Estudo de João 5:41 – Comentado e Explicado

Não espero a minha glória dos homens,
João 5:41

Comentário de Albert Barnes

Não recebo honra … – “Não digo essas coisas porque desejo aplausos humanos, mas para explicar o fato de que você não acredita em mim. A razão é que você não tem o amor de Deus em você. ” Nesta passagem, vemos:

1. Que não devemos procurar aplausos humanos. É de muito pouco valor e muitas vezes impede os homens da aprovação de Deus, João 5:44 .

2. Os que não crerem em Jesus Cristo dão evidência de que não têm amor a Deus.

3. A razão pela qual eles não acreditam nele é porque eles não têm consideração por seu caráter, desejos ou lei.

Amor de Deus – Amor a Deus.

Em você – em seus corações. Você não ama a Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

honra . Grego. doxa = aprovação, aqui, como em João 5:44 ; ou “louvor” , como em João 9:21 ; João 12:43 . 1 Pedro 4:11 . Veja a pág. 1511

Comentário de John Calvin

41. Não recebo glória dos homens. Ele procede em sua repreensão; mas para que ele não seja suspeito de defender sua própria causa, ele começa dizendo que não se importa com a glória dos homens e que não lhe dá nenhuma preocupação ou mal-estar por se ver desprezado; e, de fato, ele é grande demais para depender das opiniões dos homens, pois a malignidade de todo o mundo não pode tirar nada dele ou fazer a menor violação de seu alto escalão. Ele está tão ansioso por refutar a calúnia que se exalta acima dos homens. Depois, ele entra livremente em invectivos contra eles e os acusa de desprezo e ódio a Deus. E embora, no que diz respeito à posição honrosa, exista uma imensa distância entre Cristo e nós, ainda devemos desprezar ousadamente as opiniões dos homens. Deveríamos, pelo menos, proteger-nos com muito zelo de estarmos excitados com a raiva, quando somos desprezados; mas, pelo contrário, aprendamos a nunca se indignar, exceto quando os homens não prestam a Deus a honra que lhe é devida. Que nossas almas sejam queimadas e torturadas por esse santo ciúme, sempre que vemos que o mundo é tão ingrato a ponto de rejeitar a Deus.

Comentário de Adam Clarke

Não recebo honra dos homens – não preciso de você nem do seu testemunho. Não ajo nem por interesse próprio nem por vaidade. A tua salvação não pode acrescentar nada para mim, nem a tua destruição pode me ferir: falo apenas através do meu amor pelas vossas almas, para que sejais salvos.

Comentário de Thomas Coke

João 5: 41-42 . Não recebo honra dos homens, etc. – “Embora eu fale da sua vinda a mim, deixe-me lembrá-lo de que não é uma ambição de atrair multidões sobre mim, seguir e aplaudir meus ensinamentos; por toda a minha vida. conduta prova que não recebo glória dos homens “. Nosso Senhor insinuou que as provas de sua missão divina eram tão completas e claras quanto possível, sendo apoiadas não apenas por milagres, mas pelas ações de sua vida que, em todos os aspectos, concordavam com sua doutrina; pois em nenhum caso ele procurou aplausos dos homens ou afetou o poder secular; mas sempre foi inocente e humilde, embora soubesse que essas qualidades o tornavam pouco aos olhos de pessoas vazias do amor de Deus, que esperavam ver seu Messias adornado com grande glória secular; e, portanto, dirigindo-se a homens desse caráter, nosso Senhor diz enfaticamente: Eu conheço você. Toda a série de seu discurso mostra excelentemente quão longe nosso Senhor estava de acalmar a vaidade dos homens no lugar e no poder, para obter seu favor.

Comentário de John Wesley

Eu não recebo honra dos homens.

Não recebo honra dos homens – não preciso disso. Não o procuro por mim.

Referências Cruzadas

João 5:34 – Não que eu busque testemunho humano, mas menciono isso para que vocês sejam salvos.

João 6:15 – Sabendo Jesus que pretendiam proclamá-lo rei à força, retirou-se novamente sozinho para o monte.

João 7:18 – Aquele que fala por si mesmo busca a sua própria glória, mas aquele que busca a glória de quem o enviou, este é verdadeiro; não há nada de falso a seu respeito.

João 8:50 – Não estou buscando glória para mim mesmo; mas, há quem a busque e julgue.

João 8:54 – Respondeu Jesus: “Se glorifico a mim mesmo, a minha glória nada significa. Meu Pai, que vocês dizem ser o Deus de vocês, é quem me glorifica.

1 Tessalonicenses 2:6 – Nem buscamos reconhecimento humano, quer de vocês quer de outros.

1 Pedro 2:21 – Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.

2 Pedro 1:17 – Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que disse: “Este é o meu filho amado, em quem me agrado”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *