Estudo de 1 Tessalonicenses 4:3 – Comentado e Explicado

Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; que eviteis a impureza;
1 Tessalonicenses 4:3

Comentário de Albert Barnes

Pois esta é a vontade de Deus, mesmo a sua santificação. É a vontade ou o mandamento de Deus que você seja santo. Isso não se refere ao propósito ou decreto de Deus, e não significa que ele pretendia torná-los santos – mas significa que era seu mandamento que eles fossem santos. Também era verdade que era de acordo com a vontade ou o propósito divino que eles fossem santos, e que ele pretendia usar uma influência que o assegurasse; mas essa não é a verdade ensinada aqui. Este texto, portanto, não deve ser apresentado como prova de que Deus pretende santificar seu povo ou que eles são santificados. É apenas uma prova de que ele requer santidade. A palavra aqui traduzida como “santificação” – ???asµ?? hagiasmos- não é usada nos clássicos gregos, mas é encontrada várias vezes no Novo Testamento. É santificado, Romanos 6:19 , Romanos 6:22 ; 1 Tessalonicenses 4: 7 ; 1 Timóteo 2:15 ; Hebreus 12:14 ; e santificação, 1 Coríntios 1:30 ; 1 Tessalonicenses 4: 3-4 ; 2 Tessalonicenses 2:13 e 1 Pedro 1: 2 ; veja a nota de Romanos 6:19 ; 1 Coríntios 1:30 nota. Significa aqui “pureza da vida”, e particularmente abstinência daqueles vícios que degradam e degradam a alma. A santificação consiste em duas coisas:

(1) em “deixar de fazer o mal”; e,

(2) em “aprender a fazer o bem”. Ou, em outras palavras, a primeira obra de santificação é superar as propensões ao mal em nossa natureza e controlar e subjugar os hábitos profanos que formamos antes de nos tornarmos cristãos; a segunda parte do trabalho consiste em cultivar os princípios positivos da santidade na alma.

Que você deve se abster de fornicação – Um vício que foi livremente cedido entre os pagãos, e ao qual, desse fato e de seus próprios hábitos anteriores, eles foram particularmente expostos. Sobre o fato de que foram expostos e sobre as razões desses mandamentos solenes sobre o assunto, veja a nota de Atos 15:20 e a nota de 1 Coríntios 6:18 .

Comentário de E.W. Bullinger

vontade . App-102.

santificação . Grego. hagiasmos. Veja Romanos 6:19 .

abster-se . Grego. apechomai. Veja Atos 15:20 .

Comentário de John Calvin

3 Pois esta é a vontade de Deus . Essa é uma doutrina de natureza geral, da qual, como de uma fonte, ele imediatamente deduz advertências especiais. Quando ele diz que essa é a vontade de Deus , ele quer dizer que fomos chamados por Deus com esse objetivo. “Para esse fim, sois cristãos – isto é o que o evangelho visa – para que se santifiquem a Deus . O significado do termo santificação que já explicamos em outros lugares em repetidas instâncias – que, renunciando ao mundo e nos limpando das poluições da carne, nos oferecemos a Deus como se estivesse em sacrifício, pois nada lhe pode ser oferecido com propriedade. , mas o que é puro e santo.

Que você se abstenha . Esta é uma liminar, da qual ele deriva da fonte da qual ele havia mencionado imediatamente antes; pois nada é mais contrário à santidade do que a contaminação da fornicação , que polui todo o homem. Por esse motivo, ele atribui o desejo de concupiscência aos gentios, que não conhecem a Deus . “Onde o conhecimento de Deus reina, as concupiscências devem ser subjugadas.”

Pela luxúria da concupiscência , ele significa todas as luxúrias básicas da carne, mas, ao mesmo tempo, por esse modo de expressão, marca com desonra todos os desejos que nos atraem ao prazer e às delícias carnais, como em Romanos 13:14 , Ele nos pede que não cuidemos da carne em relação à sua luxúria . Pois quando os homens dão indulgência ao apetite, não há limites para a lascívia. (567) Portanto, o único meio de manter a temperança é conter todas as concupiscências.

Quanto à expressão, para que cada um de vocês saiba possuir o seu vaso , alguns o explicam como se referindo a uma esposa (568), como se tivesse sido dito: “Que os maridos habitem com suas esposas em toda a castidade”. Como, no entanto, ele aborda maridos e esposas indiscriminadamente, não há dúvida de que ele emprega o termo vaso para significar corpo . Pois cada um tem seu corpo como uma casa, por assim dizer, na qual ele habita. Ele, portanto, quer que mantenhamos nosso corpo puro de toda a imundícia.

E a honra , isto é, honrosamente, para o homem que prostitui seu corpo por fornicação, cobre-o com infâmia e desgraça.

Comentário de Adam Clarke

Esta é a vontade de Deus, até a sua santificação – Deus chamou você para a santidade; ele exige que você seja santo; porque sem santidade ninguém pode ver o Senhor. Este é o chamado geral, mas nele muitos detalhes estão incluídos. Alguns destes ele passa a mencionar; e é muito provável que esses tenham sido pontos nos quais ele lhes deu instruções particulares enquanto estava entre eles.

Que você deve se abster de fornicação – A palavra p???e?a , como vimos em outros lugares, inclui todo tipo de impureza; e foi provavelmente essa consideração que induziu vários MSS., algumas versões e pais, a acrescentar aqui tudo , todos. Instruções desse tipo eram particularmente necessárias entre os gregos e até pagãos em geral, que eram fortemente viciados em tais vícios.

Comentário de Thomas Coke

1 Tessalonicenses 4: 3 . Pois esta é a vontade de Deus, Porque a vontade de Deus é que você se torne santo e abstenha-se de toda impureza. O sentido da palavra original p???e?a, é muito geral e se estende a todos os atos de impureza.

Comentário de John Wesley

Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação, de abster-te de fornicação.

Santificação – Toda a santidade do coração e da vida: ramos particulares dela estão subordinados.

Que se abstenha de fornicação – Uma bela transição da santificação para um único ramo do contrário; e isso mostra que nada é tão aparentemente distante, ou abaixo de nossos pensamentos, mas precisamos nos proteger contra isso.

Referências Cruzadas

Salmos 40:8 – Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua lei está no fundo do meu coração.

Salmos 143:10 – Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano.

Mateus 7:21 – “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

Mateus 12:50 – Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Mateus 15:19 – Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.

Marcos 3:35 – Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

João 4:34 – Disse Jesus: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.

João 7:17 – Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo.

João 17:17 – Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

Atos dos Apóstolos 15:20 – Pelo contrário, devemos escrever a eles, dizendo-lhes que se abstenham de comida contaminada pelos ídolos, da imoralidade sexual, da carne de animais estrangulados e do sangue.

Atos dos Apóstolos 15:29 – Abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual. Vocês farão bem em evitar essas coisas. Que tudo lhes vá bem.

Atos dos Apóstolos 20:32 – “Agora, eu os entrego a Deus e à palavra da sua graça, que pode edificá-los e dar-lhes herança entre todos os que são santificados.

Atos dos Apóstolos 26:18 – para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’.

Romanos 1:29 – Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros,

Romanos 6:22 – Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.

Romanos 12:2 – Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

1 Coríntios 5:9 – Já lhes disse por carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais.

1 Coríntios 6:9 – Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,

1 Coríntios 6:11 – Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.

1 Coríntios 6:13 – “Os alimentos foram feitos para o estômago e o estômago para os alimentos”, mas Deus destruirá ambos. O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo.

1 Coríntios 7:2 – mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa, e cada mulher o seu próprio marido.

2 Coríntios 12:21 – Receio que, ao visitá-los outra vez, o meu Deus me humilhe diante de vocês e eu lamente por causa de muitos que pecaram anteriormente e não se arrependeram da impureza, da imoralidade sexual e da libertinagem que praticaram.

Gálatas 5:19 – Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;

Efésios 5:3 – Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos.

Efésios 5:17 – Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.

Efésios 5:26 – para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,

Efésios 6:6 – Obedeçam-lhes não apenas para agradá-los quando eles os observam, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus.

Colossenses 1:9 – Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.

Colossenses 3:5 – Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.

Colossenses 4:12 – Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.

1 Tessalonicenses 4:4 – Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa,

1 Tessalonicenses 5:18 – Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

1 Tessalonicenses 5:23 – Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Hebreus 10:36 – Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;

Hebreus 12:16 – Não haja nenhum imoral ou profano, como Esaú, que por uma única refeição vendeu os seus direitos de herança como filho mais velho.

Hebreus 13:4 – O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.

Hebreus 13:21 – os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele, e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.

1 Pedro 1:2 – escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.

1 Pedro 4:2 – para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.

1 João 2:17 – O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Apocalipse 21:8 – Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”.

Apocalipse 22:15 – Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *