Estudo de Salmos 84:2 – Comentado e Explicado

Minha alma desfalecida se consome suspirando pelos átrios do Senhor. Meu coração e minha carne exultam pelo Deus vivo.
Salmos 84:2

Comentário de Albert Barnes

Minha alma anseia – A palavra usada aqui significa apropriadamente ser pálida; então, ser fraco ou fraco; e depois, aninhar-se, ansiando, desejar seriamente. Denotaria apropriadamente um desejo ou desejo de desmaiar ou esgotar-se; isto é, indica desejo intenso. No Salmo 17:12 , é aplicado a um leão faminto; “Como um leão que é ganancioso de suas presas.” Em Gênesis 31:30 , ele transmite a idéia de intenso desejo: “Porque você sentiu saudades da casa de seu pai”. Para uma ilustração do sentimento aqui expresso, veja as notas no Salmo 42: 1-2 .

Sim, até desmaia – Está exausto; falha de sua força. A palavra significa corretamente para ser completada, terminada; depois ser consumido, gasto, desperdiçado ou abandonado. Gênesis 21:15 ; Jeremias 16: 4 ; Lamentações 2:11 ; Jó 19:27 .

Para os tribunais do Senhor – A palavra usada aqui se refere às diferentes áreas ao redor do tabernáculo ou templo, nas quais muitos dos serviços de culto público foram realizados e que eram frequentados por diferentes classes de pessoas. Veja as notas em Mateus 21:12 .

Meu coração e minha carne – Minha natureza inteira; meu corpo e minha alma; todos os meus desejos e aspirações – todos os desejos do meu coração estão lá. O corpo – a carne – clama por descanso; o coração – a alma – para comunhão com Deus. Toda a nossa natureza exige os benefícios que advêm da adoração a Deus. Corpo e alma foram feitos para seu serviço, e as necessidades de nenhum dos dois podem ser satisfeitas sem a religião.

Gritar – A palavra usada aqui – ??? rânan – significa propriamente emitir um som trêmulo; então, emitir a voz em vibrações, ou de maneira trêmula; e daí pode significar proferir gritos de alegria, Levítico 9:24 ; Jó 38: 7 ; Isaías 12: 6 , ou para proferir um lamento alto Lamentações 2:19 . Sua aplicação comum é a alegria do Salmo 98: 4 ; Salmo 132: 16 ; Salmo 65: 8 ; e pode ser traduzido aqui: “Cante ao Senhor” ou “Alegre-se ao Senhor”. A conexão, no entanto, parece exigir que seja entendida como o clamor de um desejo ou desejo sincero.

Para o Deus vivo – Deus, o verdadeiro Deus, considerado vivo, em contraste com os ídolos, sempre mencionado como morto. Compare o Salmo 63: 1 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 84: 2-3 . Meu coração e minha carne clamam pelo Deus vivo. Sim, o pardal, etc. – Ou meu coração e minha carne clamam pelo Deus vivo: Salmos 84: 3 . ( Sim, como um pardal, até encontrar uma casa e engolir um ninho para si mesma, onde deitar seus filhotes ) para teus altares, etc. Veja Nold. 873. Green observa que, desde o desejo de se aproximar dos tribunais do Senhor, expresso no segundo versículo, é natural pensar que essa comparação foi planejada como a de nosso Senhor; As raposas têm covis e os pássaros do ar têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça. Assim, talvez o salmista: “O pardal encontra uma casa e a pomba um ninho; mas quando terei acesso, ao que prefiro muito mais a uma casa minha – a Casa de Deus?” Ele então irrompe: Felizes são os que habitam em tua casa. Assim, ou quase da mesma maneira, a passagem é entendida por vários expositores. O Dr. Delaney, no entanto, observa sobre o seguinte: “O autor deste salmo fala dos altares de Deus de uma maneira que os mostra para serem então desolados comparativamente. Havia naquele momento dois altares erigidos no reino da Judéia para o Deus verdadeiro, mas nenhum deles no lugar de sua própria nomeação; que em Hebron não foi atendido por nenhum número designado de sacerdotes, dos quais conhecemos, como era o de Gibeon, embora esbelto, e por alguns: tão pouco povoado , para que os pássaros do ar possam construir sem serem molestados neles. Ouvimos apenas um altar após a construção do templo: portanto, este salmo foi escrito antes desse período. O autor deste salmo fala dos tabernáculos de Deus; havia dois tabernáculos agora existentes; não ouvimos falar de tabernáculo após a construção do templo, portanto este salmo foi escrito antes desse período.O autor deste salmo deseja ansiosamente pelas cortes do Senhor: O tabernáculo tinha apenas uma corte; portanto, seus desejos devem seja para os tribunais da templo, que eram muitos; e como o templo ainda não existia, esses desejos só poderiam significar o desejo ansioso do autor de ver esse templo erigido. “A seguir, é apresentada uma exposição justa e fácil da passagem: ” Assim como o pardal, ou seja, com a mesma alegria e deleite como o pardal encontra sua casa, e a andorinha (ou pombo selvagem der ??? deror ) seu ninho, onde where ?? shathah, pôs seus filhotes; assim devo achar teus altares, ó Senhor dos exércitos, meu rei e meu Deus. “

Comentário de E.W. Bullinger

Minha alma deseja = eu, até eu mesmo, compro. Hebraico. nephesh (App-13), para enfatizar. tribunais. Correspondente a “altares” ( Salmos 84: 3 ). Veja a estrutura.

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

DEUS. El hebraico App-4.

Comentário de Adam Clarke

Minha alma deseja – é um levita que fala, que deseja ardentemente recuperar seu lugar no templo e sua parte nos serviços sagrados.

Meu coração e minha carne – Todos os desejos da minha alma e corpo; todo apetite e desejo, tanto animal quanto espiritual, anseiam pelo teu serviço.

Comentário de John Calvin

Eu observei que no segundo verso um ardor de desejo mais do que comum é expresso. O primeiro verbo, cas , casaph, significa veementemente o desejo; mas não contente com essa palavra, acrescenta Davi, que sua alma desmaia após os tribunais do Senhor, o que equivale a nos afastar quando, sob a influência de emoções mentais extremas, somos transportados para fora de nós mesmos. Ele fala apenas das cortes do tabernáculo, porque, não sendo sacerdote, não era lícito para ele ir além da corte externa. Somente os sacerdotes, como é sabido, foram autorizados a entrar no santuário interior. No final do verso, ele declara, que esse desejo se estendia até seu corpo, isto é, se manifestava na expressão da boca, na lentidão dos olhos e na ação das mãos. A razão pela qual ele desejava tão intensamente ter acesso ao tabernáculo era desfrutar o Deus vivo; não que ele concebesse Deus como trancado em um lugar tão estreito como era a tenda da arca, (458), mas estava convencido da necessidade que tinha de degraus, pelos quais subir ao céu, e sabia que o visível O santuário servia ao propósito de uma escada, porque, por meio dela, as mentes dos deuses eram direcionadas e conduzidas ao modelo celestial. E, seguramente, quando consideramos que a lentidão de nossa carne nos impede de elevar nossas mentes à altura da majestade divina, em vão Deus nos chamaria para si mesmo, se ele não ao mesmo tempo, por sua vez, descesse para nos; ou, pelo menos ele, pela interposição de meios, estendeu a mão para nós, por assim dizer, a fim de nos elevar a si mesmo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *