Estudo de Salmos 52:8 – Comentado e Explicado

Eu sou, porém, como a virente oliveira na casa de Deus: confio na misericórdia de Deus para sempre.
Salmos 52:8

Comentário de Albert Barnes

Mas sou como uma oliveira verde na casa de Deus – estou seguro e feliz, apesar do esforço feito por meu inimigo, o informante, para garantir minha destruição. Fui mantido ileso, como uma árvore verde e florescente – uma árvore protegida nas próprias cortes do santuário – segura sob os cuidados e os olhos de Deus. Uma árvore verde é o emblema da prosperidade. Veja Salmo 1: 3 , nota; Salmo 37:35 , note; compare o Salmo 92:12 . A “casa de Deus” aqui mencionada é o tabernáculo, considerado como o lugar onde Deus deveria residir. Veja Salmo 15: 1 , nota; Salmo 23: 6 , nota; Salmo 27: 4-5 , notas. A alusão particular aqui é aos “tribunais” do tabernáculo. Uma oliveira não seria cultivada no tabernáculo, mas nas “cortes” ou “áreas” que a cercavam. O nome “casa de Deus” seria dado a toda a área, como foi posteriormente a toda a área em que o templo estava. Uma árvore assim plantada nas próprias cortes do santuário seria considerada sagrada, e estaria segura enquanto o próprio tabernáculo estivesse seguro, pois estaria, por assim dizer, diretamente sob a proteção divina. Assim fora Davi, apesar de todos os esforços de seus inimigos para destruí-lo.

Confio na misericórdia de Deus para todo o sempre –

(a) Eu “sempre” fiz isso. Tem sido minha prática constante em problemas ou perigos.

(b) eu sempre o farei.

Como resultado de toda a minha experiência, ainda o farei; e, assim, confiando em Deus, terei a consciência da segurança.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 52: 8 . Mas sou como uma oliveira verde a oliveira é uma sempre-viva, que não se deteriora e, portanto, tem uma duração muito longa. Com isso, o salmista se compara, para denotar a estabilidade e a perpetuidade de sua prosperidade e de sua família; a azeitona se propagando por brotos frescos e, até agora, por ser imortal. Veja Plin. Nat. Hist. lib. 17: cap. 30., e Theophrast. Hist. Plantar. lib. 4: cap. 15. Uma parte principal também da felicidade que Davi prometeu a si mesmo era que ele deveria ter uma admissão constante na casa de Deus e as solenidades de sua adoração ali; não obstante, agora ele era expulso pela malícia de seus inimigos: acrescentando, confio na misericórdia de Deus para todo o sempre. Suas promessas nunca falharão; nem os que me odeiam se regozijarão sobre mim na minha destruição. Chandler. O Sr. Mede supõe que, embora não fosse lícito plantar árvores perto do altar de Deus, havia outros lugares designados para o culto público, que poderiam ser chamados de casas de Deus; e em particular proseuchas, ou lugares onde eles se encontravam para orar; os quais eram arredondados, mas abertos no topo e geralmente sombreados por árvores. E se considerarmos esses lugares consagrados aos propósitos da religião, podemos imaginar que as árvores ali plantadas seriam religiosamente preservadas e, com o passar do tempo, desafiaria uma consideração venerável por sua antiguidade, extensão ampla e estatura elevada. : de modo que, nessa visão, quando o salmista se compara a uma oliveira, um cedro ou qualquer outra sempre-viva na casa de Deus, há uma ênfase particular na alusão. O Sr. Mede supõe, com grande probabilidade, que essas proseuchas e as sinagogas são as casas de Deus, cuja queima é lamentada, Salmos 74: 8 . Veja seu discurso em Josué 26:26. Fenwick parece-me para tornar o verso mais consistente de qualquer tradutor;

Mas como uma azeitona, sempre fresca e verde, Quando plantada na casa de Deus, espero permanecer. Só na misericórdia de Deus sempre confio.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 52: 8 . Eu sou como uma oliveira verde – Quando Doeg e seus irmãos murcharem e perecerem, eu que fiz de Deus meu refúgio; Eu, a quem ele desprezava e perseguia, e pensava estar em uma situação desesperadora, serei estabelecido e floresceria; na casa de Deus – Na igreja de Deus e entre o seu povo; ou, no tabernáculo de Deus, do qual Doeg será arrancado; mas ao qual, não duvido, serei restaurado. “Uma parte principal da felicidade que Davi prometeu a si mesmo era que ele deveria ter uma admissão constante na casa de Deus e as solenidades de sua adoração ali; não obstante, agora ele era expulso pela maldade de seus inimigos. ” Como “a oliveira é uma sempre-viva e, portanto, de longa duração”, e também “se propaga por brotos frescos, sendo até agora imortal; portanto, o salmista se compara a ele, para denotar a estabilidade e a perpetuidade de sua prosperidade e de sua família; acrescentando, confio na misericórdia de Deus para todo o sempre – Suas promessas nunca falharão; nem os que me odeiam se regozijam sobre mim na minha destruição. ”

Comentário de E.W. Bullinger

misericórdia = benignidade ou graça.

Comentário de Adam Clarke

Mas sou como uma oliveira verde na casa de Deus – estarei na casa de Deus, cheia de vigor espiritual, produzindo folhas sempre-verdes e frutos anuais, como a azeitona quando plantada em solo adequado e em boa situação . Isso não significa que havia oliveiras plantadas na casa de Deus; mas ele estava na casa de Deus, como a azeitona estava em seu devido lugar e solo.

Confio na misericórdia de Deus – O homem mau confia em suas riquezas: confio no meu Deus. Ele, como uma árvore má, que produz frutos venenosos, será amaldiçoado e arrancado das raízes; Eu, como uma azeitona saudável em um bom solo, devo, sob a influência da misericórdia de Deus, produzir frutos para sua glória. Como a azeitona é sempre verde, assim floresci na misericórdia de Deus para todo o sempre.

Comentário de John Calvin

8 Mas eu sou como uma oliveira verde (283). Vimos que Davi foi capacitado, pelo exercício da fé, a desprezar a grandeza mundana de Doeg com um santo desprezo; e agora o encontramos subindo superior a tudo o que atualmente era aflitivo em sua própria condição. Embora, aparentemente, ele se parecesse mais com o tronco murcho de uma árvore que apodrece no chão, ele se compara, na confiança da futura prosperidade, a uma azeitona verde. Não preciso dizer que a destruição de Doeg só poderia comunicar conforto à sua mente, na maneira de convencê-lo de que Deus era o juiz vingador da crueldade humana, e levando-o a inferir que, como ele havia punido seus erros, ele o faria. avance-o para medidas renovadas de prosperidade. Pela sua língua, parece que ele não podia conceber maior felicidade em sua condição do que ser admitido entre o número de adoradores de Deus e se engajar nos exercícios de devoção. Isso era característico de seu espírito. Já tivemos ocasião de ver que ele sentiu seu banimento do santuário de Deus mais profundamente do que a separação de sua consorte, a perda de substância mundana ou os perigos e dificuldades do deserto. A idéia de uma alusão aqui feita, em contraste, a Doeg, que veio ao tabernáculo do Senhor apenas como espião, e sob pretextos hipócritas, é tensa e forçada. É mais natural supor que Davi se distingue de todos os seus inimigos, sem exceção, sugerindo que, embora ele estivesse atualmente removido do tabernáculo, ele logo seria restaurado; e que aqueles que se gabavam de possuir, ou melhor, monopolizarem a casa de Deus, seriam enraizados nela com desgraça. E aqui vamos gravar a lição útil em nossos corações, para que consideremos que o grande fim de nossa existência se encontra numerado entre os adoradores de Deus; e que devemos aproveitar o privilégio inestimável das assembléias declaradas da Igreja, que são necessárias para ajudar nossa enfermidade e meios de excitação e encorajamento mútuos. Por meio deles, e de nossos sacramentos comuns, o Senhor, que é um Deus e que planejou que sejamos um nele, está nos treinando juntos na esperança da vida eterna e na celebração unida de seu santo nome. Vamos aprender com Davi a preferir um lugar na casa de Deus a todas as vaidades mentirosas deste mundo. Ele acrescenta a razão pela qual ele deveria ser como a oliveira verde – porque ele esperava a bondade de Deus; pois a partícula causal parece ser entendida. E nisso ele adverte o contraste entre ele e seus inimigos. Poderiam florescer por um tempo, espalhar seus galhos por toda parte e atingir uma estatura gigantesca, mas desapareceriam rapidamente, porque não tinham raízes na bondade de Deus; considerando que ele certamente derivaria dessa fonte de suprimentos sempre renovados de seiva e vigor. Como o prazo de suas provações terrenas pode ser prolongado, e havia o risco de ele afundar sob a longa continuidade deles, a menos que sua confiança se estenda até o futuro, ele declara expressamente que não pretenderia prescrever tempos a Deus, e que suas esperanças foram estendidas para a eternidade. Em seguida, ele se entregou inteiramente a Deus em tudo o que considerava essa vida ou sua morte. A passagem nos coloca em posse da grande distinção entre os filhos genuínos de Deus e os que são hipócritas. Eles devem ser encontrados juntos na Igreja, como o trigo é misturado com o joio na mesma eira; mas uma classe permanece para sempre na firmeza de uma esperança bem fundamentada, enquanto a outra é afastada na vaidade de suas falsas confidências.

Comentário de John Wesley

Mas sou como uma oliveira verde na casa de Deus: confio na misericórdia de Deus para todo o sempre.

A casa – Na igreja de Deus, ou entre o seu povo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *