Estudo de Jeremias 23:36 – Comentado e Explicado

Não repitais, porém: oráculo do Senhor, porquanto tal palavra tornar-se-á um fardo para cada um, já que deturpais o sentido das palavras de Deus.
Jeremias 23:36

Comentário de Albert Barnes

A palavra de todo homem … – Antes, o fardo de todo homem será sua palavra; isto é, seu uso zombeteiro da palavra “fardo” o pesará e esmagará.

Pervertido – isto é, colocado sob uma luz ridícula.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 23:36 . A palavra de todo homem será seu fardo “Cada um de vocês sentirá o peso da minha vingança, pelo discurso insolente que pronunciou. Seu discurso será seu fardo e a causa de seus castigos”. Houbigant entende esses versículos de maneira um pouco diferente; ele apresenta o 35º versículo assim: Ninguém mais dirá ao seu próximo ou ao seu irmão: O que o Senhor respondeu, ou qual é a sua palavra? Jeremias 23:36 . Nem mencionareis mais o fardo do Senhor; visto que a palavra de todo homem será o seu fardo; nem mais impedireis as palavras do Deus vivo, etc.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 23:36 . Pois a palavra de todo homem será o seu fardo – Você será severamente responsabilizado por seus discursos soltos e profanos, com os quais você ridiculariza e perverte as palavras e mensagens do próprio Deus. Ou: “Todo homem deve ter mais motivos para considerar sua própria palavra como prejudicial e prejudicial para ele. Pois as palavras de Deus foram entregues com uma tendência salutar, para advertir os pecadores do perigo de sua situação e chamá-los ao arrependimento. Aqueles, portanto, que fizeram um uso correto deles, não teriam motivos para reclamar. Mas aqueles que os desprezaram e os rejeitaram perverteram o que deveria ter sido para sua riqueza em uma ocasião de queda. ” Blaney.

Comentário de Adam Clarke

A palavra de todo homem será o seu fardo – Dizeis que todas as mensagens de Deus são um fardo, e para você elas serão tais: ao passo que, se você as tivesse usado como deveria, elas seriam uma bênção para você.

Pois vocês perverteram as palavras do Deus vivo – E assim pecaram contra suas próprias almas.

Comentário de John Calvin

Jeremias continua com o mesmo assunto, que todo mundo deveria com calma e mansidão ouvir Deus falando, ele disse, como vimos ontem, que os profetas deveriam ser perguntados sobre o que Deus havia falado e o que ele havia respondido; assim, ele sugeriu que deve haver docilidade, para que a palavra de Deus possa obter crédito, autoridade e favor entre nós. Ele repete novamente, que a palavra fardo não poderia ser suportada por Deus; pois, como explicamos ontem, essa palavra era comumente usada pelos judeus como expressiva de ódio ou desdém, pois não estavam dispostos a receber sã doutrina.

Ao proibi-los de mencionar a palavra fardo, era a mesma coisa que ele havia dito: “Que essa forma de falar não seja mais usada entre vocês”. Ele então acrescenta: Para cada um, sua palavra será seu fardo. Por essas palavras, ele mostra que o que é amargo nas profecias é como se fosse acidental; pois Deus não tem mais nada em vista ao se dirigir aos homens, mas chamá-los para a salvação. A palavra de Deus, então, em si mesma deve ser considerada doce e agradável. De onde vem então essa amargura e ódio? mesmo pela maldade dos homens. Como quando uma pessoa doente, comendo a comida mais saudável, ela se transforma em veneno, a causa está em si mesma; assim é conosco, é nossa culpa que a palavra de Deus se torne um fardo. Além disso, o desígnio do Profeta era mostrar que os judeus não tinham motivos para reclamar que as profecias eram penosas para eles, e sempre anunciavam alguns problemas; pois Deus deseja dirigir-se aos homens com indulgência e bondade, mas ele é forçado pela maldade deles a lidar com eles com dureza. O Profeta parece, no entanto, ir ainda mais longe, como se tivesse dito: “Embora as profecias devam cessar, ainda assim cada um será um profeta para si; pois, enquanto murmuram contra Deus, e não podem suportar seu julgamento, por mais silenciosos que sejam os ministros de Deus, eles ainda terão uma causa suficiente de condenação, que se atrevem a se levantar contra Deus. ”

Agora vemos o desígnio do Profeta em dizer: Não mencionareis mais o fardo de Jeová; isto é: “Este provérbio vergonhoso, que marca a palavra de Deus com desgraça, não será mais usado por você; esta prática perversa cessará, pois mais para cada um de vocês; a sua palavra será um fardo; então a partícula causal ?? , ki, deve ser renderizada. Mas, se preferir outro sentido, não sinto objeção, ou seja, que eles devessem ter considerado a razão pela qual Deus não os tratou mais brandamente; porque era de uma disposição perversa e, assim, recusaram a gentileza paterna que ele estava preparado para mostrar, desde que a recebessem. (118)

Esta passagem tem direito a um aviso especial, pois vemos como a maior parte não pode suportar ameaças e terrores quando lhes é anunciada. Portanto, eles nutrem desprezo e ódio contra a doutrina celestial; e ainda assim ninguém considera por que Deus tantas vezes os ameaça e aterroriza em sua palavra. Pois se os homens deixassem de pecar, Deus deixaria de lutar com eles; mas quando o provocam continuamente, ele deve ficar calado? e além disso, seus profetas devem sofrer tudo apenas para serem violados e o próprio Deus ser desprezado? Vamos então saber que a culpa está em nós quando Deus parece lidar rigidamente conosco, pois não permitimos que ele use uma linguagem paterna como sempre usaria, se não colocássemos um obstáculo no caminho.

O Profeta também acrescenta: Pois corrompestes as palavras do Deus vivo, do Senhor dos exércitos, nosso Deus. Portanto, as palavras devem ser traduzidas. Aqui, ele os acusa justamente, de que eles perverteram as palavras de Deus, e de duas maneiras, porque restringiram a Deus por sua maldade a falar de outra maneira do que ele desejava, e também porque eram intérpretes absurdos de seus atos. Pois, embora Deus possa nos castigar severamente, é nosso dever receber suas repreensões com um espírito manso, pois são necessárias para nós; mas quando murmuramos e nos tornamos refratários, pervertemos a palavra de Deus. Vemos, portanto, que a palavra de Deus não é apenas pervertida de uma maneira, mas quando nos opomos furiosamente a ele, impedimos que ele lide gentil e gentilmente conosco; e fazemos o mesmo quando não nos submetemos a suas repreensões, mas nos enfurecemos contra ele sempre que ele nos convoca para o julgamento. E como a falta de vontade deles era tão grande nesse caso, o Profeta aqui coloca contra eles em termos expressos o poder de Deus.

Ele diz primeiro que ele é o Deus vivo; e por esse termo ele os lembrou que os ímpios, que vomitavam assim suas blasfêmias contra ele, não ficariam impunes; “Veja”, ele diz, “com quem você tem que fazer; para você contender com o Deus vivo; essa audácia repercutirá em suas próprias cabeças; então continuais uma guerra fatal. ” Em segundo lugar, acrescenta que ele é Jeová dos exércitos; por qual expressão ele novamente mostra seu poder. E, terceiro, ele diz que ele é o Deus daquele povo; como se ele tivesse dito, que não apenas a impiedade deles era loucura em ousar contender com Deus, mas também estava ligada à ingratidão; pois Deus os adotara como seu povo, e prometera ser o seu Deus.

Agora vemos o desígnio do Profeta; ele primeiro os advertiu a não alimentar o ódio em seus corações à doutrina profética; em segundo lugar, ele mostrou que toda a falha estava em si mesma, pois restringiam a Deus a lidar severamente com elas; e ainda mais, que perverteram a palavra de Deus, sendo falsos intérpretes, e fechando a porta contra a sua bondade quando convidou todos os piedosos e ensináveis; e, finalmente, ele exalta o poder de Deus e elogia sua bondade, para que assim possa agravar o pecado do povo, ousando continuar em guerra com o próprio Deus e desprezando o favor que lhes é conferido. Segue-se, –

36. E “o fardo de Jeová” não mencionareis mais; Para o fardo, tornou-se para cada um a sua palavra; E vós pervertestes as palavras do Deus vivo, do Senhor dos exércitos, nosso Deus.

A palavra fardo foi usada por todos, tornou-se uma palavra comum; e usando-o em escárnio, eles transformaram as palavras do Deus vivo em desprezo, em vez de recebê-las como suas palavras e obedecê-las. Esse foi o processo, eles primeiro os ridicularizaram e depois os desprezaram e os negligenciaram. Por isso, Deus proibiu o uso da expressão “o fardo de Jeová”. A única objeção à tradução acima é que ??? , um futuro, é apresentado como um presente: “tornou-se”; mas é isso que geralmente é feito. Além disso, is? às vezes é tão conversivo quanto o ? . – Ed

Comentário de E.W. Bullinger

pervertido. Veja nota em Jeremias 6:10 .

o Deus vivo. Ambas as palavras são plurais.

Comentário de John Wesley

E o fardo do SENHOR não mencionará mais; porque a palavra de todo homem será o seu fardo; porque pervertestes as palavras do Deus vivo, do Senhor dos exércitos, nosso Deus.

Não mencione mais – não com desprezo e escárnio.

Pois – Estes discursos falsos e irreverentes que estão na boca de todo homem serão pesados ??para eles, causarão vingança sobre eles.

Pervertido – Porque você ridicularizou as palavras de Deus, o Deus vivo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *