Estudo de João 17:17 – Comentado e Explicado

Santifica-os pela verdade. A tua palavra é a verdade.
João 17:17

Comentário de Albert Barnes

Santifique-os – Esta palavra significa tornar puro, ou purificar dos pecados, 1 Tessalonicenses 5:23 ; 1 Coríntios 6:11 . A santificação no coração de um cristão é progressiva. Consiste em tornar-se mais parecido com Deus e menos apegado ao mundo; em conseguir a ascensão sobre maus pensamentos, paixões e desejos impuros; e ao tornar-se cada vez mais despojado dos objetos terrenos e apegado às coisas que são invisíveis e eternas. A palavra também significa “consagrar, separar para um santo ofício ou propósito”. Ver João 17:19 ; também as notas em João 10:36 . Quando Jesus orou aqui para que Deus os santificasse, ele provavelmente incluiu essas duas idéias, para que elas fossem pessoalmente mais santas e verdadeiramente consagradas a Deus como ministros de sua religião. Os ministros do evangelho serão realmente devotados ao serviço de Deus na mesma proporção em que forem pessoalmente puros.

Pela tua verdade – a verdade é uma representação das coisas como elas são. O Salvador orou para que, através daqueles justos pontos de vista de Deus e de si mesmos, fossem santificados. Ver as coisas como elas são é ver Deus infinitamente amável e puro; seus comandos sejam razoáveis ??e justos; o céu seja santo e desejável; seu serviço é fácil, religião agradável e pecado odioso; ver que a vida é curta, que a morte está próxima; que o orgulho, a pompa, os prazeres, a riqueza e as honras deste mundo são de pouco valor e que é de infinita importância estar preparado para entrar no eterno estado de ser. Quem vê tudo isso, ou vê as coisas como elas são, deseja ser santo. Ele fará de seu grande objetivo viver perto de Deus e glorificar seu nome. Na santificação da alma, Deus faz uso de toda a verdade, ou de tudo que é adequado para representar as coisas como elas são para a mente. Sua Palavra afirma isso e nada mais; Seu Espírito e Sua Providência fazem isso. A terra e os céus, as estações, o sol e a chuva, estão todos preparados para nos ensinar sua bondade e poder, e nos levar a ele. Suas misericórdias diárias tendem para o mesmo fim, e as aflições têm o mesmo objetivo. Nossa própria doença nos ensina que estamos prestes a morrer. A morte de um amigo nos ensina a instabilidade de todos os confortos terrestres e a necessidade de buscar melhores alegrias. Todas essas coisas são adequadas para fazer representações justas para a mente e, assim, para santificar a alma. Como o cristão está constantemente em meio a esses objetos, ele deve estar constantemente crescendo em graça e diariamente e a cada hora obtendo impressões novas e mais profundas das grandes verdades da religião.

Tua palavra é verdade – tudo o que você falou – isto é, tudo o que está contido na Bíblia. Todos os mandamentos e promessas de Deus; Suas representações de Seu próprio caráter e as do homem; Seu relato da missão e morte de Seu Filho; da sepultura, a ressurreição, o julgamento e a eternidade, todos tendem a representar as coisas como são e, portanto, são adequados para santificar a alma. Temos aqui também o testemunho do Salvador de que a revelação que Deus deu é verdadeira. Tudo o que Deus falou é verdadeiro, e o cristão deve se alegrar e o pecador deve tremer. Ver Salmo 19: 7-14 .

Comentário de E.W. Bullinger

Santificar = Hallow. Grego. Hagiam. Separação é a idéia da palavra “santo” . Veja a nota em Êxodo 3: 5 .

Tua . Todos os textos lêem “o” .

verdade . A verdade é a grande força separadora. Compare Mateus 10:35 .

Tua palavra , etc. = A palavra que é Tua é a verdade. As Palavras Encarnadas e Reveladas. Compare João 6:33 ; João 14: 6 ; João 16:13 . Mateus 22:16 . 2 Coríntios 6: 7 ; 2 Coríntios 13: 8 . Gálatas 1: 2 , Gálatas 1: 5 , Gálatas 1:14 . Efésios 1:13 .

Comentário de John Calvin

17. Santifica-os pela tua verdade. Esta santificação inclui o reino de Deus e sua justiça; isto é, quando Deus nos renova pelo seu Espírito, e confirma em nós a graça da renovação, e continua até o fim. Ele pede, primeiro, portanto, que o Pai santifique os discípulos, ou, em outras palavras, que os consagre inteiramente a si mesmo e os defenda como sua herança sagrada. Em seguida, ele aponta os meios de santificação, e não sem razão; pois existem fanáticos que praticam muita tagarelice inútil sobre santificação, mas que negligenciam a verdade de Deus, pela qual ele nos consagra a si mesmo. Novamente, como há outros que conversam de maneira tão tola sobre a verdade e ainda desconsideram a palavra, Cristo diz expressamente que a verdade, pela qual Deus santifica seus filhos, não pode ser encontrada em nenhum outro lugar além da palavra.

Tua palavra é verdade; pois a palavra aqui denota a doutrina do Evangelho, que os apóstolos já tinham ouvido da boca de seu Mestre, e que depois eles deveriam pregar a outros. Nesse sentido, Paulo diz que

a Igreja foi purificada com a lavagem da água pela palavra da vida,
( Efésios 5:26

É verdade que é somente Deus quem santifica; mas como

o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê,
( Romanos 1:16 )

quem se afasta do evangelho como meio deve tornar-se cada vez mais imundo e poluído.

A verdade é aqui tomada, a título de eminência, pela luz da sabedoria celestial, na qual Deus se manifesta a nós, para que ele possa nos conformar à sua imagem. A pregação externa da palavra, é verdade, não realiza isso por si mesma, pois essa pregação é perversamente profanada pelos réprobos; mas lembremos que Cristo fala dos eleitos que o Espírito Santo efetivamente regenera pela palavra. Agora, como os apóstolos não eram totalmente destituídos dessa graça, devemos deduzir das palavras de Cristo que a santificação não é instantaneamente concluída em nós no primeiro dia, mas que progredimos nela por todo o curso de nossa vida, até finalmente Deus, tirando de nós as vestes da carne, enche-nos com a sua justiça.

Comentário de Adam Clarke

Santifique- os – ???as?? , de a , negativo, e ?? , a terra. Esta palavra tem dois significados:

  1. Significa consagrar, separar-se da terra e do uso comum, e dedicar ou dedicar a Deus e a seu serviço.
  • Significa tornar santo ou puro. A oração de Cristo pode ser entendida em ambos os sentidos. Ele orou –
  • Para que possam ser totalmente consagrados à obra do ministério e separados de todas as preocupações mundanas.
  • Para que sejam santos, e padrões de toda santidade para aqueles a quem anunciaram a salvação de Deus.
  • Um ministro que se dedica a preocupações mundanas é uma censura ao Evangelho; e quem não é salvo de seus próprios pecados pode, com uma má graça, recomendar a salvação a outros.

    Pela tua verdade – Não é apenas de acordo com a verdade de Deus que os ministros devem ser separados para a obra sagrada; mas é a partir dessa verdade, e de acordo com ela, que eles devem pregar aos outros. Essa doutrina que não é extraída da verdade de Deus nunca pode salvar almas. Deus não abençoa nenhuma palavra além da sua; porque nada é verdade, sem mistura de erros, mas aquilo que procedeu de si mesmo. Nosso Senhor ainda age aqui em referência à conduta do sumo sacerdote, a quem pertencia santificar os sacerdotes, filhos de Arão: ver João 17: 1 ; (Nota).

    Comentário de John Wesley

    Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

    Santificar – Consagra-os pela unção do teu Espírito ao seu ofício, e aperfeiçoa-os em santidade, por meio da tua palavra.

    Referências Cruzadas

    2 Samuel 7:28 – Ó Soberano Senhor, tu és Deus! Tuas palavras são verdadeiras, e tu fizeste essa boa promessa a teu servo.

    Salmos 12:6 – As palavras do Senhor são puras, são como prata purificada num forno, sete vezes refinada.

    Salmos 19:7 – A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes.

    Salmos 19:7 – A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes.

    Salmos 119:9 – Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra.

    Salmos 119:11 – Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.

    Salmos 119:104 – Ganho entendimento por meio dos teus preceitos; por isso odeio todo caminho de falsidade.

    Salmos 119:144 – Os teus testemunhos são eternamente justos, dá-me discernimento para que eu tenha vida.

    Salmos 119:151 – Tu, porém, Senhor, estás perto e todos os teus mandamentos são verdadeiros.

    Lucas 8:11 – “Este é o significado da parábola: A semente é a palavra de Deus.

    Lucas 8:15 – Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança”.

    João 8:32 – E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.

    João 8:40 – Mas vocês estão procurando matar-me, sendo que eu lhes falei a verdade que ouvi de Deus; Abraão não agiu assim.

    João 15:3 – Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.

    João 17:19 – Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade.

    Atos dos Apóstolos 15:9 – Ele não fez distinção alguma entre nós e eles, visto que purificou os seus corações pela fé.

    2 Coríntios 3:18 – E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.

    Efésios 4:21 – De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus.

    Efésios 5:26 – para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,

    2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

    2 Timóteo 2:25 – Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,

    Tiago 1:21 – Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.

    1 Pedro 1:22 – Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *