Estudo de 1 Tessalonicenses 3:6 – Comentado e Explicado

Mas, agora, Timóteo acaba de voltar da visita que vos fez, trazendo excelentes notícias da vossa fé e caridade. Ele nos falou da afetuosa lembrança que de nós sempre guardais e do desejo que tendes de nos rever, desejo que é também nosso.
1 Tessalonicenses 3:6

Comentário de Albert Barnes

Mas agora, quando Timóteo veio de você para nós – Para Corinto, depois de ter sido enviado a Tessalônica; Atos 18: 5 ; compare notas sobre 1 Tessalonicenses 3: 2 .

E nos trouxe boas novas – uma conta alegre ou favorável. “Evangelização” grega isto é, trazendo boas notícias.

Da sua fé – Da sua fidelidade ou fidelidade. Em meio a todas as provações, eles demonstraram fidelidade à causa cristã.

E caridade – Amor; notas, 1 Coríntios 13: 1 .

E que você sempre tenha boa lembrança de nós – ou seja, eles provavelmente demonstraram sua lembrança de Paulo, obedecendo a seus preceitos e estimando uma consideração afetuosa por ele, apesar de todos os esforços que foram feitos para afastar dele suas afeições.

Desejando muito nos ver, assim como nós também. Não havia disposição para culpá-lo por tê-los deixado, ou porque ele não voltou para eles. Eles o teriam recebido novamente como professor e amigo. O significado disso é que havia entre ele e eles um forte vínculo mútuo.

Comentário de E.W. Bullinger

trouxe . . . boa maré s. App-121. O único lugar, exceto Lucas 1:19 , onde euangelizo não se refere ao evangelho.

caridade = amor. App-135.

sempre . App-151.

desejando muito . Grego. epipotheo. Veja Romanos 1:11 .

veja . App-133.

Comentário de John Calvin

Ele mostra aqui, por outro argumento, por que extraordinária afeição foi exercida por eles, na medida em que ele foi transportado quase do sério pela alegria da inteligência de estarem em uma condição próspera. Pois devemos observar as circunstâncias que ele relata. Ele estava em aflição e necessidade: talvez não houvesse espaço para alegria. Mas, quando ouve o que tanto desejava, respeitando os tessalonicenses, como se todos os sentimentos de suas angústias tivessem sido extintos, ele é levado à alegria e aos parabéns. Ao mesmo tempo, ele passa, gradualmente, a expressar a grandeza de sua alegria, pois diz que, em primeiro lugar, recebemos consolo: depois, ele fala de uma alegria que foi abundantemente derramada. (557) Contudo, este parabéns (558) tem a força de uma exortação; e a intenção de Paulo era incitar os tessalonicenses à perseverança. E, certamente, essa deve ter sido uma excitação muito poderosa, quando souberam que o santo Apóstolo sentiu tanto consolo e alegria pelo avanço de sua piedade.

6 Fé e amor . Essa forma de expressão deve ser a mais cuidadosamente observada por nós na proporção da frequência com que é utilizada por Paulo, pois nessas duas palavras ele compreende brevemente a soma total da verdadeira piedade. Portanto, todos os que visam essa marca dupla durante toda a vida estão além de todo risco de errar: todos os outros, por mais que possam se torturar, vagam miseravelmente. A terceira coisa que ele acrescenta sobre sua boa lembrança dele, refere-se ao respeito recebido pelo Evangelho. Pois não era por outro motivo que eles mantinham Paulo com tanto carinho e estima.

Comentário de Adam Clarke

Quando Timóteo chegou – Já vimos que ele e Silas ficaram em Tessalônica, quando Paulo foi obrigado a deixá-lo; pois a perseguição parece ter sido dirigida principalmente contra ele. Quando Paulo chegou a Atenas, ele enviou com insistência a ele e Silas para procurá-lo com toda velocidade naquela cidade. Não somos informados de que eles vieram, mas é mais provável que eles vieram, e que Paulo enviou Timóteo de volta a Tessalônica para confortar e construir esses novos convertidos. Depois que Paulo mandou Timóteo, é provável que ele tenha ido direto a Corinto, e lá Timóteo logo depois o conheceu, com as boas novas da firmeza da Igreja de Tessalônica.

Sua fé e caridade – As boas novas que Timóteo trouxe de Tessalônica consistiam em três detalhes:

  1. A fé deles; eles continuaram firmes em sua crença no evangelho.
  • A caridade deles; eles se amavam e viviam em união e harmonia.
  • 3. Eles foram afetuosamente apegados ao apóstolo; eles tinham boa lembrança dele e desejavam sinceramente vê-lo.

    Comentário de Thomas Coke

    1 Tessalonicenses 3: 6 . Mas agora, quando Timóteo chegou, etc. – Isso deve ser lido, mas agora que Timóteo chegou – e trouxe -, portanto ( 1 Tessalonicenses 3: 7 ) somos consolados.

    Comentário de John Wesley

    Mas agora, quando Timóteo veio de você até nós, e nos trouxe boas novas de sua fé e caridade, e que você sempre tem boa lembrança de nós, desejando muito nos ver, como também nós:

    Mas agora, quando Timóteo nos chegou de você – Imediatamente após seu retorno, São Paulo escreveu; enquanto sua alegria era fresca e sua ternura no auge.

    Referências Cruzadas

    Provérbios 25:25 – Como água fresca para a garganta sedenta é a boa notícia que chega de uma terra distante.

    Isaías 52:7 – Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: “O seu Deus reina! “

    Atos dos Apóstolos 18:1 – Depois disso Paulo saiu de Atenas e foi para Corinto.

    Atos dos Apóstolos 18:5 – Depois que Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo se dedicou exclusivamente à pregação, testemunhando aos judeus que Jesus era o Cristo.

    1 Coríntios 11:2 – Eu os elogio por se lembrarem de mim em tudo e por se apegarem às tradições, exatamente como eu as transmiti a vocês.

    1 Coríntios 13:13 – Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.

    2 Coríntios 7:5 – Pois, quando chegamos à Macedônia, não tivemos nenhum descanso, mas fomos atribulados de toda forma: conflitos externos, temores internos.

    Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

    Filipenses 1:8 – Deus é minha testemunha de como tenho saudade de todos vocês, com a profunda afeição de Cristo Jesus.

    Colossenses 1:4 – pois temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor por todos os santos,

    Colossenses 4:18 – Eu, Paulo, escrevo esta saudação de próprio punho. Lembrem-se das minhas algemas. A graça seja com vocês.

    1 Tessalonicenses 1:3 – Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

    1 Tessalonicenses 2:9 – Irmãos, certamente vocês se lembram do nosso trabalho esgotante e da nossa fadiga; trabalhamos noite e dia para não sermos pesados a ninguém, enquanto lhes pregávamos o evangelho de Deus.

    1 Tessalonicenses 2:17 – Nós, porém, irmãos, privados da companhia de vocês por breve tempo, em pessoa, mas não no coração, esforçamo-nos ainda mais para vê-los pessoalmente, pela saudade que temos de vocês.

    1 Tessalonicenses 3:9 – Como podemos ser suficientemente gratos a Deus por vocês, por toda a alegria que temos diante dele por causa de vocês?

    2 Tessalonicenses 1:3 – Irmãos, devemos sempre dar graças a Deus por vocês; e isso é apropriado, porque a fé que vocês têm cresce cada vez mais, e muito aumenta o amor que todos vocês têm uns pelos outros.

    1 Timóteo 1:5 – O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera.

    2 Timóteo 1:3 – Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você noite e dia em minhas orações.

    Filemom 1:5 – porque ouço falar da sua fé no Senhor Jesus e do seu amor por todos os santos.

    Hebreus 13:3 – Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se fossem vocês mesmos que o estivessem sofrendo no corpo.

    Hebreus 13:7 – Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé.

    1 João 3:23 – E este é o seu mandamento: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *