Estudo de Daniel 3:28 – Comentado e Explicado

Nabucodonosor tomou a palavra: Bendito seja, disse, o Deus de Sidrac, de Misac e de Abdênago! Ele enviou seu anjo para salvar seus servos, os quais, depositando nele toda a sua confiança, e transgredindo as ordens do rei, preferiram expor suas vidas a se prostrarem em adoração diante de um deus que não era o seu.
Daniel 3:28

Comentário de Albert Barnes

Então Nabucodonosor falou e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque … – Sobre as características da mente assim evidenciadas por este monarca, veja as notas e observações práticas em Daniel 2: 46-47 .

Quem enviou seu anjo – Isso prova que o rei considerou esse misterioso quarto personagem como um anjo, e que ele usou a frase Daniel 3:25 “é como o filho de Deus” apenas nesse sentido. O fato de um anjo ser empregado em uma embaixada desse tipo, como vimos, está de acordo com as declarações atuais das Escrituras. Compare “Excursus I.” ao Prof. Stuart “sobre o Apocalipse”. Veja também Lucas 1: 11-20 , Lucas 1: 26-38 ; Mateus 1: 20-21 ; Mateus 2:13 , Mateus 2: 19-20 ; Mateus 4:11 ; Mateus 18:10 ; Atos 12: 7-15 ; Gênesis 32: 1-2 ; 2 Reis 6:17 ; Êxodo 14:19 ; Êxodo 23:20 ; Êxodo 33: 2 ; Números 20:16 ; Josué 5:13 ; Isaías 63: 9 ; Daniel 10: 5-13 , Daniel 10: 20-21 ; Daniel 12: 1 .

E mudaram a palavra do rei – Ou seja, seu propósito ou comando. Sua conduta e a proteção divina em conseqüência de sua conduta tiveram o efeito de mudar completamente seu propósito em relação a eles. Ele havia resolvido destruí-los; ele agora resolveu honrá-los. Isso é referido pelo próprio monarca como um resultado notável, como de fato foi – que um déspota oriental, que havia decidido punir com sinal qualquer um de seus súditos, deveria ser tão completamente alterado em seus propósitos em relação a eles.

E renderam seus corpos – o grego acrescenta aqui e?? p?? eis pur – “ao fogo”. Então o árabe. Este é sem dúvida o sentido da passagem. O significado é que, em vez de fazer palhaços para adorar deuses que eles consideravam sem deuses; em vez de violar suas consciências e fazer algo errado, eles preferiram ser lançados nas chamas, comprometendo-se com a proteção de Deus. Está implícito aqui que eles fizeram isso voluntariamente e que poderiam facilmente evitá-lo se tivessem escolhido obedecer ao rei. Ele lhes dera tempo para deliberar sobre o assunto Daniel 3: 14-15 , e sabia que eles haviam decidido seguir o curso que seguiam por princípio, não importando quais seriam os resultados Daniel 3: 16-18 . Essa força de princípio – essa obediência aos ditames da consciência – essa determinação de não fazer mal de forma alguma – ele não podia deixar de respeitar; e este é um exemplo notável para mostrar que um curso firme e constante em fazer o que é certo exigirá o respeito até de homens iníquos. Esse monarca, com todo seu orgulho, arrogância e tirania, não possuía poucas qualidades generosas, e algumas das melhores ilustrações da natureza humana foram fornecidas por ele.

Para que eles não sirvam nem adorem nenhum deus, exceto seu próprio Deus – eles entregaram seus corpos à chama em vez de fazer isso.

Comentário de Joseph Benson

Daniel 3:28 . Então Nabucodonosor falou e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, etc. – Então Dario oferece seus agradecimentos ao Deus de Daniel 6:26 , considerando-o superior aos outros deuses, mas não como o único Deus verdadeiro. Quem enviou seu anjo – Assim Daniel atribui sua libertação dos leões a um anjo, Daniel 6:22 ; e entregou seus servos que confiavam nele – Isso confiava em seu poder, amor e fidelidade, que ele os apoiaria no tempo de provação, ou os tiraria da fornalha ardente de volta ao seu lugar na terra, ou conduzi-los através dele para o seu lugar no céu; e nessa confiança ficou sem medo da ira do rei, e independentemente de suas próprias vidas. E mudaram a palavra do rei – Não deram o seu comando, porque Deus suspendeu a execução dele; e renderam seus corpos – à tortura e morte esperadas; para que eles não sirvam, etc. – Ou seja, ao invés de consentir em servir a qualquer deus, exceto seu próprio Deus – ou qualquer falso deus: todos os deuses, exceto Jeová, sendo falsos pretendentes à divindade. Por esse milagre, Nabucodonosor foi claramente dado a entender que todo o grande sucesso que ele teve e ainda deveria ter contra os judeus, e no qual se gloriou, como se tivesse dominado seu Deus, era puramente devido ao seu pecado; que se o corpo daquela nação tivesse aderido fielmente ao seu próprio Deus, e somente a adoração a ele, como esses três homens, todos teriam sido libertados de suas mãos, como esses três homens. E essa era uma instrução necessária para ele naquele momento.

Comentário de Adam Clarke

Bendito seja o Deus de Sadraque, etc. – Aqui está um nobre testemunho de um pagão. E o que a produziu? A conduta intrépida e piedosa desses três nobres judeus. Se fossem servidores do tempo, o nome do Deus verdadeiro não era conhecido na Babilônia. Que honra o Senhor colocou sobre os que são firmes na fé!

Comentário de John Calvin

Isso, de fato, não é uma confissão comum, mas o evento provou como de repente o rei Nabucodonosor foi agido por impulso, sem ter, a raiz viva do temor de Deus em seu coração. E repito isso novamente, para mostrar que o arrependimento não consiste em uma ou duas obras, mas em perseverança, como Paulo diz:

“Se você vive no Espírito, ande também no Espírito.”
( Gálatas 5:25 .)

Aqui ele exige constância nos fiéis, pelos quais eles podem mostrar-se verdadeiramente nascidos de novo do Espírito de Deus. Nabucodonosor celebrou o Deus de Israel como se inspirado por um entusiasmo, mas ao mesmo tempo misturou seus ídolos com o verdadeiro Deus, para que não houvesse sinceridade nele. Assim, quando os ímpios sentem o poder de Deus, não ousam agir com obstinação contra ele, mas desejam apaziguar-lhe por um falso arrependimento, sem adiar a disposição natural. Assim, concluímos prontamente que Nabucodonosor é sempre o mesmo, embora Deus tenha extraído dele essa confissão:Abençoado, diz ele, seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego! Por que ele não prefere falar dele como seu próprio Deus? Isso pode ser desculpado, se ele realmente se dedicou ao Deus de Israel e abjurou suas antigas superstições. Como ele não age assim, sua confissão é inútil; não porque desejasse obter o favor ou a boa opinião dos homens pelo que disse, mas enganou-se à maneira dos hipócritas. Ele declara que o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego é abençoado se ele realmente sentir isso; ele deve ao mesmo tempo amaldiçoar seus ídolos, pois a glória do único Deus verdadeiro não pode ser exaltada sem que todos os ídolos sejam reduzidos a nada. . Pois como pode o louvor de Deus existir sem que ele seja apenas conspícuo? Se qualquer outra divindade se opõe a ele, sua majestade já está enterrada em completa obscuridade. Portanto, podemos concluir que Nabucodonosor não foi tocado com verdadeiro arrependimento quando abençoou o Deus de Israel. Ele acrescenta: Quem enviou seu anjo e libertou seus servos. Aqui Daniel mostra mais claramente a ausência de conversão em Nabucodonosor, e seu fracasso em abraçar o Deus de Israel, e adorá-lo com sã e completa rendição de seus afetos. Por quê então? Porque a piedade é sempre fundada no conhecimento do Deus verdadeiro, e isso requer instrução. Nabucodonosor sabia que o Deus de Israel era majestoso pela exibição de seu poder, pois ele lhe apresentava um espetáculo que ele não podia desprezar, se quisesse. Aqui ele confessa que o Deus de Israel era poderoso, já que ele foi ensinado por um milagre; mas isso, como vos lembrei, não é suficiente para uma piedade sólida, a menos que sejam acrescentadas instruções e ocupe o primeiro lugar. Eu admito, de fato, que milagres preparam os homens para crerem, mas se os milagres só ocorrerem sem que o conhecimento de Deus seja acrescentado de sua Palavra, a fé desaparecerá – como o exemplo suficientemente notável aqui nos apresenta. Consideramos a fé de Nabucodonosor como momentânea, porque, embora seus sentidos estivessem fixos no milagre, ele estava contente com o espetáculo, sem investigar o caráter do Deus de Israel e o cumprimento de sua lei. Ele não estava preocupado com um mediador; por isso, ele negligenciou o ponto principal da piedade e agarrou precipitadamente apenas uma parte dele. Observamos isso claramente em muitos homens profanos, pois Deus muitas vezes os humilha, para induzi-los suplicemente a voar para ele em busca de segurança; mas, enquanto isso, permanecem perplexos com seus próprios sentidos; eles não negam suas próprias superstições, nem consideram a verdadeira adoração a Deus. Para provar nossa obediência a Deus, devemos defender esse princípio – nada agrada a quem não provém da fé. ( Romanos 14:23 .) Mas a fé não pode ser adquirida por nenhum milagre ou qualquer percepção do poder divino; requer instrução também. Os milagres só valem para a preparação para a piedade ou para a sua confirmação; eles próprios não podem levar os homens a adorar o Deus verdadeiro. Isso é realmente surpreendente, quando um rei profano diz que o anjo foi enviado por Deus

É evidente pelos escritos pagãos que sempre se soube de algo sobre os anjos. Isso foi, por assim dizer, um tipo de antecipação e persuasão anterior, pois todas as pessoas estão convencidas de que os anjos existem, de modo que eles tinham alguma idéia de anjos, embora apenas parcial. Pois, quando pouco tempo atrás Daniel disse que a quarta aparição na fornalha foi chamada pelo rei da Babilônia como “filho de um deus”, então, como expliquei, Nabucodonosor professava alguma crença em anjos. Ele agora diz mais expressamente: Deus enviou seu anjo. Como os anjos fornecem suprimentos para os eleitos e fiéis, trato o assunto aqui, mas em breve, pois não tenho o hábito de me debruçar sobre passagens comuns. É suficiente para a passagem atual mostrar como os ímpios, que nada aprenderam com o próprio Deus ou com a piedade em geral, ainda estavam imbuídos desses princípios, uma vez que Deus está acostumado a usar a assistência dos anjos para preservar seu povo. Por essa razão, Nabucodonosor diz agora; o anjo foi enviado por Deus para libertar seus servos. Ele acrescentou em seguida, que confiavam nele; e isso é digno de nota, pois é acrescentado como uma razão pela qual esses três homens foram maravilhosamente preservados, ao depositar todas as suas esperanças em Deus. Embora Nabucodonosor fosse muito parecido com um tronco ou uma pedra em relação à doutrina da fé, Deus desejou, por meio dessa pedra e tronco, nos instruir, nos inspirar com vergonha e nos reprovar na incredulidade, pois somos incapazes de fazê-lo. conformar nossas vidas à sua vontade e abordar todos os perigos com ousadia, sempre que necessário. Pois, se estivermos completamente convencidos de que Deus é o guardião de nossa vida, certamente nenhuma ameaça, nem terrores, nem a própria morte devem nos impedir de perseverar em nosso dever. Mas a desconfiança é a causa da preguiça, e onde quer que desviemos de um caminho direto, privamos Deus de sua honra, tornando-nos desviados, enquanto alguma falta de fé se trai e é palpavelmente aparente. Por isso, aprendamos, se desejamos que nossa vida seja protegida pela mão de Deus, a nos comprometermos inteiramente com ele, pois ele nunca irá nos decepcionar quando confiamos nele. Vimos como eram duvidosos o evento que Sadraque, Mesaque e Abednego foram; mas a dúvida deles não diminuiu sua esperança e confiança. Eles foram colocados nessa alternativa – ou Deus nos tirará da fornalha ritual ou, se precisarmos morrer, ele nos preservará para um estado melhor e nos reunirá em seu reino. Embora eles não ousassem se convencer de que ele os notaria, eles repousaram suas vidas nas mãos e nos cuidados de Deus. Por isso, eles são merecidamente elogiados por Nabucodonosor, quando ele disse:Eles confiaram em seu Deus e depois mudaram o decreto do rei, isto é, reduziram a nada e revogaram, porque eram dotados de maior poder. Para quem descansa em Deus, despreza facilmente toda a humanidade e tudo o que é sublime e magnífico no mundo. E esse contexto é digno de observação, uma vez que a fé deve ser colocada como fundamento e, em seguida, deve-se acrescentar força e constância, com as quais foram dotados Shadrach, Mesaque e Abednego; porque qualquer pessoa que repousa em Deus nunca pode ser afastada do cumprimento de seu dever; e, por mais numerosos que sejam os impedimentos que possam ocorrer, ele será carregado pelas asas de sua confiança. Aquele que sabe que Deus está do seu lado, será superior ao mundo inteiro e não se admirará do cetro e dos diademas dos reis, nem temerá o poder deles, mas ultrapassará toda a majestade da terra que pode se opor a ele, e nunca se desviar deste curso.

Depois ele acrescenta que eles entregaram seus corpos em vez de adorar ou adorar qualquer deus, exceto seu próprio Deus. Aquilo mesmo que o rei é obrigado a louvar nesses três homens, hoje muitos que se gabam de serem cristãos desejam escapar. Pois eles desejam que sua fé seja sepultada em seus lares e não produzam frutos de sua profissão. Não há dúvida de que Deus desejou que essas coisas fossem relatadas por seu Profeta, mostrar a astúcia detestável daqueles que desejam difamar Deus de sua honra legítima e, ao mesmo tempo, se abrigar de seu olhar, para que ele não note seu insulto. Tais são indignos de serem convencidos pela palavra de Deus, mas Nabucodonosor é aqui nomeado mestre, censor e juiz. E devemos observar diligentemente isso: Nabucodonosor louva esses três, porque eles se recusaram a adorar qualquer outro deus, exceto o seu. Por que então ele misturou uma grande multidão de divindades? Pois ele não se afastou de seus próprios erros e se entregou inteiramente ao Deus de Israel, e abraçou sua adoração em sua pureza. Por que então ele elogia nos outros o que não imita? Mas isso é muito comum; pois vemos a virtude louvada e, ainda assim, congelada até a morte, como neste caso, pois muitos estão dispostos a oferecer-lhe um serviço de lábios. (Juvenal, sábado 1). Embora Nabucodonosor parecesse falar aqui com seriedade, ele não se considerava; mas ele retirou todo pretexto como desculpa, já que depois não pôde fingir ignorância e erro, depois de afirmar com a própria boca que nenhum outro deus deveria ser adorado. Portanto, ele pode fazer com que aqueles que agora desejam ser chamados cristãos tenham vergonha, a menos que se afastem de todas as superstições, se consagrem inteiramente a Deus e mantenham sua adoração com sinceridade. Devemos lembrar, então, como o rei Nabucodonosor não elogia simplesmente a constância desses três homens, porque ele não reconhece nenhum deus, pois considera o Deus de Israel uma verdadeira divindade. Daí resulta que todos os outros eram fictícios e totalmente vaidosos. Mas ele falou sem propósito, porque Deus não tocou seu coração, pois ele geralmente trabalha nos eleitos quando os regenera. Segue-se, –

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *