Estudo de Marcos 12:28 – Comentado e Explicado

Achegou-se dele um dos escribas que os ouvira discutir e, vendo que lhes respondera bem, indagou dele: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
Marcos 12:28

Comentário de Albert Barnes

Veja as notas em Mateus 22: 34-40 .

Marcos 12:28

Percebendo que ele as respondeu bem – isto é, com sabedoria e com um entendimento adequado da lei. Nesse caso, a opinião do Salvador correspondia à dos fariseus; e a pergunta que esse escriba lhe fez agora parece ter sido uma das poucas perguntas sinceras feitas por ele pelos judeus com o objetivo de obter informações. Jesus respondeu com espírito de bondade e recomendou a conduta do homem.

Marcos 12:29

Ouve, ó Israel! Dizia-se que isso chamava a atenção dos judeus para a grande importância da verdade a ser proclamada. Ver Deuteronômio 6: 4-5 .

O Senhor, nosso Deus … – Literalmente, “Javé, nosso Deus, é um Javé”. As outras nações adoravam muitos deuses, mas o Deus dos judeus era um, e apenas um. ???? Yahweh estava dividido; e essa grande verdade era o objetivo da separação do povo judeu de outras nações em mente. Essa era a verdade “peculiar” que foi comunicada aos judeus, e era exigida que eles guardassem e lembrassem para sempre.

Marcos 12:30

E amarás … – Se o Senhor era o “único” Deus, então eles não deveriam amar nenhum outro ser supremamente – então eles não poderiam se curvar diante de nenhum ídolo. Eles foram obrigados a amar a Deus acima de todos os outros seres ou coisas, e com todas as faculdades de suas mentes. Veja as notas em Mateus 22:37 .

Marcos 12: 32-34

Esta resposta do escriba não é encontrada em Mateus.

É mais do que tudo – é de mais importância e valor.

Discretamente – sabiamente, de acordo com a verdade.

Não muito longe do reino de Deus – você que prefere a adoração “interna” à “externa” de Deus – que tem apenas uma visão dos requisitos da lei – pode facilmente se tornar um seguidor de mim e é quase adequado para ser contado entre meus discípulos. Isso mostra que um entendimento adequado do Antigo Testamento, de suas leis e exigências, prepararia a mente para o cristianismo e serviria uma pessoa de uma vez para abraçá-la quando apresentada. Um sistema é enxertado no outro, de acordo com Gálatas 3:24 .

E ninguém depois disso fez a ele qualquer pergunta – ou seja, ninguém dos escribas, fariseus ou saduceus fez a ele uma pergunta com o objetivo de “tentá-lo” ou envolvê-lo. Ele os silenciou completamente. Não parece, no entanto, mas que seus “discípulos” se atrevem a fazer perguntas para fins de informação.

Comentário de Joseph Benson

Marcos 12: 28-29 . Um dos escribas chegou – Lucas também, Lucas 20:19 ; mas Matthew, e?? e? a?t?? ??µ???? , um deles sendo advogado. Nessa diversidade de palavras, no entanto, não há diferença de sentido. Pois os escribas não apenas transcreveram as Escrituras, mas também eram, geralmente, mestres da lei, dos quais tinham o nome de advogados: Tendo-os ouvido raciocinar juntos – Tendo assistido ao discurso entre Jesus e os saduceus; e percebendo que ele as havia respondido bem – havia refutado a doutrina degradante do materialismo e provado, mesmo nos livros de Moisés, a autoridade divina da qual os saduceus não podiam deixar de reconhecer a certeza de um estado futuro; perguntou-lhe outra pergunta, com o objetivo de fazer um teste adicional de sua habilidade no volume sagrado. Qual é o primeiro mandamento de todos – O principal e mais necessário a ser observado? Veja a nota em Mateus 22: 34-36 . Jesus respondeu: O primeiro de todos os mandamentos – e o fundamento de todo o resto é: O Senhor nosso Deus é um Senhor – Um Jeová, um Ser auto-existente, independente, infinito e eterno: um em essência; incluindo, no entanto, três subsídios , geralmente denominados pessoas. Veja em Mateus 28:19 e observe Êxodo 3:14 . O Dr. Campbell traduz esta cláusula: O Senhor é nosso Deus: o Senhor é um; em Deuteronômio, Jeová é nosso Deus; Jeová é um; e não como uma frase, Jeová , nosso Deus, é um Jeová. Entre outras razões para expressar as palavras, ele dá o seguinte: 1º: “Parece que foi o objetivo de seu grande legislador estabelecer entre eles esses dois importantes artigos, como fundamento dessa constituição religiosa à qual ele foi autorizado a dê a eles. A primeira foi que o Deus a quem eles deviam adorar não era um dos objetos de adoração reconhecidos nas nações ao seu redor e, portanto, deveria ser distinguido entre eles, para melhor protegê-los contra a sedução, com o nome peculiar de Jeová , pelo qual, sozinho, ele escolheu ser invocado por eles. A segunda era a unidade da natureza divina e, conseqüentemente, que nenhuma divindade pretendida (pois todos os outros deuses eram meramente fingidos) deveria estar associada ao único Deus verdadeiro ou compartilhar com ele em sua adoração. 2d, Que na resposta do escriba, Marcos 12:32 , que foi aprovado por nosso Senhor, e na qual ele, por assim dizer, ecoa todas as partes da resposta que foi dada à sua pergunta, há duas afirmações distintas com o qual ele começa; estes são: existe um Deus, e existe apenas um, correspondendo ao Senhor é o nosso Deus, e o Senhor é um. A primeira cláusula, em ambas as declarações, aponta para o objeto de adoração; o segundo, à necessidade de excluir todos os outros. Consequentemente, o preceito radical relativo a esse assunto, citado por nosso Senhor, Mateus 4:10 , do LXX., É exatamente adequado para ambas as partes desta declaração. Adorarás o Senhor teu Deus. Isso pode ser chamado de parte positiva do estatuto e corresponde ao artigo: O Senhor é nosso Deus. Tu o servirás apenas. Esta é a parte negativa e corresponde ao artigo: O Senhor é um. ”

Comentário de E.W. Bullinger

veio = veio; ou veio a [Ele].

percebendo. Grego. oida . App-132.

bem = admiravelmente, finamente.

perguntou = questionado.

Qual = De que natureza.

o primeiro, etc. = o primeiro de todos os mandamentos.

Comentário de John Wesley

E um dos escribas veio, e, ouvindo-os discutindo juntos, e percebendo que ele os havia respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro mandamento de todos?

Qual é o primeiro mandamento? – O principal e o mais necessário a ser observado. Mateus 22:34 ; 10:25 .

Referências Cruzadas

Mateus 5:19 – Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.

Mateus 19:18 – “Quais? “, perguntou ele. Jesus respondeu: ” ‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho,

Mateus 22:34 – Ao ouvirem dizer que Jesus havia deixado os saduceus sem resposta, os fariseus se reuniram.

Mateus 23:23 – “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas.

Lucas 11:42 – “Ai de vocês, fariseus, porque dão a Deus o dízimo da hortelã, da arruda e de toda a sorte de hortaliças, mas desprezam a justiça e o amor de Deus! Vocês deviam praticar estas coisas, sem deixar de fazer aquelas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *