Estudo de Romanos 6:3 – Comentado e Explicado

Ou ignorais que todos os que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte?
Romanos 6:3

Comentário de Albert Barnes

Não sabeis – Este é um apelo adicional à profissão cristã e aos princípios envolvidos nela, em resposta à objeção. O argumento simples neste versículo e nos dois seguintes é que, por nossa própria profissão feita no batismo, renunciamos ao pecado e nos comprometemos a viver para Deus.

Muitos de nós … – Todos que foram batizados; isto é, todos os professos cristãos. Como essa renúncia ao pecado fora feita por todos os que professavam religião, a objeção não poderia ter qualquer referência ao cristianismo.

Foram batizados – O ato de batismo denota dedicação ao serviço daquele em cujo nome somos batizados. Um de seus desígnios é dedicar ou consagrar-nos ao serviço de Cristo: Assim, em 1 Coríntios 10: 2 , diz-se que os israelitas foram “batizados por Moisés na nuvem e no mar”; isto é, eles se tornaram consagrados, dedicados ou vinculados a ele como líder e legislador. No lugar diante de nós, o argumento do apóstolo é evidentemente retirado da suposição de que fomos solenemente consagrados pelo batismo ao serviço de Cristo; e que pecar é, portanto, uma violação da própria natureza de nossa profissão cristã.

Into – e?? eisEsta é a palavra usada em Mateus 28:19 : “Ensine todas as nações, batizando-as em e?? eisthe o nome do Pai”, etc. Isso significa, ser batizado em seu serviço; recebendo-o como Salvador e guia, dedicando tudo a ele e a sua causa.

Fomos batizados até sua morte – Fomos batizados com referência especial à sua morte. Nosso batismo teve uma forte semelhança com sua morte. Com isso, ele se tornou insensível às coisas do mundo; pelo batismo, da mesma maneira, nos tornamos mortos para o pecado. Além disso, somos batizados com referência particular ao desígnio de sua morte, a grande característica e propósito principal de sua obra. Ou seja, expiar o pecado; libertar pessoas de seu poder; para torná-los puros. Nós professamos nossa devoção pela mesma causa; e consagramos-nos solenemente ao mesmo desígnio – pôr um período ao domínio da iniqüidade.

Comentário de E.W. Bullinger

Não sabeis . Literalmente, ignorais. Grego. agnoeo. Ver Romanos 2: 4 .

batizado . App-115.

em . App-104.

Jesus Cristo = Cristo Jesus. App-98. Compare Mateus 20: 20-22 .

Comentário de John Calvin

3. Não sabeis , etc. O que ele sugeriu no último versículo – que Cristo destrói o pecado em seu povo, ele prova aqui mencionando o efeito do batismo, pelo qual somos iniciados em sua fé; pois está além de qualquer dúvida que colocamos Cristo no batismo e que somos batizados para esse fim – para que sejamos um com ele. Mas Paulo adota outro princípio – que estamos realmente unidos ao corpo de Cristo, quando sua morte produz em nós seus frutos; sim, ele nos ensina que essa comunhão quanto à morte é o que deve ser considerado principalmente no batismo; porque não está lavado sozinho, mas também a morte e a morte do velho. Portanto, é evidente que, quando nos tornamos participantes da graça de Cristo, imediatamente aparece a eficácia de sua morte. Mas o benefício dessa comunhão quanto à morte de Cristo é descrito a seguir. (184)

Comentário de Adam Clarke

Não sabeis, etc. – Todo homem que acredita na religião cristã e recebe o batismo como prova de que acredita, e assumiu a profissão dela, está vinculado a uma vida de retidão. Ser batizado em Cristo é receber a doutrina de Cristo crucificado e receber o batismo como prova da genuinidade dessa fé e da obrigação de viver de acordo com seus preceitos.

Batizado em sua morte? Que, como Jesus Cristo em sua crucificação morreu completamente, de modo que nenhuma centelha da vida natural ou animal permaneceu em seu corpo, para que aqueles que professam sua religião fossem tão completamente separados e salvos do pecado, que não tenham mais conexão com nem mais influência dela do que um homem morto tem com ou de seu espírito que partiu.

Comentário de Scofield

muitos

todos nós que fomos batizados.

Comentário de John Wesley

Não sabeis que muitos de nós que fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados em sua morte?

Todos quantos foram batizados em Jesus Cristo foram batizados em sua morte – No batismo, pela fé, somos enxertados em Cristo; e extraímos nova vida espiritual dessa nova raiz, por meio de seu Espírito, que nos modela como ele, e particularmente em relação à sua morte e ressurreição.

Referências Cruzadas

Mateus 28:19 – Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Romanos 6:4 – Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.

Romanos 6:8 – Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.

Romanos 6:16 – Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça?

Romanos 7:1 – Meus irmãos, falo a vocês como a pessoas que conhecem a lei. Acaso vocês não sabem que a lei tem autoridade sobre alguém apenas enquanto ele vive?

1 Coríntios 3:16 – Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?

1 Coríntios 5:6 – O orgulho de vocês não é bom. Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada?

1 Coríntios 6:2 – Vocês não sabem que os santos hão de julgar o mundo? Se vocês hão de julgar o mundo, acaso não são capazes de julgar as causas de menor importância?

1 Coríntios 6:9 – Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,

1 Coríntios 6:15 – Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De modo nenhum!

1 Coríntios 6:19 – Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

1 Coríntios 9:13 – Vocês não sabem que aqueles que trabalham no templo alimentam-se das coisas do templo, e que os que servem diante do altar participam do que é oferecido no altar?

1 Coríntios 9:24 – Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio.

1 Coríntios 12:13 – Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.

1 Coríntios 15:29 – Se não há ressurreição, que farão aqueles que se batizam pelos mortos? Se absolutamente os mortos não ressuscitam, por que se batizam por eles?

2 Coríntios 13:5 – Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!

Gálatas 2:20 – Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Gálatas 3:27 – pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram.

Tiago 4:4 – Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.

1 Pedro 3:21 – e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *