Estudo de Ezequiel 13:22 – Comentado e Explicado

Porque vós abateis a coragem do justo com vossas mentiras, enquanto eu não o abato, porque encorajais o ímpio a não renunciar ao seu caminho perverso para não reencontrar a vida,
Ezequiel 13:22

Comentário de Adam Clarke

Com mentiras, você deixou triste o coração dos justos – Aqui está o ministério dessas falsas profetisas e seus efeitos. Contaram mentiras: falavam e não tinham verdade para contar; e, portanto, falou falsidades. Eles “entristeceram as almas dos justos e fortaleceram as mãos dos ímpios”. Eles lhes prometeram a vida e os impediram de se arrepender e se converter de seus pecados.

Comentário de John Calvin

Ele explica em outras palavras o que vimos ontem: mas a repetição aumenta o peso da questão. O Profeta, portanto, mostra que ele tinha uma justa causa de queixa, porque as mulheres enganaram o povo. Ele diz agora que eles entristeceram o coração dos justos e fortaleceram as mãos dos ímpios : o sentimento é o mesmo, embora as palavras sejam mudadas. Ele havia dito anteriormente que eles davam vida àqueles devotados à morte e matavam aqueles destinados à vida; mas agora ele mostra mais claramente o significado de matar a alma que não deve ou não deve morrer quando o coração dos justos fica triste. Pelos justos, ele quer dizer aqueles a quem os falsos profetas inspiraram com terror sem causa. Mas por que, pergunta-se, ele diz que os justos estão entristecidos, já que anteriormente ensinamos que ninguém foi enganado, a menos que aqueles que espontaneamente se lançam nas armadilhas e armadilhas de Satanás? Eu respondo que os falsos profetas trovejaram tanto, e suas mentiras se espalharam por aqui e ali a ponto de envolver os simples: pois eles espalham suas ameaças para alcançar todos os homens. Por isso, ferem consciências fracas; como neste dia em que as mentiras de Satanás voam; pelo qual a verdadeira religião é corrompida, muitas simples são amedrontadas, pois são destituídas de julgamento e não distinguem se Deus ameaça ou se o homem se vangloria de forma precipitada.

Vemos, então, como os falsos profetas causam a tristeza justa, quando sugerem escrúpulos e, sob a penalidade do pecado mortal, denunciam uma coisa e depois outra: depois os privam da confiança no favor de Deus e os golpeiam com várias terrores, como discernimos claramente no papado deste dia. Vamos considerar um ponto que está com eles, sem controvérsia, que nossa confiança brota de nossas obras e, portanto, que não podemos determinar se Deus é propício a nós ou não. E, assim, eles derrubam toda garantia de fé. Eles mantêm, de fato, o nome da fé, mas enquanto isso desejam que as consciências miseráveis ??vacilem e se revolvam com inquietação, já que ninguém pode saber se ele pode invocar Deus como pai. (31) Essa confiança que Paulo diz ser comum a todos os cristãos, eles chamam de presunção e imprudência. ( Efésios 3:12 .) Vemos, então, como esse ponto não só entristece os justos, mas perturba as consciências inocentes: pois uma série de tradições é adicionada posteriormente, e a pena da morte eterna é sempre anexada. por conseguinte, acontece que aqueles que desejam adorar a Deus de qualquer outra maneira, quando são assim tornados sem espírito, não sabem para onde ir; portanto, também perdem todo o medo de Deus, já que ninguém pode reverenciar seriamente a Deus, a menos que aquele que o sente. ser facilmente suplicado, como aprendemos nos Salmos 130: 6 .

Agora entendemos o que o Espírito Santo quer dizer quando reprova as mulheres porque elas entristecem o coração dos justos . É acrescentado, mas eu não estava disposto a lamentá-los. Para os servos fiéis de Deus, muitas vezes inspiram terror, mas somente quando necessário. Pois, de outro modo, não podem subjugar os que exultam em suas concupiscências, e não podem levá-los à obediência, a menos que os superem com medo. Por isso, até os verdadeiros profetas e evangelistas causam dor, como Paulo diz: Se eu lhe causei pesar, não me arrependo disso: pois pensava assim: pois há sofrimento salutar. ( 2 Coríntios 7: 8. ) Além disso, os verdadeiros profetas não afligem os homens por nada; eles apenas causam ansiedade nas mentes daqueles a quem Deus deseja lamentar: portanto, eles não fabricam o material para tristeza e dor em seu próprio cérebro, mas o recebem da boca de Deus e do espírito de revelação. Portanto, a palavra justo é usada, e falsamente adicionada, pela qual a partícula distingue a severidade que os verdadeiros profetas são obrigados a usar se distingue da aspereza, ou grosseria selvagem, dos falsos profetas. Pois como eu disse, eles assustam consciências miseráveis. Mas com que direito? transferindo o poder de Deus para si mesmos; Assim como nos dias de hoje o Papa com bochechas inchadas troveja que ele e seu trono são apostólicos e, portanto, infalíveis. Visto que, portanto, os falsos profetas sustentam assim as falácias, os simples são vencidos pelo medo.

Acrescenta-se agora que eles fortaleceram as mãos dos ímpios (literalmente, dos ímpios no singular). Quando o Profeta falou dos justos, ele usou a palavra coração: ele agora usa a palavra mão, e não sem razão. Pois os falsos terrores em que os falsos profetas se entregaram penetram até as afeições íntimas, e como cada um é afetado pelo temor de Deus, ele fica com medo das ameaças que ouve proferidas em nome de Deus. Vemos, então, que foi dito com muito boa razão que a mente dos justos estava tristemente entristecida; e agora, quando ele diz que havia fortalecido as mãos dos ímpios , ele quer dizer que foi acrescentada audácia, para que não apenas os ímpios permaneçam sempre obstinados contra Deus, mas eles se rompem em licença desenfreada e não hesitem em abertamente violar a lei de Deus : fortalecer as mãos é mais do que entristecer a mente. Pois pode e acontece que um homem incha com orgulho e desprezo a Deus, e ainda assim a modéstia pode impedi-lo de se contaminar com muitos crimes. Mas quando as próprias mãos estão envolvidas em licenciosidade, todos os males são amontoados. Agora, portanto, entendemos o motivo dessa diferença. Em suma, Ezequiel significa que os ímpios haviam sido endurecidos pelos insultos dessas mulheres, de modo a não apenas desprezar a Deus em suas mentes, mas a dar testemunho por toda a vida, de que estavam aberta e confessamente erigindo o padrão de guerra contra Deus. Nesse sentido, ele diz que eles haviam fortalecido as mãos dos ímpios.

Ele acrescenta que ele não deve ser convertido . Aqui, ele define mais claramente como essas almas que foram devotadas à morte (32) foram mantidas vivas, uma vez que essa confiança foi colocada diante deles para acalmar e entorpecer suas consciências. Ele não diz, então, que as mãos dos ímpios foram fortalecidas, como em uma conspiração dos iníquos, muitas vezes ajuda os outros, como se eles se unissem mutuamente. Mas o Profeta agora fala em outro sentido, a saber, que essas mulheres endureceram tanto os iníquos que continuaram firmemente em sua iniquidade, e fizeram uma zombaria de Deus e de sua lei. Você fortaleceu as mãos para que não se convertessem; mas como? dando-lhes vida . Por isso, concluímos que os homens não podem ser humilhados senão colocando a morte diante deles, porque todos se entregam de bom grado, e a hipocrisia está tão arraigada em nós pela corrupção natural, que todos se convencem prontamente de que tudo vai dar certo. A menos que, portanto, a morte seja apresentada diante de nossos olhos, e o próprio Deus apareça como juiz para nos destruir, permanecemos como nós mesmos e passamos a uma audácia ainda maior. O Profeta significa isso quando ele diz que, dando vida aos ímpios, os falsos profetas fortaleceram suas mãos e se opuseram totalmente ao seu arrependimento. Como assim? Quando o pecador pensa que Deus é propício a ele, ele não está ansioso com a reconciliação, mas abusa da tolerância de Deus e é diariamente tornado mais ousado, até que finalmente adia todo o sentimento de medo. Portanto, esta é a verdadeira preparação para a conversão, quando o pecador é morto; isto é, reconhece-se sujeito ao julgamento de Deus e tem uma visão formidável de sua ira. Quando, portanto, ele se vê perdido, começa a pensar na conversão; mas quando os homens dormem sobre seus pecados, como eu disse, eles persistem até chegarem à constante apatia, como Paulo diz quando observa que eles não têm mais nenhum sentimento de tristeza. ( Efésios 4:19 .)

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *