Estudo de 1 Timóteo 1:5 – Comentado e Explicado

Esta recomendação só visa a estabelecer a caridade, nascida de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera.
1 Timóteo 1:5

Comentário de Albert Barnes

Agora, o fim do mandamento – veja as notas em Romanos 10: 4 . Para que Timóteo cumprisse o plano de sua nomeação, era necessário que ele tivesse uma visão correta do plano da lei. Os professores a quem ele se refere insistiram muito em sua obrigação e importância; e Paulo pretende dizer que ele não pretendia ensinar que a lei não tinha conseqüências e que, quando entendida corretamente, não era obrigatória. Sua natureza e uso, no entanto, não foram entendidos corretamente por eles, e, portanto, era de grande importância para Timóteo inculcar visões corretas do propósito para o qual foi dado. A palavra “mandamento” aqui alguns entendem do evangelho (Doddridge), outros do comando particular que o apóstolo aqui dá a Timothy (Benson, Clarke e Macknight); mas parece mais natural se referir a tudo o que Deus havia ordenado – toda a sua lei. Como o erro desses professores surgiu de visões impróprias da natureza e do design da lei, Paulo diz que esse design deve ser entendido. Não era para produzir distinções e contendas raivosas, nem para restringir as mentes dos cristãos com observâncias minuciosas e pesadas, mas para produzir amor.

É caridade – Sobre o significado desta palavra, veja as notas em 1 Coríntios 13: 1 .

Fora de um coração puro – O amor genuíno deve proceder de um coração santo. O mandamento não foi projetado para garantir meramente as expressões exteriores do amor, mas o que estava assentado no coração.

E de boa consciência – Uma consciência livre de culpa. É claro que não pode haver amor genuíno a Deus onde os ditames da consciência são constantemente violados, ou onde um homem sabe que está continuamente fazendo errado. Se um homem deseja ter evidência de amor a Deus, ele deve manter uma boa consciência. Todo amor fingido, onde um homem sabe que está vivendo em pecado, é mera hipocrisia.

E de fé não fingida – Confiança íntima em Deus. Parece que isso se destina especificamente à fé no Senhor Jesus, mas significa que todo amor verdadeiro a Deus, como essa lei produziria, deve ser baseado na confiança nele. Como alguém pode ter amor por quem não confia nele? Podemos exercitar o amor a um amigo declarado em quem não temos confiança? A fé, então, é tão necessária sob a lei quanto no evangelho.

Comentário de E.W. Bullinger

mandamento. Grego. perengelia . Veja Atos 5:28 .

caridade. App-135.

fora de. App-104, boa consciência. Ver Atos 23: 1 .

não fingido. Grego. anupokritos. Ver Romanos 12: 9 .

Comentário de John Calvin

Aqueles homens sem princípios com os quais Timóteo tinha que lidar se vangloriavam de ter a lei do lado deles, em consequência da qual Paulo antecipa, e mostra que a lei não lhes dá apoio, mas até se opunha a eles, e que concordava perfeitamente com o evangelho. que ele havia ensinado. A defesa estabelecida por eles não era diferente da que é defendida por aqueles que, atualmente, sujeitam a palavra de Deus à tortura. Eles nos dizem que não pretendemos nada além de destruir a teologia sagrada, como se apenas a nutrissem em seu seio. Eles falavam da lei de maneira a exibir Paulo sob uma luz odiosa. E qual é a resposta dele? Para espalhar essas nuvens de fumaça, (10) ele se aproxima francamente, como antecipação, e prova que sua doutrina está em perfeita harmonia com a lei, e que a lei é totalmente abusada por aqueles que a empregam para qualquer outra finalidade. objetivo. Da mesma forma, quando agora definimos o que se entende por verdadeira teologia, é evidente que desejamos restaurar aquilo que foi miseravelmente rasgado e desfigurado por aqueles insignificantes que, inchados pelo título vazio de teólogos, estão familiarizados com nada além de insignificantes insípidas e sem sentido. Aqui, o mandamento é posto para a lei, participando do todo.

Amor de coração puro Se a lei deve ser dirigida a esse objeto, para que sejamos instruídos no amor, que procede da fé e da boa consciência, segue-se, por outro lado, que aqueles que transformam o ensino dele em perguntas curiosas são expositores perversos da lei. Além disso, não é de grande importância para onde a palavra amor seja considerada nesta passagem como relacionada a ambas as tabelas da lei ou apenas à segunda tabela. Somos ordenados a amar a Deus de todo o coração e de nossos vizinhos como a nós mesmos; mas quando o amor é mencionado nas Escrituras, ele é mais freqüentemente limitado à segunda parte. Na ocasião atual, não hesitaria em entender por ele o amor tanto a Deus quanto ao próximo, se Paulo tivesse empregado a palavra amor sozinho; mas quando ele acrescenta: “fé, e uma boa consciência, e um coração puro”, a interpretação que agora vou dar não estará em desacordo com sua intenção e concordará bem com o escopo da passagem. A soma da lei é esta: que possamos adorar a Deus com verdadeira fé e consciência pura, e que possamos amar uns aos outros. Todo aquele que se afasta disso corrompe a lei de Deus, distorcendo-a para um propósito diferente.

Mas aqui surge uma dúvida de que Paulo parece preferir “amor” a “fé”. Eu respondo, aqueles que são dessa opinião raciocinam de maneira excessivamente infantil; pois, se o amor é mencionado pela primeira vez, ele não detém a primeira categoria de honra, pois Paulo mostra também que ele nasce da fé. Agora, sem dúvida, a causa precede seu efeito. E se pesarmos cuidadosamente todo o contexto, o que Paulo diz é da mesma importância como se ele tivesse dito: “A lei nos foi dada para esse fim, para nos instruir na fé, que é a mãe de uma boa consciência. e de amor. ” Assim, devemos começar com fé, e não com amor.

“Um coração puro” e “uma boa consciência” não diferem muito um do outro. Ambos procedem da fé; pois, quanto a um coração puro, é dito que “Deus purifica corações pela fé”. ( Atos 15: 9. ) Quanto à boa consciência, Pedro declara que se baseia na ressurreição de Cristo. ( 1 Pedro 3:21 .) Nesta passagem, também aprendemos que não há amor verdadeiro, onde não há temor de Deus e retidão de consciência.

Tampouco é indigno de observação que a cada um deles ele acrescente um epíteto; (11) pois, como nada é mais comum, nada é mais fácil do que se gabar de fé e de boa consciência. Mas quão poucos são os que provam por suas ações que estão livres de toda hipocrisia! Especialmente, é apropriado observar o epíteto que ele confere à “fé”, quando o chama de fé não fingida ; pelo que ele quer dizer que a profissão é insincera, quando não percebemos uma boa consciência e quando o amor não se manifesta. Agora, já que a salvação dos homens repousa na fé, e como o culto perfeito de Deus repousa na fé e em uma boa consciência e amor, não precisamos nos perguntar se Paulo faz a soma da lei para consistir neles.

Comentário de Adam Clarke

Agora, o fim do mandamento é caridade – Essas questões genealógicas levam a conflitos e debates; e a dispensação de Deus leva ao amor a Deus e ao homem, pela fé em Cristo. Essas questões genealógicas deixam o coração sob a influência de todos os seus temperamentos vis e más propensões; A fé em Jesus purifica o coração. Nenhuma investigação desse tipo pode acrescentar nada a que a culpa do pecado possa ser removida; mas o Evangelho proclama perdão, através do sangue do Cordeiro, a todo penitente crente. O fim, o objetivo e o desígnio de Deus em dar esta dispensação ao mundo é que os homens tenham uma fé não fingida, como se apegam a Cristo crucificado, e produzem uma boa consciência a partir do senso do perdão recebido e levam adiante. a pureza de coração; Amor a Deus e ao homem, sendo a grande questão da graça de Cristo aqui embaixo, e isso preparando totalmente a alma para a glória eterna. Aquele cuja alma está cheia de amor a Deus e ao homem tem um coração puro, uma boa consciência e fé não fingida. Mas essas bênçãos que nenhuma alma jamais pode adquirir, mas de acordo com a dispensação da fé de Deus.

A paráfrase e a nota do Dr. Macknight neste versículo são muito apropriadas: “Agora, o escopo da acusação a ser dada a esses professores é que, em vez de inculcar fábulas e genealogias, eles inculcam amor a Deus e ao homem, procedendo de um coração puro, e dirigido por uma boa consciência, e nutrido por uma fé não fingida na doutrina do Evangelho. A palavra pa?a??e??a denota uma mensagem ou ordem, trazida uma à outra e entregue de boca em boca. que o apóstolo ordenou que Timóteo entregasse aos professores em Éfeso; pois ele havia dito: 1 Timóteo 1: 3 ;: Eu pedi que permanecesse ainda em Éfeso, ??a pa?a??e???? , para que você possa cobrar um pouco: aqui ele diz a ele o que o o escopo dessa cobrança deveria ser “.

De fé não fingida – ??ste?? a??p????t?? · Uma fé não hipócrita. O apóstolo parece aludir aos mestres judaizantes, que fingiam fé no Evangelho, apenas para que tivessem maior oportunidade de trazer de volta ao sistema mosaico aqueles que haviam abraçado a doutrina de Cristo crucificado. Isso é evidente no versículo a seguir.

Comentário de Thomas Coke

1 Timóteo 1: 5 . Agora, o fim do mandamento, etc. – “A soma e o grande fim da doutrina cristã, ou do evangelho, são o amor, etc.” Veja 1 Tessalonicenses 5:10 . Filemom 1: 2

Comentário de John Wesley

Ora, o fim do mandamento é a caridade de coração puro, de boa consciência e de fé não fingida;

Considerando o fim do mandamento – de toda a instituição cristã.

É amor – E este foi particularmente o fim do mandamento que Timóteo deveria cumprir em Éfeso, 1 Timóteo 1: 3,18 . O fundamento é a fé; o fim, amor. Mas isso só pode subsistir em um coração purificado pela fé e é sempre acompanhado com uma boa consciência.

Referências Cruzadas

Salmos 24:4 – Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos.

Salmos 51:10 – Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.

Jeremias 4:14 – Ó Jerusalém, lave o mal do seu coração para que você seja salva. Até quando você vai acolher projetos malignos no íntimo?

Mateus 5:8 – Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.

Mateus 12:35 – O homem bom, do seu bom tesouro, tira coisas boas, e o homem mau, do seu mau tesouro, tira coisas más.

Marcos 12:28 – Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: “De todos os mandamentos, qual é o mais importante? “

Atos dos Apóstolos 15:9 – Ele não fez distinção alguma entre nós e eles, visto que purificou os seus corações pela fé.

Atos dos Apóstolos 23:1 – Paulo, fixando os olhos no Sinédrio, disse: “Meus irmãos, tenho cumprido meu dever para com Deus com toda a boa consciência, até o dia de hoje”.

Atos dos Apóstolos 24:16 – Por isso procuro sempre conservar minha consciência limpa diante de Deus e dos homens.

Romanos 9:1 – Digo a verdade em Cristo, não minto; minha consciência o confirma no Espírito Santo:

Romanos 10:4 – Porque o fim da lei é Cristo, para a justificação de todo o que crê.

Romanos 13:8 – Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei.

Romanos 14:15 – Se o seu irmão se entristece devido ao que você come, você já não está agindo por amor. Por causa da sua comida, não destrua seu irmão, por quem Cristo morreu.

1 Coríntios 8:1 – Com respeito aos alimentos sacrificados aos ídolos, sabemos que todos temos conhecimento. O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica.

1 Coríntios 13:1 – Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.

1 Coríntios 14:1 – Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o dom de profecia.

2 Coríntios 1:12 – Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus.

Gálatas 5:6 – Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.

Gálatas 5:13 – Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

1 Timóteo 1:19 – mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé.

1 Timóteo 3:9 – Devem apegar-se ao mistério da fé com a consciência limpa.

2 Timóteo 1:3 – Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você noite e dia em minhas orações.

2 Timóteo 1:5 – Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em você.

2 Timóteo 2:22 – Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor.

Tito 1:15 – Para os puros, todas as coisas são puras; mas para os impuros e descrentes, nada é puro. De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.

Hebreus 9:14 – quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!

Hebreus 10:22 – Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.

Hebreus 11:5 – Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; “ele já não foi encontrado porque Deus o havia arrebatado”, pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus.

Hebreus 13:18 – Orem por nós. Estamos certos de que temos consciência limpa, e desejamos viver de maneira honrosa em tudo.

Tiago 4:8 – Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.

1 Pedro 1:22 – Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.

1 Pedro 3:16 – Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.

1 Pedro 3:21 – e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo,

1 Pedro 4:8 – Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.

2 Pedro 1:7 – à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor.

1 João 3:3 – Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.

1 João 3:23 – E este é o seu mandamento: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou.

1 João 4:7 – Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *