Estudo de João 6:35 – Comentado e Explicado

Jesus replicou: Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede.
João 6:35

Comentário de Albert Barnes

Eu sou o pão da vida – eu sou o suporte da vida espiritual; ou minhas doutrinas darão vida e paz à alma.

Nunca terá fome – Veja as notas em João 4:14 .

Comentário de E.W. Bullinger

sou o pão da vida . Uma forma de expressão peculiar a este evangelho. A metáfora da figura de linguagem (App-6), que transita e afirma que uma coisa é, isto é, representa a outra; diferindo assim de Simile e Hipocatastasis (App-6). Veja App-159. Observe os sete exemplos (Apê-10) neste evangelho: Eu sou o Pão da Vida ( João 6:35 , João 6:41 , João 6:48 , João 6:51 ); a luz do mundo ( João 8:12 ; João 9: 5 ); a porta das ovelhas ( João 10: 7 , João 10: 9 ); o Bom Pastor ( João 10:11 , João 10:14 ); a ressurreição e a vida ( João 11:25 ); o verdadeiro e vivo caminho ( João 14: 6 ); a videira verdadeira ( João 15: 1 , João 15: 5 ).

nunca = de nenhuma maneira. Grego. ou eu. App-105.

nunca sede = de modo algum (grego. ou eu… popote) sede. Grego. Fornecer elipsis repetindo “popote” após “fome”. As renderizações da versão autorizada e da versão revisada são inadequadas. A versão autorizada inclui o popote grego no segundo “nunca”. A versão revisada enfraquece o primeiro “nunca”, tornando-o “não”. Nem a Versão Autorizada nem a Versão Revisada dão a força do forte negativo .

Comentário de John Calvin

35. I am the bread of life. First, he shows that the bread , which they asked in mockery, is before their eyes; and, next, he reproves them. He begins with doctrine, to make it more evident that they were guilty of ingratitude. There are two parts of the doctrine; for he shows whence we ought to seek life, and how we may enjoy it. We know what gave occasion to Christ to use those metaphors; it was because manna and daily food had been mentioned. But still this figure is better adapted to teach ignorant persons than a simple style. When we eat bread for the nourishment of the body, we see more clearly not only our own weakness, but also the power of divine grace, than if, without, bread, God were to impart a secret power to nourish the body itself. Thus, the analogy which is traced between the body and the soul, enables us to perceive more clearly the grace of Christ. For when we learn that Christ is the bread by which our souls must be fed, this penetrates more deeply into our hearts than if Christ simply said that he is our life

Deve-se observar, no entanto, que a palavra pão não expressa o poder vivificador de Cristo tão plenamente quanto o sentimos; pois o pão não começa a vida, mas nutre e sustenta a vida que já possuímos. Mas, através da bondade de Cristo, não apenas continuamos a possuir a vida, mas temos o começo da vida e, portanto, a comparação é parcialmente inadequada; mas não há inconsistência nisso, pois Cristo adapta seu estilo às circunstâncias do discurso que ele proferiu anteriormente. Agora a pergunta foi levantada: qual dos dois era mais eminente na alimentação de homens, Moisés ou o próprio Cristo? Essa é também a razão pela qual ele chama apenas de pão , pois foi apenas o maná que eles objetaram a ele, e, portanto, ele considerou o suficiente para contrastar com um tipo diferente de pão. A doutrina simples é: “Nossas almas fazem não vivem por um poder intrínseco, por assim dizer, por um poder que eles têm naturalmente em si mesmos (145), mas tomam emprestada a vida de Cristo. ”

Quem vem a mim. Ele agora define a maneira de tomar essa comida; é quando recebemos a Cristo pela fé. Pois é inútil para os incrédulos que Cristo é o pão da vida, porque eles permanecem sempre vazios; mas então Cristo se torna nosso pão, quando o procuramos como famintos, para que ele possa nos encher. Vir a Cristo e crer significa, nesta passagem, a mesma coisa; mas a palavra anterior tem a intenção de expressar o efeito da fé, ou seja, é por sermos movidos pelo sentimento de nossa fome que voamos a Cristo para buscar a vida.

Aqueles que inferem dessa passagem que comer Cristo é , e nada mais, raciocina inconclusivamente. Reconheço prontamente que não há outra maneira pela qual comemos a Cristo senão crendo ; mas comer é o efeito e fruto da fé, e não a própria fé. Pois a não olha para Cristo apenas à distância, mas o abraça, para que ele se torne nosso e habite em nós. Faz com que sejamos incorporados a ele, tenhamos vida em comum com ele e, em resumo, nos tornemos um com ele ( João 17:21 ). Portanto, é verdade que somente pela fé comemos Cristo, desde que também entender de que maneira a fé nos une a ele.

Nunca terá sede. Isso parece ser adicionado sem uma boa razão; pois o ofício do pão não é saciar a sede , mas aliviar a fome. Cristo, portanto, atribui ao pão mais do que sua natureza permite. Eu já disse que ele emprega a palavra pão sozinha, porque foi exigida pela comparação entre o maná e o poder celestial de Cristo, pelo qual nossas almas são sustentadas na vida. Ao mesmo tempo, pela palavra pão , ele quer dizer em geral tudo o que nos nutre, e isso de acordo com o costume comum de sua nação. Para os hebreus, pela figura do discurso chamada sinédoque, use a palavra pão no jantar ou no jantar ; e quando pedimos a Deus nosso pão diário ( Mateus 6:11 ), incluímos bebida e todas as outras partes da vida. O significado, portanto, é: “Quem se entregar a Cristo, para ter vida com ele, não desejará nada, mas terá em abundância tudo o que contribui para sustentar a vida”.

Comentário de Adam Clarke

Eu sou o pão da vida – Ou seja, o pão que dá vida e preserva da morte.

Aquele que vem a mim – A pessoa que recebe minha doutrina, e acredita em mim como o grande sacrifício expiatório, ficará perfeitamente satisfeita e nunca mais sentirá miséria da mente. Toda a culpa de seus pecados será apagada, e sua alma será purificada para Deus; e, habilitado a amá-lo de todo o coração, ele descansará, total, suprema e finalmente feliz, em seu Deus.

Comentário de John Wesley

E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; quem vem a mim nunca terá fome; e quem crer em mim nunca terá sede.

Eu sou o pão da vida – Tendo e dando vida: quem vem – quem crê – Expressões equivalentes: nunca terá fome, sede – Será satisfeito, feliz, para sempre.

Referências Cruzadas

Isaías 49:10 – Não terão fome nem sede, o calor do deserto e o sol os atingirá. Aquele que tem compaixão deles os guiará e os conduzirá para as fontes de água.

Isaías 55:1 – “Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo.

Mateus 11:28 – “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

Lucas 6:25 – Ai de vocês, que agora têm fartura, porque passarão fome. Ai de vocês, que agora riem, pois haverão de se lamentar e chorar.

João 4:13 – Jesus respondeu: “Quem beber desta água terá sede outra vez,

João 5:40 – contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida.

João 6:37 – Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.

João 6:41 – Com isso os judeus começaram a criticar Jesus, porque dissera: “Eu sou o pão que desceu do céu”.

João 6:44 – Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.

João 6:48 – Eu sou o pão da vida.

João 6:65 – E prosseguiu: “É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai”.

João 7:37 – No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

João 7:38 – Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.

1 Coríntios 10:16 – Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo?

1 Coríntios 11:23 – Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão

Apocalipse 7:16 – Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede. Não cairá sobre eles sol, e nenhum calor abrasador,

Apocalipse 22:17 – O Espírito e a noiva dizem: “Vem! ” E todo aquele que ouvir diga: “Vem! ” Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *