Estudo de João 12:43 – Comentado e Explicado

Assim preferiram a glória dos homens àquela que vem de Deus.
João 12:43

Comentário de Albert Barnes

O louvor dos homens – A aprovação dos seres humanos. Não parece que eles tivessem uma fé viva e ativa, mas que estavam convencidos de que ele era o Messias. Eles tinham esse tipo de fé que é tão comum entre as pessoas – um reconhecimento especulativo de que a religião é verdadeira, mas um reconhecimento que não leva à autonegação, que se retrai dos deveres ativos da piedade, e teme o homem mais do que Deus. A verdadeira fé é ativa. Supera o medo do homem; isso leva a abnegação de deveres, Hebreus 11 . Não obstante, não havia prova sem importância de que Jesus era o Messias, que qualquer parte do grande conselho dos judeus estava especulativamente convencida disso: e mostra que a evidência não poderia ter sido pequena quando superou seus preconceitos e orgulho, e obrigou-os a admitir que o homem humilde e pobre de Nazaré era o esperado Messias de sua nação.

Comentário de E.W. Bullinger

amado . Grego. Agapão. App-135.

louvor = glória. A mesma palavra que em João 12:41 .

homens . Anthropos grego . App-123.

Deus App-98.

Comentário de John Calvin

43. Porque eles amavam a glória dos homens. O evangelista afirma expressamente que aqueles homens não foram guiados por nenhuma superstição, mas apenas se esforçaram para evitar a desgraça entre os homens; pois, se a ambição teve maior influência sobre eles do que o temor de Deus, segue-se que não foi um escrúpulo vã de consciência que lhes causou desconforto. Agora, observe o leitor quão grande é a desonra diante de Deus, pela covardia daqueles que, pelo medo de serem odiados, desmotivam sua fé diante dos homens. Pode algo ser mais tolo, ou melhor, pode ser algo mais bestial do que preferir os aplausos tolos dos homens ao julgamento de Deus? Mas ele declara que todos os que se afastam do ódio dos homens, quando a pura fé deve ser confessada, são apreendidos com esse tipo de loucura. E justamente; para o apóstolo, ao aplaudir a firmeza inabalável de Moisés, diz que

ele permaneceu firme, como se tivesse visto aquele que é invisível,
( Hebreus 11:27 .)

Com essas palavras, ele quer dizer que, quando qualquer pessoa fixar seus olhos em Deus, seu coração será invencível e totalmente incapaz de ser movido.

De onde, portanto, vem a efeminação (31) , que nos leva a dar lugar a hipocrisia traiçoeira, mas porque, à vista do mundo, todos os nossos sentidos ficam entorpecidos? Pois uma visão verdadeira de Deus afugentaria instantaneamente todas as névoas da riqueza e honras. Afaste-se daqueles que consideram uma negação indireta de Cristo uma ofensa trivial ou, como a chamam, um pecado venial! Pois, pelo contrário, o Espírito Santo declara que é mais baixo e monstruoso do que se o céu e a terra fossem misturados.

Amar a glória dos homens significa, nesta passagem, desejar desfrutar de reputação entre os homens. O evangelista, portanto, significa que aqueles homens eram tão devotados ao mundo, que desejavam mais agradar aos homens do que agradar a Deus. Além disso, quando ele acusa esse crime daqueles que negaram a Cristo, ele, ao mesmo tempo, mostra que a excomunhão, que os sacerdotes abusaram, ao contrário de tudo que era certo e lícito, não tinha valor ou eficácia. Vamos saber, portanto, que todas as excomunhões que o Papa agora murmura contra nós são meros insetos para assustar as crianças, (32) uma vez que estamos plenamente convencidos, em nossas próprias consciências, de que ele não visa nada mais do que nos afastar. Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Eles amavam o louvor dos homens – ???a? , a glória ou honra que vem dos homens.

Quão comuns são esses quatro obstáculos da fé! diz Quesnel:

  1. Uma consideração muito grande pelos homens.
  • Riquezas e vantagens temporais.
  • O medo da desgraça.
  • O amor do louvor dos homens.
  • A abundância de pessoas se convencem de que amam a Deus mais do que o mundo, até que alguma ocasião difícil as convença totalmente de seus erros. É uma grande desgraça para uma pessoa não se conhecer, mas por suas quedas; mas o melhor de tudo é não ressuscitar depois que ele cai. Isso geralmente é ocasionado pelo amor ao louvor dos homens, porque, em seu relato, é mais vergonhoso ressurgir do que deveria cair a princípio.

    Referências Cruzadas

    1 Samuel 2:30 – Portanto, o Senhor, o Deus de Israel, declara: ‘Prometi à sua família e à linhagem de seu pai, que ministrariam diante de mim para sempre’. Mas agora o Senhor declara: ‘Longe de mim tal coisa! Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo.

    Salmos 22:29 – Todos os ricos da terra se banquetearão e o adorarão; haverão de ajoelhar-se diante dele todos os que descem ao pó, cuja vida se esvai.

    Mateus 6:2 – “Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa.

    Mateus 23:5 – “Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas;

    Lucas 16:15 – Ele lhes disse: “Vocês são os que se justificam a si mesmos aos olhos dos homens, mas Deus conhece os corações de vocês. Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus”.

    Lucas 19:17 – ” ‘Muito bem, meu bom servo! ’, respondeu o seu senhor. ‘Por ter sido confiável no pouco, governe sobre dez cidades’.

    João 5:41 – “Eu não aceito glória dos homens,

    João 5:44 – Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único?

    João 8:54 – Respondeu Jesus: “Se glorifico a mim mesmo, a minha glória nada significa. Meu Pai, que vocês dizem ser o Deus de vocês, é quem me glorifica.

    João 12:26 – Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.

    Romanos 2:7 – Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.

    1 Coríntios 4:5 – Portanto, não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação.

    2 Coríntios 10:18 – pois não é aprovado quem a si mesmo se recomenda, mas aquele a quem o Senhor recomenda.

    1 Tessalonicenses 2:6 – Nem buscamos reconhecimento humano, quer de vocês quer de outros.

    1 Pedro 1:7 – Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.

    1 Pedro 3:4 – Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *