Estudo de João 5:44 – Comentado e Explicado

Como podeis crer, vós que recebeis a glória uns dos outros, e não buscais a glória que é só de Deus?
João 5:44

Comentário de Albert Barnes

Que recebem honra um do outro – Que são estudiosos de louvor e vivem por orgulho, ambição e vanglória. Jesus diz que esse desejo foi a grande razão pela qual eles não creram nele. Eles não estavam dispostos a renunciar a suas honras mundanas e a se tornarem seguidores de alguém tão humilde e sem ostentação quanto ele. Eles esperavam um Messias de pompa e esplendor, e não se submeteria a um tão desprezado e de uma posição tão humilde. Se o Messias viesse, como eles esperavam, com pompa e poder, teria sido uma honra, a seu ver, segui-lo; como eram, eles o desprezavam e o rejeitavam. A grande razão pela qual as multidões não acreditam é o seu apego às honras humanas, ou seu orgulho, vaidade e ambição. São tão fortes que, embora continuem, não podem e não vão acreditar. Eles podem, no entanto, renunciar a essas coisas e, então, os obstáculos sendo removidos, eles acreditariam. Aprender:

1. Um homem não pode acreditar no evangelho enquanto está totalmente sob a influência da ambição. Os dois não são compatíveis. A religião do evangelho é humildade, e um homem que não tem “não pode” ser cristão.

2. Grandes números são impedidos de serem cristãos por orgulho e ambição. Provavelmente, não existe nada que impeça homens tão jovens de se tornarem cristãos como essa paixão. O coração orgulhoso e ambicioso se recusa a se curvar aos termos humilhantes do evangelho.

3. Embora um homem esteja sob esse princípio de governo, ele não possa acreditar no evangelho, mas isso não prova nada sobre sua capacidade de deixar isso de lado e de ceder à verdade. essa é outra questão. Uma criança não pode abrir um baú quando se fecha e tenta aumentar seu próprio peso e a tampa do baú; mas isso não resolve nada sobre a questão de saber se ele pode não sair e abrir. A verdadeira questão é se um homem pode ou não deixar de lado sua ambição e orgulho, e sobre isso não deve haver nenhuma disputa. Ninguém duvida que isso possa ser feito; e se isso puder ser feito, ele pode se tornar um cristão.

Não busque a honra – O louvor, a glória, a aprovação de Deus. A honra que vem dos homens é seu louvor, bajulação, elogio; a honra que vem de Deus é sua aprovação por fazer sua vontade. Somente Deus pode conferir as honras do céu – a recompensa de ter cumprido nosso dever aqui. Que devemos procurar, e se buscarmos isso, chegaremos a Cristo, que é o caminho e a vida.

Comentário de E.W. Bullinger

acreditar . App-150.

um do outro = do (grego. para. App-104) um do outro.

a. Observe o art. aqui, e não na cláusula anterior.

Somente Deus = o único Deus (App-98.) Compare 1 Timóteo 1:17 .

Comentário de John Calvin

44. Como você pode acreditar? Como pode ser considerado duro dizer que aqueles que eram desde a infância os discípulos treinados da Lei e dos Profetas, deveriam ser acusados ??de tamanha ignorância e declarados inimigos da verdade, e como isso pode até ser considerado incrível, Cristo mostra o que é que os impede de acreditar. É porque a ambição os privou de um bom julgamento; pois ele fala, de maneira peculiar, aos sacerdotes e escribas, que, inchados de orgulho, não podiam obedecer a Deus. Esta é uma passagem notável, que ensina que o portão da fé está fechado contra todos cujos corações estão preocupados com um vã desejo de glória terrena. Pois quem deseja ser alguém no mundo deve tornar-se errante e instável, para que não tenha inclinação para com Deus. Nunca um homem está preparado para obedecer à doutrina celestial, até que esteja convencido de que seu objetivo principal, durante toda a sua vida, deveria ser, que ele seja aprovado por Deus.

Mas pode-se pensar que a confiança perversa, pela qual os hipócritas se exaltam na presença de Deus, é um obstáculo maior que a ambição mundana; e sabemos que essa também era uma doença com a qual os escribas estavam profundamente infectados. A resposta é fácil; pois Cristo pretendia arrancar deles a falsa máscara de santidade, pela qual enganaram a multidão ignorante. Ele, portanto, aponta, como com o dedo, para o vício mais grosseiro, pelo qual se pode manifestar a todos que nada está mais distante de seu verdadeiro caráter do que aquilo que eles desejavam ser considerados. Além disso, embora a hipocrisia se exalte contra Deus, ainda assim, no mundo e diante dos homens, é sempre ambiciosa; mais ainda, é somente essa vaidade que nos enche de falsa presunção, quando confiamos mais em nosso próprio julgamento, e no dos outros, do que no julgamento de Deus. Aquele que, na realidade, se apresenta diante de Deus como seu juiz, deve, necessariamente, cair humilhado e consternado, e não encontrar nada em si mesmo em que possa confiar. (113) Portanto, para que qualquer homem possa buscar a glória somente de Deus, ele deve ser dominado pela vergonha e fugir para a misericórdia imerecida de Deus. E, de fato, aqueles que olham para Deus veem que estão condenados e arruinados, e que não lhes resta nada em que possam se gloriar senão a graça de Cristo. O desejo de tal glória sempre será atendido pela humildade.

No que diz respeito à passagem atual, o significado de Cristo é que não há outra maneira pela qual os homens possam estar preparados para receber a doutrina do Evangelho, senão retirando todos os seus sentidos do mundo e convertendo-os somente em Deus, e considerando seriamente que é com Deus que eles têm que fazer, que, esquecendo as lisonjas pelas quais estão acostumados a enganar a si mesmos, eles podem descer para suas próprias consciências. Portanto, não precisamos nos perguntar se o evangelho nos dias de hoje encontra tão poucas pessoas dispostas a serem ensinadas, pois todas são levadas pela ambição. Nem precisamos nos perguntar se muitos apostatam na profissão do Evangelho, pois são apressados ??por sua própria vaidade e voam. Tanto mais sinceramente devemos procurar essa coisa, que, embora sejamos maus e desprezados aos olhos do mundo, e até sobrecarregados dentro de nós mesmos, podemos ser considerados entre os filhos de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Como você pode acreditar, que recebe honra, etc. – O grande obstáculo à salvação dos escribas e fariseus era seu orgulho, vaidade e amor próprio. Eles viveram nos elogios um do outro. Se eles reconheceram a Cristo como o único professor, eles devem ter desistido da boa opinião da multidão; e preferiram perder a alma do que perder a reputação entre os homens! Esta é a ruína de milhões. Eles seriam religiosos, se religião e honra mundana estivessem conectadas; mas como o reino de Cristo não é deste mundo, e seus corações e almas estão casados ??com a terra, eles não aceitarão a salvação que lhes é oferecida nesses termos – Negue a si mesmo: tome sua cruz e siga-Me. Não é de admirar que nunca encontremos pessoas que progridam na religião que se misturem com o mundo e, de alguma forma, regulem sua conduta por seus costumes, máximas e modas anticristãs.

Somente de Deus? Ou, do único Deus – ?a?a t?? µ???? Te?? . Duas das antigas versões eslavônicas diziam: Do unigênito Filho de Deus.

Comentário de Thomas Coke

João 5:44 . Como você pode acreditar, etc. – Nosso Senhor observa que essa infidelidade dos governantes judeus (ver João 5:15 .) Se deve em grande parte ao orgulho deles. Aqueles que sempre pregaram coisas gloriosas a respeito do império e grandeza do Messias, não atribuiriam esse caráter augusto a uma condição tão baixa, aparentemente como nosso adorável Senhor, que estava destituído até das vantagens comuns de nascimento, fortuna e erudição; porque teria sido uma confissão de ignorância e falta de habilidade nas escrituras, que deve tê-las exposto ao desprezo daqueles a quem eles enganaram. Como você pode acreditar, & c. “Como pessoas como você acredita em mim, cujo caráter e posição são completamente diferentes do que você sempre disse ao povo que as escrituras ensinam sobre o Messias? Essa confissão de sua própria ignorância não é esperada de você, que em todas as suas ações buscam o louvor dos homens ( Mateus 23: 5. ) e não o louvor a Deus; que é o único louvor verdadeiro, e deve ser obtido, pela graça, pela constante consideração pela verdade e pela santidade, em oposição a todas as paixões terrenas, qualquer que seja “.

Comentário de John Wesley

Como crer, que recebe honra um do outro, e não buscar a honra que vem de Deus somente?

Enquanto você recebe honra – Isto é, enquanto você busca o louvor dos homens, em vez do louvor a Deus. Na festa de pentecostes, mantida em comemoração ao dar a lei do Monte Sinai, seus sermões costumavam ser cheios dos louvores da lei e do povo a quem foi dada. Quão mortificantes, então, devem ser para eles as seguintes palavras de nosso Senhor, enquanto estavam exultando em Moisés e em sua lei!

Referências Cruzadas

1 Samuel 2:30 – Portanto, o Senhor, o Deus de Israel, declara: ‘Prometi à sua família e à linhagem de seu pai, que ministrariam diante de mim para sempre’. Mas agora o Senhor declara: ‘Longe de mim tal coisa! Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo.

2 Crônicas 6:8 – Mas o Senhor lhe disse: ‘Você fez bem em ter no coração o plano de construir um templo em honra do meu nome;

Jeremias 13:23 – Será que o etíope pode mudar a sua pele? Ou o leopardo as suas pintas? Assim também vocês são incapazes de fazer o bem, vocês que estão acostumados a praticar o mal.

Mateus 23:5 – “Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas;

Mateus 25:21 – “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’

Lucas 19:17 – ” ‘Muito bem, meu bom servo! ’, respondeu o seu senhor. ‘Por ter sido confiável no pouco, governe sobre dez cidades’.

João 3:20 – Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas.

João 8:43 – Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo.

João 12:43 – pois preferiam a aprovação dos homens do que a aprovação de Deus.

Romanos 2:7 – Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.

Romanos 2:10 – mas glória, honra e paz para todo o que pratica o bem: primeiro para o judeu, depois para o grego.

Romanos 2:29 – Não! Judeu é quem o é interiormente, e circuncisão é a operada no coração, pelo Espírito, e não pela lei escrita. Para estes o louvor não provém dos homens, mas de Deus.

Romanos 8:7 – a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.

1 Coríntios 4:5 – Portanto, não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação.

2 Coríntios 10:18 – pois não é aprovado quem a si mesmo se recomenda, mas aquele a quem o Senhor recomenda.

Gálatas 5:19 – Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;

Filipenses 2:3 – Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.

Hebreus 3:12 – Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.

Tiago 2:1 – Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo.

1 Pedro 1:7 – Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *