Estudo de João 12:47 – Comentado e Explicado

Se alguém ouve as minhas palavras e não as guarda, eu não o condenarei, porque não vim para condenar o mundo, mas para salvá-lo.
João 12:47

Comentário de Albert Barnes

Eu não o julgo … – João 8:15 . Não era seu objetivo atual condenar os homens. Ele viria para condenar os culpados em um momento futuro. No momento ele veio para salvá-los. Por isso, ele nem sequer se pronunciou decisivamente sobre a condição daqueles que o rejeitaram, mas ainda lhes deu a oportunidade de serem salvos.

Comentário de E.W. Bullinger

palavras = provérbios. Grego. rhema. Veja nota em Marcos 9:32 .

juiz. Grego. krino. App-122.

Comentário de John Calvin

47. Se alguém ouvir minhas palavras. Depois de ter falado a respeito de sua graça e exortado seus discípulos a manterem a fé, ele agora começa a atacar os rebeldes, embora mesmo aqui ele mitigue a severidade devido à maldade daqueles que deliberadamente – por assim dizer – rejeitam Deus; pois ele se atrasa para pronunciar julgamento sobre eles, porque, pelo contrário, ele veio para a salvação de todos. Em primeiro lugar, devemos entender que ele não fala aqui de todos os incrédulos sem distinção, mas daqueles que, consciente e voluntariamente, rejeitam a doutrina do Evangelho que lhes foi exibida. Por que então Cristo não escolhe condená-los? É porque ele deixa de lado por um tempo o cargo de juiz e oferece salvação a todos sem reservas, e estende os braços para abraçar a todos, para que todos possam ser mais encorajados a se arrepender. E, no entanto, há uma circunstância de pouco momento, pela qual ele aponta o agravamento do crime, se eles rejeitam um convite tão gentil e gracioso, pois é como se ele tivesse dito: “Eis aqui estou para convidar todos e, esquecendo o caráter de um juiz, tenho isso como meu único objetivo, convencer a todos e resgatar da destruição aqueles que já estão duas vezes arruinados. ” Portanto, ninguém é condenado por ter desprezado o Evangelho, exceto aquele que, desprezando a adorável mensagem da salvação, escolheu por sua própria vontade destruir a si próprio.

A palavra juiz, como é evidente na palavra salvar, que é contrastada com ela, significa aqui condenar . Agora, isso deve ser entendido como referindo-se ao ofício que pertence correta e naturalmente a Cristo; pois os incrédulos não são mais severamente condenados por causa do Evangelho é acidental e não surge de sua natureza, como dissemos em ocasiões anteriores.

Comentário de Adam Clarke

E não acredite – ?a? µ? f??a?? , E não os guarde, é a leitura de ABL, sete outros; Siríaco, persa de Wheelock, dois dos árabes, coptas, sahídicos, etíopes, armênios, depois siríacos, Vulgata, seis da Itala e alguns dos pais.

Um homem deve ouvir as palavras de Cristo para crer nelas; e ele deve acreditar, a fim de mantê-los; e ele deve mantê-los para sua salvação.

Não o julgo – não preciso fazê-lo: as palavras de Moisés e dos profetas o julgam e o condenam. Veja as notas em João 3:17 ; João 5:45 .

Comentário de John Wesley

E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, não o julgo; porque não vim julgar o mundo, mas salvar o mundo.

Não o julgo – agora não: pois não vim para julgar o mundo. Veja, Cristo veio salvar até os que finalmente perecem! Mesmo estes são uma parte desse mundo, que ele viveu e morreu para salvar.

Referências Cruzadas

Mateus 18:11 – O Filho do homem veio para salvar o que se havia perdido.

Mateus 20:28 – como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Lucas 9:56 – e foram para outro povoado.

Lucas 19:10 – Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.

João 3:17 – Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.

João 5:45 – “Contudo, não pensem que eu os acusarei perante o Pai. Quem os acusa é Moisés, em quem estão as suas esperanças.

João 8:15 – Vocês julgam por padrões humanos; eu não julgo ninguém.

João 8:26 – “Tenho muitas coisas para dizer e julgar a respeito de vocês. Pois aquele que me enviou merece confiança, e digo ao mundo aquilo que dele ouvi”.

João 12:48 – Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia.

1 Timóteo 1:15 – Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.

2 Pedro 3:15 – Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo lhes escreveu, com a sabedoria que Deus lhe deu.

1 João 4:14 – E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *