Estudo de Hebreus 9:14 – Comentado e Explicado

quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu como vítima sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência das obras mortas para o serviço do Deus vivo?
Hebreus 9:14

Comentário de Albert Barnes

Quanto mais o sangue de Cristo – como infinitamente mais precioso do que o sangue de um animal poderia ser. Se o sangue de um animal teve alguma eficácia, mesmo na remoção de poluições cerimoniais, quanto mais é razoável supor que possa ser efetuado pelo sangue do Filho de Deus!

Quem através do Espírito eterno – Esta expressão é muito difícil e deu origem a uma grande variedade de interpretações. – Mss. em vez de “eterno” aqui, leia “santo”, fazendo com que se refira diretamente ao Espírito Santo; veja “Wetstein”. Essas várias leituras, no entanto, não são consideradas como tendo autoridade suficiente para levar a uma mudança no texto, e são importantes apenas como mostrando que era uma opinião inicial a que o Espírito Santo é aqui referido. As principais opiniões que foram recebidas sobre o significado desta frase são as seguintes.

(1) aquilo que o considera como referência ao Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade. Essa era a opinião de Owen, Doddridge e do arcebispo Tillotson.

(2) aquilo que a refere à “natureza divina” de Cristo. Entre os que mantiveram essa opinião, estão Beza, Ernesti, Wolf, Vitringa, Storr e o falecido Dr. John P. Wilson. mss. Notas.

(3) outros, como Grotius, Rosenmuller, Koppe, entendem isso como significando “vida sem fim” ou “imortal”, em contraste com os sacrifícios judaicos que eram de natureza perecível e que precisavam ser repetidos com tanta frequência.

(4) outros consideram que se refere à pessoa glorificada do Salvador, o que significa que em sua posição elevada ou espiritual no céu, ele apresenta a eficácia de seu sangue.

(5) outros supõem que isso significa “influência divina” e que a idéia é que Cristo foi atuado e cheio de influência divina quando se ofereceu como sacrifício; uma influência que não era de natureza temporal e passageira, mas que era eterna em sua eficácia. Esta é a interpretação preferida pelo Prof. Stuart.

Para um exame dessas várias opiniões, consulte o seu ” Excursus , xviii”. nesta epístola. É difícil, se não impossível, decidir qual é o verdadeiro significado da passagem em meio a essa diversidade de opiniões; mas há algumas razões que me parecem tornar provável que o Espírito Santo seja intencionado e que a idéia seja que Cristo fez seu grande sacrifício sob “as extraordinárias influências desse Espírito Eterno”. As razões que me levam a essa opinião são as seguintes:

(1) É o que ocorreria à grande massa dos leitores do Novo Testamento. Presume-se que o grande corpo de leitores sóbrios, claros e inteligentes da Bíblia, ao ler a passagem, suponha que ela se refira ao Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade. There are few better and safer rules for the interpretation of a volume designed like the Bible for the mass of mankind, than to abide by the sense in which they understand it.

(2)this interpretation is one which is most naturally conveyed by the language of the original. The phrase “the spirit” – t?` p?e´?µa to pneuma- has so far a technical and established meaning in the New Testament as to denote the Holy Spirit, unless there is something in the connection which renders such an application improper. In this case there is nothing certainly which “necessarily” forbids such an application. The high names and Classical authority of those who have held this opinion, are a sufficient guarantee of this.

(3)this interpretation accords with the fact that the Lord Jesus is represented as having been eminently endowed with the influences of the Holy Spirit; compare notes on John 3:34 . Though he was divine, yet he was also a man, and as such was under influences similar to those of other pious people. The Holy Spirit is the source and sustainer of all piety in the soul, and it is not improper to suppose that the man Christ Jesus was in a remarkable manner influenced by the Holy Spirit in his readiness to obey God and to suffer according to his will.

(4)if there was ever any occasion on which we may suppose he was influenced by the Holy Spirit, that of his sufferings and death here referred to may be supposed eminently to have been such an one. It was expressive of the highest state of piety – of the purest love to God and man – which has ever existed in the human bosom; it was the most trying time of his own life; it was the period when there would be the most strong temptation to abandon his work; and as the redemption of the whole world was dependent on that act, it is reasonable to suppose that the richest heavenly grace would be there imparted to him, and that he would then be eminently under the influence of that Spirit which was granted not “by measure unto him.” notes, John 3:34 .

(5)this representation is not inconsistent with the belief that the sufferings and death of the Redeemer were “voluntary,” and had all the merit which belongs to a voluntary transaction. Piety in the heart of a Christian now is not less voluntary because it is produced and cherished by the Holy Spirit, nor is there less excellence in it because the Holy Spirit imparts strong faith in the time of temptation and trial. It seems to me, therefore, that the meaning of this expression is, that the Lord Jesus was led by the strong influences of the Spirit of God to devote himself as a sacrifice for sin. It was not by any temporary influence; not by mere excitement; it was by the influence of the “Eternal” Spirit of God, and the sacrifice thus offered could, therefore, accomplish effects which would be eternal in their character. It was not like the offering made by the Jewish high priest which was necessarily renewed every year, but it was under the influence of one who was “eternal,” and the effects of whose influence might be everlasting. It may be added, that if this is a correct exposition, it follows that the Holy Spirit is eternal, and must, therefore, be divine.

Offered himself – That is, as a sacrifice. He did not offer a bullock or a goat, but he offered “himself.” The sacrifice of oneself is the highest offering which he can make; in this case it was the highest which the universe had to make.

Without spot – Margin, “Or fault.” The animal that was offered in the Jewish sacrifices was to be without blemish; see Leviticus 1:10 ; Leviticus 22:17-22 . It was not to be lame, or blind, or diseased. The word which is used here and rendered “without spot” a?´µ?µ?? amo¯mos- refers to this fact – that there was no defect or blemish. The idea is, that the Lord Jesus, the great sacrifice, was “perfect;” see Hebrews 7:26 .

Purge your conscience – That is, cleanse, purify, or sanctify your conscience. The idea is, that this offering would take away whatever rendered the conscience defiled or sinful. The offerings of the Jews related in the main to external purification, and were not adapted to give peace to a troubled conscience. They could render the worshipper externally pure so that he might draw near to God and not be excluded by any ceremonial pollution or defilement; but the mind, the heart, the conscience, they could not make pure. They could not remove what troubles a man when he recollects that he has violated a holy law and has offended God, and when he looks forward to an awful judgment-bar. The word “conscience” here is not to be understood as a distinct and independent faculty of the soul, but as the soul or mind itself reflecting and pronouncing on its own acts. The whole expression refers to a mind alarmed by the recollection of guilt – for it is guilt only that disturbs a man’s conscience.

Guilt originates in the soul remorse and despair; guilt makes a man troubled when he thinks of death and the judgment; it is guilt only which alarms a man when he thinks of a holy God; and it is nothing but guilt that makes the entrance into another world terrible and awful. If a man had no guilt he would never dread his Maker, nor would the presence of his God be ever painful to him (compare Genesis 3:6-10 ); if a man had no guilt he would not fear to die – for what have the innocent to fear anywhere? The universe is under the government of a God of goodness and truth, and, under such a government, how can those who have done no wrong have anything to dread? The fear of death, the apprehension of the judgment to come, and “the dread of God,” are strong and irrefragable proofs that every man is a sinner. The only thing, therefore, which ever disturbs the conscience, and makes death dreadful, and God an object of aversion, and eternity awful, is guilt. If that is removed, man is calm and peaceful; if not, he is the victim of wretchedness and despair.

From dead works – From works that are deadly in their nature, or that lead to death. Or it may mean from works that have no spirituality and no life. By “works” here the apostle does not refer to their outward religious acts particularly, but to the conduct of the life, to what people do; and the idea is, that their acts are not spiritual and saving but such as lead to death; see note, Hebrews 6:1 .

To serve the living God – Not in outward form, but in sincerity and in truth; to be his true friends and worshippers. The phrase “the living God” is commonly used in the Scriptures to describe the true God as distinguished from idols, which are represented as “dead,” or without life; Psalm 115:4-7 . The idea in this verse is, that it is only the sacrifice made by Christ which can remove the stain of guilt from the soul. It could not be done by the blood of bulls and of goats – for that did not furnish relief to a guilty conscience, but it could be done by the blood of Christ. The sacrifice which he made for sin was so pure and of such value, that God can consistently pardon the offender and restore him to his favor. That blood too can give peace – for Christ poured it out in behalf of the guilty. It is not that he took part with the sinner against God; it is not that he endeavors to convince him who has a troubled conscience that he is needlessly alarmed, or that sin is not as bad as it is represented to be, or that it does not expose the soul to danger. Christ never took the part of the sinner against God; he never taught that sin was a small matter, or that it did not expose to danger. He admitted all that is said of its evil. But he provides for giving peace to the guilty conscience by shedding his blood that it may be forgiven, and by revealing a God of mercy who is willing to receive the offender into favor, and to treat him as though he had never sinned. Thus, the troubled conscience may find peace; and thus, though guilty, man may be delivered from the dread of the wrath to come.

Comentário de E.W. Bullinger

Espírito . O mesmo que Hebreus 9: 8 .

oferecido . Observe, não sacrificado.

sem mancha . Grego. amomos. Ver Efésios 1: 4 .

Deus App-98.

de . Grego. apo. App-104.

obras mortas . Ver Hebreus 6: 1 .

servir . Veja Hebreus 9: 9 (prestou o serviço).

Comentário de John Calvin

14. Quem através do Espírito eterno etc. Ele agora mostra claramente como a morte de Cristo deve ser estimada, não pelo ato externo, mas pelo poder do Espírito. Pois Cristo sofreu como homem; mas que a morte se torna salva para nós através do poder eficaz do Espírito; pois um sacrifício, que seria uma expiação eterna, era uma obra mais que humana. E ele chama o Espírito eterno por esse motivo, para que possamos saber que a reconciliação, da qual ele é obreiro ou efetivo, é eterna. (150) Ao dizer, sem mancha, ou irrepreensibilidade, embora alude às vítimas sob a Lei, que não deviam ter defeito ou defeito, ele ainda quer dizer que somente Cristo era a vítima legal e capaz de apaziguar a Deus; pois sempre havia nos outros algo que poderia ser considerado justamente falta; e, portanto, ele disse antes que o pacto da Lei não era irrepreensível.

De obras mortas, etc. Entenda por elas ou aquelas que produzem a morte, ou como são os frutos ou efeitos da morte; pois, como a vida da alma é a nossa união com Deus, também os que dela são alienados pelo pecado podem ser considerados justamente mortos.

Servir ao Deus vivo. Devemos observar que este é o fim de nossa purgação; pois não somos lavados por Cristo, para nos mergulharmos novamente em nova sujeira, mas para que nossa pureza sirva para glorificar a Deus. Além disso, ele nos ensina que nada pode proceder de nós que seja agradável a Deus até que sejamos purificados pelo sangue de Cristo; pois como todos somos inimigos de Deus antes da nossa reconciliação, ele considera abomináveis ??todas as nossas obras; portanto, o início do serviço aceitável é a reconciliação. E então, como nenhum trabalho é tão puro e livre de manchas, que por si só pode agradar a Deus, é necessário que a purgação através do sangue de Cristo intervenha, o que por si só pode apagar todas as manchas. E há um contraste marcante entre Deus vivo e obras mortas.

Outros, como Junius e Beza, consideram a natureza divina de Cristo como significada pelo “Espírito eterno”. Beza diz que foi a Deidade unida à humanidade que consagrou todo o sacrifício e o dotou de poder vivificante. A visão de Stuart dificilmente pode ser compreendida.

Mas a explicação mais comumente adotada é a dada aqui por Calvino de que o Espírito Santo se refere, cuja ajuda e influência são frequentemente mencionadas em conexão com Cristo; ver Mateus 12:28 ; Atos 1: 2 . Alguns MSS e pais têm “santo” em vez de “eterno”, mas o maior número e o melhor têm a última palavra. Dr. Owen, Doddridge e Scott adotam essa visão. Por que o Espírito é chamado de “eterno” não é muito evidente. Pode ter sido com o objetivo de mostrar que o Espírito mencionado anteriormente em Hebreus 9: 8 é o mesmo Espírito, ele sendo eterno, e assim para provar que a oferta de Cristo estava de acordo com a vontade divina. Diz-se que Deus é eterno em Romanos 16:26 , onde é feita referência ao passado e à presente dispensação, com a visão, ao que parece, de mostrar que ele é o autor de ambos. Mas talvez a explicação de Calvino seja a mais adequada. – Ed .

Comentário de Adam Clarke

Quem através do Espírito eterno – Esta expressão é entendida de duas maneiras:

  1. Do próprio Espírito Santo. Como a concepção milagrosa de Cristo foi pelo Espírito Santo, e ele realizou todos os seus milagres pelo Espírito de Deus, assim sua morte ou oferta final foi feita através ou pelo Espírito eterno; e por esse Espírito ele foi ressuscitado dentre os mortos, 1 Pedro 3:18 . De fato, durante toda a sua vida foi justificado pelo Espírito; e descobrimos que nesta grande obra de redenção humana, o Pai, o Filho e o Espírito Santo eram continuamente empregados; portanto, as palavras podem ser entendidas do Espírito Santo adequadamente.
  • Do eterno Logos ou Deidade que habitava o homem Jesus Cristo, por cuja energia a oferta de sua humanidade se tornou uma vítima infinitamente meritória; portanto, a Deidade de Cristo é aqui pretendida.
  • Mas não podemos considerar um deles distinto do outro; e, portanto, provavelmente surgiram as várias leituras no MSS. e versões neste artigo. Em vez de d?a ??e?µat?? a?????? , pelo Espírito Eterno, d?a ??e?µat?? ????? , pelo Espírito Santo, é a leitura de D *, e mais de vinte outras dignas de nota, além do copta, eslavo, vulgata, duas cópias da Itala, Cirilo, Atanásio, às vezes, Damasceno, Crisóstomo e alguns outros. Mas a leitura comum é apoiada por ABD ** e outros, além do siríaco, todos os árabes, armênios, etiópicos, Atanásio em geral, Theodoret, Theophylact e Ambrosius. Essa é, portanto, a leitura que ele prefere, pois é provável que o Espírito Santo, não o Logos, seja o que o apóstolo teve mais imediatamente em vista. Mas ainda devemos dizer que o Espírito Santo, com o Logos eterno e o Pai Todo-Poderoso, igualmente concordou em oferecer o sacrifício da natureza humana de Cristo, a fim de fazer expiação pelos pecados do mundo.

    Purgue sua consciência – ?a?a??e? t?? s??e?d?s?? · Purifique sua consciência. O termo purificar deve estar em toda parte, tanto na tradução das Escrituras quanto na pregação do Evangelho, preferível à palavra purgar, que, atualmente, dificilmente é usada no sentido em que nossos tradutores a empregaram.

    Obras mortas – Pecado em geral, ou atos aos quais a pena de morte é anexada por lei. Veja a frase explicada, Hebreus 6: 1 ; (Nota).

    Comentário de John Wesley

    Quanto mais o sangue de Cristo, que através do Espírito eterno se ofereceu sem mancha a Deus, purga sua consciência de obras mortas para servir ao Deus vivo?

    Quanto mais o sangue de Cristo. – O mérito de todos os seus sofrimentos.

    Quem através do Espírito eterno – A obra da redenção é a obra de toda a Trindade. Nem a Segunda Pessoa sozinha está preocupada, mesmo com a incrível condescendência necessária para completá-la. O Pai entrega o reino ao Filho; e o Espírito Santo se torna dom do Messias, sendo, por assim dizer, enviado de acordo com seu bom prazer.

    Ofereceu-se – Infinitamente mais precioso do que qualquer vítima criada, e isso sem mancha para Deus.

    Purgue nossa consciência – Nossa alma íntima.

    De obras mortas – De todas as obras internas e externas do diabo, que brotam da morte espiritual na alma e levam à morte eterna.

    Servir ao Deus vivo – Na vida de fé, em amor perfeito e santidade imaculada.

    Referências Cruzadas

    Levítico 22:20 – Não tragam nenhum animal defeituoso, porque não será aceito em favor de vocês.

    Números 19:2 – “Esta é uma exigência da lei que o Senhor ordenou: Mande os israelitas trazerem uma novilha vermelha, sem defeito e sem mancha, sobre a qual nunca tenha sido colocada uma canga.

    Números 28:3 – Diga-lhes: Esta é a oferta preparada no fogo que vocês apresentarão ao Senhor: dois cordeiros de um ano, sem defeito, como holocausto diário.

    Números 28:9 – “No dia de sábado, façam uma oferta de dois cordeiros de um ano de idade e sem defeito, juntamente com a oferta derramada e com uma oferta de cereal de dois jarros da melhor farinha amassada com óleo.

    Números 28:11 – “No primeiro dia de cada mês, apresentem ao Senhor um holocausto de dois novilhos, um carneiro e sete cordeiros de um ano, todos sem defeito.

    Deuteronômio 5:26 – Pois, que homem mortal chegou a ouvir a voz do Deus vivo falando de dentro do fogo, como nós o ouvimos, e sobreviveu?

    Deuteronômio 15:21 – Se o animal tiver defeito, ou for manco ou cego, ou tiver qualquer outro defeito grave, você não poderá sacrificá-lo ao Senhor, ao seu Deus.

    Deuteronômio 17:1 – Não sacrifiquem para o Senhor, o seu Deus, um boi ou uma ovelha que tenha qualquer defeito ou imperfeição; isso seria detestável para ele.

    Deuteronômio 31:27 – Pois sei quão rebeldes e obstinados vocês são. Se vocês têm sido rebeldes contra o Senhor enquanto ainda estou vivo, quanto mais depois que eu morrer!

    Deuteronômio 33:27 – O Deus eterno é o seu refúgio, e para segurá-lo estão os braços eternos. Ele expulsará os inimigos da sua presença, dizendo: ‘Destrua-os! ’

    1 Samuel 17:26 – Davi perguntou aos soldados que estavam ali ao seu lado: “O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo? “

    2 Samuel 4:11 – Muito mais agora, que homens ímpios mataram um inocente em sua própria casa e em sua própria cama! Vou castigá-los e eliminá-los da face da terra porque vocês fizeram correr o sangue dele! “

    2 Reis 19:16 – Dá ouvidos, Senhor, e vê; ouve as palavras que Senaqueribe enviou para insultar o Deus vivo.

    Jó 15:16 – quanto menos o homem, que é impuro e corrupto, e que bebe iniqüidade como água.

    Isaías 42:1 – “Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações.

    Isaías 53:9 – Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos em sua morte, embora não tivesse cometido qualquer violência nem houvesse qualquer mentira em sua boca.  

    Isaías 57:15 – Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.

    Isaías 61:1 – O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros,

    Jeremias 10:10 – Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as nações não podem suportar o seu furor.

    Daniel 6:26 – “Estou editando um decreto para que nos domínios do império os homens temam e reverenciem o Deus de Daniel. “Pois ele é o Deus vivo e permanece para sempre; o seu reino não será destruído, o seu domínio jamais acabará.

    Daniel 9:24 – “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

    Mateus 7:11 – Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!

    Mateus 12:28 – Mas se é pelo Espírito de Deus que eu expulso demônios, então chegou a vocês o Reino de Deus.

    Mateus 20:28 – como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

    Lucas 1:74 – resgatar-nos da mão dos nossos inimigos para servi-lo sem medo,

    Lucas 4:18 – “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos

    Lucas 12:24 – Observem os corvos: não semeiam nem colhem, não têm armazéns nem celeiros; contudo, Deus os alimenta. E vocês têm muito mais valor do que as aves!

    Lucas 12:28 – Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais vestirá vocês, homens de pequena fé!

    João 3:34 – Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque ele dá o Espírito sem limitações.

    Atos dos Apóstolos 1:2 – até o dia em que foi elevado ao céu, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido.

    Atos dos Apóstolos 10:38 – como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com ele.

    Atos dos Apóstolos 14:15 – “Homens, por que vocês estão fazendo isso? Nós também somos humanos como vocês. Estamos trazendo boas novas para vocês, dizendo-lhes que se afastem dessas coisas vãs e se voltem para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há.

    Romanos 1:4 – e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor.

    Romanos 1:20 – Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;

    Romanos 6:13 – Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça.

    Romanos 6:22 – Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.

    Romanos 11:12 – Mas se a transgressão deles significa riqueza para o mundo, e o seu fracasso, riqueza para os gentios, quanto mais significará a sua plenitude!

    Romanos 11:24 – Afinal de contas, se você foi cortado de uma oliveira brava por natureza e, de maneira antinatural, foi enxertado numa oliveira cultivada, quanto mais serão enxertados os ramos naturais em sua própria oliveira?

    2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

    2 Coríntios 6:16 – Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

    Gálatas 2:19 – Pois, por meio da lei eu morri para a lei, a fim de viver para Deus.

    Efésios 2:5 – deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.

    Efésios 5:2 – e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

    1 Tessalonicenses 1:9 – pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro,

    1 Timóteo 1:17 – Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.

    1 Timóteo 3:15 – mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.

    Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

    Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

    Hebreus 6:1 – Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus,

    Hebreus 7:27 – Ao contrário dos outros sumos sacerdotes, ele não tem necessidade de oferecer sacrifícios dia após dia, primeiro por seus próprios pecados e, depois, pelos pecados do povo. E ele fez isso de uma vez por todas quando a si mesmo se ofereceu.

    Hebreus 9:7 – No entanto, somente o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos, apenas uma vez por ano, e nunca sem apresentar o sangue do sacrifício, que ele oferecia por si mesmo e pelos pecados que o povo havia cometido por ignorância.

    Hebreus 9:9 – Isso é uma ilustração para os nossos dias, indicando que as ofertas e os sacrifícios oferecidos não podiam dar ao adorador uma consciência perfeitamente limpa.

    Hebreus 9:12 – Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, e obteve eterna redenção.

    Hebreus 10:2 – Se pudesse fazê-lo, não deixariam de ser oferecidos? Pois os adoradores, tendo sido purificados uma vez por todas, não mais se sentiriam culpados de seus pecados.

    Hebreus 10:22 – Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.

    Hebreus 11:21 – Pela fé Jacó, à beira da morte, abençoou cada um dos filhos de José e adorou a Deus, apoiado na extremidade do seu bordão.

    1 Pedro 1:19 – mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito,

    1 Pedro 2:22 – “Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca”.

    1 Pedro 2:24 – Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.

    1 Pedro 3:18 – Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,

    1 Pedro 4:2 – para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.

    1 João 1:7 – Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

    1 João 3:5 – Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado.

    Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *