Estudo de 1 Tessalonicenses 2:6 – Comentado e Explicado

Não buscamos glórias humanas, nem de vós nem de outros.
1 Tessalonicenses 2:6

Comentário de Albert Barnes

Nem dos homens procuramos nos gloriamos – Ou louvores. O amor dos aplausos não foi o que os influenciou; veja as notas em Colossenses 1:10 .

Nenhum de vocês, nem ainda outros – Em nenhum lugar esse foi nosso objetivo. O amor à fama não é o que nos influenciou. A idéia particular neste versículo parece ser que, embora tivessem vantagens incomuns, como apóstolos de Cristo, por estabelecer um domínio ou assegurar uma ascendência sobre os outros, eles ainda não se valeram disso. Como apóstolo de Cristo; como designado por ele para fundar igrejas; como dotado do poder de realizar milagres, Paulo tinha todas as vantagens em garantir autoridade sobre os outros e direcioná-la para fins de ambição ou ganho.

Quando poderíamos ter sido onerosos – Margem, “ou autoridade usada”. Alguns entendem isso como significando que eles poderiam ter exigido apoio em virtude de serem apóstolos; outros, como Calvino, e como está na margem, para que usassem a autoridade e os governassem totalmente dessa maneira, exigindo obediência não qualificada. O grego refere-se propriamente àquilo que é “pesado” – ?? ßa??? en barei- “pesado, pesado”. Qualquer coisa que oprima ou oprima – como um fardo, tristeza ou autoridade, encontraria o sentido do grego. Parece provável, a partir do contexto, que o apóstolo não se referiu à autoridade ou ao apoio exclusivo, mas pode ter incluído ambos. Nas circunstâncias deles, poderia ter sido um pouco pesado para alguns terem mantido ele e seus colegas de trabalho, embora como apóstolo ele pudesse ter exigido; compare 1 Coríntios 9: 8-15 . Em vez de ser opressivo a esse respeito, ele decidiu renunciar ao seu direito e manter-se por seu próprio trabalho. Como apóstolo, ele também pode ter exercido sua autoridade e utilizado seu grande ofício com o objetivo de se colocar à frente das igrejas e dar-lhes leis. Mas ele optou por não fazer nada que fosse um fardo: tratou-os com a gentileza com que uma enfermeira aprecia seus filhos ( 1 Tessalonicenses 2: 7 ), ou com um pai com seus filhos ( 1 Tessalonicenses 2:11 ). e empregava apenas as artes da persuasão; compare notas sobre 2 Coríntios 12: 13-16 .

Como apóstolos de Cristo – Embora o escritor use a palavra apóstolos aqui no número plural, não é certo que ele pretenda aplicá-la a Silas e Timóteo. Ele costuma usar o número plural, onde se refere apenas a si mesmo; e embora Silas e Timóteo se juntem a ele nesta Epístola 1 Tessalonicenses 1: 1 , é evidente que ele escreve a carta como se estivesse sozinho e que eles não faziam parte da composição ou das instruções. Timothy e Silas são associados a ele com o simples propósito de saudação ou lembrança gentil. Isso é assim, é aparente em 1 Tessalonicenses 3: 1-13 . Em 1 Tessalonicenses 3: 1 , Paulo também usa o termo plural. “Quando não podíamos mais tolerar, achamos bom ficar sozinho em Atenas; compare 1 Tessalonicenses 3: 5 . “Por essa causa, quando eu não podia mais tolerar, enviei para conhecer sua fé.” Silas e Timóteo não eram apóstolos no sentido estrito e apropriado, e não há evidências de que eles tivessem a “autoridade” que Paulo aqui diz que poderia ter sido exercida por um apóstolo de Cristo.

Comentário de E.W. Bullinger

Nem. Grego. oute .

procurado nós = procurando.

glória . Veja a pág. 1511

outros . App-124.

quando, etc. = embora capaz de ser.

oneroso . Literalmente em (grego. En) um fardo, isto é, para um fardo. Grego. baros. Veja Atos 15:28 . Compare 1 Tessalonicenses 2: 9 .

apóstolos . App-189.

Cristo . App-98.

Comentário de John Calvin

6 ] Quando poderíamos ter exercido autoridade . Alguns o interpretam – quando éramos onerosos , isto é, podem ter carregado você com despesas, mas a conexão exige que t ßa?? seja considerado autoridade . Pois Paulo diz que ele estava tão longe da pompa vaidosa, de se gabar e da arrogância, que até renunciou à sua justa reivindicação, no que diz respeito à manutenção da autoridade. Visto que ele era um apóstolo de Cristo, ele merecia ser recebido com um grau mais alto de respeito, mas se absteve de toda demonstração de dignidade (523), como se tivesse sido algum ministro da categoria comum. A partir disso, parece quão distante ele estava da arrogância. (524)

Comentário de Adam Clarke

Nem os homens procuraram a glória – Como não pregamos para fins mundanos, também não pregamos por aplausos populares; tínhamos o que buscávamos – a aprovação de Deus e o testemunho de uma boa consciência.

Quando podíamos ser onerosos – Eles tinham direito a sua manutenção enquanto se dedicavam inteiramente à obra do Evangelho em prol da alma das pessoas. Outros entendem as palavras e? ßa?e? e??a? , como sendo honrosas; não buscávamos glória em você nem em outros, embora fôssemos honrados como apóstolos de Cristo. ???? cabod , em hebraico, ao qual o grego ßa??? responde, significa não apenas peso, mas glória; e em ambos os sentidos o apóstolo a usa, 2 Coríntios 4:17 .

Comentário de Thomas Coke

1 Tessalonicenses 2: 6 . Quando poderíamos ser onerosos, O apóstolo refere-se particularmente ao direito que ele tinha de ser mantido a seu cargo. Ver 1 Tessalonicenses 2: 9 . 2 Coríntios 11: 9 . 1 Timóteo 5:18 e 1 Coríntios 9. Vitringa, no entanto, a representaria, quando poderíamos ter assumido muita [ autoridade ] sobre nós.

Comentário de John Wesley

Nem os homens procuraram a glória, nem vocês, nem ainda os outros, quando poderíamos ter sido pesados, como apóstolos de Cristo.

Nem dos outros – Quem nos teria honrado mais, se fôssemos pesados ??- Ou seja, assumido o estado de nós mesmos.

Referências Cruzadas

Ester 1:4 – Durante cento e oitenta dias ele mostrou a enorme riqueza de seu reino e o esplendor e a glória de sua majestade.

Ester 5:11 – Hamã vangloriou-se de sua grande riqueza, de seus muitos filhos e de como o rei o havia honrado e promovido acima de todos os outros nobres e oficiais.

Provérbios 25:27 – Comer mel demais não é bom, nem é honroso buscar a própria honra.

Daniel 4:30 – disse: “Acaso não é esta a grande Babilônia que eu construí como capital do meu reino, com o meu enorme poder e para a glória da minha majestade? “

João 5:41 – “Eu não aceito glória dos homens,

João 5:44 – Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único?

João 7:18 – Aquele que fala por si mesmo busca a sua própria glória, mas aquele que busca a glória de quem o enviou, este é verdadeiro; não há nada de falso a seu respeito.

João 12:43 – pois preferiam a aprovação dos homens do que a aprovação de Deus.

1 Coríntios 9:1 – Não sou livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor? Não são vocês resultado do meu trabalho no Senhor?

1 Coríntios 9:4 – Não temos nós o direito de comer e beber?

1 Coríntios 9:4 – Não temos nós o direito de comer e beber?

1 Coríntios 9:6 – Ou será que apenas eu e Barnabé não temos o direito de deixar de trabalhar para termos sustento?

1 Coríntios 9:12 – Se outros têm direito de ser sustentados por vocês, não o temos nós ainda mais? Mas nós nunca usamos desse direito. Pelo contrário, suportamos tudo para não colocar obstáculo algum ao evangelho de Cristo.

1 Coríntios 11:9 – além disso, o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

1 Coríntios 12:13 – Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.

2 Coríntios 10:1 – Eu, Paulo, pela mansidão e pela bondade de Cristo, apelo para vocês; eu, que sou “humilde” quando estou face a face com vocês, mas “audaz” quando ausente!

2 Coríntios 10:10 – Pois alguns dizem: “As cartas dele são duras e fortes, mas ele pessoalmente não impressiona, e a sua palavra é desprezível”.

2 Coríntios 13:10 – Por isso escrevo estas coisas estando ausente, para que, quando eu for, não precise ser rigoroso no uso da autoridade que o Senhor me deu para edificá-los, e não para destruí-los.

Gálatas 1:10 – Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.

Gálatas 5:26 – Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.

Gálatas 6:13 – Nem mesmo os que são circuncidados cumprem a lei; querem, no entanto, que vocês sejam circuncidados a fim de se gloriarem no corpo de vocês.

1 Tessalonicenses 2:9 – Irmãos, certamente vocês se lembram do nosso trabalho esgotante e da nossa fadiga; trabalhamos noite e dia para não sermos pesados a ninguém, enquanto lhes pregávamos o evangelho de Deus.

1 Tessalonicenses 3:8 – pois agora vivemos, visto que vocês estão firmes no Senhor.

1 Timóteo 5:17 – Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino,

Filemom 1:8 – Por isso, mesmo tendo em Cristo plena liberdade para mandar que você cumpra o seu dever,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *