Estudo de Josue 3:10 – Comentado e Explicado

Por isso, prosseguiu ele, sabereis que o Deus vivo está no meio de vós, e que ele expulsará de diante de vós os cananeus, os hiteus, os heveus, os ferezeus, os gergeseus, os amorreus e os jebuseus.
Josue 3:10

Comentário de Albert Barnes

O Deus vivo – Compare a referência marginal. Os deuses dos pagãos são “ídolos mortos”. Sobre os nomes das sete nações, veja Gênesis 10:16 , etc., nota.

Comentário de Adam Clarke

living God is among you – The Israelites were apt to be discouraged, and to faint at even the appearance of danger; Nisto sabereis que o Deus vivo está entre vocês – os israelitas estavam propensos a desanimar e a desmaiar até mesmo pela aparência de perigo; era necessário, portanto, que eles tivessem toda a certeza da presença e assistência de Deus no importante empreendimento em que estavam entrando agora. Eles devem combater os idólatras, que não têm nada em que confiar e ajudá-los, a não ser deuses de madeira, pedra e metal: enquanto eles devem ter o Deus vivo no meio deles – Aquele que é o autor da vida e do ser – quem pode dar ou tirar, a seu gosto; e quem, por esse milagre, provou que ele havia se comprometido a guiá-los e defendê-los: e Josué faz dessa manifestação de Deus a prova de que ele expulsará os hititas, heveus, etc., diante deles. Com relação à situação de cada uma dessas nações na terra de Canaã, Calmet observa que os chamados cananeus habitavam principalmente o que é chamado Fenícia, os arredores de Tiro e Sidom: os hititas ocupavam as montanhas, ao sul da terra prometida: Os hivitas habitavam Ebal e Gerizim, Sichem e Gibeon, em direção às montanhas de Hermon: os perizzitas provavelmente não eram uma nação ou tribo distinta, mas sim aldeões espalhados pelo país em geral: os girgashitas possuíam o país além do Jordão, em direção ao lago de Gennesareth: os jebuseus possuíam Jerusalém; e os amorreus ocuparam a região montanhosa nas proximidades da parte ocidental do mar morto, e também a parte da terra de Moabe que os israelitas conquistaram de Siom e Og.

Comentário de John Wesley

E Josué disse: Nisto sabereis que o Deus vivo está entre vós e que, sem falta, expulsará de diante de vós os cananeus, e os hititas, e os heveus, e os perizzitas, e os girgashitas, e os amorreus, e os jebuseus.

Você deve saber – Por experiência e evidência sensata.

O Deus vivo – Não é um Deus sem graça, morto e sem sentido, como os deuses das nações; mas um Deus de vida, poder e atividade para cuidar de você e trabalhar para você.

Entre vocês – Está presente com você para fortalecer e ajudá-lo.

Comentário de John Calvin

10. Nisto você saberá, etc. Ele faz com que o poder do milagre se estenda além da entrada da terra e merecidamente; pois simplesmente abrir uma passagem para um território hostil, do qual não havia recuo depois, não seria nada além de exposição à morte. Pois, emaranhados entre os estreitos e em uma região desconhecida, seriam facilmente destruídos ou pereceriam, desgastados pela fome e pela absoluta falta de todas as coisas. Josué, portanto, declara antecipadamente que, quando Deus restauraria o rio ao seu curso, seria como se ele estivesse estendendo a mão para derrotar todos os habitantes da terra; e que a manifestação de seu poder, dada na passagem do Jordão, seria um presságio seguro da vitória que eles obteriam sobre todas as nações.

Ele diz: Portanto você deve saber que o Senhor está presente com você; para qual finalidade? Não apenas para plantar os pés na terra de Canaã, mas também para lhe dar total posse. Pois certamente quando é feita menção à derrubada das nações, está implícita uma possessão definitiva, livre e pacífica. Portanto, como o Senhor, dividindo o rio, mostrou claramente que seu poder residia com os israelitas, também o povo deve ter concebido esperanças de assistência perpétua, tanto quanto se eles já tivessem visto seus inimigos sofrerem golpes e se prostrarem diante deles.

Pois Deus não abandona a obra de suas mãos no meio do caminho, deixando-a mutilada e inacabada. ( Salmos 138: 8 ) Quando ele conduz seu povo à herança prometida, ele faz uma passagem seca por eles, cortando o curso do Jordão. Quão perverso seria então que os israelitas parassem naquele momento momentâneo, em vez de se sentirem confiantes em todos os tempos futuros, até que a posse tranquila da terra fosse realmente obtida! Vamos aprender, a partir deste exemplo, prudentemente a combinar os diferentes atos de bondade divina relacionados à nossa salvação final, para que um começo feliz possa nutrir e manter viva em nossas mentes a esperança de um término igualmente feliz.

Quando Josué diz que o povo conhecerá a presença de Deus a partir do milagre, ele indiretamente os censurará com sua desconfiança, pois a mera promessa de Deus deveria ter sido suficiente para uma garantia total, e nossa fé, a menos que fundamentada unicamente nessa promessa, deve estar continuamente oscilando. Mas, embora a fé deva reclinar adequadamente somente na verdade de Deus, não se segue que o conhecimento experimental possa não funcionar como um suporte secundário à sua fraqueza e dar auxílio subsidiário à sua confirmação. Por aquilo que Deus nos promete em palavras, ele sela por ato, e sempre que ele nos mostra manifestações de sua graça e poder, ele pretende que sejam tantas confirmações do que ele falou, e tantas ajudas tendendo a suprimir todas as nossas dúvidas.

Referências Cruzadas

Gênesis 15:15 – Você, porém, irá em paz a seus antepassados e será sepultado em boa velhice.

Exodo 3:8 – Por isso desci para livrá-lo das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde manam leite e mel: a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus.

Exodo 17:7 – E chamou aquele lugar Massá e Meribá, porque ali os israelitas reclamaram e puseram o Senhor à prova, dizendo: “O Senhor está entre nós, ou não? “

Exodo 23:27 – “Mandarei adiante de vocês o meu terror, que porá em confusão todas as nações que vocês encontrarem. Farei que todos os seus inimigos virem as costas e fujam.

Exodo 33:2 – Mandarei à sua frente um anjo e expulsarei os cananeus, os amorreus, os hititas, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.

Números 15:28 – O sacerdote fará propiciação pela pessoa que pecar, cometendo uma falta involuntária perante o Senhor, e ela será perdoada.

Deuteronômio 5:26 – Pois, que homem mortal chegou a ouvir a voz do Deus vivo falando de dentro do fogo, como nós o ouvimos, e sobreviveu?

Deuteronômio 7:1 – Quando o Senhor, o seu Deus, os fizer entrar na terra, para a qual vocês estão indo para dela tomar posse, ele expulsará de diante de vocês muitas nações: os hititas, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. São sete nações maiores e mais fortes do que vocês;

Deuteronômio 31:17 – Naquele dia se acenderá a minha ira contra eles e eu me esquecerei deles; esconderei deles o meu rosto, e eles serão destruídos. Muitas desgraças e sofrimentos os atingirão, e naquele dia perguntarão: “Será que essas desgraças não estão acontecendo conosco porque o nosso Deus não está mais conosco? “

Josué 21:45 – De todas as boas promessas do Senhor à nação de Israel, nenhuma delas falhou; todas se cumpriram.

Josué 22:31 – E Finéias, filho do sacerdote Eleazar, disse a Rúben, a Gade e a Manassés: “Hoje sabemos que o Senhor está conosco, pois vocês não foram infiéis para com o Senhor. E assim vocês livraram os israelitas da mão do Senhor”.

Juízes 6:12 – Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: “O Senhor está com você, poderoso guerreiro”.

1 Samuel 17:26 – Davi perguntou aos soldados que estavam ali ao seu lado: “O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo? “

1 Reis 18:36 – À hora do sacrifício, o profeta Elias colocou-se à frente e orou: “Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua.

1 Reis 22:28 – Micaías declarou: “Se você de fato voltar em segurança, o Senhor não falou por meu intermédio”. E acrescentou: “Ouçam o que estou dizendo, todos vocês! “

2 Reis 19:4 – Talvez o Senhor seu Deus ouça todas as palavras do comandante de campo, a quem o senhor dele, o rei da Assíria, enviou para zombar do Deus vivo. E que o Senhor seu Deus o repreenda pelas palavras que ouviu. Portanto, suplique a Deus pelo remanescente que ainda sobrevive”.

Salmos 9:16 – O Senhor é conhecido pela justiça que executa; os ímpios caem em suas próprias armadilhas. Interlúdio. Pausa

Salmos 44:2 – Com a tua própria mão expulsaste as nações para estabelecer os nossos antepassados; arruinaste povos e fizeste prosperar os nossos antepassados.

Isaías 7:14 – Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel.

Jeremias 10:10 – Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as nações não podem suportar o seu furor.

Oséias 1:10 – “Contudo os israelitas ainda serão como a areia da praia, que não se pode medir nem contar. No lugar onde se dizia a eles: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’.

Mateus 16:16 – Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

João 6:69 – Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus”.

2 Coríntios 13:2 – Já os adverti quando estive com vocês pela segunda vez. Agora, estando ausente, escrevo aos que antes pecaram e aos demais: quando voltar, não os pouparei,

1 Tessalonicenses 1:9 – pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro,

Hebreus 10:31 – Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *