Estudo de Tiago 1:10 – Comentado e Explicado

os ricos, pelo contrário, de sua humilhação, porque passarão como a flor dos campos.
Tiago 1:10

Comentário de Albert Barnes

Mas o rico, na medida em que ele é humilhado – Isto é, porque sua propriedade é retirada e ele é feito pobre. Essa transição é frequentemente a fonte da mais profunda tristeza; mas o apóstolo diz que, mesmo nisso, um cristão pode encontrar ocasião para ações de graça. As razões para regozijar-se dessa maneira, que o apóstolo parece ter em vista, foram as seguintes:

(1) porque forneceu um teste da realidade da religião, mostrando que é adaptado para sustentar a alma nesta grande provação; que não pode apenas suportar a prosperidade, mas que pode suportar a rápida transição desse estado para um estado de pobreza; e,

(2) porque forneceria à mente uma ilustração impressionante e salutar do fato de que toda a glória terrena está prestes a desaparecer.

Posso observar aqui que a transição da riqueza para a pobreza é muitas vezes suportada pelos cristãos com a manifestação de um espírito muito amável e com toda a liberdade de murmurar e reclamar. De fato, há mais cristãos que poderiam suportar com segurança uma transição da riqueza para a pobreza, da prosperidade para a adversidade, do que aqueles que poderiam suportar uma transição repentina da pobreza para a riqueza. Algumas das mais belas exibições de piedade que eu já testemunhei estiveram em tais transições; nem vi ocasião em nenhum lugar para amar a religião mais do que na facilidade, graça e alegria, com as quais ela permitiu que aqueles que estavam acostumados a caminhadas mais elevadas, descessem para o lote relativamente humilde onde Deus os coloca. Nova graça é concedida para essa nova forma de julgamento, e novos traços de caráter cristão são desenvolvidos nessas transições rápidas, à medida que algumas das mais belas exposições das leis da matéria são trazidas nas transições rápidas no laboratório do químico.

Porque, como a flor da grama, ele falecerá – isto é, já que é fato que ele assim falecerá, ele deve se alegrar por ter sido lembrado disso. Portanto, ele deve considerar um favor que esta lição seja trazida de forma impressionante à sua mente. Aprender isso efetivamente, embora pela perda de propriedade, seja mais valioso para ele do que toda a sua riqueza seria se ele a esquecesse. A comparação do esplendor mundano com a flor murcha do campo é comum nas Escrituras. É provável que Tiago estivesse de olho na passagem de Isaías 40: 6-8 . Veja as notas nessa passagem. Compare as notas em 1 Pedro 1: 24-25 . Veja também Salmo 103: 15 ; Mateus 6: 28-30 .

Comentário de E.W. Bullinger

que ele é humilhado = sua humildade (grego. tapeinose. Veja Atos 8:33 ).

flor Grego. anthos. Só aqui; Tiago 1:11 . 1 Pedro 1:24 .

Comentário de John Calvin

10 Mas o rico, na medida em que é humilhado , ou na sua morosidade . Ele mencionou o particular para o general; pois essa advertência pertence a todos aqueles que se destacam em honra; ou com dignidade, ou em qualquer outra coisa externa. Ele os ordena a se gloriarem em sua pequenez ou pequenez, a fim de reprimir a arrogância daqueles que geralmente são inflados pela prosperidade. Mas ele chama isso de baixa , porque o reino manifestado de Deus deve nos levar a desprezar o mundo, pois sabemos que todas as coisas que anteriormente admirávamos muito eram nada ou muito pequenas. Pois Cristo, que não é professor, exceto os bebês, verifica por sua doutrina toda a arrogância da carne. Para que, então, a vã alegria do mundo cativar os ricos, eles devem se habituar à glória no abandono de sua excelência carnal. (103)

Como a flor da grama . Se alguém dissesse que Tiago faz alusão às palavras de Isaías, eu não objetaria muito; mas não posso permitir que ele cite o testemunho do Profeta, que fala não apenas das coisas desta vida e do caráter enfraquecido do mundo, mas de todo o homem, corpo e alma; [ Isaías 40: 6 ;] mas aqui o que se fala é a pompa da riqueza ou da riqueza. E o significado é que a glória em riquezas é tola e absurda, porque elas desaparecem em um momento. Os filósofos ensinam a mesma coisa; mas o cântico é cantado aos surdos, até que os ouvidos sejam abertos pelo Senhor para ouvir a verdade sobre a eternidade do reino celestial. Por isso, ele menciona irmão ; insinuando que não há lugar para essa verdade, até que sejamos admitidos na ordem dos filhos de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Mas o rico, na medida em que ele é humilhado ?? t? tape???se? · Em sua humilhação – ao ser levado ao pé da cruz para receber, como um pecador pobre e miserável, redenção através do sangue da cruz: e especialmente ele se alegra com isso, porque toda a glória exterior é apenas como a flor do campo e, assim, murcha e perece.

Comentário de John Wesley

Mas o rico é humilhado; porque como a flor da erva passará.

Mas o rico, na medida em que é humilhado – é humilhado por um profundo senso de sua verdadeira condição.

Porque como a flor – Bonita, mas transitória.

Ele passará – para a eternidade.

Referências Cruzadas

Jó 14:2 – Brota como a flor e murcha. Vai-se como a sombra passageira; não dura muito.

Salmos 37:2 – pois como o capim logo secarão, como a relva verde logo murcharão.

Salmos 37:35 – Vi um homem ímpio e cruel florescendo como frondosa árvore nativa,

Salmos 90:5 – Como uma correnteza, tu arrastas os homens; são breves como o sono; são como a relva que brota ao amanhecer;

Salmos 102:11 – Meus dias são como sombras crescentes; sou como a relva que vai murchando.

Salmos 103:15 – A vida do homem é semelhante à relva; ele floresce como a flor do campo,

Isaías 40:6 – Uma voz ordena: “Clame”. E eu pergunto: “O que clamarei? ” “Que toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória como as flores do campo.

Isaías 57:15 – Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.

Isaías 66:2 – Não foram as minhas mãos que fizeram todas essas coisas, e por isso vieram a existir? “, pergunta o Senhor. “A este eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da minha palavra.

Mateus 5:3 – “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.

Mateus 6:30 – Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?

1 Coríntios 7:31 – os que usam as coisas do mundo, como se não as usassem; porque a forma presente deste mundo está passando.

Filipenses 3:8 – Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo

1 Timóteo 6:17 – Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação.

Tiago 4:14 – Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.

1 Pedro 1:24 – Pois, “toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor,

1 João 2:17 – O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *