Estudo de 2 João 1:4 – Comentado e Explicado

Muito me alegrei por ter achado entre teus filhos alguns que andam na verdade, conforme o mandamento que temos recebido do Pai.
2 João 1:4

Comentário de Albert Barnes

Eu me alegrei muito por ter encontrado … – Por ter aprendido esse fato respeitando alguns de seus filhos. O apóstolo não diz como ele aprendeu isso. Pode ter sido que ele se familiarizou pessoalmente com eles quando estavam fora de casa ou que ele aprendeu isso com outras pessoas. A palavra usada e????a heurekaw deve aplicar-se a qualquer método. Grotius supôs que alguns dos filhos haviam chegado a Éfeso a negócios e que João os conhecera lá.

De teus filhos andando na verdade – isto é, verdadeiros cristãos; viver de acordo com a verdade, pois isso constitui a essência da religião. A expressão usada aqui, “dos teus filhos”, ( ?? t?? t????? ek ton teknon significa alguns de teus filhos; implicando que ele sabia de uma parte deles que eram verdadeiros cristãos. Isso fica claro na construção grega, porque:

(a) se ele quisesse dizer que achava que todos tinham essa descrição, o sentimento teria sido diretamente expresso: “teus filhos”; mas, como é, é necessário entender alguma palavra para completar o sentido; e,

(b) o mesmo é exigido pelo fato de que o particípio usado (“caminhar” – pe??pat???ta? peripatountas) está no caso acusativo.

Se ele tivesse se referido a todos eles, o particípio estaria no genitivo, concordando com a palavra “filhos” ( t?? pe??pat???t?? too peripatounton) – Lucke. Se o apóstolo quer dizer que apenas uma parte deles de fato abraçou o evangelho, ou que ele sabia apenas que uma parte deles o fez, embora os outros possam ter feito isso sem o seu conhecimento, não está muito claro, embora a suposição anterior pareça ser a correta, pois se todos tivessem se tornado cristãos, presume-se que ele teria sido informado disso. A probabilidade parece ser que uma parte de seus filhos era verdadeiramente piedosa, embora não haja evidências de que os outros tenham sido de outra maneira além de corretos em sua conduta moral. Se houvesse conduta imprópria em qualquer um dos outros filhos, John era muito cortês e delicado em seus sentimentos, para aludir a uma circunstância tão desagradável. Mas “se aquela piedosa dama”, para usar a linguagem de Benson, “teve filhos perversos, seu lote não era único. O consolo dela era que ela tinha alguns que eram realmente bons. João elogiou aqueles que eram bons, a fim de estimulá-los da maneira mais agradável a perseverar. ”

Como recebemos um mandamento do Pai – isto é, como ele nos ordenou a viver; de acordo com a verdade que ele revelou. O “Pai”, nas Escrituras, é representado em toda parte como a Fonte da lei.

Comentário de Joseph Benson

2 João 1: 4 . Eu me alegrei muito por ter encontrado seus filhos – ou seja, alguns de seus filhos; andando na verdade – de uma maneira agradável ao evangelho. É provável que João fale dos filhos dela como conheceu no decorrer de suas viagens, provavelmente na casa de sua tia, 2 João 1:13 ; e, tendo conversado com eles e observado a conduta deles, encontrou motivos para concluir que eles eram verdadeiramente piedosos e sólidos na fé. Parece que depois que voltaram para casa, ele inscreveu essa carta para eles e para sua mãe, e pelo elogio que lhes concedeu, sem dúvida os encorajou a perseverar na verdade. Pela alegria que essa circunstância deu ao apóstolo, foi manifestada a disposição de um fiel ministro de Cristo; pois tais derivam grande felicidade da fé e santidade de seus discípulos.

Comentário de E.W. Bullinger

regozijou-se . Compare 3 João 1: 3 . Várias epístolas de Paulo se abrem com ação de graças.

grandemente . Grego. lian. Somente aqui e 3 João 1: 3 nos escritos de João.

de . App-104. Não implicando que houvesse outros que não andassem assim, mas referindo-se aos que ele conhecera.

tem . Omitir.

Comentário de Adam Clarke

Que descobri que teus filhos andam na verdade – já supus que essa matrona cristã fosse mãe de uma família, provavelmente uma viúva, pois não se faz menção ao marido; e que ela também era diaconisa na igreja, e uma naquela casa que os evangelistas viajantes pregavam, e ali foram entretidos. As crianças mencionadas aqui podem ser seus próprios filhos, ou os membros da Igreja que estavam sob seus cuidados, ou alguns de ambos. O apóstolo ficou satisfeito ao descobrir, provavelmente por uma epístola enviada a si mesma, ou pelas informações de alguns dos evangelistas itinerantes, que a obra de Deus estava prosperando no lugar onde ela morava e também em sua própria casa. Ele não diz que todos estavam andando na verdade, mas e? t?? te???? , alguns de seus filhos; havia um trabalho crescente e disseminado, e havia muitos adversários que se esforçavam para perverter aqueles que já haviam acreditado, e talvez tenham conseguido afastar vários da sua simplicidade.

Comentário de Thomas Coke

2 João 1: 4 . Regozijei-me muitíssimo por ter encontrado seus filhos, etc. – “Em testemunho da sinceridade do meu amor por você, posso assegurar-lhe que minha alma foi aquecida com grande alegria ( ?t?, ) porque, com base em boas evidências, fiquei bem satisfeito com o fato de que, dentre os filhos que Deus graciosamente lhes deu, há pelo menos alguns que receberam a Cristo e a verdade do evangelho com fé e amor para influenciar seus corações e vidas; de maneira que, aonde quer que vão, suas conversas são respondidas em obediência ao santo mandamento que nós, os apóstolos de Cristo, recebemos de Deus Pai, com a comissão de declará-lo. “É provável que, por um lado, ocasião ou outra, alguns de seus filhos viajaram para o exterior, como a palavra pe??pat???? pode significar; e que o apóstolo se reuniu com eles e viu seu excelente espírito e conduta como se tornou o evangelho de Cristo; e, portanto, falou deles como pessoas que ele havia encontrado andando na verdade.

Comentário de John Wesley

Regozijei-me grandemente por ter encontrado teus filhos andando em verdade, pois recebemos um mandamento do Pai.

Achei de teus filhos – Provavelmente na casa da tia deles, 2 João 1:13 .

Andando na verdade – Na fé e no amor.

Referências Cruzadas

Oséias 14:9 – Quem é sábio? Aquele que considerar essas coisas. Quem tem discernimento? Aquele que as compreender. Os caminhos do Senhor são justos; os justos andam neles, mas os rebeldes neles tropeçam.

Malaquias 2:6 – A verdadeira lei estava em sua boca e nenhuma falsidade achou-se em seus lábios. Ele andou comigo em paz e retidão, e desviou muitos do pecado.

Gálatas 2:14 – Quando vi que não estavam andando de acordo com a verdade do evangelho, declarei a Pedro, diante de todos: “Você é judeu, mas vive como gentio e não como judeu. Portanto, como pode obrigar gentios a viverem como judeus?

Efésios 5:2 – e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

Efésios 5:8 – Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz,

Filipenses 4:10 – Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo.

1 Tessalonicenses 2:19 – Pois quem é a nossa esperança, alegria ou coroa em que nos gloriamos perante o Senhor Jesus na sua vinda? Não são vocês?

1 Tessalonicenses 3:6 – Agora, porém, Timóteo acaba de chegar da parte de vocês, dando-nos boas notícias a respeito da fé e do amor que vocês têm. Ele nos falou que vocês sempre guardam boas recordações de nós, desejando ver-nos, assim como nós queremos vê-los.

1 João 1:6 – Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.

1 João 2:6 – aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.

3 João 1:3 – Muito me alegrei ao receber a visita de alguns irmãos que falaram a respeito da sua fidelidade, de como você continua andando na verdade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *