Estudo de Isaías 40:6 – Comentado e Explicado

Clama!, disse uma voz, e eu respondi: Que clamarei? Toda criatura é como a erva e toda a sua glória como a flor dos campos!
Isaías 40:6

Comentário de Albert Barnes

A voz disse … Ou melhor, uma voz. Isaías se representa aqui novamente como ouvindo uma voz. A palavra introduzida em nossa tradução estraga o sentido, na medida em que leva à suposição de que era a voz da mesma pessoa ou crier referida em Isaías 40: 3 . Mas é diferente. Essa era a voz de um pregoeiro ou arauto, proclamando que havia um caminho a ser aberto no deserto. Isso é introduzido para uma finalidade diferente. É proclamar distintamente que, enquanto todo o resto estava desbotando e transitório, a promessa de Deus era firme e segura. Isaías, portanto, se apresenta como ouvindo uma voz exigindo que os profetas (assim os caldeus) façam uma proclamação. Uma pergunta foi feita imediatamente: qual deveria ser a natureza da proclamação? A resposta foi que toda a carne era capim etc. Ele fez Isaías 40: 3-5 apresentar um arauto anunciando que o caminho deveria ser preparado para o retorno deles. Ele agora apresenta outra voz com uma mensagem distinta ao povo, que Deus era fiel e que suas promessas não fracassariam. Uma voz, um comando é ouvido, exigindo aqueles cujo dever era, fazer proclamação. A voz de deus; o Espírito falando aos profetas, ordenou que eles chorassem.

E ele disse: Lowth e Noyes leram isso, e eu disse. A Septuaginta e a Vulgata também o lêem dessa maneira, na primeira pessoa. Dois manuscritos examinados por Kennicott também o leram na primeira pessoa. Houbigant, Hensler e Doderlin adotam essa leitura. Mas a autoridade não é suficiente para justificar uma mudança no texto hebraico. Os siríacos e caldeus o leem como está no presente texto hebraico, na terceira pessoa. O sentido é que a pessoa, ou profeta a quem o mandamento veio proclamar, respondeu: ‘Qual deve ser a natureza da minha proclamação?’ É equivalente a dizer: ‘Foi respondido;’ ou se Isaías é a pessoa a quem a voz é representada como vinda, significa que ele respondeu; e é, portanto, equivalente à leitura na Septuaginta e na Vulgata, e adotada por Lowth. Esta é a provável suposição, que Isaías se representa como ouvindo a voz e expressando uma vontade de fazer proclamação, mas como esperando para saber o que ele deveria proclamar.

Toda carne – Esta é a resposta; ou é isso que ele deveria proclamar. O desígnio geral ou escopo da resposta era que ele deveria proclamar que a promessa de Javé era segura e firme Isaías 40: 8 , e que, portanto, Deus certamente viria para cumpri-los. Para tornar isso mais impressionante a título de contraste, ele afirma que todas as pessoas são fracas e fracas como a grama que logo murcha. A expressão não se refere particularmente aos judeus na Babilônia, ou a qualquer nação ou classe de pessoas, mas a todas as pessoas, em todos os lugares e em todos os momentos. Todos os príncipes, nobres e monarcas; todos os exércitos e magistrados são como grama e em breve passarão. Por um lado, eles seriam incapazes de realizar o que era necessário para ser feito na libertação do povo; e, por outro lado, seus opressores não tinham poder para continuar sua escravidão, pois eram como grama e logo devem passar. Mas o Senhor foi sempre duradouro e pôde cumprir todos os seus propósitos.

É grama – é tão fraca, fraca e tão facilmente consumida quanto a grama do campo. Um sentimento semelhante é encontrado no Salmo 103: 15-16 :

Quanto ao homem, seus dias são como grama;

Como uma flor do campo, ele floresce;

Pois o vento passa por cima e se foi,

E o seu lugar não o conhecerá mais.

Veja também Tiago 1: 10-11 . A passagem em Isaías é evidentemente citada por Pedro, 1 Pedro 1: 24-25 : ‹Toda carne é como erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. A erva murcha, e a flor dela cai; mas a palavra do Senhor dura para sempre; e esta é a palavra que pelo evangelho é pregada a você ‘- uma passagem que prova que Isaías tinha referência aos tempos do Messias no lugar diante de nós.

E toda a sua bondade A palavra traduzida como ” bondade ” ( ??? chesed ) denota adequadamente bondade, amor, boa vontade, misericórdia, favor. Aqui é evidentemente usado no sentido de elegância, beleza, beleza. A Septuaginta a traduz: d??a doxa e Pedro 1 Pedro 1:24 . Aplicado à grama ou às ervas, denota a flor, a beleza, a beleza. Aplicado ao homem, significa aquilo que o torna agradável e vigoroso – saúde, energia, beleza, talento, sabedoria. Seu vigor logo se foi; sua beleza desaparece; sua sabedoria cessa; e ele cai, como a flor, no pó. A idéia é que os planos do homem devam ser temporários; que tudo o que parece grande nele deve ser como a flor do campo; mas que o Senhor persevera, e seus planos atingem de uma era para outra, e certamente serão cumpridos. Esta importante verdade deveria ser proclamada, para que o povo fosse induzido a não confiar no homem, mas depositasse sua confiança no braço de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 40: 6-8 . A voz disse: Clame O começo do reino de Deus é apresentado à visão do profeta em visão extática, juntamente com seu progresso através de várias cenas, uma sucedendo a outra. O profeta agora ouvira duas vozes de precursores ou precursores. Um terço é bem-sucedido, que é finamente introduzido. Ele ouve uma voz que ordena com autoridade um novo arauto ou pregador para promulgar alguma coisa. O pregador pergunta, pronto para obedecer a essa alta autoridade, o que ele deve promulgar: então a primeira voz explica o argumento do discurso, que é resolvido em uma proposição concernente à carne, como grama, e sua graça ou bondade, como a flor do campo; e uma exposição da proposição, na qual seu sentido e significado são declarados, Isaías 40: 7-8 . Podemos supor que isso seja a voz do Espírito Santo aos apóstolos e primeiros pregadores do Evangelho. Uma comparação clara é feita entre a carne, Isaías 40: 6 e a palavra de Deus, Isaías 40: 8 ; os atributos contrários dos quais estão marcados. E parece que não há dúvida de que o profeta, pela carne, pretende o que quer que os homens tenham dependido nas coisas externas para sua justificação, que são vãs, e lhes faltará; toda a sabedoria, obras e méritos humanos, de nada valendo a esse respeito diante de Deus; para que nenhuma carne se glorie em sua presença, 1 Coríntios 1:29 . Mas a palavra do Evangelho, entregando a verdadeira doutrina da salvação, nunca falhará à humanidade. O profeta pode significar ainda mais, quando ele chama o povo de grama, para marcar a fraqueza e vaidade daquelas cerimônias externas e privilégios carnais em que o povo judeu deposita sua confiança. Existem muitas passagens nas Escrituras em que a carne é assim entendida. Veja Gálatas 3: 3 ; Gálatas 4: 23-29 ; Gálatas 6:12 . Filipenses 3: 4 . Podemos apenas observar, respeitando o escopo de todo esse período, que ele nos ensina a verdadeira natureza do reino de Cristo e a nova economia; que é uma economia espiritual; um reino espiritual e celestial, muito diferente da antiga economia, carnal, que perece e desaparece: que não há nada neste reino e economia que agrade a carne; que todas as coisas são internas, sólidas, verdadeiras e eternas; somente essa fé reina aqui, frutífera em retidão e boas obras. Em vez das pessoas no sétimo versículo, deve ser lido, este povo, a saber, os judeus. Vitringa entende a cláusula, porque o Espírito do Senhor sopra sobre ela, como expressivo do poder do Espírito Santo, unido à palavra do Evangelho, que deve mudar a mente dos homens, trazê-los à fé e carnal os torna espirituais. Veja Atos 2: 2 . Romanos 15:19 .

Comentário de Joseph Benson

Isaías 40: 6-8 . A voz disse: Clame – Antes, uma voz; pois não é a última voz mencionada, que clama no deserto, que se destina, mas a voz de Deus, que ( Isaías 40: 1 ) disse: Conforta meu povo. Tendo em vista consolá-los, comissionou seu profeta a predizer coisas gloriosas e maravilhosas, as quais ele estava determinado a fazer por eles, ele aqui ordena que assegure a eles a certeza dessas coisas, representando a vasta diferença entre a natureza , palavra e obra dos homens, e as de Deus. Tudo o que os homens são ou têm, sim, suas maiores realizações, são como a grama ou a flor do campo, fracos e desaparecendo, logo beliscados e levados a nada: mas a palavra de Deus é como ele mesmo, imutável e irresistível: e, portanto, , como a boca do Senhor, e não do homem, havia falado isso, como foi dito Isaías 40: 5 , então eles não deveriam duvidar, mas isso seria cumprido no devido tempo. A passagem se refere primeiro à libertação de Babilônia, e importa tanto que o poder do homem, se se opusesse a essa libertação, não deveria ser temido, pois deveria ser como a grama antes da palavra, isto é, antes da libertação. propósito e promessa do Senhor; deve murchar em breve e não dar em nada; e se favorecer, e se esforçar para promover a libertação, não seria para ser confiada, pois ainda era como grama, em comparação com a palavra do Senhor, o único fundamento firme para os homens desenvolverem suas esperanças. As palavras são ainda mais aplicáveis ??à salvação do evangelho, a salvação do poder de Satanás, pecado e morte: com relação a impedir ou efetuar isso, a sabedoria, ou poder ou mérito do homem, é apenas como grama ou uma flor da grama; fraco, frágil e desbotado, e não deve ser confiável nem temido. Quando Deus está prestes a trabalhar em libertação para o seu povo, ele fará com que sejam retirados de acordo com as criaturas que deixariam suas expectativas; pois ele não permitirá que nenhuma criatura seja rival dele pela confiança e esperança do seu povo. Como somente sua palavra permanecerá para sempre, assim somente essa palavra deve permanecer nossa fé. São Pedro aplica essa passagem à salvação efetuada para o Israel espiritual de Deus, e por essa palavra do nosso Deus que permanecerá para sempre, ele entende a palavra do evangelho que é pregada a nós e pela qual somos regenerados e purificados. Ver 1 Pedro 1: 23-25 . A grama murcha, etc., porque o Espírito do Senhor sopra sobre ela – Antes, o vento do Senhor, como ??? ????, é com a mesma propriedade traduzido e, sem dúvida, aqui significa; que o bispo Lowth justamente observa: “é um hebraísmo, significando nada mais que um vento forte”; acrescentando: “É sabido que um vento quente no Oriente destrói imediatamente qualquer coisa verde”. Veja nota nos Salmos 103: 16 . Certamente, o povo é grama – ou, esse povo, como ??? pode ser traduzido corretamente, a saber, os judeus não menos que os gentios. Mas a palavra do nosso Deus permanecerá para sempre – Tudo o que Deus disse será infalivelmente verificado e acontecerá. E particularmente as boas novas da salvação de Cristo, publicadas no ministério do evangelho, e recebidas pela verdadeira fé, serão confirmadas e estabelecidas, e constituirão uma base sólida para que a confiança e a esperança do povo de Deus repousem em todos. idades.

Comentário de Adam Clarke

A voz santa Clama “Uma voz diz Proclamar” – Entender corretamente esta passagem é uma questão de importância; pois parece destinado a nos dar a verdadeira chave para a parte restante das profecias de Isaías, cujo assunto geral é a restauração do povo e da Igreja de Deus. O profeta abre o assunto com grande clareza e elegância: ele declara ao mesmo tempo o mandamento de Deus para seus mensageiros (seus profetas, como justamente o caldeu explica), para confortar seu povo em cativeiro, transmitir-lhes as boas-novas. o castigo já satisfez a justiça Divina, e o tempo de reconciliação e favor está próximo. Em seguida, ele apresenta um presságio que ordena que prepare o caminho para Deus, guiando seu povo da Babilônia, como fez anteriormente no Egito, através do deserto, para remover todos os obstáculos e abrir caminho para a passagem deles.

Até agora, nada mais parece pretendido do que um retorno do cativeiro babilônico; mas as próximas palavras parecem íntima de algo muito maior:

“E a glória do Senhor será revelada;

E toda a carne verá junto a salvação do nosso Deus. ”

Ele então apresenta uma voz ordenando que ele faça uma proclamação solene. E qual é a importância disso? que o povo – a carne, é de natureza temporária vã; que toda a sua glória desaparece e logo se foi; mas que a palavra de Deus dura para sempre. O que é isso, senão uma clara oposição da carne ao espírito; do Israel carnal ao espiritual; da economia mosaica temporária para a eterna dispensação cristã? Você pode estar pronto para concluir, (o profeta pode estar disposto a dizer), por esta introdução ao meu discurso, que minha comissão é apenas consolá-lo com uma promessa da restauração de sua religião e política, de Jerusalém, do templo , e seus serviços e adoração em todo o seu antigo esplendor. São coisas terrenas, temporárias, sombrias e desbotadas, que logo passarão e serão destruídas para sempre; estes não são dignos de chamar sua atenção em comparação com as maiores bênçãos, a redenção espiritual, a herança eterna, cobertas pelo véu do primeiro, que eu tenho a responsabilidade de lhe revelar. A lei tem apenas uma sombra das coisas boas; a substância é o evangelho. Eu prometo a você uma restauração do primeiro, que, no entanto, é apenas por um tempo, e será eliminado, de acordo com a nomeação original de Deus: mas sob essa imagem eu lhe dou uma visão do último, que nunca será eliminado , mas durará para sempre. Considero isso agradável à interpretação de São Pedro dessa passagem do profeta, citada por ele, 1 Pedro 1:24 , 1 Pedro 1:25 ; : “Toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. A erva murcha e a sua flor desaparece; mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que, pelo Evangelho, é pregado a você. ” Esta é a mesma palavra do Senhor de que Isaías fala, que agora foi pregada a você pelo Evangelho. A lei e o Evangelho são freqüentemente opostos um ao outro por São Paulo, sob as imagens da carne e do espírito: “Tendo começado no espírito, você agora é aperfeiçoado pela carne?” Gálatas 3: 3 . – EU.

Toda a sua piedade – “Toda a sua glória” – Para ???? chasdo leia ??? chadu ; a Septuaginta e Vulgata, e 1 Pedro 1:24 .

Comentário de John Calvin

6. A voz disse: Chore. Ele agora descreve uma “voz” diferente daquela da qual ele falava anteriormente; pois até agora ele havia falado sobre a “voz” dos profetas, mas agora ele quer dizer a “voz” do próprio Deus ordenando que os profetas chorassem. Embora a voz dos profetas também seja a voz de Deus, de quem são os instrumentos (porque não falam por si mesmos) ( 2 Pedro 1:20 ), mas essa distinção é necessária, para que possamos saber quando o Senhor ordena , e quando os profetas e ministros executam seus mandamentos. Há também uma bela comparação entre as duas “vozes”, para que possamos receber com tanta reverência o que os profetas proferem como se o próprio Deus trovejasse do céu; pois eles falam apenas por sua boca e repetem como embaixadores o que ele os ordenou a declarar. Além disso, esse prefácio indica que o Profeta está prestes a falar de algo altamente importante; pois, embora ele testemunhe em toda parte que fielmente entrega de mão em mão o que recebeu de Deus, ainda assim, para obter uma atenção maior, ele afirma que a voz de Deus determinou expressamente o modo de falar que ele empregará. Essa é também a importância da palavra Cry, como se ele tivesse dito que deve proclamar esse mandamento em voz alta e clara, para que possa causar uma impressão mais profunda.

E eu disse: O que devo chorar? A adição desta pergunta tem grande peso; pois o Profeta quer dizer que ele não rompe ao acaso e se vangloria do que parecia ter ouvido de maneira confusa; mas que ele recebeu instruções claras e inquestionáveis, depois de ter esperado por isso com compostura. Além disso, pelo fato em si, podemos aprender que não há nada supérfluo aqui, porque dois pontos principais da doutrina celestial deveriam ser tratados brevemente; que, embora o homem seja fumaça e vaidade, e toda a sua excelência seja enganosa e desbotada, os crentes têm a melhor razão para se gloriar, porque buscam a salvação não por si mesmos; e que, embora sejam estranhos na terra ( Hebreus 11:13 ), eles possuem a felicidade celestial, porque Deus se une a eles por sua palavra; pois, renunciando a nós mesmos, somos levados a desejar a graça de Deus. O Profeta sabia, de fato, o que ele deveria dizer; mas, com essa pergunta, ele pretendia causar uma impressão mais forte em suas mentes, a fim de mostrar que ele e todos os outros servos de Deus são constrangidos pela necessidade de expressar esse sentimento, e que eles não podem começar a ensinar de nenhuma outra maneira. eles deveriam fazer uma centena de perguntas e perguntas; como, de fato, eles não ganharão nada escolhendo adotar outro método.

Quanto à palavra Cry, não tenho objeção a vê-la como denotando ousadia e clareza; porque os profetas não devem murmurar de maneira obscura, mas pronunciar sua mensagem com uma voz distinta e proferir ousadamente e com a boca aberta tudo o que lhes foi ordenado que declarassem. Portanto, todo aquele que é chamado a este ofício lembre-se e acredite constantemente que deve enfrentar dificuldades de todo tipo com ousadia inabalável, como sempre foi manifestada pelos profetas e pelos apóstolos.

“Ai de mim”, diz Paulo, “se eu não pregar o evangelho; porque a necessidade é imposta a mim. ”
( 1 Coríntios 9:16 .)

Toda carne é grama. Primeiro, deve-se observar que ele não fala meramente da fragilidade da vida humana, mas estende o discurso ainda mais, de modo a reduzir a nada toda a excelência que os homens pensam que possuem. Davi realmente compara esta vida à grama ( Salmos 103: 15 ), porque é desbotada e transitória; mas o contexto mostra que o Profeta não fala apenas do homem exterior, mas inclui os dons da mente, dos quais os homens são extremamente orgulhosos, como prudência, coragem, perspicácia, julgamento, habilidade nas transações comerciais, nas quais eles acham que superam outros animais; e isso é mais completamente expresso pelo que se segue imediatamente –

Toda a graça disso. Alguns traduzem ???? (chasdo) “sua glória;” outros, “sua bondade”; mas preferi a palavra “graça”, com a qual quero dizer tudo o que obtém honra e estima pelos homens. No entanto, uma significação passiva também pode ser admitida; como se o Profeta tivesse dito, que tudo o que é excelente e digno de aplauso entre os homens é a absoluta bondade de Deus. Assim, Davi chama Deus de “o Deus de sua bondade” ( Salmos 59:10 ), porque reconhece que ele é o autor de todas as bênçãos e atribui à sua graça que ele as obteve de maneira tão ampla e abundante. De fato, é certo que ??? (chesed) aqui denota tudo o que é naturalmente mais valorizado entre os homens, e que o Profeta a condena por vaidade, porque há um contraste implícito entre a natureza comum da humanidade e a graça da regeneração.

Alguns comentaristas referem isso aos assírios, como se o Profeta, extenuando seu poder e riqueza, e indústria e esforços, ou melhor, tratando-os como eles não existiam, libertasse a mente dos judeus do terror. Eles trazem à tona o significado desta maneira: “Se você está aterrorizado com a força dos homens, lembre-se de que eles são carne, que rapidamente cede através de sua própria fraqueza. Mas o erro deles é logo depois refutado pelo contexto, no qual o Profeta o aplica expressamente aos próprios judeus. Devemos observar cuidadosamente que o homem, com suas faculdades, pelo qual ele está acostumado a se valorizar tanto, é totalmente comparado a uma flor. Todos os homens estão totalmente convencidos da fragilidade da vida humana e, sobre esse assunto, autores pagãos discutiram longamente; mas é muito mais difícil erradicar a confiança que os homens nutrem através de uma opinião falsa de sua sabedoria; pois, se eles imaginam que têm conhecimento ou indústria além dos outros, pensam que têm o direito de se gloriar neles. Mas ele mostra que no homem não há nada tão excelente que não desapareça rapidamente e pereça.

Como a flor do campo. O Profeta parece, como que zombando, adicionar um tipo de correção; pois uma flor é algo mais que grama. É, portanto, um reconhecimento que, embora os homens tenham algumas qualidades brilhantes, como flores nos campos, a beleza e o brilho desaparecem rapidamente e desaparecem, de modo que é inútil que eles se lisonjeiem ou aplaudam por causa disso. esplendor ocioso e enganoso.

Comentário de John Wesley

A voz disse: Chore. E ele disse: Que devo chorar? Toda a carne é erva, e toda a sua benignidade é como a flor do campo.

Chore – Deus fala com seus ministros.

Ele – o profeta.

Toda carne – O profeta predisse coisas gloriosas, confirma a certeza delas, representando a vasta diferença entre a natureza, a palavra e a obra dos homens e de Deus. Tudo o que os homens são ou têm, sim, suas mais altas realizações, são como a grama do campo, fracos e desaparecendo, logo agudos e sem valor; mas a palavra de Deus é como ele mesmo, imutável e irresistível; e, portanto, como a boca do Senhor, e não do homem, falou essas coisas, não duvide, mas elas serão cumpridas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *