Estudo de Romanos 6:17 – Comentado e Explicado

Graças a Deus, porém, que, depois de terdes sido escravos do pecado, obedecestes de coração à regra da doutrina na qual tendes sido instruídos.
Romanos 6:17

Comentário de Albert Barnes

Mas Deus seja grato – O argumento deste versículo é extraído de um apelo direto aos sentimentos dos próprios cristãos romanos. Pela experiência deles, Paulo conseguiu fazer uma demonstração de seu propósito, e isso foi com ele um motivo de gratidão a Deus.

Que eras … – O sentido desta passagem é claro. O fundamento do agradecimento não era o fato de terem sido escravos do pecado; mas é que, apesar disso, ou apesar de terem sido assim, ainda assim eles eram agora obedientes. Dar graças a Deus que as pessoas eram pecadoras contradiria todo o espírito desse argumento e da Bíblia. Mas, para agradecer que, embora as pessoas tivessem sido pecadoras, ainda assim agora elas se tornaram obedientes; isto é, que grandes pecadores se converteram, estão de acordo com o espírito da Bíblia e com propriedade. A palavra “embora” ou “considerando”, aqui entendida, expressa o sentido: “Mas graças a Deus, que enquanto servos do pecado”, etc. Os cristãos devem agradecer a Deus que eles mesmos, embora grandes pecadores, se tornaram convertido; e quando outros grandes pecadores se converterem, devem louvá-lo.

Os servos do pecado – Esta é uma expressão forte, implicando que eles estavam escravizados ao pecado; que eles tinham sido completamente seus escravos.

Do coração – Não apenas na forma externa; mas como um serviço cordial, sincero e completo. Nenhuma outra obediência é genuína.

Essa forma de doutrina – tipo grego; veja a nota em Romanos 5:14 . A forma ou tipo de doutrina significa aquela forma ou modelo de instrução que foi comunicado. Não difere materialmente da própria doutrina: “você obedeceu a essa doutrina”, etc. Você cedeu obediência às instruções, regras, teor da revelação cristã. A palavra “doutrina” não se refere a um dogma abstrato, mas significa instrução, aquilo que é ensinado. E o significado de toda a expressão é simplesmente que eles renderam uma obediência alegre e calorosa ao que lhes fora comunicado pelos professores da religião cristã; compare Romanos 1: 8 .

Que foi entregue a você – Margem: “Para onde você foi entregue”. Esta é uma tradução literal do grego; e o sentido é simplesmente o qual você foi instruído.

Comentário de E.W. Bullinger

Mas . . . agradeceu = Mas obrigado (em grego. charis . App-184.) a Deus. Compare 1 Coríntios 15:57 .

foram . Mas esse serviço é passado.

formulário . Grego. tupos. Veja Romanos 5:14 .

doutrina = ensino. Grego. didach. Somente aqui e Romanos 16:17 em Rom.

qual . . . você = (App-104.) que você foi entregue.

Comentário de John Calvin

17. Mas graças a Deus , etc. Esta é uma aplicação da semelhança do presente assunto. Embora devessem apenas ser lembrados de que agora não eram mais servos do pecado, ele ainda acrescenta um agradecimento; primeiro, para que ele pudesse ensiná-los, que isso não era por mérito próprio, mas pela misericórdia especial de Deus; e segundo, que, por meio dessa ação de graças, eles possam aprender o quão grande era a bondade de Deus e, assim, poderão ser mais estimulados a odiar o pecado. E ele agradece, não pelo tempo durante o qual eles eram servos do pecado, mas pela libertação que se seguiu, quando eles deixaram de ser o que eram antes. Mas essa comparação implícita entre o estado anterior e o atual é muito enfática; pois o apóstolo toca os caluniadores da graça de Cristo, quando mostra que, sem graça, toda a raça humana é mantida em cativeiro sob o domínio do pecado; mas que o reino do pecado termina, assim que a graça exerce seu poder. (196)

Podemos, portanto, aprender que não somos libertados da escravidão da lei que podemos pecar; pois a lei não perde seu domínio até que a graça de Deus nos restaure, a fim de nos renovar na justiça; e, portanto, é impossível que sejamos sujeitos ao pecado, quando a graça de Deus reina em nós: por afirmamos anteriormente que, sob esse termo, a graça inclui o espírito de regeneração.

Você obedeceu de coração , etc. Paulo compara aqui o poder oculto do Espírito com a letra externa da lei, como se ele tivesse dito: “Cristo interiormente forma nossas almas de uma maneira melhor do que quando a lei as restringe por nos ameaçando e aterrorizando. ” Assim é dissipada a seguinte calúnia: “Se Cristo nos liberta da sujeição à lei, ele traz liberdade ao pecado”. Na verdade, ele não permite ao seu povo liberdade desenfreada, para que eles possam brincar sem restrições, como cavalos soltos nos campos; mas ele os leva a um curso regular da vida. – Embora [Erasmus], seguindo a versão antiga, tenha escolhido traduzir a “forma” ( formam ) da doutrina , senti-me constrangido em manter o tipo , a palavra que Paulo usa: alguns talvez prefiram o padrão da palavra. (197) Parece-me, de fato, denotar a imagem formada ou impressão daquela justiça que Cristo grava em nossos corações: e isso corresponde à regra prescrita da lei, segundo a qual todas as nossas ações devem ser enquadradas, para que elas não se desvie para a direita ou para a esquerda.

Mas graças a Deus; porque sois servos do pecado, mas obedeceste à forma da doutrina em que vos ensinaste. – Ed.

, manner , that is, form, — in Romans 5:14 , figure , that is, representative, — in Titus 2:7 , pattern; A palavra t?p??, é traduzida em João 20:25 , impresso , isto é, das unhas – em Atos 7:43 , no plural, fiqures , isto é, imagens, – em Atos 7:44 , moda , isto é , padrão ou modelo, – em Hebreus 8: 5 , padrão , – em Atos 23:25 , maneira , isto é, forma, – em Romanos 5:14 , figura , isto é, representativa, – em Tito 2: 7 , padrão ; e em todos os outros casos em que ocorre, exceto neste local, é prestado exemplo e no plural, exemplos , conforme proporcionados pela conduta de outros ou por eventos; ver 1 Coríntios 10: 6 ; Filipenses 3:17 ; 1 Tessalonicenses 1: 7 ; 2 Tessalonicenses 3: 9 ; 1 Timóteo 4:12 ; 1 Pedro 5: 3 . A idéia de molde , que alguns dão a ela, é sem exemplo no Novo Testamento.

Nossa versão é a de [Castellio], no sentido de que a maioria dos críticos concorda. [Grotius] dá essa paráfrase: “ Obedistis ad eum modum quem doutrina evangelii præscribit – Ye tornou-se obediente àquela regra que a doutrina do evangelho prescreve”. [Wolfius] cita [Iamblichus], em sua vida de [Pitágoras], passagens nas quais t?p?? é usado para forma, modelo ou maneira , – ”t?? pa?de?se?? ? t?p?? – a forma de instrução;” e “t?p?? d?das?a??a? – a forma ou maneira de ensinar”.

A dificuldade gramatical é melhor removida por [Stuart], que considera t?p?? como sendo para t?p?, o caso sendo alterado pelo pronome anterior, não é algo incomum no grego: a tradução literal seria então: ”Vocês obedeceram à forma da doutrina , respeitando quais (ou em que, veja Marcos 5:34 ) você foi instruído. ” – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Mas Deus seja agradecido por você ser o servo do pecado – Este versículo deve ser lido assim: Mas graças a Deus que, embora você fosse servo do pecado, ainda assim você obedeceu de coração aquela forma de doutrina que foi entregue a você; ou aquele molde de ensino no qual você foi lançado. O apóstolo não agradece a Deus que eles eram pecadores; mas que, embora fossem assim, agora haviam recebido e obedecido ao Evangelho. A frase hebraica, Isaías 12: 1 , é exatamente a mesma do apóstolo aqui: Naquele dia você dirá: Eu te louvarei, porque você estava com raiva de mim; isto é, embora você estivesse com raiva de mim, desviou a tua ira, etc.

Essa forma de doutrina – ??p?? d?da??? ; aqui o cristianismo é representado sob a noção de um molde, ou morrer, no qual foram lançados, e dos quais eles tiveram a impressão de sua excelência. A figura sobre este dado é a imagem de Deus, justiça e verdadeira santidade, estampada em suas almas ao crer no Evangelho e receber o Espírito Santo. As palavras e?? ?? pa?ed???te t?p?? referem-se ao derretimento do metal; que, quando liquefeito, é moldado no molde, para receber a impressão de que é afundado ou cortado no molde; e, portanto, as palavras podem ser traduzidas literalmente, para as quais moldes de doutrina foram lançados. Eles foram derretidos sob a pregação da palavra e depois foram capazes de receber o selo de sua pureza.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 6:17 . Mas Deus seja agradecido Aqui, o apóstolo agradece a Deus que, embora eles tivessem sido pagãos e assim classificados entre os servos do pecado, eles agora se tornaram cristãos e, consequentemente, classificados entre os servos do Evangelho, ou aqueles que lhe eram obedientes. . Isso ele explica por uma metáfora retirada da cunhagem, estampagem ou fundição de metal em uma matriz ou molde. o t?p??, (a forma , como a traduzimos), isto é, o carimbo, a morte ou o molde, é a doutrina do Evangelho. Eles foram colocados dentro ou sob esse molde, foi a passagem dos pagãos para o estado cristão. Pelo conselho de Deus, que antes havia determinado levar os gentios à sua igreja evangélica; pela pregação do Evangelho, pela qual eles foram chamados à igreja; e por abraçarem voluntariamente a fé genuína do Evangelho, foram colocados ou entregues no ou sob o molde ou molde, do qual haviam recebido uma nova impressão, ou transformados em novas criaturas. E a obediência de seu coração ao molde, ou modelo de doutrina, refere-se à sua primeira fé, na sua conversão. Por isso eles foram colocados ou entregues no molde ou no evangelho: e sua obediência mais longa e contínua é a que o apóstolo neste capítulo sinceramente os exorta; ou seja, que, como eles tinham, pela graça de Deus, a doutrina do Evangelho, e agora foram colocados nela, trabalhariam para admitir uma impressão clara, justa e plena em seus corações e vidas. A figura sobre o dado é a imagem de Deus em justiça e verdadeira santidade: pois o novo homem ( Efésios 4:24 .), Ou o estado do Evangelho, é criado ou erigido em justiça e santidade, à imagem de Deus. Portanto, esta é a figura do carimbo ou do molde: esta é a imagem e a inscrição de Deus; e o dever e a grande obra do cristão devem ser conformes a esta imagem; cuidar para que uma representação completa e justa disso seja atingida em todos os seus princípios e ações: para que, na disposição de sua mente e em todas as partes de sua conversa, ele possa mostrar a imagem e a inscrição de Deus, brilhante e perfeita, como em um pedaço de dinheiro recém-cunhado. Veja no cap. Romanos 5:14 . Elsner e Sykes sobre o cristianismo, p. 178

Comentário de Scofield

pecado pecado.

(Veja Scofield “ Romanos 3:23 “)

Comentário de John Wesley

Mas Deus seja grato por você ser servo do pecado, mas de coração obedeceu à forma de doutrina que lhe foi dada.

A forma da doutrina na qual você foi entregue – Literalmente é: O molde no qual você foi entregue; que, por conter uma bela alusão, também transmite uma advertência muito instrutiva; insinuando que nossas mentes, todas flexíveis e dúcteis, devem estar em conformidade com os preceitos do evangelho, como metal líquido, levam a figura do molde no qual são moldadas.

Referências Cruzadas

1 Crônicas 29:12 – A riqueza e a honra vêm de ti; tu dominas sobre todas as coisas. Nas tuas mãos estão a força e o poder para exaltar e dar força a todos.

Esdras 7:27 – Bendito seja o Senhor, o Deus de nossos antepassados, que pôs no coração do rei o propósito de honrar desta maneira o templo do Senhor em Jerusalém,

Salmos 18:44 – Assim que me ouvem, me obedecem; são estrangeiros que se submetem a mim.

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Atos dos Apóstolos 11:18 – Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: “Então, Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios! “

Atos dos Apóstolos 28:15 – Os irmãos dali tinham ouvido falar que estávamos chegando e foram até a praça de Ápio e às Três Vendas para nos encontrar. Vendo-os, Paulo deu graças a Deus e sentiu-se encorajado.

Romanos 1:5 – Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.

Romanos 1:8 – Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm.

Romanos 2:8 – Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça.

Romanos 15:18 – Não me atrevo a falar de nada, exceto daquilo que Cristo realizou por meu intermédio em palavra e em ação, a fim de levar os gentios a obedecerem a Deus:

Romanos 16:26 – mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer nele e a obedecer-lhe,

1 Coríntios 1:4 – Sempre dou graças a meu Deus por vocês, por causa da graça que lhes foi dada por ele em Cristo Jesus.

1 Coríntios 6:9 – Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,

2 Coríntios 10:5 – Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.

Efésios 1:16 – não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações.

Efésios 2:5 – deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.

Filipenses 1:3 – Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vocês.

Colossenses 1:3 – Sempre agradecemos a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vocês,

1 Tessalonicenses 1:2 – Sempre damos graças a Deus por todos vocês, mencionando-os em nossas orações.

1 Tessalonicenses 3:9 – Como podemos ser suficientemente gratos a Deus por vocês, por toda a alegria que temos diante dele por causa de vocês?

2 Tessalonicenses 1:3 – Irmãos, devemos sempre dar graças a Deus por vocês; e isso é apropriado, porque a fé que vocês têm cresce cada vez mais, e muito aumenta o amor que todos vocês têm uns pelos outros.

1 Timóteo 1:13 – a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade;

2 Timóteo 1:3 – Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você noite e dia em minhas orações.

2 Timóteo 1:13 – Retenha, com fé e amor em Cristo Jesus, o modelo da sã doutrina que você ouviu de mim.

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

Filemom 1:4 – Sempre dou graças a meu Deus, lembrando-me de você nas minhas orações,

Hebreus 5:9 – e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,

Hebreus 11:8 – Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo.

1 Pedro 1:22 – Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.

1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

1 Pedro 3:1 – Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher,

1 Pedro 4:2 – para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.

1 Pedro 4:17 – Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?

2 João 1:4 – Ao encontrar alguns dos seus filhos, muito me alegrei, pois eles estão andando na verdade, conforme o mandamento que recebemos do Pai.

3 João 1:3 – Muito me alegrei ao receber a visita de alguns irmãos que falaram a respeito da sua fidelidade, de como você continua andando na verdade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *