Estudo de 1 Pedro 3:21 – Comentado e Explicado

Esta água prefigurava o batismo de agora, que vos salva também a vós, não pela purificação das impurezas do corpo, mas pela que consiste em pedir a Deus uma consciência boa, pela ressurreição de Jesus Cristo.
1 Pedro 3:21

Comentário de Albert Barnes


A figura semelhante à qual, até o batismo, agora também nos salva – Existem várias leituras aqui no texto grego, mas o sentido não é essencialmente variado. Alguns propuseram ler ( ôh ) para qual em vez de ( ô ) qual, de modo a fazer sentido “o antítipo ao qual o batismo agora também nos salva”. O antecedente do parente, qualquer que seja a palavra usada, claramente não é a arca, mas a água; e a idéia é que, como Noé foi salvo pela água, existe um sentido em que a água se torna instrumental em nossa salvação. A menção de água no caso de Noé, em conexão com a sua salvação, por uma associação óbvia sugeriu à mente do apóstolo o uso da água em nossa salvação e, portanto, o levou a fazer a observação sobre a conexão do batismo com nossa salvação. A palavra grega aqui traduzida como “figura” – ??t?t?p?? antitupon – “antítipo” significa apropriadamente “resistir a um golpe ou impressão” (de ??t? antiand t?p?? tupos que é difícil, sólido. No Novo Testamento, porém, é usado de forma sentido diferente; e ( ??t? anti) na composição, implica semelhança, correspondência e, portanto, a palavra significa “formado após um tipo ou modelo; como; correspondente; aquilo que corresponde a um tipo” – Robinson, Lexicon. A palavra ocorre apenas neste lugar, em Hebreus 9:24 , foram apresentadas “figuras”. O significado aqui é que o batismo correspondia ou tinha uma semelhança com a água pela qual Noé foi salvo; ou que havia um uso de água no único caso que correspondia em alguns aspectos à água usada em outro; ou seja, ao realizar a salvação. O apóstolo não diz que correspondia em todos os aspectos; em relação, por exemplo, à quantidade ou ao modo de aplicação, ou para a eficácia, mas há É um sentido em que a água desempenha um papel importante em nossa salvação, como na dele.

Batismo – Não é a mera aplicação de água; por essa idéia, o apóstolo nega expressamente, quando ele diz que isso envolve não “afastar a sujeira da carne, mas a resposta de uma boa consciência para com Deus”. O sentido é que esse batismo, incluindo tudo o que é propriamente entendido pelo batismo como um ritual religioso – isto é, o batismo administrado em conexão com o verdadeiro arrependimento e a verdadeira fé no Senhor Jesus, e quando é propriamente um símbolo do abandono do pecado e das influências renovadoras do Espírito Santo, e um ato de dedicação sem reservas a Deus – agora nos salva. Sobre o significado da palavra “batismo”, veja as notas em Mateus 3: 6 , Mateus 3:16 .

Agora também nos salva – A água salvou Noé e sua família de perecerem no dilúvio; ou seja, sustentando a arca. O batismo, no sentido apropriado do termo, como explicado acima, onde a água usada é um símbolo, da mesma maneira agora nos salva; isto é, a água é um emblema daquele purificador pelo qual somos salvos. Pode-se dizer que nos salva, não como causa meritória, mas como condição indispensável da salvação. Ninguém pode ser salvo sem aquele coração regenerado e purificado do qual o batismo é o símbolo apropriado, e quando seria apropriado administrar essa ordenança. O apóstolo não pode ter querido dizer que a água nos salva da mesma maneira que salvou Noé, porque isso não pode ser verdade. Não é o mesmo em quantidade, nem é aplicado da mesma maneira, nem é eficaz da mesma maneira. De fato, está conectado à nossa salvação de maneira apropriada, como um emblema daquela purificação do coração pela qual somos salvos. Assim, corresponde à salvação de Noé pela água e é o ( antítupon) “antítipo” disso. Tampouco significa que a salvação de Noé pela água foi planejada para ser um tipo de batismo cristão. Não há a menor evidência disso; e não deve ser afirmado sem provas. O apóstolo viu uma semelhança em alguns aspectos entre um e outro; uma semelhança que um sugeria naturalmente o outro à sua mente, e a semelhança era tão importante que o tornava o ponto de observação adequado.

(Mas, se a preservação de Noé na arca é o tipo de salvação cujo emblema é o batismo, quem dirá que não foi assim designado por Deus? Devemos realmente considerar a semelhança entre a libertação de Noé e a nossa, como uma feliz coincidência meramente “Mas o autor está acostumado a negar o design típico em casos muito claros; e evitar um extremo parece ter entrado em outro. Alguns terão tipos em todos os lugares; portanto, outros não os permitirão a lugar algum. Veja a nota complementar em Hebreus 7. : 1 ; M. Knight’s Essay , viii. Seita v., Sobre as leis da interpretação típica, com seu comentário in loco)

Os pontos de semelhança nos dois casos parecem ter sido estes:

(1) houve salvação em ambos; Noé foi salvo da morte, e nós somos salvos do inferno.

(2) a água é empregada em ambos os casos – no caso de Noé para sustentar a arca; em nosso ser um símbolo de nossa purificação.

(3) a água em ambos os casos está ligada à salvação: no caso de Noé sustentando a arca; no nosso por ser um símbolo de salvação, de pureza, de purificação, daquilo pelo qual podemos ser trazidos a Deus.

O significado desta parte do versículo, portanto, pode ser assim expresso: “Noé e sua família foram salvos pela água, o antítipo ao qual (ou seja, aquilo que em aspectos importantes corresponde a isso) batismo (não a eliminação de a sujeira da carne, ou a mera aplicação da água material, mas a purificação do coração da qual é o emblema apropriado) agora nos salva. ”

Não é a retirada da sujeira da carne – não é uma mera lavagem externa, por mais solene que seja. Nenhuma ablução externa ou purificação nos salva, mas aquilo que pertence à consciência. Esta importante cláusula é lançada para proteger a afirmação do abuso ao qual ela seria responsável, a suposição de que o batismo tem um poder purificador e salvador. Para evitar isso, o apóstolo declara expressamente que ele significa muito mais do que uma mera aplicação externa de água.

Mas a resposta de uma boa consciência para com Deus – A palavra aqui traduzida como “resposta” ( ?pe??t?µa eperotema) significa propriamente uma pergunta, uma pergunta. É “falado de uma pergunta feita a um convertido no batismo, ou melhor, de todo o processo de perguntas e respostas; isto é, por implicação, exame, profissão ”- Robinson, Lexicon. Ele foi projetado para marcar o caráter espiritual do rito batismal, em contraste com uma mera purificação externa, e evidentemente se refere a algo que ocorreu no batismo; alguma pergunta, inquérito ou exame que ocorreu então; e parece implicar:

(1) que, quando o batismo foi realizado, havia alguma pergunta ou pergunta a respeito da crença do candidato;

(2) que uma resposta era esperada, implicando que havia uma boa consciência; isto é, que o candidato tinha uma consciência iluminada e era sincero em sua profissão; e,

(3) que a real eficácia do batismo, ou seu poder de salvar, não estava no mero rito externo, mas no estado do coração, indicado pela pergunta e resposta, das quais esse era o emblema.

Sobre o significado da frase “uma boa consciência”, veja as notas em 1 Pedro 3:16 deste capítulo. Compare neste verso Neander, Geschich der Pfianz. você. Leit. der chr, Kirche , ip 203ff, na Bibl. Reposi. iv. 272ff. É no mais alto grau provável que perguntas sejam propostas aos candidatos ao batismo, respeitando sua crença, e nós temos um exemplo desse fato, sem dúvida, no caso diante de nós. Quão extensos seriam esses exames, que pontos seriam adotados, quanta referência havia à experiência pessoal, é claro que não temos certos meios de determinar. Podemos supor, no entanto, que o exame se referisse ao que constituía as características essenciais da religião cristã, distintas de outros sistemas, e à crença cordial desse sistema pelo candidato.

Pela ressurreição de Jesus Cristo – Ou seja, somos salvos dessa maneira através da ressurreição de Jesus Cristo. Toda a eficiência no caso é derivada disso. Se ele não tivesse ressuscitado dentre os mortos, o batismo seria inútil e não haveria poder para nos salvar. Veja isso ilustrado detalhadamente nas notas em Romanos 6: 4-5 . Os pontos, portanto, que são estabelecidos em relação ao batismo por esta importante passagem são:

(1) Que o batismo cristão não é um mero rito externo; uma mera ablução externa; uma mera aplicação de água no corpo. Não está contemplado que seja uma forma vazia, e sua essência não consiste em um mero “afastamento da sujeira da carne”. Há um trabalho a ser feito em relação à consciência que não pode ser alcançado pela aplicação da água.

(2) que havia um exame entre os primeiros cristãos quando um candidato estava prestes a ser batizado, e é claro que esse exame é apropriado agora. Qualquer que fosse o fundamento do exame, estava relacionado ao que existia antes do batismo ser administrado. Não era esperado que isso fosse realizado pelo batismo. Portanto, há evidências implícitas aqui de que não havia confiança nessa ordenança para produzir aquilo que constituía a “resposta de uma boa consciência”; em outras palavras, que não deveria ter uma eficácia para produzir isso por si só, e não era uma ordenança de conversão ou regeneração.

(3) a “resposta” que foi devolvida na investigação deveria ser a que indicava uma boa consciência; isto é, como expressa Bloomfield, (Novo Testamento in loc.,) “aquilo que nos permite retornar uma resposta que surge de uma boa consciência para com Deus, que não pode ser outra que a mudança interior e a renovação operadas pelo Espírito. . ” Supunha-se, portanto, que haveria uma obra interna de graça; que haveria muito mais do que um ritual externo em toda a transação. A aplicação da água é, de fato, mas um emblema ou símbolo dessa graça no coração, e deve ser administrada como denotação disso. Não transmite graça à alma por nenhuma eficácia física da água. É um símbolo das influências purificadoras da religião e é feito um meio de graça da mesma maneira que a obediência a qualquer outro mandamento de Deus.

(4) não há eficácia na mera aplicação da água, sob qualquer forma, ou com quaisquer cerimônias de religião, para afastar o pecado. It is the “good conscience,” the renovated heart, the purified soul, of which baptism is the emblem, that furnishes evidence of the divine acceptance and favor. Compare Hebrews 9:9-10 . There must be a deep internal work on the soul of man, in order that he may be acceptable to God; and when that is missing, no external rite is of any avail.

(5) yet, it does not follow from this that baptism is of no importance. The argument of the apostle here is, that it is of great importance. Noah was saved by water; and so baptism has an important connection with our salvation. As water bore up the ark, and was the means of saving Noah, so baptism by water is the emblem of our salvation; and when administered in connection with a “good conscience,” that is, with a renovated heart, it is as certainly connected with our salvation as the sustaining waters of the flood were with the salvation of Noah. No man can prove from the Bible that baptism has no important connection with salvation; and no man can prove that by neglecting it he will be as likely to obtain the divine favor as he would by observing it. It is a means of exhibiting great and important truths in an impressive manner to the soul; it is a means of leading the soul to an entire dedication to a God of purity; it is a means through which God manifests himself to the soul, and through which he imparts grace, as he does in all other acts of obedience to his commandments.

Comentário de E.W. Bullinger

A figura semelhante, etc. Literalmente, que (isto é, água; o parente, sendo neutro, só pode se referir à palavra “água” ) como antitípico (grego. Antitupos, aqui e Hebreus 9:24 ).

batismo . App-115.

também, & c . = agora salve você (todos os textos lêem “você” ) também.

guardando . Grego. apothesis. Somente aqui e 2 Pedro 1:14 .

sujeira . Grego. rupos . Só aqui. Compare J como. 1 Pedro 1:21 .

answer = inquérito ou busca. Grego. eperotema. Só aqui. O verbo erotao (App-134.) E eperotao ( Atos 1: 6 ) sempre significam “pedir” .

consciência . Ver Atos 23: 1 .

em direção a . App-104.

ressurreição . App-178.

Jesus Cristo . App-98.

Comentário de John Calvin

21 A figura semelhante à qual penso plenamente que o parente deve ser lido no caso dativo, e que aconteceu, através de um erro, que ? é colocado, e não ? . O significado, no entanto, não é ambíguo, que Noé, salvo pela água, teve uma espécie de batismo. E isso o apóstolo menciona, que a semelhança entre ele e nós pode parecer mais evidente. Já foi dito que o objetivo desta cláusula é mostrar que não devemos ser afastados por exemplos perversos do temor de Deus, do caminho certo da salvação e de nos misturarmos com o mundo. Isso é evidenciado no batismo, no qual somos sepultados juntos com Cristo, para que, estando mortos para o mundo e para a carne, possamos viver para Deus. Por esse motivo, ele diz que nosso batismo é um antítipo ( ??t?t?p?? ) do batismo de Noé, não que o batismo de Noé tenha sido o primeiro padrão e que a nossa seja uma figura inferior, pois a palavra é levada na Epístola aos Hebreus, onde dizem que as cerimônias da lei são antítipos das coisas celestiais ( Hebreus 9: 9 ). Os escritores gregos aplicam a mesma palavra aos sacramentos, de modo que, quando falam do pão místico da Santa Ceia, chamam de antítipo. Mas aqui não há comparação feita entre o maior e o menor; o apóstolo significa apenas que há uma semelhança e, como costumam dizer, uma correspondência. Talvez se possa dizer mais adequadamente que é correspondência ( as?t?st??f?? ), pois Aristóteles faz da Dialética o antistrófico da retórica. Mas não precisamos trabalhar com palavras, quando há um acordo sobre a coisa em si. Como Noé, então, obteve a vida através da morte, quando na arca, ele foi cercado não como se estivesse na sepultura, e quando o mundo inteiro pereceu, ele foi preservado junto com sua pequena família; portanto, neste dia, a morte que é apresentada no batismo é para nós uma entrada na vida, nem a salvação pode ser esperada, a menos que sejamos separados do mundo.

Não a eliminação da sujeira da carne. Isso foi acrescentado, porque pode ser que a maior parte dos homens professasse o nome de Cristo; e assim acontece conosco, quase todos são introduzidos na igreja pelo batismo. Assim, o que ele havia dito antes não seria apropriado, pois poucos hoje são salvos pelo batismo, como Deus salvou apenas oito pela arca. Essa objeção que Pedro antecipa, quando testemunha que não fala do sinal nu, mas que o efeito também deve estar relacionado a ele, como se ele tivesse dito, que o que acontecesse na era de Noé sempre seria o caso, que a humanidade se apressariam em sua própria destruição, mas que o Senhor, de maneira maravilhosa, livraria Seu pequeno rebanho.

Agora vemos o que essa conexão significa; pois alguém pode se opor e dizer: “Nosso batismo é muito diferente do de Noé, pois acontece que a maioria é batizada hoje em dia”. A isso, ele responde que o símbolo externo não é suficiente, exceto que o batismo seja recebido de maneira real e eficaz: e a realidade dele será encontrada apenas em poucos. Daí resulta que devemos ver com cuidado como os homens geralmente agem quando dependemos de exemplos e que não devemos temer, embora sejamos poucos em número.

Mas os fanáticos, como Schuencfeldius, pervertem absurdamente esse testemunho, enquanto procuram tirar dos sacramentos todo o seu poder e efeito. Pois Pedro não pretendia aqui ensinar que a instituição de Cristo é vaidosa e ineficaz, mas apenas excluir os hipócritas da esperança da salvação, que, tanto quanto podem, depravam e corrompem o batismo. Além disso, quando falamos de sacramentos, duas coisas devem ser consideradas: o sinal e a própria coisa. No batismo, o sinal é a água, mas a coisa é lavar a alma pelo sangue de Cristo e mortificar a carne. A instituição de Cristo inclui essas duas coisas. Agora que o sinal parece muitas vezes ineficaz e infrutífero, isso acontece através do abuso de homens, que não tira a natureza do sacramento. Vamos então aprender a não arrancar a coisa significada do sinal. Ao mesmo tempo, devemos tomar cuidado com outro mal, como o que prevalece entre os papistas; pois, como eles não distinguem o que devem entre a coisa e o sinal, eles param no elemento externo, e nisso fixam sua esperança de salvação. Portanto, a visão da água tira seus pensamentos do sangue de Cristo e do poder do Espírito. Eles não consideram Cristo o único autor de todas as bênçãos nele oferecidas; eles transferem a glória de sua morte para a água, amarram o poder secreto do Espírito ao sinal visível.

O que devemos fazer então? Não separar o que foi unido pelo Senhor. Devemos reconhecer no batismo uma lavagem espiritual, devemos abraçar nele o testemunho da remissão de pecados e a promessa de nossa renovação, e ainda assim deixar a Cristo sua própria honra, e também ao Espírito Santo; para que nenhuma parte de nossa salvação seja transferida para o sinal. Sem dúvida, quando Pedro, tendo mencionado o batismo, imediatamente fez essa exceção, que não é a retirada da sujeira da carne, ele mostrou suficientemente que o batismo para alguns é apenas o ato externo, e que o sinal externo em si não adianta nada.

Mas a resposta de uma boa consciência A palavra pergunta, ou questionamento , deve ser usada aqui como “resposta” ou testemunho. Agora, Pedro define brevemente a eficácia e o uso do batismo, quando chama a atenção da consciência, e exige expressamente aquela confiança que pode sustentar a visão de Deus e estar diante de seu tribunal. Pois nessas palavras ele nos ensina que o batismo em sua parte principal é espiritual, e que inclui a remissão de pecados e a renovação do velho; pois como pode haver uma consciência boa e pura até que nosso velho homem seja reformado e que sejamos renovados na justiça de Deus? e como podemos responder diante de Deus, a menos que confiemos e sejamos sustentados pelo perdão gratuito de nossos pecados? Em resumo, Pedro pretendia expor o efeito do batismo, para que ninguém se gloriasse em um sinal nu e morto, como costumam fazer os hipócritas.

Mas devemos observar o que se segue, pela ressurreição de Jesus Cristo. Com essas palavras, ele nos ensina que não devemos nos apegar ao elemento da água, e que o que é assim tipificado flui somente de Cristo e deve ser buscado dele. Além disso, ao se referir à ressurreição, ele considera a doutrina que havia ensinado antes, que Cristo era vivificado pelo Espírito; pois a ressurreição foi a vitória sobre a morte e a conclusão de nossa salvação. Portanto, aprendemos que a morte de Cristo não é excluída, mas incluída em sua ressurreição. Não podemos então tirar proveito do batismo, senão tendo todos os nossos pensamentos fixos na morte e na ressurreição de Cristo.

Comentário de Adam Clarke

A figura semelhante a que se refere etc. – O Dr. Macknight traduziu este versículo para tornar mais claro o significado: Com que (água) o batismo antítipo (não a retirada da sujeira da carne, mas a resposta de um bom consciência para com Deus) agora também nos salva pela ressurreição de Jesus Cristo.

Ele observa que o relativo ? estando no gênero neutro, seu antecedente não pode ser ??ß?t?? , a arca, que é feminina, mas ?d?? , água, que é neutra.

Existem muitas dificuldades neste versículo; mas o simples significado do lugar pode ser facilmente compreendido. Noé creu em Deus; caminhou de pé diante dele, e achou graça aos seus olhos; ele o obedeceu na construção da arca, e Deus fez dela o meio de sua salvação das águas do dilúvio. O batismo implica uma consagração e dedicação da alma e do corpo a Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Aquele que é fiel à sua aliança batismal, levando Deus através de Cristo, pelo Espírito eterno, por sua parte, é salvo aqui dos seus pecados; e através da ressurreição de Cristo dentre os mortos, tem a esperança bem fundamentada da glória eterna. Tudo isso é claro; mas era o dilúvio em si, ou a arca, ou o ser salvo por aquela arca do dilúvio, que era o antítipo de que São Pedro fala? Noé e sua família foram salvos pela água; isto é, o instrumento de serem salvos através da boa providência de Deus. Portanto, a água do batismo, tipificando a influência regeneradora do Espírito Santo, é o meio de salvação para todos aqueles que recebem esse Espírito Santo em sua eficácia purificadora e aceleradora. Agora, como as águas do dilúvio não poderiam ter salvado Noé e sua família, se não tivessem feito uso da arca; então a água do batismo não salva ninguém, mas como meio de purificar seu coração pelo Espírito Santo e tipificar para ele essa purificação. A arca não estava imersa na água; se fosse assim, todos deveriam ter perecido; mas foi carregado sobre a água e polvilhado com a chuva que caía do céu. Este texto, até onde posso ver, não diz nada em favor da imersão no batismo; mas é, pela circunstância mencionada acima, a favor da aspersão. Em ambos os casos, não é a aspersão, a lavagem ou a limpeza do corpo, que pode ser útil para a salvação da alma, mas a resposta de uma boa consciência para com Deus – a evidência interna e a prova externa de que a alma é purificado na pia da regeneração, e a pessoa habilitada a andar em novidade de vida. Portanto, somos fortemente advertidos aqui, não para descansar na carta, mas para procurar a substância.

Comentário de John Wesley

A figura semelhante à qual até o batismo também agora nos salva (não a eliminação da sujeira da carne, mas a resposta de uma boa consciência para com Deus) pela ressurreição de Jesus Cristo:

O antítipo de que – A coisa tipificada pela arca, até o batismo, agora nos salva – Ou seja, pela água do batismo somos salvos do pecado que assola o mundo como uma inundação: não, de fato, o sinal externo nu, mas a graça interior; uma consciência divina de que nossas pessoas e nossas ações são aceitas por aquele que morreu e ressuscitou por nós.

Referências Cruzadas

Ezequiel 36:25 – Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.

Zacarias 13:1 – “Naquele dia uma fonte jorrará para os descendentes de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para purificá-los do pecado e da impureza.

Mateus 28:19 – Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Marcos 16:16 – Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

Atos dos Apóstolos 2:38 – Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

Atos dos Apóstolos 8:37 – Disse Filipe: “Você pode, se crê de todo o coração”. O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”.

Atos dos Apóstolos 22:16 – E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele’.

Romanos 5:14 – Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo daquele que haveria de vir.

Romanos 6:3 – Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?

Romanos 10:9 – Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.

1 Coríntios 4:6 – Irmãos, apliquei essas coisas a mim e a Apolo por amor a vocês, para que aprendam de nós o que significa: “Não ultrapassem o que está escrito”. Assim, ninguém se orgulhe a favor de um homem em detrimento de outro.

1 Coríntios 12:13 – Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.

2 Coríntios 1:12 – Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus.

2 Coríntios 7:1 – Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.

Gálatas 3:27 – pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram.

Efésios 5:26 – para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,

Colossenses 2:12 – Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

1 Timóteo 6:12 – Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.

Tito 3:5 – não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,

Hebreus 9:24 – Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou no próprio céu, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor;

Hebreus 11:19 – Abraão levou em conta que Deus pode ressuscitar os mortos; e, figuradamente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos.

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *