Estudo de 2 Coríntios 3:3 – Comentado e Explicado

Não há dúvida de que vós sois uma carta de Cristo, redigida por nosso ministério e escrita, não com tinta, mas com o Espírito de Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, em vossos corações.
2 Coríntios 3:3

Comentário de Albert Barnes

Desde que você seja manifestamente declarado – Você é manifestado como a epístola de Cristo; ou você, sendo manifestado, é a epístola etc. Eles foram manifestos para serem assim por sua conversão. O sentido é, é claro, ou evidente, que sois a epístola de Cristo.

Ser a epístola de Cristo – Aquilo que Cristo enviou para ser nosso testemunho. Ele deu esta carta de recomendação. Ele o converteu por nosso ministério, e essa é a melhor evidência que podemos ter de que fomos enviados por ele e que nosso trabalho é aceito por ele. Sua conversão é obra dele, e é um atestado público da nossa fidelidade à causa dele.

Ministrado por nós – A idéia aqui é que Cristo havia empregado seu ministério para realizar isso. Eles eram a carta de Cristo, mas havia sido preparada pela instrumentalidade dos apóstolos. Não havia sido preparado por ele independentemente de seus trabalhos, mas em conexão com e como resultado desses trabalhos. Cristo, ao escrever esta epístola, por assim dizer, usou nossa ajuda; ou nos empregou como amanuenses (copistas).

Escrito não com tinta – Paulo continua e varia a imagem em relação a essa “epístola”, para que possa tornar o testemunho de sua fidelidade e sucesso mais marcante e enfático. Ele diz, portanto, que não foi escrito como cartas de apresentação, com tinta – por traços desenhados em uma substância inanimada, e em linhas que desaparecem facilmente, ou que podem se tornar facilmente ilegíveis, ou que podem ser lidas apenas por uma pessoa. poucos, ou que podem ser destruídos em breve.

Mas com o Espírito do Deus vivo – Em forte contraste, portanto, com letras escritas com tinta. Pelo Espírito de Deus movendo-se no coração e produzindo essa variedade de graças que constituem uma evidência tão impressionante e tão bela de sua conversão. Se escrito pelo Espírito do Deus vivo, era muito mais valioso, precioso e permanente do que qualquer registro que pudesse ser feito a tinta. Todo traço das influências do Espírito sobre o coração era uma prova indubitável de que Deus havia enviado os apóstolos; e era uma prova que eles sentiriam com muito mais sensibilidade e ternura do que qualquer carta de recomendação escrita em tinta.

Não em tábuas de pedra – É geralmente admitido que Paulo aqui se refere às evidências da missão divina de Moisés, que foi dada pela Lei gravada em tábuas de pedra, compare 2 Coríntios 3: 7 . Provavelmente aqueles que eram falsos mestres entre os coríntios eram judeus, e insistiram muito na origem e permanência divinas das instituições mosaicas. A lei havia sido gravada em pedra pela mão do próprio Deus; e tinha, assim, as provas mais fortes de origem divina e o atestado divino de sua natureza pura e santa. A esse fato, os amigos da Lei e os defensores da permanência das instituições judaicas apelariam. Paulo diz, por outro lado, que os testemunhos do favor divino através dele não estavam em tábuas de pedra. Eles eram frágeis e facilmente quebráveis. Não havia vida neles (compare 2 Coríntios 3: 6 e 2 Coríntios 3: 7 ); e por mais valiosos e importantes que fossem, ainda assim não podiam ser comparados com os testemunhos que Deus havia dado àqueles que pregaram o evangelho com sucesso.

Mas nas mesas carnais do coração – nas verdades gravadas no coração. Este depoimento teve mais valor do que uma inscrição em pedra, porque:

(1) Nenhuma mão, senão a de Deus, poderia alcançar o coração e inscrever essas verdades ali.

(2) porque seria atendido com uma influência vivificante e vivificante. Não era uma mera carta morta.

(3) porque seria permanente. As pedras, mesmo onde as leis eram gravadas pelo dedo de Deus, moldavam e deterioravam, e a inscrição feita ali seria destruída. Mas não é assim com o que foi feito no coração. Isso viveria para sempre. Permaneceria em outros mundos. Envia sua influência para todas as relações da vida; em todas as cenas futuras deste mundo; e essa influência seria vista e sentida no mundo que nunca terminará. Por todas essas considerações, portanto, os depoimentos que Paulo teve da aprovação divina eram mais valiosos do que quaisquer meras cartas de apresentação, ou elogios humanos poderiam ter sido; e mais valioso do que o atestado que foi dado à missão divina do próprio Moisés.

Comentário de E.W. Bullinger

manifestamente declarado = manifestado. Grego. fanero. App-106.

Cristo . App-08.

ministrado . Diakaneo grego . App-190.

por. Grego. hupo , como em 2 Coríntios 3: 2 .

não Grego. ou . App-105.

com. Sem preposição. Caso dativo.

tinta. Grego. Melan. Somente aqui, 2 João 1:12 . 3 João 1:13 .

Espírito. App-101.

Deus. App-98.

mesas de pedra = mesas de pedra.

mesas . Grego. plax. Somente aqui e Hebreus 9: 4 .

carnudo . Grego. sarkinos. Esta palavra se refere à substância ou material e não possui significado moral. Compare Hebreus 7:16 , onde os textos são lidos aqui.

Comentário de John Calvin

3. Vós sois a Epístola de Cristo Seguindo a metáfora, ele diz que a Epístola da qual ele fala foi escrita por Cristo, na medida em que a fé dos Coríntios era sua obra. Ele diz que foi ministrado por ele, como se quisesse dizer isso, que ele estava no lugar de tinta e caneta. Em suma, ele faz de Cristo o autor e ele mesmo o instrumento, para que os caluniadores possam entender, que é com Cristo que eles devem fazer, se continuarem a falar contra ele (365) com malignidade. O que se segue pretende aumentar a autoridade dessa Epístola. A segunda cláusula (366) , no entanto, já tem uma referência à comparação que depois é feita entre a lei e o evangelho. Pois ele se aproveita disso logo depois, como veremos, para fazer uma comparação dessa natureza. As antíteses aqui empregadas – tinta e Espírito, pedras e coração – dão pouco peso às suas afirmações, por meio de amplificação. Pois, ao traçar um contraste entre a tinta e o Espírito de Deus , e entre pedras e coração, ele expressa mais do que se tivesse simplesmente mencionado o Espírito e o coração, sem fazer nenhuma comparação.

Não em tábuas de pedra Ele alude à promessa que está registrada em Jeremias 31:31 e Ezequiel 37:26 , a respeito da graça do Novo Testamento.

Vou fazer, diz ele, uma nova aliança com eles, não como eu fiz com seus pais; mas escreverei minhas leis em seus corações e as gravarei em suas partes internas. Mais longe, tirarei o coração de pedra do meio de ti e te darei um coração de carne, para que possas andar nos meus preceitos.
( Ezequiel 36:26 .)

Paulo diz que essa bênção foi realizada por meio de sua pregação. Portanto, parece abundantemente que ele é um ministro fiel da Nova Aliança – que é um testemunho legítimo em favor de seu apostolado. O epíteto carnal não é considerado aqui no sentido ruim, mas significa suave e flexível, (367) por ser contrastado com pedregoso , isto é, duro e teimoso, como é o coração do homem por natureza, até que seja subjugado por o Espírito de Deus. (368)

Comentário de Adam Clarke

Manifestamente declarado como a epístola de Cristo – Vocês estão em nossos corações, e Cristo os escreveu lá; mas vocês são a epístola de Cristo; a mudança produzida em seus corações e vidas, e a salvação que você recebeu, são tão verdadeiramente obra de Cristo quanto uma carta ditada e escrita por um homem em sua obra.

Ministrados por nós – Vós sois os escritos, mas Cristo me usou como caneta; Cristo ditou, e eu escrevi; e os caracteres divinos não são feitos com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivo; pois os dons e graças que constituem a mente que estava em Cristo são produzidos em você pelo Espírito Santo.

Não em tábuas de pedra – Onde os homens gravam contratos ou registram eventos; mas nas mesas carnais do coração – a obra da salvação ocorrendo em todos os seus afetos, apetites e desejos; trabalhar essa mudança interior que se manifesta de maneira tão sem ela. Veja as partes deste discurso figurativo:

  1. Jesus Cristo dita.
  • O apóstolo escreve.
  • Os corações dos coríntios são a substância na qual a escrita é feita. E,
  • O Espírito Santo produz a influência pela qual os traços são feitos, e a marca se torna evidente.
  • Aqui não é apenas uma alusão a fazer inscrições em pedras, onde uma dita a questão e outra corta as letras; (e provavelmente houve certos casos em que alguma matéria corante foi usada para tornar a inscrição mais legível; e quando a pedra foi gravada, ela foi montada em algum local público, como monumentos, inscrições e contratos, para que pudessem ser visto, conhecido e lido por todos os homens); mas o apóstolo pode aqui se referir aos dez mandamentos, escritos pelo dedo de Deus em duas tábuas de pedra; qual escrita era uma evidência da missão divina de Moisés, como a conversão dos coríntios era uma evidência da missão de São Paulo. Mas pode ser bom tomar as palavras em um sentido geral, pois a expressão não é pouco frequente nem no Antigo Testamento, nem nos escritores rabínicos. Veja Schoettgen.

    Comentário de Thomas Coke

    2 Coríntios 3: 3 . Na medida em que você for manifestamente declarado O sentido de São Paulo aqui é claramente este: que ele não precisava de cartas de elogio a eles; mas que sua conversão, e o evangelho escrito, não com tinta, mas com o Espírito de Deus nas tábuas de seus corações, por seu ministério, e não nas tábuas de pedra; era uma evidência e testemunho claros da sua missão de Cristo, como a lei escrita em tábuas de pedra era uma evidência da missão de Moisés: para que ele Paulo] não precisava de outra recomendação. É isso que devemos entender pelo versículo; a menos que façamos as tábuas de pedra para não ter significado aqui. Mas dizer, como ele diz, que os coríntios, sendo escritos em seus corações, não com tinta, mas com o Espírito de Deus, por sua instrumentalidade, eram a carta de louvor de Cristo. – Sendo esta uma expressão bastante ousada, sujeita à exceção da parte capciosa dos coríntios, de obviar toda a imputação de vaidade ou vaidade aqui, ele imediatamente se une ao que segue no versículo seguinte.

    Comentário de Scofield

    tabelas de

    ou seja, os dez mandamentos.

    Comentário de John Wesley

    Desde que você seja manifestamente declarado a epístola de Cristo ministrada por nós, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo; não em tábuas de pedra, mas em tábuas carnudas do coração.

    Manifestamente declarada a carta de Cristo – que ele formou e publicou para o mundo.

    Ministrado por nós – a quem ele usou aqui como seus instrumentos, portanto vós também somos a nossa carta.

    Escrito não em tábuas de pedra – Como os dez mandamentos. Mas nas ternas mesas vivas de seus corações – Deus tirou os corações de pedra e lhes deu corações de carne.

    Referências Cruzadas

    Exodo 24:12 – Disse o Senhor a Moisés: “Suba a mim, ao monte, e fique aqui; e lhe darei as tábuas de pedra com a lei e os mandamentos que escrevi para a instrução do povo”.

    Exodo 31:18 – Quando o Senhor terminou de falar com Moisés no monte Sinai, deu-lhe as duas tábuas da aliança, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

    Exodo 34:1 – Disse o Senhor a Moisés: “Talhe duas tábuas de pedra semelhantes às primeiras, e nelas escreverei as palavras que estavam nas primeiras tábuas que você quebrou.

    Josué 3:10 – Assim saberão que o Deus vivo está no meio de vocês e que certamente expulsará de diante de vocês os cananeus, os hititas, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus.

    1 Samuel 17:26 – Davi perguntou aos soldados que estavam ali ao seu lado: “O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo? “

    Salmos 40:8 – Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua lei está no fundo do meu coração.

    Salmos 42:2 – A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?

    Salmos 84:2 – A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo.

    Jeremias 10:10 – Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as nações não podem suportar o seu furor.

    Jeremias 31:33 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

    Ezequiel 11:19 – Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

    Ezequiel 36:25 – Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.

    Daniel 6:26 – “Estou editando um decreto para que nos domínios do império os homens temam e reverenciem o Deus de Daniel. “Pois ele é o Deus vivo e permanece para sempre; o seu reino não será destruído, o seu domínio jamais acabará.

    Mateus 16:16 – Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

    1 Coríntios 8:5 – Pois mesmo que haja os chamados deuses, quer no céu, quer na terra, ( como de fato há muitos “deuses” e muitos “senhores” ),

    2 Coríntios 6:16 – Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

    1 Tessalonicenses 1:9 – pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro,

    Hebreus 8:10 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor. “Porei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

    Hebreus 9:14 – quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!

    Hebreus 10:16 – “Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as minhas leis em seus corações e as escreverei em suas mentes”;

    Apocalipse 2:1 – Ao anjo da igreja em Éfeso escreva: Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro.

    Apocalipse 2:8 – Ao anjo da igreja em Esmirna escreva: Estas são as palavras daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver.

    Apocalipse 2:12 – Ao anjo da igreja em Pérgamo escreva: Estas são as palavras daquele que tem a espada afiada de dois gumes.

    Apocalipse 2:18 – Ao anjo da igreja em Tiatira escreva: Estas são as palavras do Filho de Deus, cujos olhos são como chama de fogo e os pés como bronze reluzente.

    Apocalipse 3:1 – Ao anjo da igreja em Sardes escreva: Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto.

    Apocalipse 3:7 – Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir.

    Apocalipse 3:14 – Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus.

    Apocalipse 3:22 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *