Estudo de 1 Pedro 1:24 – Comentado e Explicado

Porque toda carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva. Seca-se a erva e cai a flor,
1 Pedro 1:24

Comentário de Albert Barnes


Pois toda carne é como grama – ou seja, todos os seres humanos, todos os homens. A conexão aqui é a seguinte: O apóstolo, no versículo anterior, estava contrastando o que é gerado pelo homem com o que é gerado por Deus, em referência à sua permanência. O forher era corruptível e decadente; o último permanecendo. Este último foi produzido por Deus, que vive para sempre; o primeiro pela agência do homem, que é ele próprio corruptível e moribundo. Não era antinatural, portanto, insistir na natureza débil, frágil e decadente do homem, em contraste com Deus; e o apóstolo, portanto, diz que “toda carne, todo ser humano, é como grama. Não há estabilidade em nada que o homem faça ou produz. Ele mesmo se parece com a grama que logo desaparece e murcha; mas Deus e sua palavra perduram para sempre o mesmo. ” A comparação de um ser humano com a grama ou com flores é muito bonita e é bastante comum nas Escrituras. A comparação se dá no fato de que a grama ou a flor, por mais verde ou bonita que seja, logo perde seu frescor; está murcha; é cortada e morre. Assim, no Salmo 103: 15-16 ;

“Quanto ao homem, seus dias são como grama;

Como uma flor do campo, assim ele floresce;

Pois o vento passa por ele e se foi,

E o seu lugar não o conhecerá mais. ”

Assim, em Isaías 40: 6-8 ; uma passagem que evidentemente é referida por Pedro neste lugar:

“A voz disse, Cry.

E ele disse: Que devo chorar?

Toda carne é grama,

E toda a sua bondade é como a flor do campo.

A grama murcha,

A flor desaparece,

Quando o vento do Senhor sopra sobre ele,

Certamente o povo é grama,

A grama murcha,

A flor desaparece,

Mas a palavra do nosso Deus permanecerá para sempre. ”

Veja também Tiago 1: 10-11 . Esse sentimento é maravilhosamente imitado pelo grande dramaturgo no discurso de Wolsey:

“Este é o estado do homem; hoje ele apresenta.

As folhas tenras da esperança, o amanhã floresce,

E carrega suas honras vermelhas sobre ele.

O terceiro dia chega uma geada, uma geada mortal,

E – quando ele pensa, bom homem fácil, cheio de certeza.

Sua grandeza é um amadurecimento – corta sua raiz,

E então ele cai.

Compare as anotações em Isaías 40: 6-8 .

E toda a glória do homem – Tudo o que o homem se orgulha – de sua riqueza, posição, talentos, beleza, aprendizado, esplendor de equipamento ou vestuário.

Como a flor da grama – A palavra traduzida como “grama” ( ???t?? chortos denota apropriadamente erva; aquela que fornece alimento para animais – pasto, feno. Provavelmente o profeta Isaías, de quem essa passagem é feita, se refere mais ao aparecimento de um prado ou um campo, com grama e flores misturadas, constituindo uma paisagem bonita do que apenas grama.Nesse campo, a grama murcha com o calor e com a aproximação do inverno, e as flores logo desaparecem e caem.

A grama murcha e a flor dela cai – Isso é repetido, como é comum nos escritos hebraicos, por uma questão de ênfase ou por forte confirmação.

Comentário de E.W. Bullinger

grama . Compare Tiago 1:10 , Tiago 1:11 .

homem Os textos lêem “it” , referindo-se a “carne”.

murcha = murcha. Compare Tiago 1:11 , onde os verbos estão no passado, como aqui.

Comentário de John Calvin

24 Para toda a carne, cita apropriadamente a passagem de Isaías para provar ambas as cláusulas; isto é, para tornar evidente o quão desbotado e miserável é o primeiro nascimento do homem, e quão grande é a graça do novo nascimento. Pois, como o Profeta fala da restauração da Igreja, para preparar o caminho para isso, ele reduz os homens a nada, a fim de que não se lisonjeiem. Eu sei que as palavras são erroneamente viradas por alguns para outro sentido; pois alguns os explicam sobre os assírios, como se o Profeta dissesse que não havia razão para os judeus temerem tanto da carne, que é como uma flor desbotada. Outros pensam que a vaidosa confiança que os judeus depositavam na ajuda humana é reprovada. Mas o próprio Profeta refuta essas duas visões, acrescentando que as pessoas eram como grama; pois ele expressamente condena os judeus por vaidade, a quem prometeu restauração em nome do Senhor. Isto é, então, o que eu já disse, que até que o próprio vazio deles seja revelado aos homens, eles não estão preparados para receber a graça de Deus. Em resumo, esse é o significado do Profeta: como o exílio era para os judeus como a morte, ele prometeu a eles um novo consolo, mesmo que Deus enviasse profetas com um comando desse tipo. O Senhor, ele diz, ainda dirá: “Conforte o meu povo;” e que, no deserto e no deserto, a voz profética ainda seria ouvida, a fim de que um caminho pudesse ser preparado para o Senhor. ( Isaías 40: 6. )

E como o orgulho obstinado que os encheu deve ter sido necessariamente purgado de suas mentes, para que um acesso pudesse ser aberto a Deus, o Profeta acrescentou o que Pedro relata aqui, respeitando a glória que desaparece da carne. O que é homem? ele diz – grama ; qual é a glória do homem? a flor da grama . Pois, como era difícil acreditar que o homem, em quem tanta excelência aparece, é como a grama, o Profeta fez uma espécie de concessão, como se dissesse: “Seja, de fato, que a carne tenha alguma glória; mas, para que isso não atinja seus olhos, saiba que a flor logo murcha. Depois, mostra como de repente tudo o que parece belo nos homens desaparece, mesmo através do sopro do Espírito de Deus; e com isso ele sugere, que o homem parece ser algo até que ele chegue a Deus, mas que todo o seu brilho é como nada em sua presença; que, em uma palavra, sua glória está neste mundo e não tem lugar no reino celestial.

A grama murcha , ou murcha . Muitos pensam que isso se refere apenas ao homem exterior; mas eles estão enganados; pois devemos considerar a comparação entre a palavra de Deus e o homem. Pois se ele quis dizer apenas o corpo e o que pertence à vida atual, ele deveria ter dito, em segundo lugar, que a alma era muito mais excelente. Mas o que ele põe em oposição à grama e sua flor, é a palavra de Deus. Segue-se, então, que no homem nada se encontra além da vaidade. Portanto, quando Isaías falou de carne e sua glória, ele quis dizer todo o homem, como ele é em si mesmo; pelo que ele atribuiu como peculiar à palavra de Deus, ele negou ao homem. Em resumo, o Profeta fala da mesma coisa que Cristo em João 3: 3 , que o homem está totalmente alienado do reino de Deus, que ele não é nada além de uma criatura terrena, desbotada e vazia, até que ele nasça de novo.

Comentário de Adam Clarke

Pois toda carne é como grama – as sementes terrenas, as produções terrenas e as gerações terrenas fracassarão e perecerão como a grama e as flores do campo; pois a grama murcha e a flor cai, porém, na primavera e no verão seguintes, elas podem produzir nova verdura e florescer.

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 1:24 . Pois toda carne é como grama, etc. – A carne é muitas vezes, por uma figura comum, posta para o homem: mas talvez o apóstolo aqui tenha usado a palavra para dizer que ele queria dizer o corpo do homem, frágil e de curta duração como a tenra erva. ; por oposição à alma, que ele considerava incorruptível. Toda a glória do homem significa tudo em que os homens se orgulham, ou que os tornam admirados ou ilustres; – beleza, força, aprendizado, eloqüência, títulos, riquezas e honras: tudo isso é apenas como uma flor bonita, bonita; por um tempo, mas logo desaparece e murcha. Veja Tiago 1: 10-11 e Isaías 40: 6-8, o local de onde São Pedro citou essas palavras.

Referências Cruzadas

2 Reis 19:26 – Seus habitantes, sem forças, desanimam-se envergonhados. São como pastagens, como brotos tenros e verdes, como ervas no telhado, queimadas antes de crescer.

Salmos 37:2 – pois como o capim logo secarão, como a relva verde logo murcharão.

Salmos 90:5 – Como uma correnteza, tu arrastas os homens; são breves como o sono; são como a relva que brota ao amanhecer;

Salmos 92:7 – que, embora os ímpios brotem como a erva e floresçam todos os malfeitores, serão destruídos para sempre.

Salmos 102:4 – Como a relva ressequida está o meu coração; esqueço até de comer!

Salmos 103:15 – A vida do homem é semelhante à relva; ele floresce como a flor do campo,

Salmos 129:6 – Sejam como o capim do terraço, que seca antes de crescer,

Isaías 40:6 – Uma voz ordena: “Clame”. E eu pergunto: “O que clamarei? ” “Que toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória como as flores do campo.

Tiago 1:10 – E o rico deve orgulhar-se se passar a viver em condição humilde, porque passará como a flor do campo.

Tiago 4:14 – Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.

1 João 2:17 – O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *