Estudo de 1 Timóteo 3:15 – Comentado e Explicado

Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade.
1 Timóteo 3:15

Comentário de Albert Barnes

Mas se eu demorar muito – Paul parece ter incerto quanto tempo as circunstâncias exigiriam que ele estivesse ausente. Ele esperava voltar, mas era possível que sua esperança de voltar logo fosse decepcionada.

Para que você saiba como deve se comportar – isto é, para que ele possa ter apenas opiniões sobre como resolver os assuntos da igreja.

Na casa de Deus – Isso não significa em um local de culto público, nem se refere à propriedade de conduta lá. Refere-se antes à igreja como um corpo de crentes, e a conversar com eles. A igreja é chamada de “casa de Deus”, porque é aquela em que ele habita. Anteriormente, sua residência única era no templo de Jerusalém; agora que o templo está destruído, é a igreja de Cristo, entre o seu povo.

Qual é a igreja do Deus vivo – isso parece ter sido acrescentado para impressionar a mente de Timóteo com a natureza solene do dever que ele deveria cumprir. O que ele fez referiu-se à honra e bem-estar da igreja do Deus vivo, e, portanto, ele deve considerar a importância de uma conduta correta e de uma administração correta de seus assuntos.

O pilar e o fundamento da verdade – Não há pouca diversidade de opiniões entre os críticos se essa frase deve ser tomada em conexão com o precedente, significando que “a igreja” é o pilar e o fundamento da verdade; ou se deve ser tomado em conexão com o que se segue, significando que o principal suporte da verdade era a doutrina ali mencionada – que Deus se manifestava na carne. Bloomfield comenta sobre isso: “É surpreendente que qualquer pessoa que tenha algum conhecimento ou experiência na literatura grega possa tolerar uma construção tão dura quanto a que surge a partir do último método”. A interpretação mais natural certamente é, referi-la à primeira; e isso é sustentado pela consideração de que ele entraria então no objeto do apóstolo. Seu objetivo aqui parece ser, impressionar Timóteo com um profundo senso da importância da conduta correta em relação à igreja; da responsabilidade daqueles que a presidiram; e da necessidade de cuidado e cautela na seleção de oficiais adequados.

Para fazer isso, ele lembrou que a verdade de Deus – a verdade revelada que ele havia dado para salvar o mundo – era confiada à igreja; que foi projetado para preservá-lo puro, defendê-lo e transmiti-lo aos tempos futuros; e que, portanto, todo aquele a quem foi confiada a administração dos assuntos da igreja deve se engajar nesse dever com uma profunda convicção de sua responsabilidade. Na construção da passagem, Bloomfield Rosenmuller e Clarke podem ser consultados. A palavra “pilar” significa uma coluna, como aquela pela qual um edifício é apoiado e, em seguida, qualquer suporte ou suporte firme; Gálatas 2: 9 ; Apocalipse 3:12 . Se aqui se refere à igreja, significa que esse é o suporte da verdade, como um pilar é um edifício. Ele o sustenta em meio à guerra de elementos, à tendência natural de cair e aos ataques que podem ser feitos a ele, e o preserva quando, de outra forma, cairia em ruínas.

Assim é com a igreja. É encarregado de manter a verdade, de defendê-la dos assaltos ao erro e de transmiti-la para os tempos futuros. A verdade é, de fato, confirmada no mundo pela igreja. As pessoas do mundo não têm interesse em defendê-la, e é à igreja de Cristo que é devido que ela seja preservada e transmitida de uma era para outra. A palavra traduzida como “solo” – ?d?a??µa hedraioma – significa, adequadamente, uma base ou fundação. A figura aqui é evidentemente tirada da arquitetura, como é o uso da palavra pilar. O significado apropriado da única expressão seria que a verdade é apoiada pela igreja. como um edifício é por um pilar; do outro, que a verdade repousa sobre a igreja, como uma casa em seus fundamentos. É isso que o torna fixo, estável, permanente; aquilo em que se encontra firmemente em meio a tempestades e tempestades; aquilo que a firma quando os sistemas de erro são varridos como uma casa que é construída sobre a areia; compare notas sobre Mateus 7: 24-27 .

O significado então é que a estabilidade da verdade na Terra depende da igreja. É devido ao fato de que a própria igreja é fundada sobre uma rocha, que os portões do inferno não podem prevalecer contra ela, que nenhuma tempestade de perseguição pode derrubá-la, que a verdade é preservada de uma era para outra. Outros sistemas de religião são varridos; outras opiniões mudam; outras formas de doutrina desaparecem; mas o conhecimento do grande sistema de redenção é preservado na terra inabalável, porque a igreja é preservada e porque seus fundamentos não podem ser movidos. Suponho que isso não se refira a credos e confissões, nem a decisões de sínodos e concílios; mas ao espírito vivo da verdade e piedade “dentro” da própria igreja. Tão certo quanto a igreja continua a viver, é certo que a verdade de Deus será perpetuada entre as pessoas.

Comentário de E.W. Bullinger

E se. App-118.

muito tempo = atraso. Grego. Braduno . Aqui e 2 Pedro 3: 9 .

isso = para que isso. Grego. Herdeiro,

comporte-se . Grego. anastrepho . Ver 2 Coríntios 1:12 . Uma leitura alternativa, como Versão Revisada, “como os homens devem se comportar” .

pilar . Grego. estulos . Veja Gálatas 1: 2 , Gálatas 1: 9 .

chão grego. hedraiomo Somente aqui.

Comentário de John Calvin

15 Como você deve se comportar: Por esse modo de expressão, ele elogia o peso e a dignidade do ofício; porque pastores (66) podem ser considerados mordomos, a quem Deus cometeu a acusação de governar sua casa. Se alguém tem a superintendência de uma casa grande, trabalha dia e noite com sincera solicitude, para que nada possa dar errado através de sua negligência, ignorância ou descuido. Se isso é feito apenas pelos homens, quanto mais deve ser feito por Deus?

Na casa de Deus Existem boas razões pelas quais Deus concede esse nome à sua Igreja; pois ele não apenas nos recebeu para ser seus filhos pela graça da adoção, mas também habita no meio de nós.

O pilar e fundamento da verdade Nenhuma melhoria comum é derivada dessa denominação. Poderia ter sido descrito em linguagem mais alta? Existe algo mais venerável ou mais santo do que aquela verdade eterna que abraça tanto a glória de Deus quanto a salvação dos homens? Todos os louvores da filosofia pagã, com a qual ela foi adornada por seus seguidores, foram reunidos em uma pilha, o que é isso em comparação com a dignidade dessa sabedoria, que por si só merece ser chamada de luz e verdade, e a instrução da vida? e o caminho e o reino de Deus? Agora é preservado na terra somente pelo ministério da Igreja. Que peso, portanto, repousa sobre os pastores, aos quais foi confiada a carga de um tesouro tão inestimável! Com que insultos insolentes os papistas argumentam a partir das palavras de Paulo que todos os seus absurdos devem ser considerados oráculos de Deus, porque são “o pilar da verdade” e, portanto, não podem errar!

Primeiro, devemos ver por que Paulo adorna a Igreja com um título tão magnífico. By holding out to pastors the greatness of the office, he undoubtedly intended to remind them with what fidelity, and industry, and reverence they ought to discharge it. How dreadful is the vengeance that awaits them, if, through their fault, that truth which is the image of the Divine glory, the light of the world, and the salvation of men, shall be allowed to fall! This consideration ought undoubtedly to lead pastors to tremble continually, not to deprive them of all energy, but to excite them to greater vigilance.

Hence we may easily conclude in what sense Paul uses these words. The reason why the Church is called the “pillar of truth” is, that she defends and spreads it by her agency. God does not himself come down from heaven to us, nor does he daily send angels to make known his truth; but he employs pastors, whom he has appointed for that purpose. To express it in a more homely manner, is not the Church the mother of all believers? Does she not regenerate them by the word of God, educate and nourish them through their whole life, strengthen, and bring them at length to absolute perfection? For the same reason, also, she is called “the pillar of truth;” because the office of administering doctrine, which God hath placed in her hands, is the only instrument of preserving the truth, that it may not perish from the remembrance of men.

Consequently this commendation relates to the ministry of the word; for if that be removed, the truth of God will fall to the ground. Not that it is less strong, if it be not supported by the shoulders of men, as the same Papists idly talk; for it is a shocking blasphemy to say, that the word of God is uncertain, till it obtain from men what may be called a borrowed certainty. Paul simply means what he states elsewhere in other words, that since our “faith is by hearing,” there will be no faith, unless there be preaching. ( Romans 10:17 .) Accordingly in reference to men, the Church maintains the truth, because by preaching the Church proclaims it, because she keeps it pure and entire, because she transmits it to posterity. And if the instruction of the gospel be not proclaimed, if there are no godly ministers who, by their preaching, rescue truth from darkness and forgetfulness, instantly falsehoods, errors, impostures, superstitions, and every kind of corruption, will reign. In short, silence in the Church is the banishment and crushing of the truth. Is there anything at all forced in this exposition?

Having ascertained Paul’s meaning, let us return to the Papists. First, by applying this eulogium to themselves, they act wickedly; because they deck themselves with borrowed feathers. For, granting that the Church were elevated above the third heaven, I maintain that it has nothing to do with them in any manner. Nay, I even turn the whole passage against them; for, if the Church “is the pillar of truth,” it follows that the Church is not with them, when the truth not only lies buried, but is shockingly torn, and thrown down, and trampled under foot. Is this either a riddle or a quibble? Paul does not wish that any society, in which the truth of God does not hold a lofty and conspicuous place, shall be acknowledged to be a Church; now there is nothing of all this in Popery, but only ruin and desolation; and, therefore, the true mark of a Church is not found in it. But the mistake arises from this, that they do not consider, what was of the greatest importance, that the truth of God is maintained by the pure preaching of the gospel; and that the support of it does not depend on the faculties or understandings of men, but rests on what is far higher, that is, if it does not depart from the simple word of God.

Comentário de Adam Clarke

Mas se eu demorar muito – isto é: não obstante, espero chegar a ti em breve e, portanto, não sinto a necessidade de escrever em geral; todavia, para que eu não me atrase, escrevo o que julgo necessário para dirigir sua conduta na Igreja de Deus.

A casa de Deus – Isto é falado em alusão ao antigo tabernáculo; que era a casa de Deus e na qual habitava o símbolo da Divina Majestade. Portanto, a Igreja Cristã é a casa de Deus, e todo crente é uma habitação de Deus através do Espírito.

A Igreja do Deus vivo – A assembléia na qual Deus vive e trabalha; cada membro é uma pedra viva, e todos, devidamente unidos entre si, crescem até um templo sagrado no Senhor.

O pilar e a base da verdade – Nunca houve uma variedade maior de opiniões sobre qualquer parte da Escritura sagrada do que neste e no versículo seguinte. Comentaristas e críticos deram sentidos e significados até que não haja sentido a ser visto. Seria quase impossível, depois de ler tudo o que foi dito nesta passagem, que qualquer homem se decidisse. A que, ou a quem, se refere o pilar e o fundamento da verdade?

  1. Alguns dizem a Timóteo, que é chamado de pilar etc., porque foi deixado lá para apoiar e defender a verdade de Deus contra falsas doutrinas e falsos mestres; e é assim chamado pela mesma razão que Pedro, Tiago e João são considerados pilares, ou seja, apoiadores da verdade de Deus. Gálatas 2: 9 .
  • Outros supõem que o pilar e a base da verdade são falados por Deus; e que ?? est? , que é, deve ser fornecido como se referindo imediatamente a Te?? , Deus, logo antes. Por esse modo de interpretação, a passagem lerá assim: Para que você saiba como deve se comportar na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, que é ( ?? est? ) o pilar e a base da verdade. Como Deus pode ser adequadamente denominado pilar e fundamento da verdade, não requer explicação.
  • Outros pensam que as palavras devem ser entendidas da Igreja do Deus vivo; e, neste caso, o parente feminino ?t?? est? , ou seja, deve ser repetido imediatamente após e????s?a , a Igreja. A casa de Deus é a Igreja do Deus vivo; Qual (Igreja) é o pilar e o fundamento da verdade. Ou seja: A revelação completa da verdade de Deus está na Igreja Cristã. As grandes doutrinas dessa Igreja são a verdade sem erro, metáfora ou figura. Antigamente a verdade era apenas parcialmente revelada, grande parte dela sendo obscurecida por tipos, cerimônias e profecias comparativamente sombrias; mas agora tudo é claro, e a revelação completa é dada; e o fundamento sobre o qual essa verdade repousa são os grandes fatos detalhados no Evangelho, especialmente aqueles que dizem respeito à encarnação, milagres, paixão, morte e ressurreição de Cristo, e à missão do Espírito Santo.
  • 4. Por fim, outros referem o todo ao t? t?? e?seße?a? µ?st????? , o mistério da piedade; e traduza a cláusula assim: O mistério da piedade é o pilar e o fundamento da verdade; e, sem controvérsia, uma grande coisa. Isso dá um bom senso, mas não é muito favorecido pelo arranjo das palavras no original.

    Comentário de Thomas Coke

    1 Timóteo 3:15 . A casa de Deus, que é a igreja, etc. – O Dr. Benson mostra isso, para que você, que é o fundamento e o pilar da verdade, saiba como deve se comportar na igreja de Deus. O Dr. Doddridge observa que, embora muitos bons críticos se refiram a essa cláusula descritiva a Timóteo, de acordo com a figura pela qual São Pedro é chamado de pilar, Gálatas 2: 9 . (compare Apocalipse 3:12 .) mas ele pensa que, se essa fosse a construção, o caso acusativo teria sido usado para concordar com a palavra se, Entendido; e, portanto, ele escolhe ler a frase da seguinte maneira: “Para que todo o sistema da verdade evangélica possa ser considerado como repousando sobre este pilar e base (como a palavra ed?a??µa pode significar;) para que saibas como é necessário conversar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, o pilar e o fundamento da verdade: 1 Timóteo 3:16 . E confessadamente, grande é o mistério da piedade, a saber, o que se segue; que Deus se manifestou, etc. “- Bengelius e outros entendem a passagem quase da mesma maneira.

    Comentário de Scofield

    Igreja

    Igreja (visível), Resumo: As passagens sob esta cabeça 1 Coríntios 10:32 ; 1 Timóteo 3:15 refere-se àquele corpo visível de crentes professos chamado, coletivamente, “a Igreja”, cuja história leva em conta como tal, embora exista sob muitos nomes e divisões com base em diferenças de doutrina ou de governo. Dentro, na maioria das vezes, essa “Igreja” histórica existe a Igreja verdadeira “, que é seu corpo, a plenitude daquele que preenche todos os Efésios 1:22 ; Efésios 1:23 .

    (Veja Scofield “ Hebreus 12:23 “) como o remanescente crente dentro de Israel

    (Ver Scofield “ Romanos 11: 5 “) O futuro previsto da Igreja visível é a apostasia Lucas 18: 8 ; 2 Timóteo 3: 1-8 da verdadeira Igreja, glória; Mateus 13: 36-43 ; Romanos 8: 18-23 ; 1 Tessalonicenses 4: 14-17 .

    Comentário de John Wesley

    Mas se eu demorar muito, para que você saiba como deve se comportar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, o pilar e a base da verdade.

    Para que você saiba como se comportar – Este é o escopo da epístola.

    Na casa de Deus – Quem é o mestre da família.

    O que é – Como se ele tivesse dito: Pela casa de Deus, quero dizer a igreja.

    Referências Cruzadas

    Deuteronômio 5:26 – Pois, que homem mortal chegou a ouvir a voz do Deus vivo falando de dentro do fogo, como nós o ouvimos, e sobreviveu?

    Deuteronômio 31:23 – O Senhor deu esta ordem a Josué, filho de Num: “Seja forte e corajoso, pois você conduzirá os israelitas à terra que lhes prometi sob juramento, e eu próprio estarei com você”.

    Josué 3:10 – Assim saberão que o Deus vivo está no meio de vocês e que certamente expulsará de diante de vocês os cananeus, os hititas, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus.

    1 Samuel 17:26 – Davi perguntou aos soldados que estavam ali ao seu lado: “O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo? “

    1 Samuel 17:36 – Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo.

    1 Reis 2:2 – “Estou para seguir o caminho de toda a terra. Por isso, seja forte e seja homem.

    1 Reis 2:4 – e o Senhor manterá a promessa que me fez: ‘Se os seus descendentes cuidarem de sua conduta, e se me seguirem fielmente de todo o coração e de toda a alma, você jamais ficará sem descendente no trono de Israel’.

    2 Reis 19:4 – Talvez o Senhor seu Deus ouça todas as palavras do comandante de campo, a quem o senhor dele, o rei da Assíria, enviou para zombar do Deus vivo. E que o Senhor seu Deus o repreenda pelas palavras que ouviu. Portanto, suplique a Deus pelo remanescente que ainda sobrevive”.

    1 Crônicas 22:13 – E você prosperará se for cuidadoso em obedecer aos decretos e às leis que o Senhor deu a Israel por meio de Moisés. Seja forte e corajoso! Não tenha medo nem se desanime!

    1 Crônicas 28:9 – “E você, meu filho Salomão, reconheça o Deus de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o Senhor sonda todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos. Se você o buscar, o encontrará, mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre.

    Salmos 42:2 – A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?

    Salmos 84:2 – A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo.

    Jeremias 1:18 – E hoje eu faço de você uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e um muro de bronze, contra toda a terra: contra os reis de Judá, seus oficiais, seus sacerdotes e o povo da terra.

    Jeremias 10:10 – Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as nações não podem suportar o seu furor.

    Jeremias 23:36 – Nunca mais mencionem a expressão ‘Esta é a mensagem da qual o Senhor me encarregou’, senão essa palavra se tornará uma ‘carga’ para aquele que a proferir; porque vocês distorcem as palavras do Deus vivo, do Senhor dos Exércitos, do nosso Deus.

    Daniel 6:26 – “Estou editando um decreto para que nos domínios do império os homens temam e reverenciem o Deus de Daniel. “Pois ele é o Deus vivo e permanece para sempre; o seu reino não será destruído, o seu domínio jamais acabará.

    Oséias 1:10 – “Contudo os israelitas ainda serão como a areia da praia, que não se pode medir nem contar. No lugar onde se dizia a eles: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’.

    Mateus 16:16 – Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

    Mateus 16:18 – E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.

    Mateus 18:18 – “Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu.

    João 1:17 – Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.

    João 6:69 – Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus”.

    João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

    João 18:37 – “Então, você é rei! “, disse Pilatos. Jesus respondeu: “Tu dizes que sou rei. De fato, por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade. Todos os que são da verdade me ouvem”.

    Atos dos Apóstolos 1:2 – até o dia em que foi elevado ao céu, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido.

    Atos dos Apóstolos 14:15 – “Homens, por que vocês estão fazendo isso? Nós também somos humanos como vocês. Estamos trazendo boas novas para vocês, dizendo-lhes que se afastem dessas coisas vãs e se voltem para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há.

    Romanos 3:2 – Muita, em todos os sentidos! Principalmente porque aos judeus foram confiadas as palavras de Deus.

    Romanos 9:26 – e: “Acontecerá que, no mesmo lugar em que se lhes declarou: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’. “

    2 Coríntios 3:3 – Vocês demonstram que são uma carta de Cristo, resultado do nosso ministério, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos.

    2 Coríntios 6:7 – na palavra da verdade e no poder de Deus; com as armas da justiça, quer de ataque, quer de defesa;

    2 Coríntios 6:16 – Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

    Gálatas 2:9 – Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios, e eles, aos circuncisos.

    Gálatas 3:1 – Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Não foi diante dos seus olhos que Jesus Cristo foi exposto como crucificado?

    Efésios 2:21 – no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor.

    Efésios 4:21 – De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus.

    Colossenses 1:5 – por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade, o evangelho

    1 Tessalonicenses 1:9 – pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro,

    1 Timóteo 3:2 – É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar;

    1 Timóteo 3:5 – Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus?

    1 Timóteo 3:16 – Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.

    1 Timóteo 4:10 – Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem.

    1 Timóteo 6:16 – o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém.

    2 Timóteo 2:20 – Numa grande casa há vasos não apenas de ouro e prata, mas também de madeira e barro; alguns para fins honrosos, outros para fins desonrosos.

    Hebreus 3:2 – Ele foi fiel àquele que o havia constituído, assim como Moisés foi fiel em toda a casa de Deus.

    Hebreus 3:12 – Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.

    Hebreus 9:14 – quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!

    Hebreus 12:22 – Mas vocês chegaram ao monte Sião, à Jerusalém celestial, à cidade do Deus vivo. Chegaram aos milhares de milhares de anjos em alegre reunião,

    1 Pedro 2:5 – vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

    Apocalipse 7:2 – Então vi outro anjo subindo do Oriente, tendo o selo do Deus vivo. Ele bradou em alta voz aos quatro anjos a quem havia sido dado poder para danificar a terra e o mar:

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *