Estudo de João 6:44 – Comentado e Explicado

Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu hei de ressuscitá-lo no último dia.
João 6:44

Comentário de Albert Barnes

Ninguém pode vir até mim – isto foi dito por Jesus para reprovar suas queixas – “Não murmureis entre vós”. Eles se opuseram à sua doutrina, ou se queixaram contra ela, porque ele alegava ser maior que Moisés, e porque eles supunham que ele era um mero homem, e que o que ele disse era impossível. Jesus não nega que essas coisas pareciam difíceis e, portanto, ele disse que, se alguém acreditava, era prova de que Deus o havia inclinado. Não era de se esperar que eles mesmos adotassem a doutrina. Se alguém acreditasse, seria porque ele fora influenciado por Deus. Quando perguntamos quais foram as razões pelas quais eles não acreditaram, eles parecem ter sido:

1. A consideração imprópria deles por Moisés, como se ninguém pudesse ser superior a ele.

2. Sua falta de vontade de acreditar que Jesus, a quem eles sabiam ser o filho de um carpinteiro, deveria ser superior a Moisés.

3. A dificuldade foi explicada por Jesus João 5:40 como consistindo na oposição de sua vontade; e João 5:44 quando ele disse que o amor pela honra impedia que cressem nele. A dificuldade no caso não era, portanto, uma falta de faculdades naturais ou de poder para cumprir seu dever, mas opiniões errôneas, orgulho, obstinação, auto-presunção e um profundo desprezo por Jesus. A palavra não pode é freqüentemente usada para denotar uma oposição forte e violenta da vontade. Assim, dizemos que um homem é um mentiroso tão grande que não pode falar a verdade, ou é tão profano que não pode deixar de jurar. Queremos dizer com isso que ele é tão perverso que, embora tenha essa disposição, os outros efeitos se seguirão, mas não queremos dizer que ele não poderia abandonar o hábito. Assim, é dito Gênesis 37: 4 dos irmãos de José que eles o odiavam e não podiam falar pacificamente com ele. Assim, Mateus 12:34 : “Como você pode, sendo mau, falar coisas boas?” Veja Lucas 14:33 ; 1 Samuel 16: 2 .

Venha para mim – O mesmo que acreditar em mim.

Desenhe-o – Esta palavra é usada aqui, evidentemente, para denotar uma influência de Deus que garanta o resultado ou incline a mente a acreditar; contudo, a maneira pela qual isso é feito não é determinada pelo uso da palavra. É usado no Novo Testamento seis vezes. Uma vez aplicado a um desenho obrigatório de Paulo e Silas no mercado, Atos 16:19 . Por duas vezes é usado para denotar o desenho de uma rede, João 21: 6 , João 21:11 . Uma vez ao desenho de uma espada, João 18:10 ; e uma vez, em certo sentido, semelhante ao seu uso aqui, João 12:32 ; “E eu, se for levantado da terra, atrairei todos os homens para mim.” Qual é o seu significado aqui deve ser determinado pelos fatos sobre a conversão do pecador. Veja as notas em João 6:40 . Na conversão do pecador, Deus ilumina a mente João 6:45 , ele inclina a vontade Salmo 110: 3 , e influencia a alma por motivos, apenas por visões de sua lei, por seu amor, seus mandamentos e ameaças; por um desejo de felicidade e uma consciência de perigo; pelo Espírito Santo aplicando a verdade à mente e exortando-o a se render ao Salvador. De modo que, enquanto Deus o inclina e tem toda a glória, o homem se rende sem compulsão; os obstáculos são removidos e ele se torna um servo voluntário de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

Nenhum homem = Não (App-105) um.

pode vir = é capaz de vir (dois verbos).

exceto . Grego. está comigo. App-118 e App-105.

desenhe ele. Os assim desenhados são definidos em João 6:37 como “todos” aqueles que são dados (sem exceção). Em João 12:32, o “tudo” não é assim definido e denota “tudo” (sem distinção).

Comentário de John Calvin

44. Ninguém pode vir a mim, a menos que o Pai, que me enviou, o atraia. Ele não apenas os acusa de maldade, mas também os lembra que é um dom peculiar de Deus abraçar a doutrina que é exibida por ele; o que ele faz, para que a incredulidade deles não perturbe as mentes fracas. Pois muitos são tão tolos que, nas coisas de Deus, dependem das opiniões dos homens; em conseqüência disso, alimentam suspeitas sobre o evangelho, assim que veem que ele não é recebido pelo mundo. Os incrédulos, por outro lado, lisonjeando-se com sua obstinação, têm a dificuldade de condenar o Evangelho, porque não lhes agrada. Pelo contrário, Cristo declara que a doutrina do Evangelho, embora seja pregada a todos sem exceção, não pode ser adotada por todos, mas que um novo entendimento e uma nova percepção são necessários; e, portanto, que a fé não depende da vontade dos homens, mas que é Deus quem a dá.

A menos que o Pai o atraia. Para chegar a Cristo sendo usado aqui metaforicamente para crer , o evangelista, a fim de realizar a metáfora na cláusula correspondente, diz que essas pessoas são atraídas cujos entendimentos Deus ilumina, e cujos corações ele se inclina e forma à obediência de Cristo. A afirmação equivale a isso, que não devemos nos perguntar se muitos se recusam a abraçar o Evangelho; porque nenhum homem jamais poderá vir a Cristo, mas Deus deve primeiro se aproximar dele pelo seu Espírito; e, portanto, segue-se que nem todos são atraídos , mas que Deus concede essa graça àqueles a quem ele elegeu. É verdade que, de fato, quanto ao tipo de desenho , não é violento, de modo a obrigar os homens pela força externa; mas, ainda assim, é um poderoso impulso do Espírito Santo, que faz homens dispostos que antes não estavam dispostos e relutantes. É uma afirmação falsa e profana, portanto, de que ninguém é atraído, exceto aqueles que estão dispostos a ser atraídos , (153) como se o homem se fizesse obediente a Deus por seus próprios esforços; pois a vontade com que os homens seguem a Deus é o que eles já têm de si mesmo, que formou seus corações para obedecê-lo.

Comentário de Adam Clarke

Exceto o Pai – desenhe-o – Mas como um homem é desenhado? Santo Agostinho responde do poeta Trahit sua quemque voluptas ; um homem é atraído por aquilo de que se deleita. Mostra erva verde a uma ovelha, ele é atraído por ela: mostra nozes a uma criança e ele é atraído por elas. Eles correm para onde quer que a pessoa mostre essas coisas: correm atrás dele, mas não são obrigados a segui-lo; eles correm, pelo desejo que sentem de obter as coisas de que gostam. Então Deus atrai o homem: ele mostra seus desejos – ele mostra o Salvador a quem ele providenciou para ele: o homem se sente um pecador perdido; e, pelo desejo que ele encontra de escapar do inferno e chegar ao céu, ele vem a Cristo, para que seja justificado pelo seu sangue. A menos que Deus assim atraia, ninguém jamais virá a Cristo; porque ninguém poderia, sem esse desenho, sentir a necessidade de um Salvador. Veja agosto. Trato. 26, em Joan. e Calmet.

Desenhar ou seduzir, não arrastar, está aqui para ser entendido. “Ele”, dizem os coelhos, “que deseja se apegar ao Deus santo e abençoado, Deus se apodera dele e não o rejeita”. Sinopse. Sohar. p. 87. Os melhores escritores gregos usam o verbo no mesmo sentido de seduzir, incitar, etc.

Comentário de Thomas Coke

João 6: 44-45 . Ninguém pode vir até mim, exceto o Pai – atraí-lo, etc. – Ao explicar essa passagem, primeiro mostraremos a propriedade da resposta de nosso Senhor; segundo, explique-a de maneira clara e completa; e, terceiro, confirme essa explicação com algumas observações: I. Há alguma dificuldade em perceber a adequação da resposta que o Senhor Jesus aqui faz. A objeção dos judeus era: “Como ele pode dizer que desceu do céu quando nasceu de pais terrestres, a quem conhecemos?” A resposta do nosso Senhor a isso é um tanto indireta; a violência de seus preconceitos tornou necessário que assim fosse; mas tendia a advertir aqueles que eram preconceituosos, sem os exasperar: pois, primeiro, quando consideramos a resposta na visão mais geral, a afirmação de que o ensino divino era necessário para recebê-lo como o Messias e a citação de uma passagem do Antigo Testamento, em que esse ensino fora predito, implica uma clara insinuação de que não seria tão fácil distinguir o Messias como eles imaginavam; e que, como deveriam esperar alguma dificuldade, não deveriam ter certeza de que ele não desceu do céu, apenas porque não sabiam exatamente de que maneira ele o fazia. Mas, segundo, tinha uma referência ainda mais imediata à objeção deles. Eles esperavam que o Messias descesse do céu de maneira visível e gloriosa, e este era o sinal que exigiam, João 6:30 . (ver João 6:63 .) mas esse sinal foi determinado com tanta precisão, e tão minuciosamente descrito por seus médicos, que se ele realmente pertencesse ao Messias, eles deveriam tê-lo conhecido instantaneamente: não poderia haver dúvida. e, consequentemente, nenhuma necessidade de ensino divino. Afirmando, portanto, a necessidade desse ensinamento, ele sugeriu que eles estavam errados com relação à natureza do sinal, isto é, com relação à maneira da descida do céu do Messias; que nenhuma marca decisiva que eles esperavam o atendesse, e que por isso eles não pudessem concluir pelo que sabiam da natividade de Jesus, que ele não era verdadeiramente o Messias. Terceiro, ser atraído pelo Pai, é comum e apropriadamente entendido que os homens são iluminados e convencidos pela influência imediata do Espírito divino; mas também implica que eles foram ensinados pelas revelações antigas que Deus havia dado. De acordo com esse sentido da expressão, a importância geral da resposta de Cristo é: “Você não pode me perceber como o Messias, ou que desceu do céu, exceto por entender as intuições de seu caráter, que Deus já deu pelos profetas: exceto que você compreende o verdadeiro significado. das previsões relativas a ele, você confundirá o significado delas no particular ao qual sua objeção atual se refere, bem como em muitas outras: portanto, você deve estudá-las com mais cuidado; ao fazer isso, obterá o conhecimento do caráter real Porque é predito que, em seu tempo, Deus ensinará todos os que estão dispostos a aprender, e então você superará facilmente as dificuldades que agora o deixam perplexo: para todo homem que assim ouviu e aprendeu sobre o Pai, pelas operações da minha graça, me discernirá como o Messias e venha a mim. ”

II Sendo a propriedade da resposta de nosso Senhor assim demonstrada, passamos a dar uma explicação clara e completa dela. Nosso Senhor responde aos murmúrios dos judeus: “Você não pode objetar meu nascimento na terra, e a maldade de minhas relações, como coisas inconsistentes com uma extração celestial; pois eu lhe asseguro que, enquanto você acredita em seus professores, que têm corrompido muito o desenvolvimento de divórcios; enquanto você alimenta os preconceitos com que eles encheram sua mente e segue as inclinações sensuais que até agora o governaram, você não pode acreditar em mim; pois ninguém pode fazer isso, exceto que o Pai o atrai; ou seja, ensina, convence e persuade. Você não precisa se surpreender quando digo que ninguém pode acreditar no Messias, a não ser que o Pai o atraia; pois, embora você possa imaginar que todos os homens se reunem com grande alegria para ele, e se entreguem a seus súditos, sem nenhum meio extraordinário. uso de persuadi-los; ainda assim, os profetas insinuam o contrário, quando prometem que, sob a dispensação do Messias, os homens desfrutam do ensino do Pai de uma maneira muito mais eminente r do que em qualquer dispensação anterior. Veja Isaías 54:13 . Jeremias 31:34 . Miquéias 4: 2 . Antes do advento de Cristo, o Pai falou ao mundo a respeito dele pelos profetas; e quando ele apareceu na natureza humana na terra, demonstrou a verdade de sua missão divina pelo testemunho de João e por vozes do céu, declarando-o seu Filho amado e ordenando a todos os homens que o ouvissem. Ele fez o mesmo com as doutrinas que inspirou o Senhor Jesus como homem a pregar, com os milagres que ele lhe deu para realizar e com as influências do Espírito, que o capacitou a dispensar. Todo mundo, portanto, que ouviu e entendeu o que o Pai disse sobre o Messias, seja pelos profetas, por João Batista e pelas vozes do céu, seja pela doutrina, pelos milagres e pelo Espírito de Cristo, e assim aprendeu para formar uma noção justa do Messias, virá a, ou crerá em Jesus, como o Messias. ”

III Esse parece ser o significado exato dessa difícil passagem. Observamos mais adiante, que a expressão não importa força ou constrangimento, como é evidente em Jeremias 31: 3, onde Deus diz a Israel, com benignidade te atraí. Assim também nosso Senhor usa a expressão, cap. João 12:32 Se eu for levantado da terra, atrairei todos os homens para mim; isto é, sendo morto na cruz e ressuscitado dentre os mortos, exaltado para o céu e pregado pelo mundo, pela minha palavra e Espírito convencerei e persuadirei os homens a me seguirem. Veja também Cântico de Salomão 1: 4 e Oséias 11: 4 . Portanto, pelo fato de o Pai atrair homens para Cristo, podemos entender, como explicado acima, que ele os persuadiu a crer nele pelas várias provas com as quais ele apoiou a missão divina de seu Filho. Por conseguinte, no versículo seguinte, o efeito que o desenho do Pai tem sobre os homens é descrito pela audição e aprendizado do Pai. O que confirma essa interpretação é que nosso próprio Senhor atribui toda a evidência de sua missão ao Pai: pois ele chama sua doutrina da palavra que seu Pai havia lhe dado, cap. João 17: 8 e diz expressamente que seus milagres foram feitos pelo Pai, cap. João 14:10 . Não obstante, no Pai que atrai homens a Cristo, devemos lembrar a todo momento que existe um islamismo do que simplesmente estabelecer a missão divina de seu Filho por evidência suficiente; pois nesse sentido, ele atraiu realmente aqueles que não acreditam, como os que acreditam; ao contrário do texto, que diz que todo homem que ouviu e aprendeu do Pai, ou seja, quem é atraído por ele, vem a Jesus. É claro, portanto, que, pelo desenho do Pai, devemos igualmente compreender seu suprimento, quaisquer que sejam as influências do Espírito e da graça necessárias para impressionar as evidências da religião na mente dos homens. Para concluir, uma convicção supõe uma capacidade de aprender em disposição e um amor à verdade. O fato de atrair homens a Cristo deve implicar, dando-lhes disposições e afetos que os qualificam para serem atraídos por ele. Ele oferece a todos, não desejando que alguém pereça, mas que todos venham ao arrependimento, 2 Pedro 3: 9 . Mas muitos os rejeitam, resistindo aos primeiros desenhos da graça e pisoteando as sementes divinas que, de outra forma, brotariam em fé e regeneração. Ver João 6:65 .

Comentário de John Wesley

Ninguém pode vir a mim, senão o Pai que me enviou o atrai; e eu o ressuscitarei no último dia.

Cristo, após ter verificado a murmuração deles, continua o que estava dizendo, João 6:40 .

Ninguém vem a mim, a menos que meu Pai o atraia – Ninguém pode acreditar em Cristo, a menos que Deus lhe dê poder: ele nos atrai primeiro, por bons desejos. Não por compulsão, nem por sujeitar a vontade a nenhuma necessidade; mas pelos movimentos fortes e doces, mas ainda resistíveis, de sua graça celestial.

Referências Cruzadas

Cânticos 1:4 – Leve-me com você! Vamos depressa! Leve-me o rei para os seus aposentos! Estamos alegres e felizes por sua causa; celebraremos o seu amor mais do que o vinho. Com toda a razão você é amado!

Isaías 44:18 – Eles nada sabem, nada entendem; seus olhos estão tapados, não conseguem ver, e suas mentes estão fechadas, não conseguem entender.

Jeremias 13:23 – Será que o etíope pode mudar a sua pele? Ou o leopardo as suas pintas? Assim também vocês são incapazes de fazer o bem, vocês que estão acostumados a praticar o mal.

Jeremias 31:3 – o Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: “Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai.

Oséias 11:4 – Eu os conduzi com laços de bondade humana e de amor; tirei do seu pescoço o jugo e me inclinei para alimentá-los.

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Mateus 12:34 – Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração.

Mateus 16:17 – Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.

João 3:3 – Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.

João 5:44 – Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único?

João 6:39 – E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia.

João 6:45 – Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão ensinados por Deus’. Todos os que ouvem o Pai e dele aprendem vêm a mim.

João 6:65 – E prosseguiu: “É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai”.

João 8:43 – Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo.

João 12:32 – Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim”.

João 12:37 – Mesmo depois que Jesus fez todos aqueles sinais miraculosos, não creram nele.

Romanos 8:7 – a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

Filipenses 1:29 – pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele,

Colossenses 2:12 – Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *