Estudo de Hebreus 3:2 – Comentado e Explicado

Ele é fiel àquele que o constituiu, como também Moisés o foi em toda a sua casa {Nm 12,7}.
Hebreus 3:2

Comentário de Albert Barnes


Quem foi fiel – veja a nota, Hebreus 2:17 . Ele executou com fidelidade todas as funções que lhe foram confiadas.

Para aquele que o nomeou – Margem, “feito”. A palavra “feito”, no entanto, é usada no sentido de constituído ou designado. O significado é que ele era fiel a Deus. Talvez Paulo exija deles a necessidade de considerar “sua fidelidade”, a fim de mantê-los do perigo da apostasia. Um objetivo principal desta epístola era preservar aqueles a quem ele havia endereçado apostatando de Deus em meio às tentações e provações a que foram expostos. Ao fazer isso, qual poderia ser um argumento mais poderoso do que direcionar sua atenção para a constante constância e fidelidade do Senhor Jesus? A “importância” de tal virtude no Salvador é manifesta. É visto em toda parte; e todos os grandes interesses do mundo dependem disso. Um marido deve manter uma fidelidade inviolada em relação a uma esposa e uma esposa em relação a seu marido; uma criança deve ser fiel aos pais, um funcionário e aprendiz de seu empregador, um advogado de seu cliente, um médico de seu paciente, um embaixador do governo que o comissiona.

Não importa quais sejam as tentações no caminho, em todas essas e em todas as outras relações, deve haver uma fidelidade inviolável. O bem-estar do mundo dependia da fidelidade do Senhor Jesus. Se ele tivesse falhado nisso, tudo estaria perdido. Sua fidelidade era digna de uma consideração mais atenta das numerosas tentações que assolavam seu caminho e das tentativas feitas para afastá-lo de sua devoção a Deus. Em meio a todas as tentações do adversário e a todas as provações pelas quais ele passou, ele nem por um momento desviou da fidelidade para a grande confiança que havia sido confiada a suas mãos. Que melhor exemplo para preservá-los das tentações da apostasia o apóstolo poderia propor aos cristãos a quem ele se dirigia? O que, nessas tentações e provações, poderia ser mais apropriado do que considerar o exemplo do grande apóstolo e sumo sacerdote de sua profissão? O que é mais apropriado para nós agora nas provações e tentações de nossas vidas, do que manter esse grande e glorioso exemplo continuamente diante de nossos olhos?

Como também Moisés era fiel – a fidelidade a Deus era notável em Moisés. Em todas as provocações e rebeliões dos judeus, ele foi firme e inabalável. Isto é afirmado por ele em Números 12: 7 , onde o apóstolo aqui alude: “Meu servo, Moisés, não é assim, que é fiel em toda a sua casa”. A palavra “casa”, aplicada a Moisés, é usada provavelmente no sentido de “família”, como costuma ser, e se refere à “família” sobre a qual ele presidia – ou seja, a nação judaica. Todo o povo judeu era uma “casa”, ou a família de Deus, e Moisés foi designado para presidir a reunião, e era fiel nas funções de seu cargo lá.

Comentário de E.W. Bullinger

fiel . Grego. pistões . App-150.

Moisés também = Moisés também. Veja Romanos 5:14 . O nome ocorre onze vezes em Hebreus.

Comentário de John Calvin

2. Quem era, ou é fiel, etc. Esta é uma recomendação do apostolado de Cristo, a fim de que os fiéis possam firmemente concordar com ele; e ele o elogia por dois motivos, porque o Pai o colocou sobre nós como nosso professor, e porque o próprio Cristo cumpriu fielmente o ofício que lhe foi confiado. Essas duas coisas são sempre necessárias para garantir autoridade a uma doutrina; pois somente Deus deve ser atendido, como testemunha toda a Escritura; portanto, Cristo declara que a doutrina que ele entregou não era sua, mas a do Pai ( João 7:16 😉 e em outro lugar ele diz: “Quem me recebeu, recebe quem me enviou”. ( Lucas 9:48 .) Porque dizemos a respeito de Cristo que, como ele está vestido com a nossa carne, ele é o ministro do Pai para executar seus mandamentos. Ao chamado de Deus é acrescentado o fiel e honesto cumprimento do dever por parte de Cristo; e isso é necessário em verdadeiros ministros, para que possam obter credibilidade na Igreja. Visto que essas duas coisas são encontradas em Cristo, sem dúvida ele não pode ser desconsiderado sem desprezar Deus nele.

Como também Moisés, etc. Omitindo por um tempo o sacerdócio, ele fala aqui de seu apostolado. Pois, como existem duas partes na aliança de Deus, a promulgação da verdade e, por assim dizer, sua verdadeira confirmação, a perfeição total da aliança não apareceria em Cristo, não foram as duas partes encontradas nele. Assim, o escritor da epístola, depois de mencionar as duas, despertou a atenção por uma breve exortação. Mas ele agora entra em uma discussão mais longa e começa com o cargo de professor: portanto, agora ele compara Cristo apenas a Moisés. As palavras, em toda a sua casa, podem ser aplicadas a Moisés; mas prefiro aplicá-las a Cristo, como se pode dizer que ele é fiel a seu Pai, governando toda a sua casa. Daqui resulta que ninguém pertence à Igreja de Deus, exceto aqueles que reconhecem a Cristo. (57)

“Para este homem “, ??t??; é melhor renderizá-lo aqui, ele, como às vezes é renderizado, e é tão renderizado neste local por Doddridge, Macknight e Stuart. A conexão está com “considere”, no primeiro verso; “Para”, é dada uma razão para a exortação; “Para ele”, isto é, o apóstolo e sumo sacerdote antes mencionado, etc. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Quem foi fiel a ele – em Números 12: 7 , Deus dá esse testemunho a Moisés: Meu servo Moisés – é fiel em toda a minha casa; e a esse testemunho o apóstolo alude. Casa não significa apenas o lugar onde a família mora, mas também a própria família. Toda a congregação de Israel era a casa ou família de Deus, e Deus é representado como morando entre eles; e Moisés foi seu mordomo e foi fiel no desempenho de seu cargo; impor rigorosamente os direitos divinos; zelosamente mantendo a honra de Deus; entregar cuidadosamente a mente e a vontade de Deus ao povo; proclamando suas promessas e denunciando seus julgamentos, com a integridade mais inflexível, embora muitas vezes em risco de sua vida. Jesus Cristo tem sua casa – toda a grande família da humanidade, para quem ele ofereceu seu sangue sacrificial a Deus; e a Igreja Cristã, que é especialmente sua própria casa, é composta por seus próprios filhos e servos, entre e em quem ele vive e reside constantemente. Ele foi fiel à confiança depositada nele como apóstolo de Deus; ele proclamou fielmente a vontade do Altíssimo; vindicou a honra divina contra os corruptos da adoração de Deus; testemunhou contra eles o risco contínuo de sua vida; e, finalmente, não apenas morreu como vítima para cancelar o pecado, mas também como mártir de sua fidelidade. A fidelidade de Cristo, diz Leigh, consiste no seguinte: “Que ele nos revelou plenamente a doutrina do Evangelho, como Moisés fez a lei; e que ele cumpriu fielmente e cumpriu todos os tipos de si e de todas as coisas. significada pelas cerimônias de Moisés, como Moisés as estabeleceu fiel e distintamente “.

Mas há um sentido dado à palavra Numbers ??? neeman , Números 12: 7 , que traduzimos fiel, por vários escritores judeus, que é digno de nota: significa, dizem eles, “aquele a quem segredos são confidenciais, com a máxima confiança de serem mantidos com segurança e consciência “. O segredo de Deus estava com Moisés, mas todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estavam em Cristo. A vida e a imortalidade eram comparativamente segredos até que Cristo os revelasse e ilustrasse, e até a natureza divina era pouco conhecida, e especialmente a filantropia divina, até que Jesus Cristo viesse; e foi somente Jesus quem declarou aquele Deus a quem ninguém jamais havia visto. Moisés recebeu os segredos de Deus e os ensinou fielmente ao povo; Jesus revelou toda a vontade de Deus à humanidade. Moisés era assim fiel a uma pequena parte da humanidade, viz. o povo judeu; mas, nesse sentido, Jesus era fiel a toda a humanidade: pois ele era a luz para iluminar os gentios e a glória de seu povo Israel.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 3: 2 . Isso o nomeou, Heylin lê, quem o constituiu [ naquele escritório ]. As próximas palavras são retiradas de Números 12: 7 . A palavra casa é usada, não apenas para um edifício, mas para os que nela habitam; – uma família, um povo: e como é dito que Deus habita entre os filhos de Israel, daí eles são chamados sua casa; isto é, seus servos, seu povo. Quando o apóstolo diz sua casa, ele não quer dizer a casa de Moisés, mas sua casa que nomeou Moisés; isto é, a casa de Deus.

Comentário de John Wesley

Quem foi fiel àquele que o designou, como também Moisés foi fiel em toda a sua casa.

Sua casa – A igreja de Israel, então a família peculiar de Deus. Números 12: 7 .

Referências Cruzadas

Números 12:7 – Não é assim, porém, com meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa.

Deuteronômio 4:5 – Eu lhes ensinei decretos e leis, como me ordenou o Senhor, o meu Deus, para que sejam cumpridos na terra na qual vocês estão entrando para dela tomar posse.

1 Samuel 12:6 – Então Samuel disse ao povo: “O Senhor designou Moisés e Arão e tirou os seus antepassados do Egito.

João 6:38 – Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou.

João 7:18 – Aquele que fala por si mesmo busca a sua própria glória, mas aquele que busca a glória de quem o enviou, este é verdadeiro; não há nada de falso a seu respeito.

João 8:29 – Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, pois sempre faço o que lhe agrada”.

João 15:10 – Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.

João 17:4 – Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.

Efésios 2:22 – Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.

1 Timóteo 1:12 – Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério,

1 Timóteo 3:15 – mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.

Hebreus 2:17 – Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo.

Hebreus 3:5 – Moisés foi fiel como servo em toda a casa de Deus, dando testemunho do que haveria de ser dito no futuro,

Hebreus 3:6 – mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *