para Deus, não devemos obedecer ao pecado, mas devemos viver apenas para Deus.

Romanos 6: 8

Agora, se nós estamos mortos com Cristo – Se nós estamos mortos de uma maneira semelhante ao que ele era; se somos mortos pelo pecado por sua obra, como ele estava morto na sepultura; veja a nota em Romanos 6: 4 .

Nós acreditamos – todos os cristãos. É um artigo de nossa fé. Isso não se refere tanto ao mundo futuro como ao presente. Torna-se um artigo de nossa crença de que devemos viver com Cristo.

Que também viveremos com ele – Isso não se refere primariamente à ressurreição e ao estado futuro, mas ao presente. “Consideramos isso como um artigo de nossa fé que estaremos vivos com Cristo.” Como ele foi ressuscitado da morte, assim seremos ressuscitados da morte do pecado. Como ele vive, assim viveremos em santidade. De fato, somos criados aqui e, por assim dizer, vivificados para ele. Isso não se limita, porém, à vida atual, mas como Cristo vive para sempre, o apóstolo continua mostrando que devemos.

Romanos 6: 9

Saber – Como todos sabemos. Isso é assumido como um artigo indiscutível de crença.

Dieth não mais – nunca mais morrerá. Ele terá ocasião de não fazer outra expiação pelo pecado; pois o que ele fez é suficiente para todos. Ele está além do domínio da morte e viverá para sempre, Apocalipse 1:18 : “Eu sou o que vive e estava morto, e eis que estou vivo para sempre.” Isso não é apenas um consolo para o cristão, mas é um argumento por que ele deveria ser santo.

Sem mais domínio – sem regra; sem senhorio; nenhum poder. Ele está livre de sua influência; e o rei dos terrores não pode alcançar seu trono; compare Hebreus 9: 25-28 ; Hebreus 10:12 .

Romanos 6:10

Por que ele morreu – Por respeito ao desígnio de sua morte.

Ele morreu para o pecado – Sua morte tinha respeito ao pecado. O objetivo de sua morte era destruir o pecado; fazer expiação por isso e, portanto, afastá-lo. Como sua morte foi projetada para efetuar isso, segue-se que os cristãos sendo batizados em sua morte e tendo como objetivo destruir o pecado, não deveriam se entregar a ele. Toda a força do motivo; portanto, retirado da morte de Cristo, é induzir os cristãos a abandonar o pecado; compare 2 Coríntios 5:15 : “E que ele morreu por todos, para que os que vivem a partir de agora não vivam para si mesmos, mas para aquele que morreu por eles e ressuscitou.”

Once – Somente ephapaxOnce; de uma vez por todas. Este é um advérbio que nega uma repetição (Schleusner) e implica que não será feito novamente; compare Hebreus 7:27 ; Hebreus 9:12 ; Hebreus 10:10 . O argumento do apóstolo baseia-se muito nisso, que sua morte foi de uma vez por todas; que não seria repetido.

Nisso ele vive – O objeto, o design de sua vida. Ele almeja com seu poder vivo promover a glória de Deus.

Para Deus – Ele procura promover sua glória. O argumento de Paulo é o seguinte: os cristãos por sua profissão estão unidos a ele. Eles são obrigados a imitá-lo. Como ele agora vive apenas para promover a glória de Deus; como todo o seu poderoso poder, agora que ele ressuscitou dos mortos e elevado ao seu trono no céu, é exercido para promover sua glória; do mesmo modo que seus poderes, ressuscitados da morte do pecado, sejam exercidos para promover a glória de Deus.

Romanos 6:11

Da mesma forma – Da mesma maneira. Esta é uma exortação extraída do argumento dos versículos anteriores. Mostra o design e a tendência do esquema cristão.

Considerem-se – julguem ou se estimam.

Estar realmente morto para o pecado – Para que o pecado nunca tenha influência ou controle sobre você, assim como os objetos deste mundo nunca tiveram os mortos em suas sepulturas; veja a nota em Romanos 6: 2 .

Mas vivo para Deus – obrigado a viver para promover sua glória; para fazer deste o grande e único objetivo de sua vida.

Através de Jesus Cristo – Por meio da morte e ressurreição, e exemplo de Jesus Cristo. O apóstolo considera toda a nossa disposição de viver para Deus como resultado da obra do Senhor Jesus Cristo.

Comentário de E.W. Bullinger

estaremos mortos com = morremos juntos (grego. sol. App-104).

acreditar . App-150.

também vive com = vive também com. Grego. suzao ; somente aqui, 2 Coríntios 7: 3 . 2 Timóteo 2:11 .

Comentário de John Calvin

8. Mas se nós morremos , etc. Ele repete isso para nenhum outro fim, a não ser para que ele possa subordinar a explicação a seguir, que Cristo, tendo ressuscitado, não morre mais. E por este meio ele nos ensina que a novidade da vida deve ser buscada pelos cristãos enquanto eles viverem; pois, como devem representar em si uma imagem de Cristo, tanto pela crucificação da carne quanto por uma vida espiritual, é necessário que o primeiro seja feito de uma vez por todas e que o segundo seja continuado continuamente: não que o a carne, como já dissemos, morre em nós em um momento, mas que não devemos retroceder no trabalho de crucificá-la. Pois se rolarmos novamente em nossa própria sujeira, negamos a Cristo; dos quais não podemos ser os participantes, exceto pela novidade da vida, na medida em que ele vive uma vida incorruptível.

Comentário de Adam Clarke

Agora, se estivermos mortos com Cristo – De acordo com o que é afirmado nos versículos anteriores. Veja particularmente no quinto verso ( Romanos 6: 5 ; (nota)).

Comentário de John Wesley

Agora, se estivermos mortos com Cristo, cremos que também viveremos com ele:

Morto com Cristo – Conformado com sua morte, morrendo de pecado.

Referências Cruzadas

João 14:19 – Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.

Romanos 6:3 – Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?

2 Coríntios 4:10 – Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo.

2 Coríntios 13:4 – Pois, na verdade, foi crucificado em fraqueza, mas vive pelo poder de Deus. Da mesma forma, somos fracos nele, mas, pelo poder de Deus, viveremos com ele para servir a vocês.

Colossenses 3:3 – Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

1 Tessalonicenses 4:14 – Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram.

2 Timóteo 2:11 – Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *