Estudo de Marcos 16:16 – Comentado e Explicado

Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
Marcos 16:16

Comentário de Albert Barnes

Aquele que crê – isto é, crê no evangelho. “Aquele que acredita que é verdade e age como se fosse verdade.” Este é o todo da fé. O homem é um pecador. Ele deve agir com base na crença nesta verdade e se arrepender. Há um Deus. O homem deve acreditar, temer e amá-lo, e buscar seu favor. O Senhor Jesus morreu para salvá-lo. Ter fé nele é acreditar que isso é verdade e agir de acordo; isto é, confiar nele, confiar nele, amá-lo, sentir que não temos mérito e lançar tudo sobre ele. Há um céu e um inferno. Acreditar nisso é creditar a conta e agir como se fosse verdade – procurar uma e evitar a outra. Nós devemos morrer. Acreditar nisso é agir como se fosse assim; estar preparado para isso e esperar diariamente e a cada hora. Em uma palavra, fé é sentir e agir como se houvesse um Deus, um Salvador, um céu, um inferno; como se fôssemos pecadores e devemos morrer; como se merecessemos a morte eterna e estivéssemos em perigo; e, em vista de tudo, lançando nossos interesses eternos à misericórdia de Deus em Cristo Jesus. Fazer isso é ser cristão: não fazer é ser um infiel.

É batizado – É iniciado na igreja pela aplicação de água, o que significa que ele é um pecador e precisa das influências purificadoras do Espírito Santo. É digno de nota que Jesus fez o “batismo” de tanta importância. Ele não disse, de fato, que um homem não poderia ser salvo sem o batismo, mas ele sugeriu fortemente que onde isso é negligenciado “sabendo que é um mandamento do Salvador”, põe em risco a salvação da alma. A fé e o batismo são os primórdios de uma vida cristã: um o começo da piedade na alma, o outro de sua manifestação diante dos homens ou de uma profissão, da religião. Todo homem põe em perigo seu interesse eterno por ter vergonha de Cristo diante dos homens. Veja Marcos 8:38 .

Serão salvos – salvos do pecado Mateus 1:21 e da morte eterna João 5:24 ; João 3:36 e ressuscitou para a vida eterna no céu, João 5:28 ; João 17: 2 , João 17:24 .

Será condenado – isto é, condenado por Deus e rejeitado de sua presença, 2 Tessalonicenses 1: 6-9 . Isso implica que eles serão julgados culpados por Deus no dia do julgamento Romanos 2:12 , Romanos 2:16 ; Mateus 25:41 ; que eles merecem morrer para sempre Romanos 2: 6 , Romanos 2: 8 , e que serão lançados em um lugar de aflição por toda a eternidade, Mateus 25:46 . Pode-se perguntar como pode ser justo em Deus condenar os homens para sempre por não crer no evangelho? Eu respondo:

1.Deus tem o direito de indicar seus próprios termos de misericórdia.

2.O homem não tem direito a ele pelo céu.

3. O pecador rejeita os termos da salvação, consciente, deliberada e perseverantemente.

4. Ele tem um desrespeito e desprezo pelo evangelho.

5. Sua incredulidade é produzida pelo amor ao pecado.

6. Ele mostra com isso que ele não tem amor por Deus, por sua lei e por toda a eternidade.

7. Ele reduz os objetos mais queridos a Deus e mais gosta dele; e,

8.Ele deve estar infeliz.

Uma criatura que não tem confiança em Deus; quem não acredita que é verdadeiro ou digno de sua consideração, e que nunca busca seu favor, deve ser miserável. Ele rejeita Deus, e ele deve ir para a eternidade sem um Pai e sem um Deus. Ele não tem nenhuma fonte de conforto em si mesmo e deve morrer para sempre. Não existe na eternidade senão Deus que pode fazer o homem feliz, e sem o seu favor, o pecador deve ser miserável.

Comentário de E.W. Bullinger

crer. Seo App-150., I.

batizado. Veja App-115.

não crê = não crê .

condenado = condenado. Grego. katakrino. App-122.

Comentário de John Calvin

Marcos 16:16: Quem crer e for batizado será salvo. Essa promessa foi adicionada para atrair toda a humanidade a acreditar; por outro lado, por uma ameaça de terrível destruição, a fim de aterrorizar os incrédulos. Nem é maravilhoso que a salvação seja prometida aos crentes; pois, por crerem no Filho unigênito de Deus, não somente são contados entre os filhos de Deus, mas recebem o dom da livre justificação e do Espírito de regeneração, que possuem o que constitui a vida eterna. O batismo se une à do evangelho, a fim de nos informar que a marca da nossa salvação está gravada nele; pois, se não servisse para testemunhar a graça de Deus, seria impróprio em Cristo dizer que aqueles que crerem e serão batizados serão salvos. No entanto, ao mesmo tempo, devemos sustentar que não é necessário como absolutamente necessário para a salvação, para que todos que não a obtiveram pereçam; pois não é acrescentado à fé, como se fosse a metade da causa de nossa salvação, mas como um testemunho. Reconheço prontamente que os homens são colocados sob a necessidade de não desprezar o sinal da graça de Deus; mas, embora Deus use essas ajudas para acomodar a fraqueza dos homens, nego que sua graça se limite a eles. Desse modo, diremos que não é necessário por si só, mas apenas com relação à nossa obediência.

Mas quem não crer será condenado. Pela segunda cláusula em que Cristo condena os que não crerem, ele quer dizer que os rebeldes, quando rejeitam a salvação oferecida a eles, recaem sobre si mesmos um castigo mais severo, e não apenas estão envolvidos na destruição geral da humanidade, mas suportam a culpa de sua própria ingratidão.

Comentário de Adam Clarke

Aquele que crê – aquele que credita este evangelho como uma revelação de Deus: e é batizado – assume a profissão dele, obrigando-se a andar de acordo com seus preceitos: ele será salvo – redimido do pecado aqui e finalmente trazido para o gozo da minha glória eterna. Mas quem não crer será condenado – porque rejeita a única provisão que poderia ser eficaz para a salvação de sua alma.

Comentário de Thomas Coke

Marcos 16:16 . Aquele que crê, etc. – isto é, “Aquele que crê no evangelho e entra em uma solene obrigação de obedecê-lo, e verifica essa obrigação por uma prática adequada na parte seguinte de sua vida – será salvo;” pois assim o apóstolo explica expressamente que o batismo que nos salva não é pôr de lado a sujeira da carne, mas a resposta de uma boa consciência para com Deus. – Mas aquele que não crê, ou seja, que persiste voluntariamente em infidelidade, será condenado. O Dr. Macknight observa que a última cláusula deve ser explicada em João 3:19, onde nosso Senhor expõe a razão da condenação de tais incrédulos, condenados por não crerem no evangelho quando pregados a eles: Isso, diz ele, é a condenação, a razão da condenação (ou seja, daqueles que no verso anterior ele representou como condenados por não acreditarem no nome do unigênito Filho de Deus ) de que a luz veio ao mundo e os homens amavam as trevas ao invés de luz, porque suas ações são más. O Dr. Doddridge observa que, quanto à objeção feita contra a verdade do cristianismo a partir da sentença condenatória que aqui e em outros lugares pronuncia sobre aqueles que a rejeitam, está tão longe de ser conclusiva que preferiria ter sido uma grande dificuldade no esquema do cristianismo se não contivesse tal argumento; como ele provou amplamente em sua segunda carta ao autor do cristianismo não fundamentada em argumentos, p. 28, 47 a que nos referimos o leitor.

Comentário de John Wesley

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

E é batizado – Em sinal disso. Todos que creram foram batizados.

Mas quem não crer – seja batizado ou não, perecerá eternamente.

Referências Cruzadas

Mateus 28:19 – Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Marcos 1:15 – “O tempo é chegado”, dizia ele. “O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas! “

Lucas 8:12 – As que caíram à beira do caminho são os que ouvem, e então vem o diabo e tira a palavra dos seus corações, para que não creiam e não sejam salvos.

João 1:12 – Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,

João 3:15 – para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.

João 3:18 – Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.

João 3:18 – Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.

João 3:36 – Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”.

João 5:24 – “Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.

João 6:29 – Jesus respondeu: “A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou”.

João 6:35 – Então Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede.

João 6:40 – Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.

João 7:37 – No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

João 8:24 – Eu lhes disse que vocês morrerão em seus pecados. Se vocês não crerem que Eu Sou, de fato morrerão em seus pecados”.

João 11:25 – Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

João 12:46 – Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

João 12:47 – “Se alguém ouve as minhas palavras, e não as guarda, eu não o julgo. Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo.

João 20:31 – Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.

Atos dos Apóstolos 2:38 – Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

Atos dos Apóstolos 2:41 – Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.

Atos dos Apóstolos 8:36 – Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: “Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado? “

Atos dos Apóstolos 10:43 – Todos os profetas dão testemunho dele, de que todo aquele que nele crê recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome”.

Atos dos Apóstolos 13:39 – Por meio dele, todo aquele que crê é justificado de todas as coisas das quais não podiam ser justificados pela lei de Moisés.

Atos dos Apóstolos 13:46 – Então Paulo e Barnabé lhes responderam corajosamente: “Era necessário anunciar primeiro a vocês a palavra de Deus; uma vez que a rejeitam e não se julgam dignos da vida eterna, agora nos voltamos para os gentios.

Atos dos Apóstolos 16:30 – Então levou-os para fora e perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo? “

Atos dos Apóstolos 22:16 – E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele’.

Romanos 3:6 – Claro que não! Se fosse assim, como Deus iria julgar o mundo?

Romanos 4:24 – mas também para nós, a quem Deus creditará justiça, para nós, que cremos naquele que ressuscitou dos mortos a Jesus, nosso Senhor.

Romanos 10:9 – Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.

Romanos 10:9 – Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.

2 Tessalonicenses 1:8 – Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.

2 Tessalonicenses 2:12 – e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça.

Hebreus 10:38 – Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele”.

1 Pedro 1:21 – Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.

1 Pedro 3:21 – e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo,

1 João 5:10 – Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho.

Apocalipse 20:15 – Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo.

Apocalipse 21:8 – Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *