Estudo de Salmos 19:7 – Comentado e Explicado

A lei do Senhor é perfeita, reconforta a alma; a ordem do Senhor é segura, instrui o simples.
Salmos 19:7

Comentário de Albert Barnes

A lei do Senhor – Margem, doutrina. A palavra usada aqui – ???? tôrâh – é aquela que é comumente empregada no Antigo Testamento com referência à lei de Deus, e geralmente é traduzida como “lei”. A palavra significa apropriadamente “instrução”, “preceito”, de um verbo que significa “ensinar”. É então usado com referência à instrução ou ensino em relação à conduta e, portanto, é aplicado a tudo o que Deus comunicou para guiar a humanidade. Não aqui, nem em geral, refere-se exclusivamente aos mandamentos de Deus, mas inclui tudo o que Deus revelou para nos ensinar e guiar. Refere-se aqui à verdade revelada como contraditória da verdade tornada conhecida pelas obras da criação. Compare a nota no Salmo 1: 2 . Existem seis epítetos usados ??nesses versículos Salmos 19: 7-9 para descrever a verdade revelada de Deus, todos se referindo às mesmas verdades, mas com referência a alguma visão distinta das próprias verdades ou de seus efeitos sobre a alma: sagacidade, lei, testemunho, estatutos, mandamentos, medo e julgamentos. Da verdade revelada de Deus, assim caracterizada por epítetos distintos, é feita primeiro uma declaração específica em cada caso em relação à própria verdade, vista nesse aspecto especial, e então os efeitos dessa verdade revelada na alma são descritos correspondendo a essa verdade como é vista. Assim, da “lei do Senhor” é dito:

(a) que é perfeito,

(b) que converte a alma;

Do “testemunho do Senhor”:

(a) que é certo,

(b) que torna o simples sábio;

Dos “estatutos do Senhor”:

(a) que eles estão certos,

(b) eles alegram o coração;

Do “mandamento do Senhor”:

(a) que é puro,

(b) que ilumina os olhos;

Do “temor do Senhor”:

a) está limpo,

(b) que dura para sempre;

Dos “julgamentos do Senhor”:

(a) que eles são verdadeiros e justos,

(b) são mais desejáveis ??que o ouro e mais doces que o mel e o favo de mel; que as pessoas são avisadas por elas e que, ao mantê-las, há uma grande recompensa.

É perfeito – Sobre o significado da palavra usada aqui, veja a nota em Jó 1: 1 . O significado é que não falta nada para ser completo; nada para que possa ser o que deveria ser. É completo como uma revelação da verdade divina; está completo como regra de conduta. Como explicado acima, isso se refere não apenas à lei de Deus, como a palavra é comumente empregada agora, mas a toda a verdade divina, como revelada. É absolutamente verdade; é adaptado com consumada sabedoria às necessidades do homem; é um guia infalível de conduta. Não há nada lá que leve os homens ao erro ou pecado; não há nada essencial para o homem saber o que não pode ser encontrado lá.

Convertendo a alma – A ilustração particular da perfeição da lei é vista no fato de que “converte a alma”; isto é, que o transforma dos caminhos do pecado para a santidade. A glória das obras de Deus – os céus, o firmamento, o sol, como descrito nos versículos anteriores – é que elas transmitem o conhecimento de Deus ao redor do mundo, e que o mundo está cheio de luz e vida sob o genial calor do sol; a glória da lei, ou a verdade revelada de Deus, é que ela carrega diretamente sobre a alma do homem, afastando-o do erro de seus caminhos. e levando-o a seguir uma vida de santidade. Não se diz da “lei” de Deus que isso seja feito por seu próprio poder, nem pode haver aqui nenhum desígnio para excluir a doutrina da ação divina na alma; mas a afirmação é que, quando a “lei” de Deus é aplicada ao coração, ou quando a verdade de Deus é exercida sobre esse coração, o efeito legítimo é visto ao afastar o pecador do erro de seus caminhos. Esse efeito da verdade é visto em toda parte, onde é colocado em contato com o coração do homem. Ao colocar isso em primeiro lugar, também, o salmista talvez pretenda intuir que esse é o objetivo principal da revelação que Deus deu à humanidade; que, embora efeitos grandes e importantes sejam produzidos pelo conhecimento que sai das obras de Deus, o poder de conversão sai apenas da “lei” de Deus ou da verdade revelada. É notável que nenhum dos efeitos aqui mencionados no Salmo 19: 7-12 atribuídos à verdade revelada de Deus, sob as várias formas em que é contemplado, sejam atribuídos ao conhecimento que resulta da contemplação de suas obras, Salmo 19 : 1-6 . Não é a verdade científica que converte os homens, mas a verdade revelada.

O testemunho do Senhor – A palavra usada aqui – ???? ?êdûth – significa adequadamente aquilo que é dado testemunho e é aplicado à verdade revelada como aquilo que Deus presta testemunho. Em referência à verdade do que é afirmado, ele é a testemunha ou o voucher; é isso que ele declara verdadeiro. Portanto, o termo é aplicável a tudo o que é revelado como sendo o que ele afirma ser verdadeiro, e a palavra pode ser aplicada às verdades históricas; ou a preceitos ou leis; ou a declarações respeitando a si mesmo, respeitando o homem, respeitando o caminho da salvação, respeitando o mundo caído. Em todos esses assuntos, ele prestou testemunho em sua palavra, comprometendo sua veracidade quanto à correção das afirmações que são feitas. A palavra, portanto, refere-se ao todo do que é revelado em sua palavra, considerado como aquele à verdade da qual ele testemunha. A palavra é freqüentemente usada neste sentido: Salmo 81: 5 ; , Psalm 119:129 , Psalm 119:144 , Psalm 119:157 ; Salmo 119: 14 , Salmo 119: 31 , Salmo 119: 36 , Salmo 119: 88 , Salmo 119: 99 , Salmo 119: 111 , Salmo 119: 129 , Salmo 119: 144 , Salmo 119: 157 ; Jeremias 44:23 . Também é freqüentemente aplicado às duas tabelas da lei estabelecidas na arca, que é, portanto, chamada “a arca do testemunho”. Êxodo 16:34 ; Êxodo 25:16 , Êxodo 25: 21-22 ; Êxodo 26:33 ; Êxodo 30:26 , e saepe.

É certo – estabelecido, firme. Esse “testemunho”, ou a verdade revelada, não é instável, vacilante, incerto. É tão certo que se pode confiar; tão bem estabelecido, que não pode ser abalado.

Tornar sábio o simples – A palavra simplificada – ??? pethi^y – significa simplicidade, tolice, Provérbios 1:22 ; e então, simples no sentido de estar aberto à persuasão, facilmente seduzido: Provérbios 7: 7 ; Provérbios 22: 3 ; Provérbios 27:12 ; Salmo 116: 6 . Então significa crédulo, Provérbios 14:15 ; e inexperiente, Salmo 19: 7 . Gesenius, Lexicon. O significado aqui é evidentemente inexperiente no sentido de ser ignorante ou não ensinado. Refere-se àqueles que precisam de orientação e direção espirituais e é aplicável aos homens como eles são por natureza, não ensinados ou precisam de instruções, mas com a idéia de que suas mentes são suscetíveis a impressões ou abertas à convicção. Aqueles que são naturalmente destituídos de sabedoria, isso torna sábio. A afirmação é de que esse testemunho, ou verdade revelada, os torna sábios no conhecimento de Deus ou lhes dá instruções reais.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 19: 7 . A lei do Senhor é perfeita, convertendo a alma { Restaurando / Atualizando } a alma. A conexão parece ser a seguinte: da poderosa cena e perspectiva da natureza nos versículos anteriores, o salmista volta seus pensamentos para a consideração das ainda maiores obras da graça. O mundo racional, como por si só o mais nobre, também tem sido o cuidado mais peculiar da Providência em preservá-lo e adorná-lo. O sol conhece seu curso e sempre seguiu o caminho traçado por seu Criador. O mar mantém seu antigo canal, e em sua fúria máxima se lembra da primeira lei de seu Criador, até agora você irá, e não mais. Mas a liberdade e a razão, sujeitas a nenhuma restrição, produziram uma variedade infinita no mundo racional. De todas as criaturas, o homem só poderia esquecer seu Criador e ele próprio, e prostituir a honra de ambos, roubando a Deus a obediência que lhe era devida, e submetendo-se um escravo aos elementos do mundo. Quando olhou para os céus e viu a glória do sol e das estrelas, em vez de louvar ao Senhor de todos, ele disse tolamente: “Estes são teus deuses, ó homem!” Quando o homem se perdeu assim na ignorância e na superstição, Deus se manifestou novamente, deu-lhe uma lei para dirigir sua vontade e informar sua razão, e ensiná-lo em todas as coisas a buscar sua felicidade [e graça para cumprir essa lei e obter Aquela felicidade]. Era uma espécie de segunda criação; uma obra que exige tanto nossa admiração e louvor quanto qualquer uma ou todas as obras da natureza [e muito mais]; e assim o santo salmista canta os triunfos da graça e exalta a misericórdia e o poder de Deus, restaurando a humanidade da escravidão da ignorância e da idolatria. A lei do Senhor é perfeita, etc. A essa lei divina o pecador deve a conversão de sua alma; à luz da palavra de Deus, o simples deve sua sabedoria; antes, até os prazeres da vida e todos os sólidos confortos de que desfrutamos fluem da mesma corrente viva: os estatutos do Senhor alegram o coração, assim como iluminam os olhos; e não apenas mostra-nos os perigos e misérias da iniqüidade e, ensinando-nos a evitá-las, mas também nos leva a certa felicidade e alegria para sempre: pois, mantendo-as, há uma grande recompensa. Bispo Sherlock.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 19: 7 . A lei do Senhor – A doutrina entregue à sua igreja, seja por Moisés, ou por outros profetas e homens santos de Deus depois dele: pois a lei do título não é dada apenas aos dez mandamentos, ou à lei moral, como Romanos 2 : 23-29 ; mas também para toda a palavra de Deus, como Salmos 1: 2 ; Salmos 119: 70 ; Jeremias 8: 8 e em outros lugares; e, nesse sentido geral, deve ser entendido aqui, porque os efeitos aqui mencionados não são produzidos, muito menos são apropriados para uma parte dela meramente, mas pertencem ao todo, as doutrinas, declarações, narrações, preceitos, conselhos , exortações, promessas, ameaças e particularmente àquela aliança feita com o homem, ali revelada. Tendo discursado até agora sobre a glória de Deus, brilhando e demonstrando pelos céus visíveis, ele agora procede a outra demonstração da glória de Deus, com a qual ele compara e prefere antes o anterior. É perfeito – Descobrir completamente a natureza e a vontade de Deus, e todo o dever do homem, no que ele deve acreditar e praticar, e tudo o que for necessário para sua felicidade presente e eterna. Enquanto a criação, apesar de declarar tanto de Deus como deixou todos os homens sem desculpa, ainda não manifestou completamente a vontade de Deus, nem levou os homens à salvação eterna. Convertendo a alma – Do erro à verdade, do pecado à justiça, da doença à saúde, da morte à vida; Hebraico, ?????? ???? , meshibath nephesh, restaurando ou trazendo de volta a alma; ou seja, a Deus, de quem se revoltou, 1 Pedro 3:18 , a seu favor, sua imagem e comunhão com ele. Esta lei, ou palavra, convence do pecado, sustenta um Salvador, é um meio de graça e regra de conduta. O testemunho do Senhor – A mesma palavra, assim chamada, porque é uma testemunha entre Deus e o homem, testemunhando o que Deus exige do homem e o que, mediante a realização dessa condição, ele fará pelo homem; é certo – hebraico, , ???? , neemanah, fiel ou verdadeiro, uma qualidade mais necessária em uma testemunha: não enganará ou enganará qualquer homem que confie nele e o segue, mas infalivelmente o levará à felicidade, tornando sábio – Para a salvação, como é expresso em 2 Timóteo 3:15 , que é a única verdadeira sabedoria; o simples – Os humildes e ensináveis, que são pequenos aos seus próprios olhos; ou melhor, os fracos e tolos, mesmo as pessoas de menor capacidade, e as que tendem a confundir e são mais facilmente seduzidas. Mesmo estes, se derem ouvidos às instruções da palavra de Deus, tornar-se-ão sábios, quando aqueles que se professarem sábios, inclinando-se a seu próprio entendimento e desprezando ou negligenciando as direções dos oráculos divinos, se tornam e provam ser tolos, Romanos 1:22 .

Comentário de E.W. Bullinger

lei. Observe o paralelismo sintético da segunda metade deste salmo, que compara as palavras escritas nas Escrituras com as palavras escritas nos céus e preservadas nos nomes dos signos do zodíaco e das constelações. Veja App-12. Observe nos versículos: Salmos 19: 7-9 os seis títulos da Palavra, seus seis atributos e seus seis efeitos (ver App-10).

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4. O Deus da Aliança, em contraste com El ( Salmos 19: 1 ), o Criador. Ocorre sete vezes nesta segunda metade do salmo.

perfeito: como todas as suas outras obras. Observe as seis palavras nos versículos: Salmos 19: 7-9 .

convertendo = retornando. À medida que o sol retorna nos céus, também aqui é usada a mesma palavra para a conversão (ou o retorno) do pecador. Observe que todos os verbos nesta segunda metade são astronômicos , assim como os da primeira metade são literários. Veja a nota acima .

a alma. Hebraico. nephesh. App-13.

testemunho = testemunha. Compare os Salmos 89:37 .

seguro = fiel e duradouro; como o sol é “a testemunha fiel nos céus” ( Salmos 89:37 ).

Comentário de Adam Clarke

A lei do Senhor – E aqui estão dois livros da Revelação Divina:

  1. Os céus visíveis e as obras da criação em geral.
  • A Bíblia, ou escritos divinamente inspirados, contidos no Antigo e no Novo Testamento.
  • Todos podem ser chamados de lei do Senhor; ???? torá , de ??? yarah , para instruir, dirigir, endireitar, guiar. É o sistema de instrução de Deus, pelo qual os homens aprendem o conhecimento de Deus e de si mesmos, orientados a andar de modo a agradar a Deus, redimidos de caminhos tortuosos e guiados no caminho eterno. Alguns pensam que ???? torá significa a parte preceptiva do Apocalipse. Alguns dos pais primitivos mencionaram três leis dadas por Deus ao homem:

    1. A lei da natureza, que ensina o conhecimento de Deus, quanto ao seu poder eterno e Deidade, pela criação visível.
  • A lei dada a Moisés e aos profetas, que ensina mais perfeitamente o conhecimento de Deus, sua natureza, sua vontade e nosso dever.
  • A lei da graça dada por Cristo Jesus, que mostra a doutrina da expiação, da purificação e da ressurreição do corpo.
  • O primeiro está escrito em hieróglifos nos céus e na terra. O segundo foi escrito em tábuas de pedra e em muitos ritos e cerimônias. O terceiro deve ser escrito no coração pelo poder do Espírito Santo.

    É perfeito – ????? temimah , é perfeição, é perfeito em si como uma lei, e requer perfeição nos corações e vidas dos homens. Este é o seu caráter.

    Convertendo a alma – devolvendo-a a Deus. Restaurando-o pela razão certa ou por uma mente sã; ensinando seu próprio interesse em referência aos dois mundos. Este é o seu uso.

    O testemunho do Senhor ???? eduth , de ?? ad , além, adiante. Os vários tipos e designações da lei, que se referem a algo além de si mesmos, e apontam para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Alguns entendem, as partes doutrinárias da lei.

    Está certo – ????? neemanah , é fiel; eles apontam as coisas além deles de maneira justa, verdadeira e completa, e não fazem relatos vãos ou falsos. Todos prestam testemunho da grande expiação. Esse é o caráter deles.

    Tornar sábio o simples – O simples é aquele que tem apenas um objetivo em vista: quem está preocupado com sua alma e pergunta seriamente: “O que devo fazer para ser salvo?” Esses testemunhos apontam para a expiação e, portanto, o coração simples é sábio para a salvação. Este é o uso deles.

    Comentário de John Calvin

    7. A lei do Senhor. Aqui a segunda parte do salmo começa. Depois de mostrar que as criaturas, embora não falem, servem como instrutores para toda a humanidade e ensinam a todos os homens com tanta clareza que existe um Deus que os torna indesculpáveis, o salmista agora se volta para os judeus, a quem Deus comunicara um conhecimento mais completo de si mesmo por meio de sua palavra. Enquanto os céus testemunham a respeito de Deus, o testemunho deles não leva os homens a ponto de aprenderem realmente a temê-lo e adquirirem um conhecimento bem fundamentado dele; serve apenas para torná-los indesculpáveis. É sem dúvida verdade que, se não fôssemos muito tolos e estúpidos, as assinaturas e as provas da Deidade que podem ser encontradas no teatro do mundo são abundantes o suficiente para nos incitar a reconhecer e reverenciar a Deus; mas como, apesar de cercados por uma luz tão clara, somos cegos, essa esplêndida representação da glória de Deus, sem a ajuda da palavra, não nos beneficiaria em nada, embora nos deva ser uma proclamação alta e distinta. em nossos ouvidos. Assim, Deus concede àqueles a quem ele determinou chamar a graça especial da salvação, como nos tempos antigos, enquanto ele dava a todos os homens, sem exceção, evidências de sua existência em suas obras, ele comunicou aos filhos de Abraão somente sua Lei, desse modo, fornecer-lhes um conhecimento mais certo e íntimo de sua majestade. Daí resulta que os judeus estão vinculados por um duplo vínculo para servir a Deus. Como os gentios, a quem Deus falou apenas pelas criaturas mudas, não têm desculpa para sua ignorância, quanto menos sua estupidez deve ser suportada, que negligenciam ouvir a voz que procede de sua própria boca sagrada? O fim, portanto, que Davi aqui tem em vista, é excitar os judeus, aos quais Deus havia se vinculado por um vínculo mais sagrado, a obedecer-lhe com um carinho mais rápido e alegre. Além disso, sob o termo lei, ele não apenas significa a regra de viver em retidão, ou os Dez Mandamentos, mas também compreende a aliança pela qual Deus havia distinguido essas pessoas do resto do mundo, e toda a doutrina de Moisés, a partes das quais ele depois enumera sob os termos testemunhos, estatutos e outros nomes. Esses títulos e elogios pelos quais ele exalta a dignidade e a excelência da Lei não concordariam apenas com os Dez Mandamentos, a menos que houvesse, ao mesmo tempo, juntado a eles uma adoção gratuita e as promessas que dependem dela; e, em resumo, todo o corpo de doutrina em que consiste a verdadeira religião e piedade. Quanto às palavras hebraicas aqui usadas, não vou gastar muito tempo tentando exatamente dar o significado particular de cada uma delas, porque é fácil entender de outras passagens que elas às vezes são confundidas ou usadas com indiferença. ???? , eduth, que prestamos testemunho, é geralmente aceito como uma aliança, na qual Deus, por um lado, prometeu aos filhos de Abraão que ele seria o Deus deles e, por outro, exigia fé e obediência da parte deles. Denota, portanto, o pacto mútuo firmado entre Deus e seu povo antigo. A palavra ?????? , pikkudim, que eu segui outros na tradução de estatutos, é restrita por alguns a cerimônias, mas de maneira inadequada em meu julgamento: pois acho que em todos os lugares é geralmente usada para ordenanças e editais. A palavra its?? , mitsvah, que segue imediatamente depois, e que traduzimos mandamento, tem quase o mesmo significado. Quanto às outras palavras, as consideraremos em seus respectivos lugares.

    A primeira recomendação da lei de Deus é que ela é perfeita. Com esta palavra, Davi quer dizer que, se um homem é devidamente instruído na lei de Deus, ele não quer nada que seja necessário para aperfeiçoar a sabedoria. Nos escritos de autores pagãos, não há dúvida de que são encontradas frases verdadeiras e úteis espalhadas aqui e ali; e também é verdade que Deus colocou na mente dos homens algum conhecimento de justiça e retidão; mas em conseqüência da corrupção de nossa natureza, a verdadeira luz da verdade não pode ser encontrada entre os homens onde a revelação não é desfrutada, mas apenas certos princípios mutilados que estão envolvidos em muita obscuridade e dúvida. Davi, portanto, reivindica justamente esse louvor à lei de Deus, que nela contém sabedoria perfeita e absoluta. Como a conversão da alma, da qual ele fala imediatamente depois, sem dúvida deve ser entendida sobre sua restauração, não senti dificuldade em processá-la. Há quem raciocine com muita sutileza nessa expressão, explicando-a como se referindo ao arrependimento e regeneração do homem. Eu admito que a alma não pode ser restaurada pela lei de Deus, sem ao mesmo tempo ser renovada para a justiça; mas devemos considerar qual é o significado adequado de Davi, que é este: que, como a alma dá vigor e força ao corpo, a lei da mesma maneira é a vida da alma. Ao dizer que a alma é restaurada, ele faz uma alusão ao estado miserável em que todos nascemos. Ali, sem dúvida, ainda sobrevive em nós alguns pequenos restos da primeira criação; mas como nenhuma parte de nossa constituição está livre de impurezas e impurezas, a condição da alma assim corrompida e depravada difere pouco da morte e tende totalmente à morte. Portanto, é necessário que Deus empregue a lei como remédio para restaurar a pureza; não que a letra da lei possa fazer isso por si mesma, como será mostrado mais adiante, mas porque Deus emprega sua palavra como um instrumento para restaurar nossas almas.

    Quando o salmista declara: O testemunho de Jeová é fiel, é uma repetição da sentença anterior, de modo que a integridade ou perfeição da lei e a fidelidade ou verdade de seu testemunho significam a mesma coisa; a saber, que quando deixamos de ser guiados e governados pela palavra de Deus, não corremos o risco de nos desviarmos, pois esse é o caminho pelo qual ele guia com segurança seu próprio povo para a salvação. A instrução na sabedoria parece aqui ser acrescentada como o início da restauração da alma. O entendimento é a mais excelente investidura da alma; e Davi nos ensina que é derivado da lei, pois somos naturalmente destituídos dela. Pela palavra bebês, ele não deve ser entendido como significando nenhuma classe particular de pessoas, como se os outros fossem suficientemente sábios; mas com isso ele nos ensina, em primeiro lugar, que ninguém é dotado de entendimento correto até que tenha feito progresso no estudo da lei. Em segundo lugar, ele mostra por ele que tipo de estudiosos Deus exige, a saber, aqueles que são tolos em suas próprias estimativas ( 1 Coríntios 3:18 ) e que descem à categoria de filhos, que a importância de seus filhos o próprio entendimento pode não impedir que eles se entreguem, com um espírito de toda a docilidade, ao ensino da palavra de Deus.

    Comentário de John Wesley

    A lei do SENHOR é perfeita, e converte a alma; o testemunho do SENHOR é seguro, e dá sabedoria aos simples.

    A lei – A doutrina entregue à sua igreja, seja por Moisés ou por outros profetas. Tendo discursado até agora sobre a glória de Deus brilhando nos céus visíveis, ele agora procede a outra demonstração da glória de Deus, com a qual ele compara e prefere a anterior.

    Perfeito – Descobrir completamente a natureza e a vontade de Deus, e todo o dever do homem, em que ele deve acreditar e praticar, e tudo o que for necessário à sua felicidade presente e eterna. Considerando que a criação, embora tenha declarado tanto de Deus, como deixou todos os homens sem desculpa, ainda não manifestou completamente a vontade de Deus, nem levou os homens à salvação eterna.

    Convertendo – Do pecado para Deus, de quem todos os homens se revoltam naturalmente.

    Testemunho – Sua lei, assim chamada, porque é uma testemunha entre Deus e o homem, o que Deus exige do homem e o que, com o desempenho dessa condição, ele fará pelo homem.

    Claro – Heb. fiel ou verdadeiro, o que é mais necessário em uma testemunha: não enganará ninguém, mas infalivelmente o trará à felicidade.

    Simples – Mesmo pessoas com as capacidades mais baixas.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *