Estudo de Romanos 3:6 – Comentado e Explicado

Certo que não! De outra maneira, como julgaria Deus o mundo?
Romanos 3:6

Comentário de Albert Barnes

Deus não permita – Note, Romanos 3: 4 .

Por então – Se for admitido que seria injusto Deus infligir punição.

Como Deus deve … – Como será correto ou consistente que ele julgue o mundo.

Juiz – “julgar” implica a possibilidade e a correção de “condenar” o culpado; pois se não fosse correto condená-los, o julgamento seria uma farsa. Isso não significa que Deus condenaria todo o mundo; mas que o fato de julgar as pessoas implicava na possibilidade e propriedade de condenar aqueles que eram culpados. É notável que o apóstolo não tente explicar como Deus poderia tirar proveito dos pecados das pessoas para promover sua glória; nem ele admite o fato; mas ele atende diretamente à objeção. Para entender a força de sua resposta, deve-se lembrar que era um fato admitido, um fato que ninguém entre os judeus questionaria, que Deus julgaria o mundo. Esse fato foi totalmente ensinado em seus próprios escritos, Gênesis 18:25 ; Eclesiastes 12:14 ; Eclesiastes 11: 9 . Foi além de um ponto admitido com eles que Deus condenaria o mundo pagão; e talvez o termo “mundo” aqui se refira particularmente a eles.

Mas como isso poderia acontecer se não fosse certo Deus infligir punição? A inferência do opositor, portanto, não poderia ser verdadeira; embora o apóstolo não nos diga como era consistente infligir punição por ofensas pelas quais Deus aproveitou a ocasião para promover sua glória. Pode-se observar, no entanto, que Deus julgará as ofensas, não pelo que ele pode fazer ao anulá-las, mas pela natureza do próprio crime. A questão não é: que bom Deus pode trazer disso, mas o que o crime em si merece? qual é o caráter do ofensor? qual era a intenção dele? Não é o que Deus pode fazer para anular a ofensa quando ela é cometida. A justa punição do assassino deve ser determinada pela lei e por seu próprio deserto; e não de qualquer reputação de integridade e retidão que o juiz possa manifestar em seu julgamento; ou de qualquer honra que possa ser atribuída à polícia por detectá-lo; ou qualquer segurança que possa resultar para a comunidade de sua execução; ou de qualquer honra que a Lei possa ganhar como uma lei justa por sua condenação. Também nenhum desses fatos e vantagens que possam resultar de sua execução deve ser invocado em impedimento à sua condenação. O mesmo acontece com o pecador sob a administração divina. Na verdade, é uma verdade Salmo 76:10 que a ira do homem louve a Deus e que ele aproveite a iniquidade das pessoas para se glorificar como um juiz justo e governador moral; mas isso não será motivo de absolvição para o pecador.

Comentário de E.W. Bullinger

mundo . App-129. Compare Gênesis 18:26 .

Comentário de John Calvin

6. De modo algum, etc. Ao verificar essa blasfêmia, ele não responde diretamente à objeção, mas começa expressando seu repúdio a ela, para que a religião cristã pareça incluir absurdos tão grandes. E isso é mais pesado do que se ele adotasse uma simples negação; pois ele implica que essa expressão ímpia merecia ser vista com horror e não ser ouvida. Atualmente, ele se une ao que pode ser chamado de refutação indireta; pois ele não refuta distintamente a calúnia, mas apenas dá essa resposta: que a objeção era absurda. Além disso, ele aceita um argumento de um cargo que pertence a Deus, pelo qual ele prova que é impossível: – Deus julgará o mundo; ele não pode ser injusto.

Esse argumento não é derivado, por assim dizer, do mero poder de Deus, mas de seu poder exercido, que brilha em todo o arranjo e ordem de suas obras; como se ele dissesse: “É obra de Deus julgar o mundo, ou seja, retificá-lo por sua própria justiça e reduzir à melhor ordem o que estiver fora de ordem: ele não pode determinar nada injustamente. . ” E ele parece aludir a uma passagem registrada por Moisés, em Gênesis 18:25 , onde é dito que quando Abraão orou a Deus para não entregar Sodoma totalmente à destruição, ele falou com esse propósito:

“Não é conveniente que tu que julgas a terra destrua os justos com os ímpios: pois esta não é a tua obra, nem pode ser feita por ti.”

Uma declaração semelhante é encontrada em Jó 34:17 , –

“Aquele que odeia o julgamento exerce poder?”

Pois, embora haja achado entre os homens juízes injustos, isso acontece porque eles usurpam autoridade contrária à lei e ao direito, ou porque são insensivelmente elevados a essa eminência ou porque degeneram de si mesmos. Mas não há nada desse tipo em relação a Deus. Desde então, ele é por natureza juiz, deve ser que ele é justo, pois não pode negar a si mesmo. Paulo então prova do que é impossível, que Deus é absurdamente acusado de injustiça; pois a ele peculiar e naturalmente pertence o trabalho de governar o mundo com justiça. E embora o que Paulo ensina se estenda ao governo constante de Deus, ainda assim eu permito que ele tenha uma referência especial ao último julgamento; pois então apenas uma restauração real de ordem justa ocorrerá. Mas se você deseja uma refutação direta, através da qual coisas profanas desse tipo possam ser verificadas, tome isto e diga: “Que não resulta do que é a injustiça, que a justiça de Deus se torna mais ilustre, mas que nossa maldade é superada pela bondade de Deus, que é voltado para servir a um fim diferente daquele a que tende. ”

Comentário de Adam Clarke

Apóstolo. Deus proíba – µ? ?e???t? , de maneira alguma. Deus não pode ser injusto; se ele fosse injusto, não poderia ser qualificado para julgar o mundo, nem infligir essa punição aos judeus infiéis, aos quais me refiro.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 3: 6 . Deus não permita! Este versículo é a resposta do apóstolo aos judeus, na qual ele se aglomera enquanto o judeu continua sua observação. Em reverência à Divina Majestade, que é perfeitamente justa, ele qualifica a mera suposição por um momento de ser injusto (embora isso seja proposto apenas por uma questão de argumento) de três maneiras; primeiro, colocando-o na forma de uma pergunta: Deus é injusto? Em segundo lugar, acrescentando imediatamente, que ele falava na pessoa de outro, e como um homem poderia dizer quem estava argumentando que expulsar os judeus era algo inconsistente com a justiça de Deus. Terceiro, interrompendo o judeu com uma forte afirmação da mais perfeita justiça de Deus, nas palavras de Abraão, Gênesis 18:25 . Temos um exemplo semelhante de aglomeração de respostas enquanto outra pessoa está falando, Hor. lib. 2: sab. 3 ver. 187

Comentário de Scofield

mundo

Kosmos = humanidade. (Veja Scofield “ Mateus 4: 8 “) .

Comentário de John Wesley

Deus proíba: pois como Deus julgará o mundo?

Deus proíba – De maneira alguma. Se era injusto em Deus punir a injustiça que é subserviente à sua própria glória, como Deus julgaria o mundo – Uma vez que toda a injustiça do mundo louvará a justiça de Deus.

Referências Cruzadas

Gênesis 18:25 – Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra? “

Jó 8:3 – Acaso Deus torce a justiça? Será que o Todo-poderoso torce o que é direito?

Jó 34:17 – Acaso quem odeia a justiça poderá governar? Será que você condenará aquele que é justo e poderoso?

Salmos 9:8 – Ele mesmo julga o mundo com justiça; governa os povos com retidão.

Salmos 11:5 – O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia.

Salmos 50:6 – E os céus proclamam a sua justiça, pois o próprio Deus é o juiz. Pausa

Salmos 96:13 – cantem diante do Senhor, porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com a sua fidelidade!

Salmos 98:9 – cantem diante do Senhor, porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com retidão.

Atos dos Apóstolos 17:31 – Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

Romanos 3:4 – De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Como está escrito: “De modo que são justas as tuas palavras e prevaleces quando julgas”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *