Estudo de Romanos 14:15 – Comentado e Explicado

Ora, se por uma questão de comida entristeces o teu irmão, já não vives segundo a caridade. Pela comida não causes a perdição daquele por quem Cristo morreu!
Romanos 14:15

Comentário de Albert Barnes

Mas se teu irmão … – Este endereço é para o convertido “gentio”. No verso anterior, Paulo admitiu. que o preconceito do judeu não era bem fundamentado. Mas admitindo que ainda a pergunta era: “como” ele deveria ser tratado enquanto tivesse esse preconceito. O apóstolo aqui mostra ao gentio que “ele” não deve agir desnecessariamente para ferir seus sentimentos ou para entristecê-lo.

Fique triste – sinta dor; como um homem consciencioso sempre é, quando vê outro, e especialmente um irmão cristão, faz qualquer coisa que “ele” julgue estar errado. A “dor” seria real, embora a “opinião” da qual ela surgiu não pudesse ser bem fundamentada.

Com tua carne – grego, por causa de carne ou comida; isto é, porque “você” come o que ele considera impuro.

Agora, mais andante – “andar”, nas Escrituras Sagradas, muitas vezes denota agir ou fazer uma coisa; Marcos 7: 5 ; Atos 21:21 ; Romanos 6: 4 ; Romanos 8: 1 , Romanos 8: 4 . Aqui significa que, se o convertido gentio perseverou no uso de tais alimentos, apesar dos escrúpulos conscientes do judeu, ele violou a lei do amor.

Charitably – grego, de acordo com a caridade, ou amor; isto é, ele violaria a lei que exigia que ele sacrificasse seu próprio conforto para promover a felicidade de seu irmão; 1 Coríntios 13: 5 ; 1 Coríntios 10:24 , 1 Coríntios 10: 28-29 ; Filemom 2: 4 , Filemom 2:21 .

Não o destrua – A palavra “destruir” aqui se refere, sem dúvida, à ruína da alma no inferno. Denota adequadamente ruína ou destruição, e é aplicado à ruína ou “corrupção” de várias coisas, no Novo Testamento. Para a vida Mateus 10:39 ; para uma recompensa, no sentido de “perdê-lo” Marcos 10:41 ; Lucas 15: 4 ; João 6:27 ; para os israelitas representados como perdidos ou errantes Mateus 10: 6 ; à “sabedoria” que é tornada “vã” 1 Coríntios 1: 9 ; a “garrafas”, tornadas “inúteis” Mateus 9:17 , etc. Mas também é freqüentemente aplicado à destruição no inferno, à ruína eterna da alma; Mateus 10:28 , “Quem é capaz de destruir a alma e o corpo no inferno;” Mateus 18:14 ; João 3:15 ; Romanos 2:12 . Que “isto” é o seu significado aqui é aparente do lugar paralelo em 1 Coríntios 8:11 : “E pelo teu conhecimento perecerá o teu irmão fraco”. Se for perguntado como o consumo de carne pelo convertido gentio poderia estar relacionado à perdição do judeu, respondo, que o apóstolo supõe que dessa maneira lhe seria dada uma ocasião de tropeço, e ele seria condenado. . Ele pode ser levado pelo exemplo a participar de sua própria consciência, ou pode estar animado com raiva, nojo e apostasia da fé cristã. Embora o apóstolo acreditasse que todos os que eram verdadeiros cristãos seriam salvos, Romanos 8: 30-39 , ele acreditava que isso seria provocado pelo uso de meios, e que nada deveria ser feito que tenderia a impedir ou pôr em risco sua vida. salvação; Hebreus 6: 4-9 ; Hebreus 2: 1 . Deus não leva seu povo ao céu sem o uso de “meios adaptados até o fim”, e um desses meios é o empregado aqui para advertir os cristãos professos contra a conduta que possa comprometer a salvação de seus irmãos.

Por quem Cristo morreu – O apóstolo fala aqui da possibilidade de pôr em risco a salvação daqueles por quem Cristo morreu, assim como ele respeita a salvação daqueles que são de fato cristãos. Por aqueles por quem Cristo morreu, ele sem dúvida se refere aqui aos “verdadeiros cristãos”, pois toda a discussão se refere a eles, e somente a eles; compare Romanos 14: 3-4 , Romanos 14: 7-8 . Esta passagem não deve ser trazida, portanto, para provar que Cristo morreu por todas as pessoas ou por qualquer um que finalmente pereça. Essa doutrina é indubitavelmente verdadeira (nesse sentido; que existe na morte de Cristo uma “suficiência para todos” e que a “oferta” é para todos.) (Compare 2 Coríntios 5: 14-15 ; 1 João 2 : 2 ; 2 Pedro 2: 1 ), mas não é a verdade que é ensinada aqui. O objetivo é mostrar a criminalidade de um curso que tenderia à ruína de um irmão. Para esses irmãos fracos, Cristo deu sua vida preciosa. Ele os amava; e, para satisfazer nossos apetites, devemos seguir um caminho que tenderá a derrotar a obra de Cristo e arruinar as almas redimidas por seu sangue?

Comentário de E.W. Bullinger

Mas Os textos são “For” .

se App-118.

be = is.

teu . Omitir.

agora . . . não = não mais. Grego. ouketi. App-105.

caridosamente = de acordo com (App-104) amor (App-135.)

Destruir . Literalmente solto, ou afaste-o; o oposto de construir. Veja os versículos: Romanos 19:20 ; Romanos 2:12 . 1 Coríntios 8:11 .

ele = o mesmo.

com = por. Caso dativo.

para . App-104.

Comentário de John Calvin

15. Mas se através da carne teu irmão está triste, etc. Ele agora explica como a ofensa de nossos irmãos pode viciar o uso de coisas boas. E a primeira coisa é, – que o amor é violado, quando nosso irmão é levado a sofrer pelo que é tão insignificante; pois é contrário ao amor ocasionar tristeza a alguém. A próxima coisa é: – quando a consciência fraca é ferida, o preço do sangue de Cristo é desperdiçado; pois o irmão mais abjeto foi redimido pelo sangue de Cristo: é então um crime hediondo destruí-lo gratificando o estômago; e devemos ser entregues basicamente às nossas próprias concupiscências, se preferirmos carne, coisa sem valor, a Cristo. (428) A terceira razão é que, como a liberdade alcançada por Cristo é uma bênção, devemos tomar cuidado, para que não seja mal mencionada pelos homens e justamente culpada, como é o caso, quando usamos fora de época Dons de Deus. Essas razões, então, devem nos influenciar, para que, usando nossa liberdade, causemos ofensas sem pensar. (429)

Comentário de Adam Clarke

Se teu irmão se entristece – Se ele pensa que erras, e em conseqüência é tropeçado em tua conduta.

Agora não andas com caridade – ?ata a?ap?? , De acordo com o amor; porque o amor não faz mal ao próximo; mas por comeres um tipo particular de carne, da qual nem a tua vida nem o teu bem-estar dependem, trabalhais mal para ele, entristecendo e angustiando a mente dele; e, portanto, tu violas a lei de Deus em referência a ele, enquanto finges que tua liberdade cristã te eleva acima de seus escrúpulos.

Não o destrua com a tua comida, por quem Cristo morreu – Isso coloca a conduta não caridosa da pessoa em questão sob a luz mais forte, porque supõe que o irmão fraco possa ser tropeçado a ponto de cair e perecer finalmente; até o homem por quem Cristo morreu. Ferir um homem em suas circunstâncias é ruim; feri-lo em sua pessoa é pior; ferir sua reputação ainda é pior; e ferir sua alma é o pior de tudo. Nenhuma maldade ou maldade pode ir mais longe do que ferir e destruir a alma: a tua conduta não caridosa pode prosseguir até agora; portanto tu és altamente criminoso diante de Deus.

Neste versículo, aprendemos que um homem por quem Cristo morreu pode perecer ou ter sua alma destruída; e destruído com uma destruição que implica perdição; o original é muito enfático, µ?e?e???? ap????e, ?pe??? ???st?? ape?a?e . Cristo morreu em seu lugar; não destrua sua alma. A morte sacrificial é tão fortemente expressa quanto possível, e não há nenhuma palavra no Novo Testamento que implique com mais força a ruína eterna do que o verbo ap????? , do qual deriva o nome mais significativo do Diabo, ? ?p?????? , o Destruidor, o grande assassino universal de almas.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 14:15 . Mas se teu irmão se entristece, etc. – Se teu irmão se ofende com a tua comida, não andas mais com caridade. Parece, portanto, que lamentar uma pessoa não significa apenas colocá-la fora de humor, mas levá-la ao pecado. A tristeza, portanto, é aquela que surge da consciência de ter agido errado, em conformidade com o exemplo de uma pessoa considerada superior, seja em posição ou genialidade, conhecimento ou piedade. Veja Hammond, Locke e Doddridge.

Comentário de John Wesley

Mas se teu irmão se entristece com a tua comida, agora não andas com caridade. Não o destrua com a tua comida, por quem Cristo morreu.

Se teu irmão está triste – Isto é, ferido, levado ao pecado.

Não destrua aquele por quem Cristo morreu – Então, vemos que aquele por quem Cristo morreu pode ser destruído.

Com tua carne – Não dê mais valor à sua carne do que Cristo valorizou sua vida.

Referências Cruzadas

Ezequiel 13:22 – Por que, mentindo, vocês desencorajaram o justo, contra a minha vontade, e encorajaram os ímpios a não se desviarem dos seus maus caminhos para salvarem as suas vidas,

Romanos 13:10 – O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei.

Romanos 15:2 – Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo.

1 Coríntios 8:1 – Com respeito aos alimentos sacrificados aos ídolos, sabemos que todos temos conhecimento. O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica.

1 Coríntios 8:11 – Assim, esse irmão fraco, por quem Cristo morreu, é destruído por causa do conhecimento que você tem.

1 Coríntios 8:12 – Quando você peca contra seus irmãos dessa maneira, ferindo a consciência fraca deles, peca contra Cristo.

1 Coríntios 13:1 – Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.

1 Coríntios 13:4 – O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

Gálatas 5:13 – Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.

Filipenses 2:2 – completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude.

2 Pedro 2:1 – No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

1 João 2:2 – Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *