Estudo de Salmos 92:7 – Comentado e Explicado

Ainda que floresçam os ímpios como a relva, e floresçam os que praticam a maldade, eles estão à perda eterna destinados.
Salmos 92:7

Comentário de Albert Barnes

Quando os ímpios brotam como a grama – Quando crescem como as plantas; quando eles parecem florescer e prosperar. Compare o Salmo 90: 5-6 ; Salmo 37: 2 , Salmo 37:35 , Salmo 37:38 . A palavra “grama” aqui se refere à criação de vegetais em geral, abrangendo plantas e flores de todos os tipos.

E quando todos os que praticam a iniqüidade florescem – como plantas e flores. Eles são como plantas vigorosas; não como os arbustos atrofiados e secos do deserto.

É que eles serão destruídos para sempre – O significado aqui é que não é que o objetivo de seus seres serem feitos para florescer seja que eles sejam destruídos ou que sejam feitos para florescer para esse fim, mas que tais “serão ” o resultado. Eles não serão felizes em outro mundo por sua iniquidade próspera e próspera aqui, como se Deus aprovasse seu curso; mas o fim será que eles serão destruídos para sempre. O objetivo do salmista parece ser desviar a mente da idéia de que a mera prosperidade externa está necessariamente conectada à felicidade; ou aquele que é próspero nesta vida está seguro por isso. Existe outro mundo e “lá” será feita ampla justiça a todos. Ver Salmo 73: 16-20 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 92: 7-8 . Quando os ímpios nascem, etc. – Muitos intérpretes conectam isso ao versículo anterior, assim: Um homem brutal não sabe, etc., que quando os ímpios brotam como a grama, e quando todos os que praticam a iniqüidade florescem, é que serão destruídos para sempre: “Eles estão apenas se alimentando, como gado sem sentido, em abundantes pastagens, para o próximo dia do abate.” Sua atual prosperidade mundana é um presságio e ocasião de sua ruína total. Mas tu, ó Senhor, és o mais alto para sempre – isto é, eles perecerão, mas tu perseverarás, como é dito em uma comparação semelhante, Salmos 102: 26 . Eles florescem por um tempo, mas tu governas para sempre, para julgá-los e puni-los. Portanto, este versículo é adicionado como oposição ao primeiro.

Comentário de E.W. Bullinger

perverso = sem lei. Hebraico. rasha “. App-44.

iniqüidade. Hebraico. “aven. App-44. Ver nota nos Salmos 92:14 ,

Comentário de Adam Clarke

Quando os iníquos brotam como a grama – Esta é uma lição que freqüentemente é inculcada nos escritos sagrados. O favor de Deus para com o homem não deve ser conhecido pela prosperidade externa; nem sua desaprovação é conhecida pelas circunstâncias adversas em que qualquer pessoa pode ser encontrada. Quando, no entanto, vemos os ímpios florescer, podemos tomar como certo que o abuso das misericórdias de Deus fará com que ele os corte como madeireiros da terra; e, morrendo em seus pecados, eles são destruídos para sempre.

Comentário de John Calvin

7 Quando os ímpios florescem como a grama. Ele aponta e expõe, por uma figura impressionante e apropriada, a loucura de imaginar que os iníquos obtêm um triunfo sobre Deus, quando ele não, por assim dizer, imediatamente os coloca sob restrição. Ele faz uma admissão até agora – ele garante que eles brotam e florescem – mas acrescenta imediatamente, a título de qualificação, que eles florescem, como a grama, apenas por um momento, sendo sua prosperidade breve e evanescente. Dessa maneira, ele remove o que tem sido quase uma pedra de tropeço universal e motivo de ofensa; pois seria ridículo invejar a felicidade dos homens que estão condenados a serem rapidamente destruídos, e dos quais se pode dizer que hoje eles florescem e amanhã são cortados e murchados ( Salmos 129: 6 .) Será mostrado, quando considerarmos o salmo agora citado, que as ervas com as quais os ímpios são comparados crescem nos telhados das casas, que desejam profundidade de solo e morrem por falta de alimento. nutrição. Na passagem agora diante de nós, o salmista se satisfaz com o simples uso da figura, de que a prosperidade dos ímpios atrai a destruição mais rápida, pois a grama quando adulta está pronta para a foice. Também existe uma antítese entre a falta de continuidade e a destruição eterna que os espera; pois não se diz que sejam cortados para poderem florescer novamente, pois as plantas murchas recuperarão seu vigor, mas serão condenadas à perdição eterna. (591) Quando ele fala de Deus, que ele se exalta para sempre, alguns o entendem, que Deus detém o poder e o cargo de governar o mundo, e que podemos estar certos de que nada pode acontecer por acaso quando um governador tão justo e juiz administra os assuntos do mundo. Vários outros significados foram sugeridos. Mas parece-me que o salmista compara a estabilidade do trono de Deus com o caráter flutuante e mutável deste mundo, lembrando-nos que não devemos julgá-Lo pelo que vemos no mundo, onde não há nada fixo e duradouro. natureza. Deus despreza, perturbado da altitude do céu, todas as mudanças dessa cena terrena, que não afetam nem têm relação com ele. E isso o salmista apresenta outra visão que não seja simplesmente ensinar-nos a distinguir Deus de suas criaturas e colocar a devida honra em sua majestade; ele gostaria que aprendêssemos em nossas contemplações a maravilhosa e misteriosa providência de Deus, a elevar nossas concepções acima de nós mesmos e deste mundo, uma vez que é apenas uma visão sombria e confusa que nossas mentes terrenas podem adotar. É com o objetivo de nos levar a uma descoberta apropriada dos julgamentos divinos que não são vistos no mundo, que o salmista, ao mencionar a majestade de Deus, nos lembraria que ele não trabalha de acordo com nossas idéias. , mas de maneira correspondente ao seu próprio ser eterno. Nós, criaturas de vida curta como somos, muitas vezes frustrados em nossas tentativas, envergonhados e interrompidos por muitas dificuldades, e muito contentes por abraçar a primeira oportunidade que oferecemos, estamos acostumados a avançar com a precipitação; mas somos ensinados aqui a erguer os olhos para o trono eterno e imutável no qual Deus está assentado, e com sabedoria adia a execução de seus julgamentos. As palavras, portanto, transmitem mais do que uma simples recomendação do ser glorioso de Deus; eles devem ajudar nossa fé e nos dizer que, embora seu povo possa suspirar sob uma apreensão ansiosa, o próprio Deus, o guardião de sua segurança, reina no alto e os protege com seu poder eterno.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *