Estudo de 1 Timóteo 1:19 – Comentado e Explicado

com fidelidade e boa consciência, que alguns desprezaram e naufragaram na fé.
1 Timóteo 1:19

Comentário de Albert Barnes

Manter a fé – fidelidade à causa em que você está alistado – como um bom soldado deve fazer. Isso não significa, como me parece, que Timóteo deve se apegar ao sistema de doutrinas reveladas no evangelho, mas que ele deve ter a fidelidade que um bom soldado deve ter. Ele não deve trair sua confiança. Ele deve aderir à causa de seu mestre com firmeza inabalável. Isso incluiria, é claro, uma crença na verdade, mas essa não é a idéia principal da frase.

E uma boa consciência – veja as notas, Atos 23: 1 . É necessária uma boa consciência, bem como fidelidade, a serviço do Redentor. Uma boa consciência é aquela que está bem informada sobre o que é certo e onde seus ditames são seguidos honestamente.

Que alguns se afastaram – Ou seja, que boa consciência alguns puseram deles, ou em outras palavras, não seguiram seus ditames. A verdade assim ensinada é que as pessoas destroem sua fé por não manterem uma boa consciência. Eles amam o pecado. Eles seguem as orientações da paixão. Eles escolhem entrar em propensões carnais. De fato, eles devem, se quiserem, rejeitar e renunciar ao evangelho. As pessoas se tornam infiéis porque desejam se entregar ao pecado. Ninguém pode ser sensualista, e ainda assim amar o evangelho que exige pureza de vida. Se as pessoas mantiverem uma boa consciência, o caminho para uma crença constante no evangelho seria fácil. Se as pessoas não quiserem, elas devem esperar que mais cedo ou mais tarde sejam lançadas na infidelidade.

A respeito da fé – Em relação a todo o assunto da fé. Eles são infiéis a Deus e rejeitam todo o sistema do evangelho. Às vezes, “fé” é usada para denotar o evangelho – pois a fé é a principal coisa do evangelho.

Fizeram naufrágio – há toda uma destruição da fé – como um navio completamente arruinado que atinge uma rocha e afunda.

Comentário de E.W. Bullinger

arrumar = empurrar para longe. Grego. apdtheemai . Veja Atos 7:27 .

concernente . App-104.

= a fé ( 1 Timóteo 1: 2 ).

tem . Omitir,

fez naufrágio . Grego. nauageo . Somente aqui e 2 Coríntios 11:25 .

Comentário de John Calvin

19 Tendo fé e boa consciência , entendo a palavra como um termo geral, denotando sã doutrina. No mesmo sentido, ele depois fala do “mistério da fé”. ( 1 Timóteo 3: 9. ) E, de fato, as principais coisas exigidas de um professor são estas duas: – que ele se apegue à pura verdade do evangelho; e, em seguida, que ele a administre com boa consciência e zelo mais santo. Onde estes são encontrados, todos os outros seguirão por vontade própria.

Da qual alguns se desviaram da fé, Ele mostra como é necessário que a fé seja acompanhada por uma boa consciência; porque, por outro lado, a punição de uma má consciência está se afastando do caminho do dever. Aqueles que não servem a Deus com um coração sincero e perfeito, mas dão rédea solta a disposições perversas, mesmo que a princípio tivessem um entendimento sólido, acabaram perdendo-o completamente.

Esta passagem deve ser cuidadosamente observada. Sabemos que o tesouro da sã doutrina é inestimável e, portanto, não há nada que devamos temer mais do que tirá-lo de nós. Mas aqui Paulo nos informa que há apenas uma maneira de mantê-lo seguro; e isto é, protegê-lo pelas fechaduras e barras de uma boa consciência. É isso que experimentamos todos os dias; pois como é que existem tantos que, deixando de lado o evangelho, se precipitam em seitas más ou se envolvem em erros monstruosos? É porque, por esse tipo de cegueira, Deus pune a hipocrisia; por outro lado, um genuíno temor de Deus dá força à perseverança.

Portanto, podemos aprender duas lições. Primeiro, os professores e ministros do evangelho e, por meio deles, todas as igrejas são ensinadas com que horror devem considerar uma profissão hipócrita e enganosa da verdadeira doutrina, quando aprendem que ela é severamente punida. Em segundo lugar, essa passagem elimina a ofensa pela qual tantas pessoas ficam muito angustiadas, quando percebem que algumas pessoas que anteriormente professavam seu apego a Cristo e ao evangelho não apenas voltam às suas superstições anteriores, mas (o que é muito pior). confuso e cativado por erros monstruosos. Por tais exemplos, Deus apóia abertamente a majestade do evangelho e mostra abertamente que ele não pode suportar a profanação dele. E é isso que a experiência nos ensinou em todas as épocas. Todos os erros que existiam na Igreja Cristã desde o início procediam dessa fonte, que em algumas pessoas, ambição e outras, cobiça, extinguiu o verdadeiro temor de Deus. Uma má consciência é, portanto, a mãe de todas as heresias; e vemos que um grande número de pessoas, que não havia abraçado a fé sincera e honestamente, é levado apressadamente, como animais brutos, para os devaneios dos epicuristas, de modo que sua hipocrisia é exposta. E não apenas isso, mas o desprezo a Deus é universalmente prevalecente, e a vida licenciosa e vergonhosa de quase todas as fileiras mostra que não existe nenhuma ou a menor poção possível de integridade no mundo; para que haja uma razão muito grande para temer, a fim de que a luz que foi acesa possa ser rapidamente extinta, e Deus deixe que o entendimento puro do evangelho seja possuído por muito poucos.

Fizeram naufrágio : A metáfora retirada do naufrágio é altamente apropriada; pois nos sugere que, se desejamos chegar em segurança ao porto, nosso curso deve ser guiado por uma boa consciência; caso contrário, há o risco de “naufrágio”; isto é, há perigo, para que a fé não seja afundada por uma má consciência, como por um redemoinho em um mar tempestuoso. (30)

Comentário de Adam Clarke

Mantendo a fé – Todas as verdades da religião cristã, acreditando firmemente nelas e proclamando-as fervorosamente para os outros.

E uma boa consciência – Então, mantendo a verdade de acordo com seus ditames, para que uma boa consciência possa ser preservada. Como o apóstolo acabara de falar da guerra do cristão, ele aqui se refere à armadura cristã, especialmente ao escudo e peitoral; o escudo da fé e o peitoral da justiça. Veja em Efésios 6:13 , etc. (nota) e 1 Tessalonicenses 5: 8 ; (Nota).

Que alguns tendo afastado – ?p?saµe??? · Tendo afastado; como um soldado tolo e resistente, seu escudo e seu peitoral, ou um marinheiro louco, seu piloto, elmo e bússola.

A respeito da fé – As grandes verdades da religião cristã.

Fizeram naufrágio – Sendo sem a fé, esse único sistema infalível da verdade; e uma boa consciência, aquele piloto habilidoso, aquele leme firme e comandante, aquela pedra de carga fiel e invariável; foram levados de um lado para o outro por todo vento de doutrina e, ficando entre cardumes, areia movediça e pedras, foram naufragados e tragados.

Comentário de Thomas Coke

1 Timóteo 1:19 . Mantendo fé e boa consciência; “Mantendo os grandes princípios da cristã no poder, e com ela o exercício de uma boa consciência”.

Comentário de John Wesley

Mantendo a fé e uma boa consciência; que alguns que rejeitaram a fé naufragaram:

Mantendo fé rápida – que é o licor mais precioso.

E uma boa consciência – que é como um copo limpo.

Que – Ou seja, uma boa consciência.

Alguns se afastaram – ele desaparece sem querer, sempre diz: “Não me machuque”. E aqueles que retêm isso não fazem naufrágio de sua fé. De fato, ninguém pode naufragar a fé que nunca a teve. Esses, portanto, já foram verdadeiros crentes: ainda assim, eles caíram não apenas de maneira obscena, mas finalmente; para navios depois de naufragados não podem ser salvos posteriormente.

Referências Cruzadas

Mateus 6:27 – Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?

1 Coríntios 11:19 – Pois é necessário que haja divergências entre vocês, para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados.

Gálatas 1:6 – Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho

Gálatas 5:4 – Vocês, que procuram ser justificados pela lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça.

Filipenses 3:18 – Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo.

1 Timóteo 1:5 – O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera.

1 Timóteo 3:9 – Devem apegar-se ao mistério da fé com a consciência limpa.

1 Timóteo 4:1 – O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.

1 Timóteo 6:9 – Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição,

2 Timóteo 3:1 – Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.

2 Timóteo 4:4 – Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.

Tito 1:9 – e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela.

Hebreus 3:14 – pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

Hebreus 6:4 – Ora para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo,

1 Pedro 3:15 – Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.

2 Pedro 2:1 – No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

2 Pedro 2:12 – Mas eles difamam o que desconhecem e são como criaturas irracionais, guiadas pelo instinto, nascidas para serem capturadas e destruídas; serão corrompidos pela sua própria corrupção!

1 João 2:19 – Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.

Judas 1:10 – Todavia, esses tais difamam tudo o que não entendem; e as coisas que entendem por instinto, como animais irracionais, nessas mesmas coisas se corrompem.

Apocalipse 3:3 – Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você.

Apocalipse 3:8 – Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome.

Apocalipse 3:10 – Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *