Estudo de 1 Timóteo 4:10 – Comentado e Explicado

se nos afadigamos e sofremos ultrajes, é porque pusemos a nossa esperança em Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, sobretudo dos fiéis.
1 Timóteo 4:10

Comentário de Albert Barnes

Pois, portanto, trabalhamos e sofremos reprovação – Ao tornar essa verdade conhecida, para que todos possam ser salvos ou que a salvação seja oferecida a todos. O “trabalho” era principalmente experiente em levar essa inteligência ao exterior entre os gentios; a “censura” surgiu principalmente dos judeus por fazê-lo.

Porque confiamos no Deus vivo – Isso não significa, como parece nossa tradução, que ele trabalhou e sofreu “porque” ele confiou em Deus, ou que essa era a “razão” de seus sofrimentos, mas sim que isso confiar no Deus vivo era o seu “apoio” nesses trabalhos e provações. “Trabalhamos e sofremos reprovação, pois temos esperança em Deus. Através dele, buscamos a salvação. Acreditamos que ele fez isso conhecido pelas pessoas e, acreditando nisso, trabalhamos arduamente para torná-lo conhecido, mesmo que isso seja visto com críticas. ” O sentimento é que a crença de que Deus revelou um plano de salvação para todas as pessoas e convida todas as pessoas a serem salvas fará com que seus amigos estejam dispostos a “trabalhar” para tornar isso conhecido, embora seja atendido com reprovações.

Quem é o Salvador de todos os homens – Isso deve ser entendido como denotando que ele é o Salvador de todas as pessoas em algum sentido que difere do que é afirmado imediatamente – “especialmente daqueles que crêem”. Há algo relacionado a “eles” em relação à salvação que não pertence a “todos os homens”. Não pode significar que ele traz todas as pessoas para o céu, “especialmente” aqueles que acreditam – pois isso seria um absurdo. E se ele traz todas as pessoas de fato ao céu, como pode ser “especialmente” verdade que ele faz isso em relação àqueles que acreditam? Isso significa que ele salva os outros “sem” acreditar? Mas isso seria contrário à doutrina uniforme das Escrituras; veja Marcos 16:16 . Quando, portanto, é dito que ele “é o Salvador de todas as pessoas, especialmente daqueles que crêem, isso significa que existe um sentido em que é verdade que ele pode ser chamado de Salvador de todos. pessoas, enquanto, ao mesmo tempo, é “verdade” verdade que somente aqueles que são salvos são salvos. Isso pode ser verdade em dois aspectos:

(1) Como ele é o “Preservador” das pessoas Jó 7:20 , pois nesse sentido pode-se dizer que “as salva” da fome, da guerra e do perigo – mantendo-as dia após dia; compare o Salmo 107: 28 ;

(2) como ele “providenciou” salvação para todas as pessoas. Ele é, portanto, o Salvador deles – e pode ser chamado de Salvador comum de todos; isto é, ele limitou a oferta de salvação a nenhuma classe de pessoas; ele não limitou a expiação a uma divisão da raça humana; e ele realmente salva todos os que desejam ser salvos por ele.

(Ver nota suplementar em 2 Coríntios 5:21 . Esta passagem, no entanto, não é considerada um texto de prova agora sobre a extensão da expiação, como a prestação justa de s?t?? soteris “Preservador”. O Dr. Wardlaw, por conseguinte, o excluiu em seu trabalho recente .)

Especialmente daqueles que acreditam – Isso é evidentemente projetado para limitar a observação anterior. Se tivesse sido deixado lá, poderia ter sido deduzido que ele “salvaria” todas as pessoas. Mas o apóstolo não sustentava tal doutrina, e ele aqui ensina que a salvação é “realmente” limitada àqueles que crêem. Esta é a especialidade ou a singularidade na salvação daqueles que realmente alcançam o céu, que são “crentes”; veja as notas em Marcos 16:16 . Todas as pessoas, portanto, não entram no céu, a menos que todas tenham fé. Mas é assim? Que evidência há de que a grande massa da humanidade morre acreditando no Filho de Deus?

Comentário de E.W. Bullinger

portanto = para (grego. eis) isso.

sofrer repreensão = são insultados. Os textos dizem “esforçar-se” , como em 1 Coríntios 9:25 .

confiança = esperava.

dentro App-104.

Deus vivo . Veja Atos 14:15 .

Salvador . Ver 1 Timóteo 1: 1 .

todos os homens . Quando nossos primeiros parentes sofreram a pena de morte judicial imediata, a raça teria sido extinta, se Deus não tivesse interposto antes de lidar com os culpados, com a promessa do Redentor e, assim, suspender a execução da sentença denunciada.

homens . App-123.

especialmente . Ocorre no NT doze vezes. Processado “especialmente” , “especialmente” (nove); “acima de tudo” ( Atos 20:36 ); “principalmente” ( Filipenses 1: 4 , Filipenses 1:22 . 2 Pedro 2:10 ).

aqueles que acreditam = crentes. App-150.

Comentário de John Calvin

10 Pois nisto trabalhamos e sofremos reprovações. Esta é uma antecipação pela qual ele resolve essa pergunta: “Os crentes não são os mais miseráveis ??de todos os homens, porque são oprimidos por tribulações de todo tipo?” Para mostrar, portanto, que sua condição não deve ser julgada pela aparência externa, ele as distingue das outras, primeiro na causa e depois no resultado. Por conseguinte, eles não perdem nada das promessas que ele mencionou, quando são julgados pela adversidade. A soma é que os crentes não são infelizes nas aflições, porque uma boa consciência os apóia, e um fim abençoado e alegre os espera.

Agora, uma vez que a felicidade da vida atual consiste principalmente de duas partes, honra e conveniências, ele as contrasta em dois males, labutas e censuras, ou seja , pelas palavras anteriores, inconvenientes e aborrecimentos de todo tipo, como pobreza, frio, nudez , hunger, banishments, spoliations, imprisonments, scourgings, and other persecutions.

We have hope fixed on the living God This consolation refers to the cause; for so far are we from being miserable, when we suffer on account of righteousness, that it is rather a just ground of thanksgiving. Besides, our afflictions are accompanied by hope in the living God, and, what is more, hope may be regarded as the foundation; but it never maketh ashamed, ( Romans 5:5 ,) and therefore everything that happens to the godly ought to be reckoned a gain.

Who is the Savior (76) This is the second consolation, though it depends on the former; for the deliverance of which he speaks may be viewed as the fruit of hope. To make this more clear, it ought to be understood that this is an argument drawn from the less to the greater; for the word s?t?? (77) is here a general term, and denotes one who defends and preserves. He means that the kindness of God extends to all men. And if there is no man who does not feel the goodness of God towards him, and who is not a partaker of it, how much more shall it be experienced by the godly, who hope in him? Will he not take peculiar care in them? Will he not more freely pour out his bounty on them? In a word, will he not, in every respect, keep them safe to the end?

Comentário de Adam Clarke

Pois, portanto, nós dois trabalhamos – Esse versículo era necessário para explicar o que ele havia dito antes; e aqui ele mostra que seu significado não era que os seguidores de Deus desfrutassem da prosperidade e isenção mundanas dos males naturais; pois, disse ele, é porque nos exercitamos à piedade que temos tanto trabalho quanto reprovação, e os temos porque confiamos no Deus vivo: mas ainda temos felicidade mental e tudo o que é necessário para nossa passagem pela vida ; pois em meio a perseguições e aflições, temos a paz de Deus que ultrapassa o conhecimento e temos todas as nossas cruzes e sofrimentos tão santificados para nós que os consideramos no número de nossas bênçãos.

Quem é o Salvador de todos os homens – Quem forneceu a salvação para toda a raça humana e a ofereceu livremente a eles em sua palavra e por seu Espírito.

Especialmente daqueles que crêem – O que Deus pretende para Todos, ele realmente dá àqueles que crêem em Cristo, que morreu pelos pecados do mundo, e provou a morte por todo homem. Como tudo foi comprado pelo seu sangue, todos podem acreditar; e conseqüentemente tudo pode ser salvo. Aqueles que perecem, perecem por culpa própria.

Comentário de Thomas Coke

1 Timóteo 4:10 . Quem é o Salvador de todos os homens, etc. – Como Ele é o Preservador de todos os homens (ver Jó 7:20 .), E como ele oferece salvação a todos os homens: mas ele é especialmente o Salvador dos fiéis, à medida que estende para eles a libertação mais nobre e mais importante; reservando para eles as bênçãos mais valiosas de um estado futuro e guiando-os com segurança a ele através de todos os perigos desta vida. Aqueles que desfrutam das vantagens da revelação cristã, na pureza dela, podem certamente com igual diligência superar outros em conhecimento, santidade e virtude; e, conseqüentemente, pode ser qualificado e preparado para uma felicidade mais elevada, ou uma posição mais exaltada; e, portanto, não podemos formar uma noção do céu cristão – ou seja, como um estado de felicidade mais exaltado, na proporção do conhecimento superior, piedade, santidade e virtude de um cristão?

Comentário de John Wesley

Pois, portanto, trabalhamos e sofremos reprovação, porque confiamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, especialmente daqueles que crêem.

Portanto – animado por esta promessa.

Trabalhamos e sofremos reprovação – Não consideramos prazer, tranqüilidade nem honra.

Porque confiamos – por isso mesmo o mundo nos odiará.

No Deus vivo – Quem nos dará a vida que Ele prometeu.

Quem é o Salvador de todos os homens – preservando-os nesta vida e desejando salvá-los eternamente.

Mas especialmente – de uma maneira mais eminente.

Daqueles que acreditam – E assim são salvos para sempre.

Referências Cruzadas

Salmos 36:6 – A tua justiça é firme como as altas montanhas; as tuas decisões insondáveis como o grande mar. Tu, Senhor, preservas tanto os homens quanto os animais.

Salmos 37:40 – O Senhor os ajuda e os livra; ele os livra dos ímpios e os salva, porque nele se refugiam.

Salmos 52:8 – Mas eu sou como uma oliveira que floresce na casa de Deus; confio no amor de Deus para todo o sempre.

Salmos 84:12 – Ó Senhor dos Exércitos, como é feliz aquele que em ti confia!

Salmos 107:2 – Assim o digam os que o Senhor resgatou, os que livrou das mãos do adversário,

Salmos 107:6 – Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os livrou da tribulação em que se encontravam

Salmos 118:8 – É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar nos homens.

Isaías 12:2 – Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação! “

Isaías 45:21 – Declarem o que deve ser, apresentem provas. Que eles juntamente se aconselhem. Quem há muito predisse isto, quem o declarou desde o passado distante? Não fui eu, o Senhor? E não há outro Deus além de mim, um Deus justo e salvador; não há outro além de mim.

Isaías 50:10 – Quem entre vocês teme o Senhor e obedece à palavra de seu servo? Que aquele que anda no escuro, que não tem luz alguma, confie no nome do Senhor e dependa de seu Deus.

Jeremias 17:7 – “Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está.

Daniel 3:28 – Disse então Nabucodonosor: “Louvado seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos! Eles confiaram nele, desafiaram a ordem do rei, preferindo abrir mão de suas vidas a que prestar culto e adorar a outro deus, que não fosse o seu próprio Deus.

Naum 1:7 – O SENHOR é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam,

Mateus 27:43 – Ele confiou em Deus. Que Deus o salve agora, se dele tem compaixão, pois disse: ‘Sou o Filho de Deus! ’ “

João 1:29 – No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

João 3:15 – para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.

João 5:24 – “Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.

Romanos 15:12 – E Isaías também diz: “Brotará a raiz de Jessé, aquele que se levantará para reinar sobre os gentios; estes colocarão nele a sua esperança”.

1 Coríntios 4:9 – Porque me parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Temo-nos tornado um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens.

2 Coríntios 4:8 – De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados;

2 Coríntios 6:3 – Não damos motivo de escândalo a ninguém, em circunstância alguma, para que o nosso ministério não caia em descrédito.

2 Coríntios 11:23 – São eles servos de Cristo? — estou fora de mim para falar desta forma — eu ainda mais: trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes.

1 Timóteo 2:4 – que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.

1 Timóteo 2:6 – o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.

1 Timóteo 3:15 – mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.

1 Timóteo 6:17 – Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação.

2 Timóteo 2:9 – pelo qual sofro a ponto de estar preso como criminoso; contudo a palavra de Deus não está presa.

2 Timóteo 3:10 – Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança,

Hebreus 11:26 – Por amor de Cristo, considerou a desonra riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa.

Hebreus 13:13 – Portanto, saiamos até ele, fora do acampamento, suportando a desonra que ele suportou.

1 Pedro 1:21 – Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.

1 Pedro 4:14 – Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.

1 João 2:2 – Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.

1 João 4:14 – E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.

1 João 5:10 – Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *