Estudo de 2 Timóteo 1:3 – Comentado e Explicado

Dou graças a Deus, a quem sirvo com pureza de consciência, tal como aprendi de meus pais, e me lembro de ti sem cessar nas minhas orações, de noite e de dia.
2 Timóteo 1:3

Comentário de Albert Barnes

Agradeço a Deus, a quem sirvo de meus antepassados ??- Paulo considerou entre seus antepassados ??os patriarcas e os homens santos dos tempos antigos, como sendo da mesma nação com ele, embora possa ser que ele também incluísse seus ancestrais mais imediatos, que, por qualquer coisa conhecida em contrário, podem ter sido exemplos distintos de piedade. Seus próprios pais, com certeza, cuidaram para que ele fosse treinado nos caminhos da religião; compare as notas de Filêmon 3: 4-5 ; Atos 26: 4-5 . A frase “dos meus antepassados” provavelmente significa, após o exemplo dos meus ancestrais. Ele adorou o mesmo Deus; ele manteve substancialmente as mesmas verdades; ele tinha a mesma esperança da ressurreição e da imortalidade; ele confiou no mesmo Salvador que havia chegado, em quem eles confiavam que estava por vir. A dele não era, portanto, uma religião diferente da deles; era a mesma religião praticada e aperfeiçoada. A religião do Antigo Testamento e do Novo é essencialmente a mesma; veja as notas em Atos 23: 6 .

Com pura consciência – veja as notas em Atos 23: 1 .

Isso sem cessar – compare a nota de Romanos 12:12 ; 1 Tessalonicenses 5:17 nota.

Eu me lembro de você em minhas orações noite e dia – veja as notas em Filemon 1: 3-4 .

Comentário de E.W. Bullinger

obrigado. Veja 1 Timóteo 1:12 .

servir. App-190.

antepassados. Grego. progonos. Ver 1 Timóteo 5: 4 .

com = in. grego. en.

sem cessar. Grego. adialeiptos. Ver Romanos 9: 2 . Compare Romanos 1: 9 .

lembrança . Grego. mneia . Veja Romanos 1: 9 .

do. App-104.

orações . App-134.

Comentário de John Calvin

3 Agradeço O significado geralmente atribuído a essas palavras é que Paulo “dá graças a Deus” e depois atribui a causa ou fundamento do agradecimento; a saber, que ele é incessantemente consciente de Timóteo. Mas que meus leitores considerem se o seguinte sentido não se encaixa igualmente bem e ainda melhor: “Sempre que me lembro de ti em minhas orações (e o faço continuamente), também agradeço a ti”; pois a partícula ?? tem mais frequentemente esse significado; (138) e, de fato, qualquer significado que possa ser extraído de uma tradução diferente é extremamente escasso. De acordo com essa exposição, a oração será um sinal de cautela, e a ação de graças, um sinal de alegria; isto é, ele nunca pensou em Timóteo sem recordar as virtudes eminentes com as quais estava enfeitado. Daí surge o terreno de ação de graças; pois a lembrança dos dons de Deus é sempre agradável e prazerosa para os crentes. Ambos são provas de verdadeira amizade. Ele chama a menção dele ( ?d???e?pt?? ) incessante, porque ele nunca o esquece quando ora.

A quem eu adoro dos meus ancestrais Esta declaração ele fez em oposição às calúnias conhecidas com as quais os judeus o carregavam, como se ele tivesse abandonado a religião de seu país e apostatado pela lei de Moisés. Pelo contrário, ele declara que adora a Deus, a respeito de quem fora ensinado por seus antepassados, ou seja, o Deus de Abraão, que se revelou aos judeus, que entregaram sua lei pela mão de Moisés; e não alguns que fingiram Deus, a quem ele havia feito recentemente para si mesmo.

Mas aqui pode ser perguntado: “Visto que Paulo se gloria em seguir a religião transmitida por seus ancestrais, esse fundamento é suficientemente sólido? Portanto, segue-se que essa será uma presença plausível para desculpar todas as superstições e que será um crime, se alguém se afastar, no menor grau, das instituições de seus antepassados, sejam elas quais forem. ” A resposta é fácil. Ele não estabelece aqui uma regra fixa, que se acredita que toda pessoa que segue a religião que recebeu de seus pais adora a Deus corretamente e, por outro lado, que aquele que parte do costume de seus antepassados ??é de todo culpar por isso. Por essa circunstância sempre deve ser levado em consideração que Paulo não era descendente de idólatras, mas dos filhos de Abraão, que adoravam o verdadeiro Deus. Sabemos o que Cristo diz, desaprovando toda a adoração falsa dos gentios, que somente os judeus mantinham o verdadeiro método de adoração. Paulo, portanto, não repousa apenas na autoridade dos pais, nem fala indiscriminadamente de todos os seus antepassados; mas ele remove aquela opinião falsa, com a qual sabia que estava injustamente carregado, que havia abandonado o Deus de Israel e emoldurado para si um deus estranho.

Em uma consciência pura É certo que a consciência de Paulo nem sempre foi pura; pois ele reconhece que foi enganado pela hipocrisia, enquanto dava rédeas soltas ao desejo pecaminoso. (139) ( Romanos 7: 8. ) A desculpa que Crisóstomo oferece para o que Paulo fez enquanto era fariseu, alegando que ele se opunha ao evangelho, não por malícia, mas por ignorância, não é uma resposta satisfatória à objeção. ; pois “uma consciência pura” não é um elogio comum, e não pode ser separado do sincero e sincero temor de Deus. Eu, portanto, limito ao tempo presente, dessa maneira, que ele adora o mesmo Deus que era adorado por seus antepassados, mas que agora ele o adora com puro carinho do coração, desde o momento em que foi iluminado pelo Evangelho.

Esta declaração tem o mesmo objetivo com os numerosos protestos dos apóstolos, conforme registrado nos Atos dos Apóstolos:

“Eu sirvo ao Deus de meus pais, acreditando em todas as coisas que estão escritas na lei e nos profetas.” ( Atos 24:14 .)

Novamente,

“E agora devo ser julgado em relação à esperança da promessa que foi feita a nossos pais, à qual esperamos que nossas doze tribos esperem vir”. ( Atos 26: 6. )

Novamente,

“Devido à esperança de Israel, estou preso a essa corrente.” ( Atos 28:20 .)

Nas minhas orações, noite e dia , vemos, portanto, quão grande foi sua constância na oração; e, no entanto, ele não afirma nada sobre si mesmo, a não ser o que Cristo recomenda a todos os seus seguidores. Devemos, portanto, ser movidos e inflamados por tais exemplos para imitá-los, até agora, pelo menos, que um exercício tão necessário possa ser mais frequente entre nós. Se alguém entender que isso significa as orações diárias e noturnas que Paulo costumava oferecer em horários determinados, não haverá impropriedade nessa visão; embora eu dê uma interpretação mais simples, que não houve tempo em que ele não estivesse empregado em oração.

Comentário de Adam Clarke

A quem sirvo de meus antepassados ??- Nascido judeu, fui cuidadosamente educado no conhecimento do verdadeiro Deus e na maneira correta de adorá-lo.

Com pura consciência – Sempre com o objetivo de agradá-lo, mesmo no tempo em que, por ignorância, persegui a Igreja.

Sem cessar, tenho lembrança de ti – O apóstolo agradece a Deus por ter lembrança constante de Timóteo em suas orações. É uma coisa muito rara agora na Igreja Cristã, que um homem particularmente agradece a Deus por poder orar pelos outros. E, no entanto, quem mais pode fazer isso deve ter um aumento daquele amor fraterno que o segundo maior mandamento de Deus exige: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Também é uma grande bênção poder manter o espírito de uma pura amizade, especialmente através de um considerável lapso de tempo e ausência. Aquele que pode fazê-lo pode muito bem agradecer a Deus por ter sido salvo daquela inconstância e instabilidade da mente, que são a ruína das amizades e a reprovação de muitos amigos que já foram calorosos.

Comentário de Thomas Coke

2 Timóteo 1: 3. São Paulo, a seguir, parece íntimo de que os judaizantes não apenas tinham vergonha dele em seus sofrimentos atuais, mas glorificavam-no; até agora eles próprios estavam dispostos a sofrer por causa da justiça. E como o perigo em que o apóstolo estava naquela época provavelmente poderia causar uma impressão muito profunda na mente de Timóteo e de outros cristãos, ele aproveita frequentemente a ocasião para íntimo, de que ele próprio não tem medo nem vergonha, apesar de sua atual angústia e tristeza. Perigo; e ele esperava que Timóteo aqui o imitasse e perseverasse em se opor aos judaizantes, ainda mais vigorosamente do que quando o apóstolo estava em liberdade para ajudá-lo. Muitos foram para os judaizantes; mas trabalho e paciência sob sofrimentos eram o caminho, sob a graça onipotente, para a glória e a vitória: a covardia e a consideração pela facilidade presente eram o caminho para os homens perderem a recompensa gloriosa da vida eterna. Por tais argumentos, o apóstolo pressionou Timóteo a viver piedosamente; continuar em sua fidelidade e em fervoroso amor a todos os verdadeiros cristãos; pregar a doutrina pura do evangelho e sofrer por ela com paciência e mansidão; mas de modo algum ter vergonha ou traí-la, 2 Timóteo 1: 3.-Ch. 2 Timóteo 2:26 . Podemos observar que, como São Paulo foi caluniado pelos judeus como apóstata da religião de seus antepassados, ele, portanto, declara o contrário aqui, como frequentemente faz em outros lugares.

Comentário de John Wesley

Agradeço a Deus, a quem sirvo de meus antepassados ??com pura consciência, que sem cessar tenho lembrança de ti em minhas orações noite e dia;

A quem sirvo de meus antepassados – Ou seja, a quem eu e meus ancestrais servimos.

Com uma consciência pura – Ele sempre adorou a Deus de acordo com sua consciência, antes e depois de sua conversão. Aquele que está à beira da vida é muito revigorado pela lembrança de seus predecessores, para quem está indo.

Referências Cruzadas

Lucas 2:37 – e então permanecera viúva até a idade de oitenta e quatro anos. Nunca deixava o templo: adorava a Deus jejuando e orando dia e noite.

Atos dos Apóstolos 22:3 – “Sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade. Fui instruído rigorosamente por Gamaliel na lei de nossos antepassados, sendo tão zeloso por Deus quanto qualquer de vocês hoje.

Atos dos Apóstolos 23:1 – Paulo, fixando os olhos no Sinédrio, disse: “Meus irmãos, tenho cumprido meu dever para com Deus com toda a boa consciência, até o dia de hoje”.

Atos dos Apóstolos 24:14 – Confesso-te, porém, que adoro o Deus dos nossos antepassados como seguidor do Caminho, a que chamam seita. Creio em tudo o que concorda com a Lei e no que está escrito nos Profetas,

Atos dos Apóstolos 24:16 – Por isso procuro sempre conservar minha consciência limpa diante de Deus e dos homens.

Atos dos Apóstolos 26:4 – “Todos os judeus sabem como tenho vivido desde pequeno, tanto em minha terra natal como em Jerusalém.

Atos dos Apóstolos 27:23 – Pois ontem à noite apareceu-me um anjo do Deus a quem pertenço e a quem adoro, dizendo-me:

Romanos 1:8 – Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm.

Romanos 1:9 – Deus, a quem sirvo de todo o coração pregando o evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como sempre me lembro de vocês

Romanos 9:1 – Digo a verdade em Cristo, não minto; minha consciência o confirma no Espírito Santo:

2 Coríntios 1:12 – Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus.

Gálatas 1:14 – No judaísmo, eu superava a maioria dos judeus da minha idade, e era extremamente zeloso das tradições dos meus antepassados.

Efésios 1:16 – não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações.

1 Tessalonicenses 1:2 – Sempre damos graças a Deus por todos vocês, mencionando-os em nossas orações.

1 Tessalonicenses 3:10 – Noite e dia com perseverança oramos para que possamos vê-los pessoalmente e suprir o que falta à sua fé.

1 Timóteo 1:5 – O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera.

1 Timóteo 1:19 – mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé.

2 Timóteo 1:5 – Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em você.

2 Timóteo 3:15 – Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.

Hebreus 13:8 – Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *