Estudo de Salmos 11:5 – Comentado e Explicado

O Senhor sonda o justo como o ímpio, mas aquele que ama a injustiça, ele o aborrece.
Salmos 11:5

Comentário de Albert Barnes

O Senhor julga os justos – isto é, ele os “prova”, os revisa, prova a realidade de sua piedade. Suas relações com eles são de modo a testar a genuinidade de sua religião e são projetadas para mostrar sua sinceridade e o poder real de seus princípios religiosos. Não é com o objetivo de destruí-los ou puni-los que ele lide com eles como ele faz, mas é para mostrar a realidade de seu apego a ele. Essa linguagem parece aqui ser usada para mostrar o sentimento do autor perseguido e aflito do salmo. Ele entendeu a razão pela qual essas calamidades foram sofridas para cair sobre ele – ou seja, como uma prova de sua fé; e, portanto, era seu dever permanecer e suportar esses problemas, e não tentar escapar deles em fuga. Ele diz, portanto, que esses problemas no caso dos justos estavam em forte contraste com o propósito das relações divinas com os iníquos, nos quais Deus “chovia” armadilhas, fogo e enxofre. No caso deles, seus julgamentos tinham o objetivo de punir e destruir; no caso dos justos, era “experimentá-los” ou testar a realidade de sua religião.

Mas os maus – Os maus em geral. Todos os maus.

E aquele que ama a violência – Referindo se particularmente aqui àqueles que estavam envolvidos em perseguir aquele que era o autor deste salmo. Eles estavam contemplando atos de violência contra ele Salmo 11: 2 ; ele diz que todas essas pessoas eram objetos do desagrado divino e seriam adequadamente punidas.

Sua alma odeia – isto é, “ele” odeia. Deus é freqüentemente mencionado em linguagem apropriada ao homem; e ele é referido aqui como tendo uma alma – como em outros lugares como tendo olhos, mãos ou pés. O significado é que todas essas pessoas eram objetos da aversão divina e que o trato divino com elas não era, como com os justos, para “experimentá-las”, mas para “puni-las” e “destruí-las”. Sabendo disso, o autor perseguido do salmo, em vez de fugir, entregou calmamente a si mesmo e sua causa a Deus.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 11: 5 . O Senhor julga os justos, etc. – O Senhor explora os justos e os iníquos; e aquele que ama enganar sua alma odeia. Mudge.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 11: 5 . O Senhor julga os justos – Deus pode achar adequado tentar a fidelidade daquele a quem ele sabe ser correto, por muitas adversidades, para que depois possa dar-lhe os testemunhos mais ilustres de sua aprovação e amor, assim como ele pode assim corrija as imperfeições remanescentes de seu caráter, possa purgar sua escória e refiná-lo mais completamente para o uso de seu Mestre. Mas o ímpio, etc., sua alma odeia – Qualquer que seja o sucesso que o ímpio, e aquele que se deleita em fazer mal, possam ter no presente, é certo que Deus abomina sua conduta e, a menos que se arrependa, ele irá, sem falta, castigá-lo severamente por abusar de seu poder de opressão e violento

Comentário de E.W. Bullinger

o justo = um justo.

Sua alma = Ele (enfático). Hebraico. nephesh . App-13. Figura do discurso Anthropopatheia. App-6.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor julga os justos – Ele não os abandona; ele tenta que eles mostrem sua fidelidade e os aflige pelo bem deles.

Sua alma odeia – O homem perverso deve sempre ser odiado pelo Senhor; e o homem violento – o destruidor e assassino – sua alma odeia; uma expressão de força e energia incomuns: todas as perfeições da natureza divina têm isso em abominação.

Comentário de John Wesley

O Senhor julga os justos; mas o ímpio e o que ama a violência odeia a sua alma.

Trieth – Ele castiga até mesmo os justos, mas ainda assim os ama, e, portanto, no devido tempo os libertará. Mas, quanto aos ímpios, Deus os odeia e os castigará severamente.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *