Estudo de João 6:15 – Comentado e Explicado

Jesus, percebendo que queriam arrebatá-lo e fazê-lo rei, tornou a retirar-se sozinho para o monte.
João 6:15

Comentário de Albert Barnes

Quando Jesus percebeu … – Eles ficaram satisfeitos com o milagre de que ele era o Messias. Eles supunham que o Messias seria um príncipe temporal. Eles viram que Jesus estava se aposentando, era ambicioso e indisposto a assumir as atribuições do cargo. Eles pensaram, portanto, que o proclamariam como o esperado rei e o obrigariam a assumir o caráter e os títulos de um príncipe terrestre. Os homens muitas vezes tentam ditar a Deus e supõem que entendem melhor o que é certo do que ele. Eles gostam de pompa e poder, mas Jesus buscou a aposentadoria e demonstrou profunda humildade. Embora tenha reivindicado a honra e a gratidão da nação, ele não a buscou dessa maneira; nem demonstrou um espírito adequado em seus seguidores quando procuraram promovê-lo a um lugar de esplendor externo e autoridade real.

Comentário de E.W. Bullinger

percebido . Veja nota em João 1:10 . App-132.

viria = estavam prestes a vir.

to = para que (grego. hina) eles possam.

partiu = retirou-se. Grego. anachoreo. Somente aqui em John.

Comentário de John Calvin

15. Para fazer dele um rei. Quando aqueles homens pretendiam dar a Cristo o título e a honra do rei, havia algum motivo para o que eles fizeram. Mas eles cometeram um erro grave ao assumirem a liberdade de fazer um rei ; porque as Escrituras atribuem isso como peculiar a Deus somente, como se diz,

Designei meu rei no meu monte santo de Sião,
( Salmos 2: 6. )

Novamente, que tipo de reino eles inventam para ele? Um terreno, que é totalmente inconsistente com sua pessoa. Por isso, vamos aprender como é perigoso, nas coisas de Deus, negligenciar Sua palavra e inventar qualquer coisa de nossa própria opinião; pois não há nada que a sutileza tola do nosso entendimento não corrompa. E o que vale a pretensão de zelo, quando, por nossa adoração desordenada, oferecemos um insulto maior a Deus do que se uma pessoa expressasse deliberada e deliberadamente um ataque à sua glória?

Sabemos quão furiosos foram os esforços dos adversários para extinguir a glória de Cristo. Essa violência, de fato, atingiu seu ponto extremo quando ele foi crucificado. Mas, por meio de sua crucificação, a salvação foi obtida para o mundo (126) e o próprio Cristo obteve um triunfo esplêndido sobre a morte e Satanás. Se ele se permitisse ser agora rei , seu reino espiritual seria arruinado, o Evangelho seria marcado com infâmia eterna, e a esperança da salvação seria completamente destruída. Os modos de adoração regulados de acordo com nossa própria imaginação, e as honras prontamente inventadas pelos homens, não têm outra vantagem senão a de roubar a Deus sua verdadeira honra e não derramar sobre ele nada além de reprovação.

E tomá-lo à força. Também devemos observar a frase, tomar pela força. Eles queriam tomar a Cristo pela força , diz o evangelista; isto é, com violência impetuosa, eles desejavam fazer dele um rei, embora contra sua vontade. Se desejamos, portanto, que ele aprove a honra que lhe conferimos, devemos sempre considerar o que ele exige. E, de fato, aqueles que se aventuram a oferecer honras a Deus inventadas por eles mesmos são responsáveis ??por usar algum tipo de força e violência contra ele; pois a obediência é o fundamento da verdadeira adoração. Também aprendamos com que reverência devemos respeitar a pura e simples palavra de Deus; pois assim que nos afastamos no menor grau, a verdade é envenenada por nosso fermento, para que não seja mais como ela mesma. Eles aprenderam com a palavra de Deus que aquele que foi prometido ser o Redentor seria um rei; mas de sua própria cabeça inventam um reino terrestre, e lhe designam um reino contrário à palavra de Deus. Assim, sempre que misturamos nossas próprias opiniões com a palavra de Deus, a fé degenera em conjecturas frívolas. Que os crentes, portanto, cultivem modéstia habitual, para que Satanás não os apresse em um ardor de zelo imprudente e imprudente (127), para que, como os Gigantes , eles se apressem violentamente contra Deus, que nunca é adorado corretamente, mas quando o recebemos como ele se apresenta para nós.

É espantoso que cinco mil homens tenham sido apreendidos com tão ousada presunção, que não hesitaram em formar um novo rei para provocar contra si mesmos o exército de Pilatos e o vasto poder (128) do império romano; e é certo que eles nunca teriam ido tão longe, se não tivessem, contando com as previsões dos Profetas, esperavam que Deus estivesse do lado deles e, consequentemente, que eles vencessem. Mas ainda assim eles erraram ao criar um reino do qual os Profetas nunca haviam falado. Até agora, eles não têm a mão de Deus favorável para ajudar a empreender que, pelo contrário, Cristo se retira. Essa também foi a razão pela qual homens miseráveis ??sob o papado vagaram tanto tempo na escuridão – enquanto Deus estava ausente – porque eles ousaram poluir toda a sua adoração por suas invenções tolas. (129)

Comentário de Adam Clarke

Pegue-o à força, para torná-lo rei – Os judeus haviam sofrido muitas vezes a fome nos tempos em que seus inimigos tinham permissão de prevalecer sobre eles; mas, descobrindo que Jesus tinha o poder de multiplicar alguns pães para alimentar milhares, eles deram como certo que, enquanto ele estava à frente deles, nenhum mal poderia lhes acontecer e, portanto, estavam determinados a proclamar-lhe rei e livrar-se imediatamente. ao mesmo tempo de Herodes e dos romanos. Nosso Senhor percebendo isso, seja por algumas palavras que eles deixaram cair, ou por sua penetração em seus corações, retirou-se antes que o projeto fosse totalmente formado ou pudesse ser executado. Não foi até um período considerável depois que mesmo os discípulos entenderam completamente que seu reino não era deste mundo.

Em uma montanha – Aquilo em que ele estava com seus discípulos antes de realizar esse milagre: ver João 6: 3 .

; São Mateus, Mateus 14:22 , Mateus 14:23 e Marcos, Marcos 6:45 , Marcos 6:46 , dizem que, antes disso, Jesus obrigou seus discípulos a embarcar no navio e seguir pela costa do mar em direção a Cafarnaum, ou Betsaida – veja aqui João 6:17 , e a nota em Marcos 6:45 ; (Nota); e que, depois que eles se foram, ele dispensou as multidões, tendo, sem dúvida, lhes dado conselhos quanto à natureza do caso requerido; após o que ele foi para a montanha para orar.

A sabedoria mundana teria dito: “Declare-se rei: ceda aos desejos do povo: esta será a maneira mais fácil de converter os judeus”. Não. Jesus deve morrer pelos pecados do mundo. – O coração de ninguém pode ser voltado para Deus por pompa ou esplendor externo – nenhuma mudança salvadora pode ser provocada por qualquer poder ou poder, mas pelo Espírito do Senhor dos Exércitos. Zacarias 4: 6 .

Comentário de Thomas Coke

João 6:15 . Quando Jesus, portanto, percebeu As pessoas assim alimentadas por milagres ficaram indizivelmente indiferentes; pois de fato foi maravilhoso ver a comida se estendendo entre as mãos deles. No auge de seu transporte, eles propuseram levar Jesus à força e torná-lo um rei, ou seja , forçá- lo a assumir o título de Messias sem mais demoras. Antigamente, era comum os grandes homens, que cortejavam o favor da população, dar festas públicas, nas quais convidavam todos os habitantes de uma cidade ou cidade. Le Clerc, portanto, imagina que a multidão tenha tomado o milagre dos pães por algo desse tipo; e que eles expressaram sua gratidão a Jesus, oferecendo-o para ajudá-lo no que eles supunham ser o seu propósito. É, no entanto, tão completo quanto provável, se não mais, que nisto eles cumpriram suas próprias inclinações, o que os levou a desejar a vinda do reino do Messias, onde todos esperavam gozar de grandes vantagens seculares; pois, para dizer a verdade, eles poderiam muito naturalmente imaginar que ele, que com cinco pães e dois peixes pudesse alimentar tantos milhares, estava em condições de apoiar os exércitos por um período de tempo que quisesse. Veja a nota em Mateus 14:22 . Em uma montanha deve ser transformada na montanha, mencionada acima, João 6: 3 . Antes de Jesus entrar nesta montanha, várias coisas aconteceram, que os outros evangelistas relataram e a que nos referimos.

Comentário de John Wesley

Quando Jesus, portanto, percebeu que eles viriam e o levariam à força, para torná-lo rei, ele partiu novamente sozinho para uma montanha.

Ele se retirou sozinho para a montanha – Tendo ordenado que seus discípulos atravessassem o lago.

Referências Cruzadas

Mateus 14:22 – Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão.

Marcos 6:46 – Tendo-a despedido, subiu a um monte para orar.

Marcos 11:9 – Os que iam adiante dele e os que o seguiam gritavam: “Hosana! ” “Bendito é o que vem em nome do Senhor! “

Lucas 19:38 – “Bendito é o rei que vem em nome do Senhor! ” “Paz no céu e glória nas alturas! “

João 2:24 – Mas Jesus não se confiava a eles, pois conhecia a todos.

João 5:41 – “Eu não aceito glória dos homens,

João 7:3 – os irmãos de Jesus lhe disseram: “Você deve sair daqui e ir para a Judéia, para que os seus discípulos possam ver as obras que você faz.

João 12:12 – No dia seguinte, a grande multidão que tinha vindo para a festa ouviu falar que Jesus estava chegando a Jerusalém.

João 18:36 – Disse Jesus: “O meu Reino não é deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir que os judeus me prendessem. Mas agora o meu Reino não é daqui”.

Hebreus 4:13 – Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *