Estudo de Efésios 6:6 – Comentado e Explicado

não por mera ostentação, só para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, que fazem de bom grado a vontade de Deus.
Efésios 6:6

Comentário de Albert Barnes


Nem com o serviço oftalmológico – isto é, não com o serviço prestado apenas sob os olhos do mestre, ou quando o olho dele está fixo em você. O apóstolo aqui se referiu a um dos males da servidão involuntária, como existe em toda parte. É que o escravo normalmente obedece apenas quando o olho do mestre está sobre ele. O homem livre que concorda em trabalhar por salários estipulados pode ser confiável quando o mestre está fora de vista; mas não o escravo. Daí a necessidade de haver escravos de “motoristas” que os atenderão e quem os obrigará a trabalhar. É impossível evitar esse mal, exceto onde a verdadeira religião prevalece – e a ampla prevalência da verdadeira religião colocaria o escravo em liberdade. No entanto, enquanto a relação existir, o apóstolo determinaria ao servo o dever de realizar sua obra com consciência, prestando serviço ao Senhor. Além disso, essa direção é de grande importância para todos os que estão empregados a serviço dos outros. Eles são obrigados a cumprir seu dever com tanta fidelidade como se os olhos do empregador estivessem sempre sobre eles, lembrando que, embora os olhos do homem possam ser desviados, o de Deus nunca o é.

Como agradadores de homens – Como se fosse o principal objetivo de agradar as pessoas. O objetivo deve ser antes agradar e honrar a Deus.

Mas como servos de Cristo – veja as notas em 1 Coríntios 7:22 .

Fazendo a vontade de Deus a partir do coração – Ou seja, Deus exige indústria, fidelidade, consciência, submissão e obediência nesse nível de vida. Prestamos um serviço aceitável a Deus quando, em relação à sua vontade, realizamos os serviços que nos são exigidos na situação da vida em que podemos ser colocados, por mais humildes que sejam.

Comentário de E.W. Bullinger

com = de acordo com. App-104.

serviço de vista . Somente aqui e. Colossenses 3:22 .

menpleasers . Somente aqui e Colossenses 3:22 .

o . Omitir.

vontade . App-102.

Deus App-98.

de . App-104.

coração = alma. App-110. Efésios 6: 2 .

Comentário de Adam Clarke

Não com o serviço dos olhos – Não apenas na presença deles, quando os olhos estão sobre você, como fazem os servos infiéis e hipócritas, sem consultar a consciência em qualquer parte do trabalho deles.

Fazendo a vontade de Deus – Vendo que você está em estado de servidão, é a vontade de Deus que você aja conscientemente.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 6: 6 . Não com o serviço dos olhos, “Não como cuidar de seus negócios apenas enquanto os olhos de seu mestre estiverem sobre eles”. Grotius nota a grande elegância das palavras compostas usadas aqui no original; que nossos tradutores tentaram imitar. Mas, como o grego é mais abundante em palavras compostas do que em qualquer outra língua, São Paulo os introduziu freqüentemente em seus escritos.

Comentário de John Wesley

Não com o serviço dos olhos, como agradadores de homens; mas como servos de Cristo, fazendo a vontade de Deus do coração;

Não com o serviço oftalmológico – servindo-os melhor quando estão sob os olhos do que em outros momentos.

Mas fazer a vontade de Deus a partir do coração – Faça o que você fizer, como a vontade de Deus e com sua força.

Referências Cruzadas

Jeremias 3:10 – Apesar de tudo isso, sua irmã Judá, a traidora, não voltou para mim todo o coração, mas sim com fingimento”, declara o Senhor.

Jeremias 24:7 – Eu lhes darei coração capaz de conhecer-me e de saber que eu sou o Senhor. Serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, pois eles se voltarão para mim de todo o coração.

Mateus 7:21 – “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

Mateus 12:50 – Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Romanos 6:17 – Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.

Efésios 5:17 – Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.

Filipenses 2:12 – Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor,

Colossenses 1:9 – Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.

Colossenses 3:22 – Escravos, obedeçam em tudo a seus senhores terrenos, não somente para agradar os homens quando eles estão observando, mas com sinceridade de coração, pelo fato de vocês temerem ao Senhor.

Colossenses 3:23 – Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,

Colossenses 4:12 – Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.

1 Tessalonicenses 2:4 – pelo contrário, como homens aprovados por Deus, a ponto de nos ter sido confiado por ele o evangelho, não falamos para agradar a pessoas, mas a Deus, que prova os nossos corações.

1 Tessalonicenses 4:3 – A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.

Hebreus 10:36 – Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;

Hebreus 13:21 – os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele, e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.

1 Pedro 2:15 – Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos.

1 Pedro 4:2 – para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.

1 João 2:17 – O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *