Estudo de Deuteronômio 5:26 – Comentado e Explicado

Qual é o mortal que pode ouvir como nós a voz do Deus vivo, que fala do meio do fogo, e permanecer ainda vivo?
Deuteronômio 5:26

Comentário de John Wesley

Pois quem é de toda a carne que ouviu a voz do Deus vivo falando do meio do fogo, como nós, e vivemos?

Carne – É aqui colocada para o homem em seu estado frágil, corruptível e mortal.

Comentário de John Calvin

26. Para quem está lá de todos. carne? A palavra “carne” é usada com desprezo, como em outros lugares, para a raça humana; pois, embora sejamos constituídos por corpo e alma, ainda assim, quando se refere a fragilidade dos homens e sua condição perecível e transitória, as Escrituras os chamam de “carne”. Nesse sentido, Zacarias pede que “toda a carne se silencie diante do Senhor” ( Zacarias 2:13 ) e Isaías diz que “toda a carne é erva” ( Isaías 40: 6 ) e em outros lugares que “os cavalos de os egípcios são carne, e não espírito ”( Isaías 31: 3. ) Nessas palavras, então, é dada a razão pela qual os israelitas se perguntam se não foram mortos e consumidos depois de ouvirem a voz de Deus. Ainda assim, eles não ignoravam que Deus havia falado anteriormente na sarça ardente; mas em sua agonia de medo, eles não refletem sobre o que havia acontecido anteriormente, mas apenas expressam seu próprio sentimento de que a voz de Deus é mortal para a carne, a menos que seja suavizada por algum remédio interposto. Para a noção dos Rabinos, de que os Profetas não devem ser contados entre os homens, é uma fantasia tola, exceto na medida em que Deus os apóia e fortalece pelo Seu Espírito, para que sejam iguais à recepção de visões. Os israelitas tinham plena consciência de que Moisés também era um mero mortal; todavia, porque eles sabiam que ele era o intérprete escolhido por Deus, eles não duvidam, mas que ele será inspirado pelo poder do céu, para suportar o falar de Deus. Tampouco há dúvida de que essa confissão lhes foi forçada, para que eles possam finalmente aprender a voltar ao seu devido lugar e a se submeterem a Moisés, contra quem haviam sido tantas vezes rebeldes. Agora, portanto, eles voluntariamente subscrevem essa distinção, que antes eles não suportariam. Sua promessa, de que eles fariam todas as coisas que Deus deveria ordenar, sem dúvida procedeu do fervor de seu zelo; e, portanto, Deus logo depois elogia a resposta deles. Suas palavras foram para o mesmo efeito., Como se tivessem dito que valorizariam o que Moisés pudesse colocar diante deles, como se o próprio Deus trovasse do céu. Enquanto isso: quanto a si mesmos, sua leviandade e inconsistência foram logo descobertas. Assim, os homens muitas vezes apressadamente e precipitadamente consentem em prometer o que não são capazes de realizar, embora não desejem intencionalmente enganar, deixando de examinar seus próprios poderes. Deus, portanto, pronuncia o que eles disseram estar certo, a saber, que eles seriam obedientes a Moisés e contentes com seus ensinamentos. E esse sentimento também se refere a nós, que são ordenados a ouvir Moisés e os Profetas, mas especialmente o único Filho de Deus; para que nossas vagas especulações nos levem mais longe do que nos tornamos.

Referências Cruzadas

Gênesis 6:12 – Ao ver como a terra se corrompera, pois toda a humanidade havia corrompido a sua conduta,

Deuteronômio 4:33 – Que povo ouviu a voz de Deus falando do meio do fogo, como vocês ouviram, e continua vivo?

Josué 3:10 – Assim saberão que o Deus vivo está no meio de vocês e que certamente expulsará de diante de vocês os cananeus, os hititas, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus.

Salmos 42:2 – A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?

Salmos 84:2 – A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo.

Isaías 40:6 – Uma voz ordena: “Clame”. E eu pergunto: “O que clamarei? ” “Que toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória como as flores do campo.

Jeremias 10:10 – Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as nações não podem suportar o seu furor.

Daniel 6:26 – “Estou editando um decreto para que nos domínios do império os homens temam e reverenciem o Deus de Daniel. “Pois ele é o Deus vivo e permanece para sempre; o seu reino não será destruído, o seu domínio jamais acabará.

Mateus 26:63 – Mas Jesus permaneceu em silêncio. O sumo sacerdote lhe disse: “Exijo que você jure pelo Deus vivo: se você é o Cristo, o Filho de Deus, diga-nos”.

Atos dos Apóstolos 14:15 – “Homens, por que vocês estão fazendo isso? Nós também somos humanos como vocês. Estamos trazendo boas novas para vocês, dizendo-lhes que se afastem dessas coisas vãs e se voltem para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há.

Romanos 3:20 – Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.

2 Coríntios 6:16 – Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

1 Tessalonicenses 1:9 – pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *