Estudo de 1 João 2:17 – Comentado e Explicado

O mundo passa com as suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente.
1 João 2:17

Comentário de Albert Barnes

E o mundo passa – Tudo constituindo adequadamente este mundo onde a religião é excluída. A referência aqui não parece ser tanto para o mundo material, mas para as cenas de espetáculo e vaidade que compõem o mundo. Essas coisas estão passando como as cenas de mudança do palco. Veja as notas em 1 Coríntios 7:31 .

E a luxúria disso – Tudo o que há aqui é tanto o objeto do desejo. Essas coisas são como um concurso, que apenas diverte os olhos por um momento e depois desaparece para sempre.

Mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre – Isso não pode significar que ele nunca morrerá; mas significa que ele construiu sua felicidade em uma base segura e que nunca pode passar. Compare as anotações em vontade . App-102.

para sempre . App-151. uma.

Comentário de John Calvin

17 E o mundo passa Como não há nada no mundo, a não ser o que está desaparecendo, e por um momento, ele conclui que os que dele buscam sua felicidade fazem uma provisão miserável e miserável para si mesmos, especialmente quando Deus chama-nos para a glória inefável da vida eterna; como se tivesse dito: “A verdadeira felicidade que Deus oferece aos seus filhos é eterna; é uma vergonha para nós estarmos entrelaçados com o mundo, que com todos os seus benefícios desaparecerá em breve. ” Tomo luxúria aqui metonimicamente, como significando o que é desejado ou cobiçado, ou o que cativa os desejos dos homens. O significado é que o que é mais precioso do mundo e considerado especialmente desejável não passa de um fantasma sombrio.

Ao dizer que aqueles que fazem a vontade de Deus permanecerão para sempre , ou perpetuamente , ele quer dizer que aqueles que buscam a Deus serão eternamente abençoados. Alguém poderia objetar e dizer que ninguém faz o que Deus ordena, a resposta óbvia é que o que se fala aqui não é o perfeito cumprimento da lei, mas a obediência da fé, que por mais imperfeita que seja, ainda é aprovado por Deus. A vontade de Deus é primeiramente conhecida por nós na lei; mas como ninguém satisfaz a lei, nenhuma felicidade pode ser esperada dela. Mas Cristo vem ao encontro do desespero com nova ajuda, que não apenas nos regenera pelo seu Espírito para que possamos obedecer a Deus, mas também faz que nosso esforço, como é o caso, obtenha o louvor da perfeita justiça.

Comentário de Adam Clarke

O mundo passa – todas essas coisas estão continuamente desaparecendo e perecendo; e o próprio estado em que estão possuídos está mudando perpetuamente, e a terra e suas obras serão queimadas em breve.

E a luxúria dele – Os homens deste mundo, suas buscas vãs e prazeres ilusórios, estão passando em suas sucessivas gerações, e sua própria memória perece; mas aquele que faz a vontade de Deus – que busca o prazer, o lucro e a honra que vem do alto, permanecerá para sempre, sempre feliz no tempo e na eternidade, porque Deus, a fonte imutável de felicidade, é a sua porção.

Comentário de Thomas Coke

1 João 2:17 . E o mundo passa, etc. – A curta continuidade desta vida é aqui alegada como outra razão contra a mente mundana. Veja Salmos 37:36 . 2 Pedro 3: 7 . Neste e nos dois versículos anteriores, há uma antítese, que ajuda a fixar o sentido: este mundo se opõe ao estado futuro; o amor desordenado do mundo, a fazer a vontade de Deus. As fontes de ação em homens bons e maus também são colocadas em oposição; um é de Deus, o outro é do mundo; e, finalmente, somos apresentados a seus diferentes fins. Este mundo, e seus prazeres, juntamente com seus desejos, logo desaparecem; os prazeres dos santos e fiéis durarão para sempre. O homem bom e o mau devem pagar a grande dívida da natureza; mas aquele que agora perseverantemente faz a vontade de Deus deve ser elevado a uma imortalidade gloriosa e depois permanecer naquele estado feliz para sempre.

Comentário de John Wesley

E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre.

O mundo passa, e o desejo dele – Ou seja, tudo o que pode satisfazer esses desejos passa com ele.

Mas quem faz a vontade de Deus – que ama a Deus, não ao mundo.

Permanece – no gozo do que ele ama, para sempre.

Referências Cruzadas

Salmos 39:6 – Sim, cada um vai e volta como a sombra. Em vão se agita, amontoando riqueza sem saber quem ficará com ela.

Salmos 73:18 – Certamente os pões em terreno escorregadio e os fazes cair na ruína.

Salmos 90:9 – Todos os nossos dias passam debaixo do teu furor; vão-se como um murmúrio.

Salmos 102:26 – Eles perecerão, mas tu permanecerás; envelhecerão como vestimentas. Como roupas tu os trocarás e serão jogados fora.

Salmos 125:1 – Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre.

Salmos 143:10 – Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano.

Provérbios 10:25 – Passada a tempestade, o ímpio já não existe, mas o justo permanece firme para sempre.

Isaías 40:6 – Uma voz ordena: “Clame”. E eu pergunto: “O que clamarei? ” “Que toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória como as flores do campo.

Mateus 7:21 – “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

Mateus 21:31 – “Qual dos dois fez a vontade do pai? ” “O primeiro”, responderam eles. Jesus lhes disse: “Digo-lhes a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus.

Mateus 24:35 – O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”.

Marcos 3:35 – Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

João 4:14 – mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

João 6:58 – Este é o pão que desceu do céu. Os antepassados de vocês comeram o maná e morreram, mas aquele que se alimenta deste pão viverá para sempre”.

João 7:17 – Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo.

João 10:28 – Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

Romanos 12:2 – Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

1 Coríntios 7:31 – os que usam as coisas do mundo, como se não as usassem; porque a forma presente deste mundo está passando.

Colossenses 1:9 – Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.

Colossenses 4:12 – Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.

1 Tessalonicenses 4:3 – A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.

1 Tessalonicenses 5:18 – Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

Hebreus 10:36 – Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;

Tiago 1:10 – E o rico deve orgulhar-se se passar a viver em condição humilde, porque passará como a flor do campo.

Tiago 4:14 – Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.

1 Pedro 1:5 – que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.

1 Pedro 1:24 – Pois, “toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor,

1 Pedro 1:25 – mas a palavra do Senhor permanece para sempre”. Essa é a palavra que lhes foi anunciada.

1 Pedro 4:2 – para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *