Estudo de Gálatas 1:10 – Comentado e Explicado

É, porventura, o favor dos homens que eu procuro, ou o de Deus? Por acaso tenho interesse em agradar aos homens? Se quisesse ainda agradar aos homens, não seria servo de Cristo.
Gálatas 1:10

Comentário de Albert Barnes

Pois agora eu persuadir os homens, ou Deus? A palavra “agora” ( ??t? arti) é usada aqui, evidentemente, para expressar um contraste entre seu presente e seu antigo propósito de vida. Antes de sua conversão ao cristianismo, ele admite implicitamente, que era seu objetivo conciliar o favor das pessoas; que ele derivou sua autoridade deles Atos 9: 1-2 ; que ele se esforçou para agir de modo a agradá-los e obter sua boa estima. Mas “agora”, diz ele, este não era o seu objetivo. Ele tinha um objetivo maior. Era para agradar a Deus e conciliar Seu favor. O objetivo deste versículo é obscuro; mas parece-me estar conectado com o que se segue, e ter como objetivo introduzir isso, mostrando que ele não havia recebido sua comissão de seres humanos, mas havia recebido de Deus. talvez possa haver uma alusão a uma alegação implícita em relação a ele. Pode ter sido alegado (veja as notas nos versículos anteriores) que até ele havia mudado de idéia e agora era ele próprio um observador das leis de Moisés. A isso, talvez, ele responda, com essa pergunta, que tal conduta não teria sido inconsistente em sua opinião, quando era seu principal objetivo agradar as pessoas e quando ele derivou sua comissão delas; mas que agora ele tinha um objetivo maior.

Seu propósito era agradar a Deus; e ele não estava procurando, de forma alguma, gratificar as pessoas. A palavra que é traduzida aqui “persuadir” ( pe??? peitho) foi interpretada de várias formas. Tyndale afirma: “busca agora o favor dos homens ou de Deus?” Doddridge: “Agora solicito o favor dos homens ou de Deus?” Essa também é a interpretação de Grotius, Hammond, Elsner, Koppe, Rosenmuller, Bloomfield, etc. e é sem dúvida a verdadeira explicação. A palavra significa apropriadamente “persuadir” ou “convencer”; Atos 18: 4 ; Atos 28:23 ; 2 Coríntios 5:11 . Mas também significa trazer sentimentos gentis, conciliar, pacificar, acalmar-se. Septuaginta, 1 Samuel 24: 8 ; Atos 12:20 ; 1 João 3:19 . Pela pergunta aqui, Paulo quer dizer que seu grande objetivo agora era “agradar a Deus”. Ele desejou o favor de Deus ao invés do favor do homem. Ele agiu com referência à Sua vontade. Ele derivou sua autoridade de Deus, e não do Sinédrio ou de qualquer conselho terrestre. E o objetivo de tudo isso é dizer que ele não recebeu sua comissão de pregar do homem, mas a recebeu diretamente de Deus.

Ou procuro agradar aos homens? Não é meu objetivo ou propósito agradar as pessoas e conciliar seu favor; compare 1 Tessalonicenses 2: 4 .

Pois se eu ainda agradava aos homens – se fiz meu objetivo de agradar as pessoas: se esse era o princípio regulador da minha conduta. A palavra “ainda” aqui ( ?t? eti) faz referência ao seu objetivo anterior. Isso implica que esse já foi seu objetivo. Mas ele diz que se tivesse perseguido esse propósito para agradar as pessoas; se esse continuasse sendo o objetivo de sua vida, ele não teria “agora sido um servo de Cristo. Ele fora obrigado a abandonar esse propósito, a fim de ser um servo de Cristo; e o sentimento é que, para que um homem se torne cristão, é necessário que ele abandone o propósito de agradar as pessoas como regra de sua vida. Também pode estar implícito que, se, de fato, um homem tem como objetivo agradar as pessoas, ou se esse é o propósito para o qual ele vive e age, e se ele molda sua conduta com referência a isso, ele não pode ser cristão ou cristão. servo de Cristo. Um cristão deve agir por motivos mais elevados do que esses, e aquele que visa supremamente a favor de seus semelhantes tem evidências completas de que ele não é cristão. Um amigo de Cristo deve cumprir seu dever e regular sua conduta pela vontade de Deus, quer as pessoas gostem ou não.

E pode estar ainda implícito que a vida e a conduta de um cristão sincero não agradarão as pessoas. Não é o que eles amam. Uma vida santa, humilde e espiritual que eles não amam. É verdade, de fato, que suas consciências lhes dizem que tal vida é certa; que eles são freqüentemente constrangidos a falar bem da vida dos cristãos e elogiá-la; é verdade que eles são constrangidos a respeitar uma pessoa que é um cristão sincero e que freqüentemente confiam nela; e é verdade também que eles freqüentemente falam com respeito quando estão mortos; mas a vida de um cristão humilde, dedicado e zeloso que eles não amam. É contrário às suas visões de vida. E especialmente se um cristão vive e age como reprová-los, seja por suas palavras ou por sua vida; ou se um cristão torna sua religião tão proeminente que interfere em suas atividades ou prazeres, eles não a amam. Segue-se disso:

(1) Que um cristão não deve esperar agradar as pessoas. Ele não deve se decepcionar, portanto, se não o fizer. Seu mestre não agradou o mundo; e é suficiente para o discípulo que ele seja como seu mestre.

(2) qualquer cristão que professa Cristo, e especialmente um ministro, deve se alarmar quando o mundo o elogia e acaricia. Ele deveria temer:

(a) Que ele não está vivendo como deveria, e que os pecadores o amam porque ele é muito parecido com eles e os mantém em face; ou,

(b) Que eles pretendem fazê-lo trair sua religião e tornar-se conforme a eles.

É um grande ponto ganho para o mundo frívolo, quando pode, por suas carícias e atenções, fazer com que um cristão renuncie a uma reunião de oração para uma festa ou renuncie à sua profunda espiritualidade para se engajar em algum projeto político. “Ai de vós”, disse o Redentor, “quando todos os homens falarem bem de você”, 1 Timóteo 3: 7 ; nem se segue logicamente que um cristão consistente nem sempre comande o respeito do mundo. Em tempos de provação, o mundo depositará confiança nos cristãos; quando qualquer trabalho de benevolência for feito, o mundo instintivamente olhará para os cristãos; e, não obstante, os pecadores não amarão a religião, mas secretamente se sentirão seguros de que alguns dos mais brilhantes ornamentos da sociedade são cristãos e que reivindicam a confiança e a estima de seus semelhantes.

O servo de Cristo – um cristão.

Comentário de E.W. Bullinger

eu, etc. = estou convencendo. Grego., Peitho . App-150.

eu procuro = estou procurando.

satisfeito = foram agradáveis.

servo . Grego. doulos. App-190.

Comentário de John Calvin

Tendo exaltado com tanta confiança sua própria pregação, ele agora mostra que isso não era uma jactância ociosa ou vazia. Ele apóia sua afirmação por dois argumentos. A primeira é que ele não foi motivado por ambição, lisonja ou paixão semelhante a se acomodar às opiniões dos homens. O segundo argumento, e muito mais forte, é que ele não era o autor do evangelho, mas entregou fielmente o que havia recebido de Deus.

10. Pois agora persuadi segundo os homens ou segundo Deus? A ambiguidade da construção grega nesta passagem deu origem a uma variedade de exposições. Alguns dizem: agora eu persuadir os homens ou Deus? (25) Outros interpretam as palavras “Deus” e “homens”, como significando preocupações divinas e humanas. Esse sentido concordaria muito bem com o contexto, se não fosse um desvio muito amplo das palavras. A visão que eu preferi é mais natural; pois nada é mais comum entre os gregos do que deixar a preposição ?at?, segundo , para ser entendida.

Paulo está falando, não sobre o assunto de sua pregação, mas sobre o propósito de sua própria mente, que não podia se referir tão adequadamente aos homens quanto a Deus. A disposição do orador, que deve ser de propriedade, pode ter alguma influência em sua doutrina. Como a corrupção da doutrina brota de ambição, avareza ou qualquer outra paixão pecaminosa, a verdade é mantida em sua pureza por uma consciência correta. E assim ele sustenta que sua doutrina é sólida, porque não é modificada para gratificar os homens.

Ou procuro agradar aos homens? Esta segunda cláusula não difere muito, e ainda assim difere um pouco da anterior; pois o desejo de obter favor é um motivo para falar “segundo os homens”. Quando reina em nossos corações tanta ambição, que desejamos regular nosso discurso de modo a obter o favor dos homens, nossas instruções não podem ser sinceras. Paulo declara, portanto, que ele não é de forma alguma responsável por esse vício; e, quanto mais ousadamente repelir a insinuação caluniosa, ele emprega a forma interrogativa do discurso; pois os interrogatórios têm maior peso, quando nossos oponentes têm a oportunidade de responder, se têm algo a dizer. Isso expressa a grande ousadia que Paulo derivou do testemunho de uma boa consciência; pois sabia que havia cumprido seu dever de maneira a não ser suscetível de qualquer censura desse tipo. ( Atos 23: 1 ; 2 Coríntios 1:12 .)

Se eu ainda agradava aos homens Esse é um sentimento notável; que pessoas ambiciosas, ou seja, aqueles que caçam os aplausos dos homens, não podem servir a Cristo. Ele declara por si mesmo que renunciou livremente à avaliação dos homens, a fim de dedicar-se inteiramente ao serviço de Cristo; e, nesse sentido, ele contrasta sua posição atual com a que ocupava em um período anterior da vida. Ele fora considerado com a mais alta estima, recebia aplausos a cada trimestre; e, portanto, se ele tivesse escolhido agradar aos homens, não teria achado necessário mudar sua condição. Mas podemos extrair dela a doutrina geral que afirmei, de que aqueles que decidem servir fielmente a Cristo devem ter ousadia para desprezar o favor dos homens.

A palavra homens é aqui empregada em um sentido limitado; pois os ministros de Cristo não devem trabalhar com o propósito expresso de desagradar aos homens. Mas existem várias classes de homens. Aqueles a quem Cristo “é precioso” ( 1 Pedro 2: 7 ) são homens a quem devemos procurar agradar em Cristo; enquanto aqueles que escolhem que a verdadeira doutrina deve dar lugar a suas próprias paixões, são homens a quem não devemos prestar atenção. E piedosos, pastores retos, sempre acharão necessário enfrentar as ofensas daqueles que escolherem que, em todos os aspectos, seus próprios desejos serão satisfeitos; pois a Igreja sempre conterá hipócritas e homens maus, pelos quais suas próprias concupiscências serão preferidas à palavra de Deus. E mesmo os homens bons, por ignorância ou por preconceito fraco, às vezes são tentados pelo diabo a ficar descontentes com as fiéis advertências de seu pastor. Nosso dever, portanto, não é alarmar-se a nenhum tipo de ofensa, desde que, ao mesmo tempo, não excitemos nas mentes fracas um preconceito contra o próprio Cristo.

Muitos interpretam essa passagem de uma maneira diferente, como implicando uma admissão para o seguinte efeito: “Se eu agradava aos homens, não deveria ser servo de Cristo . Eu sou o dono, mas quem deve apresentar tal acusação contra mim? Quem não vê que eu não cortejo o favor dos homens? Mas eu prefiro a visão anterior, de que Paulo está relatando o quanto uma estimativa da quantidade de homens que ele havia renunciado, a fim de se dedicar ao serviço de Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Agora eu persuadir os homens, ou Deus? As palavras pe??e?? t?? Te?? podem ser apresentadas a tribunal ou solicitar o favor de Deus, como a cláusula posterior prova o suficiente. Essa aceitação de pe??e?? é muito comum em autores gregos. Enquanto o apóstolo era um perseguidor dos cristãos, ele era um servo de homens e agradou homens. Quando ele adotou a doutrina cristã, tornou-se servo de Deus e agradou-O. Ele, portanto, sugere que ele era uma pessoa amplamente diferente agora do que ele era enquanto judeu.

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 1:10 . Agora eu persuadir os homens, cortejo o favor dos homens; – ou, agrado-me mais aos homens do que a Deus? As palavras agora e ainda não podem ser entendidas sem uma referência a algo na vida passada de São Paulo. O que era isso que ele tinha particularmente em mente, podemos ver pelo relato que ele dá de si mesmo no que se segue imediatamente; ou seja, que antes de sua conversão ele era empregado pelos homens em seus desígnios, e fazia questão de agradá-los, como pode ser visto em Atos 9: 1-2 . Mas quando DEUS o chamou, ele recebeu sua comissão e instruções somente dele, e imediatamente entrou em seu escritório, sem consultar ninguém; pregando aquilo e somente aquilo que ele havia recebido de Cristo; de modo que seria loucura sem sentido nele, e não menos do que abandonar seu Mestre Jesus Cristo, se ele deveria agora, como foi relatado, misturar qualquer coisa do homem com a pura doutrina do Evangelho (que ele recebeu imediatamente por revelação de Jesus Cristo), para agradar aos judeus, depois que ele há tanto tempo pregava apenas isso; e, para evitar toda aparência ou pretensão do contrário, havia evitado com tanto cuidado toda a comunicação com as igrejas da Judéia; e até pouco tempo depois de sua conversão, e depois com moderação, conversou com alguns, e com poucos, dos próprios apóstolos, um dos quais ele reprovou abertamente por judaizar. Esta é uma afirmação clara da divindade da doutrina que ele pregou. A palavra ?e???, persuadir traduzido , às vezes é usado para fazer pedidos a qualquer um para obter sua boa vontade ou amizade. Portanto, Atos 12:20 as palavras pe?sa?te? ??ast??, são traduzidos, tendo feito Blastus seu amigo. Ver 1 Tessalonicenses 2: 4 .

Comentário de Scofield

Por enquanto faça

A demonstração é a seguinte:

(1) Os Gálatas conhecem Paulo, que ele não busca a popularidade Gálatas 1:10 .

(2) Ele coloca seu caráter conhecido de volta na afirmação de que seu evangelho da graça era uma revelação de Deus ( Gálatas 1:11 ; Gálatas 1:12 ).

(3) Quanto aos judaizantes, Paulo havia sido um dos principais judeus, e havia abandonado o judaísmo por algo melhor ( Gálatas 1:13 ; Gálatas 1:14 ).

(4) Ele havia pregado a graça anos antes de ver qualquer outro apóstolo ( Gálatas 1: 15-24 ).

(5) Quando ele encontrou os outros apóstolos, eles não tinham nada a acrescentar às suas revelações Gálatas 2: 1-6 .

(6) Os outros apóstolos reconheceram plenamente o apostolado de Paulo. Gálatas 2: 7-10 .

(7) Se os legalizadores alegaram a autoridade de Pedro, a resposta foi que ele próprio não reivindicou nenhum quando foi repreendido ( Gálatas 2: 11-14 ).

Comentário de John Wesley

Pois agora eu persuadir os homens, ou Deus? ou procuro agradar aos homens? pois, se ainda agradava aos homens, não seria servo de Cristo.

Para – Ele acrescenta a razão pela qual ele fala com tanta confiança.

Agora satisfazi os homens – é isso que pretendo pregar ou escrever? Se eu ainda – Desde que eu era apóstolo.

Homens satisfeitos – Estudaram para agradá-los; se esse era meu motivo de ação; mais, se eu realmente agradasse os homens que não conhecem a Deus.

Eu não deveria ser o servo de Cristo – ouça isso, todos vocês que esperam em vão manter-se a favor de Deus e do mundo!

Referências Cruzadas

1 Samuel 21:7 – Aconteceu que um dos servos de Saul estava ali naquele dia, cumprindo seus deveres diante do Senhor; era o edomita Doegue, chefe dos pastores de Saul.

Mateus 22:16 – Enviaram-lhe seus discípulos juntamente com os herodianos que lhe disseram: “Mestre, sabemos que és íntegro e que ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. Tu não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens.

Mateus 28:14 – Se isso chegar aos ouvidos do governador, nós lhe daremos explicações e livraremos vocês de qualquer problema”.

Atos dos Apóstolos 4:19 – Mas Pedro e João responderam: “Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e não a Deus.

Atos dos Apóstolos 5:29 – Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!

Atos dos Apóstolos 12:20 – Ele estava cheio de ira contra o povo de Tiro e Sidom; contudo, eles haviam se reunido e procuravam ter uma audiência com ele. Tendo conseguido o apoio de Blasto, homem de confiança do rei, pediram paz, porque dependiam das terras do rei para obter alimento.

Romanos 1:1 – Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

Romanos 2:8 – Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça.

Romanos 15:1 – Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.

1 Coríntios 10:33 – Também eu procuro agradar a todos de todas as formas. Porque não estou procurando o meu próprio bem, mas o bem de muitos, para que sejam salvos.

2 Coríntios 5:9 – Por isso, temos o propósito de lhe agradar, quer estejamos no corpo, quer o deixemos.

2 Coríntios 12:19 – Vocês pensam que durante todo este tempo estamos nos defendendo perante vocês? Falamos diante de Deus como alguém que está em Cristo; e tudo o que fazemos, amados irmãos, é para fortalecê-los.

Efésios 6:6 – Obedeçam-lhes não apenas para agradá-los quando eles os observam, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus.

Colossenses 3:22 – Escravos, obedeçam em tudo a seus senhores terrenos, não somente para agradar os homens quando eles estão observando, mas com sinceridade de coração, pelo fato de vocês temerem ao Senhor.

1 Tessalonicenses 2:4 – pelo contrário, como homens aprovados por Deus, a ponto de nos ter sido confiado por ele o evangelho, não falamos para agradar a pessoas, mas a Deus, que prova os nossos corações.

Tiago 4:4 – Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.

1 João 3:9 – Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *