Estudo de Hebreus 10:2 – Comentado e Explicado

Realmente, se os fiéis, uma vez purificados, não tivessem mais pecado algum na consciência, não teriam cessado de oferecê-los?
Hebreus 10:2

Comentário de Albert Barnes

Pois então eles não teriam deixado de ser oferecidos? Margem: “Ou eles teriam.” O sentido é o mesmo. A idéia é que o próprio fato de terem sido repetidos mostrou que havia alguma deficiência neles quanto à questão de purificar a alma do pecado. Se eles tivessem respondido a todos os propósitos de um sacrifício para afastar a culpa, não haveria necessidade de repeti-los dessa maneira. Eles eram a esse respeito como remédio. Se o que é dado a um paciente o cura, não há necessidade de repeti-lo; mas, se repetida com frequência, mostra que havia alguma deficiência nela, e se tomada periodicamente durante a vida de um homem, e a doença ainda deveria permanecer, mostraria que não era suficiente para efetivar sua cura. O mesmo aconteceu com as ofertas feitas pelos judeus. Eles eram oferecidos todos os anos, e de fato todos os dias, e ainda assim a doença do pecado permanecia. A consciência não estava satisfeita; e os culpados acharam que era necessário que o sacrifício fosse repetido repetidamente.

Pelo fato de que os adoradores, uma vez purificados, não deveriam ter mais consciência do pecado – isto é, se seus sacrifícios tivessem aproveitado a fim de remover seus pecados passados ??e obter perdão, eles não teriam mais problemas de consciência por causa deles. Eles não teriam achado que era necessário fazer esses sacrifícios repetidamente para encontrar a paz. Quando um homem tem evidências completas de que foi feita uma expiação que atenderá a todas as exigências da Lei e garantirá a remissão de pecados, ele sente que é suficiente. É tudo o que o caso exige, e sua consciência pode ter paz. Mas quando ele “não” sente isso, ou não tem evidências de que todos os seus pecados foram perdoados, esses pecados serão lembrados e ele ficará alarmado. Ele pode ser punido por eles, afinal. Daí resulta que, se um homem quer paz, ele deve ter boas evidências de que seus pecados são perdoados pelo sangue da expiação.

Nenhum expediente temporário; nenhuma tentativa de encobri-los; nenhum esforço para esquecê-los responderá ao propósito. Eles “devem ser apagados” se ele tiver paz – e isso pode ser apenas através de um sacrifício perfeito. Com o uso da palavra traduzida “consciência” aqui, não significa que aquele que foi perdoado não teria “consciência” de que ele era um pecador, ou que ele a esqueceria, mas que não teria problemas de consciência; ele não teria apreensão da ira futura. O perdão do pecado não deixa de ser lembrado. Quem é perdoado pode ter uma convicção mais profunda de seu mal do que jamais tivera antes. Mas ele não ficará perturbado ou angustiado com isso, como se fosse expô-lo à ira de Deus. A lembrança disso o humilhará; servirá para exaltar suas concepções da misericórdia de Deus e da glória da expiação, mas não sobrecarregará mais a mente com o pavor do inferno. Esse efeito, diz o apóstolo, não foi produzido na mente daqueles que ofereciam sacrifícios todos os anos. O próprio fato de terem feito isso mostrou que a consciência não estava em paz.

Comentário de Joseph Benson

Hebreus 10: 2-3 . Pois então eles não teriam cessado, etc. – Não haveria necessidade de oferecê-los mais de uma vez: isto é, se esses sacrifícios tivessem aperfeiçoado os adoradores, em relação ao perdão, eles teriam deixado de ser oferecidos; porque os adoradores uma vez purgaram – Ou completamente descarregados da culpa de suas transgressões; não deveria ter mais consciência do pecado – não haveria mais sentimento de culpa em suas consciências por tê-los incomodado, e não haveria mais medo de punições futuras em conseqüência disso. Mas não foi assim com eles, como aparece pela repetição anual desses sacrifícios, em que havia uma lembrança contínua feita do pecado – Uma consciência de seus pecados, como não perdoados, ainda permanecia mesmo depois que esses sacrifícios eram oferecidos, como é evidente em isto, que na repetição anual de seus sacrifícios, os pecados do povo, pelos quais a expiação havia sido feita anteriormente, eram lembrados; isto é, confessou que precisava de mais expiação. E, embora seja verdade que todos os dias devemos lembrar e confessar nossos pecados, ainda assim, isso respeita apenas a aplicação da virtude e eficácia da expiação já feita em nossas consciências, sem o mínimo desejo ou expectativa de uma nova propiciação.

Comentário de E.W. Bullinger

adoradores . App-190.

uma vez Ver Hebreus 6: 4 .

deveria = faria.

teve . Omitir.

não Grego. medeis. Literalmente não (App-105).

consciência dos pecados . isto é, de pecados não perdoados.

consciência . Veja Hebreus 9:14 .

pecados . Grego. hamartia. App-128.

Comentário de Adam Clarke

Eles não teriam deixado de ser oferecidos? Se tivessem feito uma reconciliação efetiva pelos pecados do mundo, e contidos em uma vez oferecendo uma plenitude de mérito permanente, teriam deixado de ser oferecidos, pelo menos em referência a qualquer pessoa que os tivesse oferecido; porque, nesse caso, sua consciência ficaria satisfeita com a remoção da culpa. Mas nenhum judeu fingiu acreditar que mesmo a expiação anual cancelava seu pecado diante de Deus; todavia, ele continuou a fazer suas ofertas, tendo a lei de Deus tão ordenado, porque esses sacrifícios indicavam o que estava por vir. Eles foram oferecidos, portanto, não em consideração à sua própria eficácia, mas como se referindo a Cristo; Veja em Hebreus 9: 9 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 10: 2 . Pois então eles não teriam deixado de ser oferecidos? Muitas cópias leem isso sem o interrogatório, pois então teriam deixado de ser oferecidas. O sentido é o mesmo; mas a verdadeira leitura parece estar com o interrogatório. O raciocínio do apóstolo aqui é o seguinte: “Se os sacrifícios anuais pudessem aperfeiçoar os homens, não haveria ocasião para uma repetição contínua deles: pois se os homens já tiveram direito à perfeição, a repetição anual daquilo que lhes deu seu título, faria mais nomore do que o que já foi feito; ou seja, lhes daria um título à perfeição – exatamente como o batismo entre os cristãos. Um homem batizado é iniciado na igreja visível de Cristo; e esse rito deveria ser repetido todos os dias ou todos os anos, ainda assim, não seria mais que um rito inicial. Assim, a expiação anual daria aos homens um título para um estado de perfeição, se tivesse sido projetada para tal fim, o que de fato era impossível; mas como foi instituído apenas para obter o as coisas boas deste mundo, que anualmente são dadas por Deus, (exceto quando prefiguravam e apontavam para Cristo, santidade e céu), havia uma necessidade de que esses sacrifícios fossem repetidos anualmente; considerando que a lei poderia ter aperfeiçoado Além disso, uma oblação foi suficiente para isso. ” O versículo seguinte é apresentado de maneira muito clara: Mas neles [ naqueles sacrifícios ] há uma comemoração anual dos pecados. Veja Levítico 16:21 .

Comentário de Scofield

pecados

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

Pois então eles não teriam deixado de ser oferecidos? porque os adoradores, uma vez expurgados, não deveriam ter mais consciência dos pecados.

Aqueles que haviam sido perfeitamente expurgados, não teriam mais consciência da culpa ou do poder de seus pecados.

Referências Cruzadas

Salmos 103:12 – e como o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta para longe de nós as nossas transgressões.

Isaías 43:25 – “Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados.

Isaías 44:22 – Como se fossem uma nuvem, varri para longe suas ofensas; como se fossem a neblina da manhã, os seus pecados. Volte para mim, pois eu o resgatei. “

Miquéias 7:19 – De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar.

Hebreus 9:13 – Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam de forma que se tornam exteriormente puros,

Hebreus 10:17 – e acrescenta: “Dos seus pecados e iniqüidades não me lembrarei mais”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *