Estudo de Salmos 24:4 – Comentado e Explicado

O que tem as mãos limpas e o coração puro, cujo espírito não busca as vaidades nem perjura para enganar seu próximo.
Salmos 24:4

Comentário de Albert Barnes

Aquele que tem mãos limpas – Na passagem paralela no Salmo 15: 2 , a resposta para a pergunta é: “Quem anda na retidão e pratica a justiça”. O sentimento é substancialmente o mesmo lá na passagem diante de nós. O significado é que aquele que seria reconhecido como amigo e adorador do Senhor deve ser um homem reto; uma pessoa que não vive na prática da iniqüidade, mas se esforça sempre para fazer o que é certo. As “mãos” são os instrumentos pelos quais realizamos qualquer coisa; e, portanto, ter mãos limpas é equivalente a estar em pé. Ver Jó 17: 9 ; Isaías 1:15 ; Isaías 59: 3 ; Atos 2:23 ; Salmo 26:10 . A margem aqui, como o hebraico, é “a limpeza das mãos”.

E um coração puro – Não apenas aquele cuja conduta externa é reta, mas cujo coração é puro. O grande princípio aqui é declarado, que entra sempre na religião verdadeira, de que não consiste em conformidade externa à lei, ou na mera realização de ritos e cerimônias, ou na moralidade externa, mas que controla o coração e produz pureza. motivo e pensamento.

Quem não elevou sua alma à vaidade – Àquele que é “vaidoso” ou ao que é “falso”. Essa expressão pode se referir a alguém que não se dedicou à adoração de um ídolo – considerado vaidoso ou nada 1 Coríntios 8: 6 ; Isaías 41:24 ; Salmo 115: 4-8 ; ou a alguém que não abraçou o que é falso e vaidoso na opinião; ou a quem não jurou falsamente, nem tomou o nome de Deus em vão, Êxodo 20: 7 . O significado provável é que ele não colocou seu coração em coisas vãs, ou naquilo que é falso. Ele buscou uma verdade substancial, semelhante no objeto de adoração, naquilo em que ele professa acreditar e nas declarações e promessas que ele faz aos outros. Ele pretende garantir o que é verdadeiro e real. Ele não é, em nenhum sentido, “levado” por aquilo que é irreal e falso.

Nem jurou enganosamente – Esta é uma forma daquilo que acabara de ser especificado – seu amor à verdade. A idéia aqui é que ele não afirmou sob as solenidades de um juramento aquilo que era falso; e que ele não, sob solenidades semelhantes, prometeu o que não realizou. Ele é um homem sincero; um homem que busca o verdadeiro e o real, e não corre atrás das sombras e da falsidade; um homem fiel a Deus e a seus semelhantes; um homem cujas declarações estão de acordo com fatos e cujas promessas sempre podem ser invocadas. Na passagem paralela, no Salmo 15: 2 , a afirmação é: “aquele que fala a verdade em seu coração”. Veja as notas nessa passagem.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 24: 4 . Aquele que tem mãos limpas – cujas ações e conversas são santas e irrepreensíveis. É aqui muito observável que o caráter de um adorador certo e aceitável de Deus não é retirado de sua nação e relação com Abraão; nem de qualquer um ou todos os ritos e cerimônias onerosos e trabalhosos da lei em que a generalidade dos israelitas depositavam sua confiança, mas de deveres morais e espirituais, que a maioria deles negligenciava grosseiramente. E um coração puro – purificado da hipocrisia, e desejos e desígnios corruptos, e cuidadoso em aprovar-se a Deus, assim como aos homens, ordenando os pensamentos, intenções e afetos de um homem, de acordo com a palavra de Deus. Isso é bem acrescentado, porque um homem pode manter as mãos limpas, em boa medida, por meros motivos mundanos, e sem qualquer respeito a Deus, e até com um desígnio maligno. Quem não elevou sua alma à vaidade – Quem não adora ídolos, freqüentemente chamado vaidades nas Escrituras, e que não valoriza ou deseja as coisas vãs desta vida, como honra, riquezas, prazeres; mas quem faz de Deus a sua parte. E isso, também, é muito adequadamente mencionado como essencial ao caráter de um homem verdadeiramente bom, porque, por meio deste, ele se distingue de todos os homens carnais e ímpios, cuja propriedade inseparável é, de acordo com o Antigo e o Novo Testamento, amem a vaidade e estabeleçam seus corações principalmente nas coisas deste mundo. Considerando que, em toda parte, os homens bons são descritos como aqueles que buscam sua felicidade em Deus, e valorizam e desejam seu favor e serviço infinitamente mais do que todos os prazeres ou vida; sim, mesmo que a própria vida. Nem jurou enganosamente – hebraico, ????? , lemirmah, até ou com engano, isto é, falsamente, ou com o objetivo de enganar os outros por meio disso. Sob esse aspecto negativo, inclui-se a afirmativa contrária, a saber, que ele é quem, quando é chamado a jurar, jura em verdade, em juízo e em justiça, Jeremias 4: 2 .

Comentário de E.W. Bullinger

limpar limpo. Compare o Salmo 15 e Êxodo 20: 13-16 .

alma. Nefesh hebraico . App-13.

Comentário de Adam Clarke

Aquele que tem mãos limpas – Aquele cuja consciência é irrepreensível; cujo coração é sem engano e não é influenciado por paixões profanas.

Quem não levantou a alma – Quem não tem inclinação idólatra; cuja fé é pura e que conscientemente cumpre suas promessas e compromissos.

Comentário de John Calvin

4. Aquele que é limpo de mãos e puro de coração. Sob a pureza das mãos e do coração, e a reverência do nome de Deus, ele compreende toda a religião e denota uma vida bem ordenada. A verdadeira pureza, sem dúvida, tem seu lugar no coração, mas manifesta seus frutos nas obras das mãos. O salmista, portanto, junta muito adequadamente a um coração puro a pureza de toda a vida; pois esse homem desempenha uma parte ridícula que se orgulha de ter um coração sadio, se não mostrar pelos seus frutos que a raiz é boa. Por outro lado, não será suficiente enquadrar as mãos, pés e olhos, de acordo com a regra da justiça, a menos que a pureza do coração anteceda a continência externa. Se alguém pensa que é absurdo que o primeiro lugar seja dado às mãos, respondemos sem hesitação, que os efeitos costumam ser nomeados antes de suas causas, não que eles os precedam em ordem, mas porque às vezes é vantajoso começar com coisas que são mais conhecidos. Davi, então, gostaria que os judeus trouxessem à presença de Deus mãos puras, e estas juntamente com um coração não fingido. Para levantar , ou tirar sua alma , não tenho dúvida de que está aqui para jurar. É, portanto, aqui exigido dos servos de Deus que, quando juram, o façam com reverência e em sã consciência (545) e, sob um particular, pela sinecdoche, seja denotado o dever de observar a fidelidade e a integridade em todos os assuntos da vida. Essa menção aqui é feita de juramentos, aparece nas palavras que se seguem imediatamente, e não jurou enganosamente , que são acrescentadas como explicação do que se passa antes. Porém, como há uma leitura dupla da palavra hebraica para alma, ou seja, como pode ser lida, minha alma ou sua alma , por causa do argumento contratual , alguns comentaristas judeus lêem: Quem não levantou levante minha alma à vaidade (546) e entenda a palavra meu como falada de Deus, uma exposição que rejeito por ser dura e tensa. É uma maneira de falar que traz grande ênfase, pois significa que aqueles que juram oferecer suas almas como penhor a Deus. Alguns, no entanto, talvez prefiram a opinião de que, para elevar a alma , ela é aplicada à mentira , uma interpretação cuja adoção não tenho grande objeção, pois faz pouca diferença quanto ao sentido. Uma questão pode ser levantada aqui – pode-se perguntar: por que Davi não diz apenas uma palavra a respeito da fé e do chamado a Deus. A razão disso é facilmente explicada. Como raramente acontece que um homem se comporte de maneira honesta e inocente em relação a seus irmãos, a menos que seja tão dotado do verdadeiro medo de Deus a ponto de andar circunspectamente diante dele, Davi faz justamente sua estimativa da piedade dos homens em relação a Deus pelo caráter de sua conduta em relação a seus semelhantes. Pela mesma razão, Cristo ( Mateus 23:23 ) representa julgamento, misericórdia e fé, como os principais pontos da lei; e Paulo chama de “caridade” em um momento “o fim da lei” ( 1 Timóteo 1: 5 ) e em outro “o vínculo da perfeição” ( Colossenses 3:14 ).

Comentário de John Wesley

Aquele que tem mãos limpas e um coração puro; que não levantou a sua alma para a vaidade, nem jurou enganosamente.

Ele – cujas ações e conversas são santas e irrepreensíveis.

Coração puro – Cuidado para aprovar-se a Deus, assim como aos homens; ordenando os pensamentos e afetos de um homem de acordo com a palavra de Deus.

Vaidade – Quem não valoriza ou deseja as coisas vãs desta vida, como honras, riquezas, prazeres; mas faz de Deus sua parte.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *