Estudo de 1 Pedro 4:14 – Comentado e Explicado

Se fordes ultrajados pelo nome de Cristo, bem-aventurados sois vós, porque o Espírito de glória, o Espírito de Deus repousa sobre vós.
1 Pedro 4:14

Comentário de Albert Barnes

Se fordes reprovados pelo nome de Cristo, felizes sois – isto é, em sua causa ou por sua causa. Veja as notas em Mateus 5:11 . O sentido da palavra “feliz” aqui é o mesmo que “abençoado” em Mateus 5: 3-5 , etc. Isso significa que eles deveriam considerar sua condição ou lote como abençoada; não que eles encontrassem prazer pessoal e positivo ao serem repreendidos e difamados. Seria uma condição abençoada, porque seria como a de seu Salvador; mostraria que eles eram seus amigos; seria acompanhado de ricas influências espirituais no mundo atual; e seria seguido pelas recompensas do céu.

Pois o espírito de glória e de Deus repousa sobre você – o Espírito glorioso e Divino. Não há dúvida de que aqui há referência ao Espírito Santo; e o significado é que eles podem esperar que o Espírito repouse sobre eles, ou permaneçam com eles, se forem perseguidos pela causa de Cristo. Pode haver alguma alusão aqui, na linguagem, ao fato de que o Espírito de Deus desceu e permaneceu sobre o Salvador em seu batismo João 1:33 ; e, da mesma maneira, eles podem esperar ter o mesmo Espírito sobre eles. A idéia essencial é que, se fossem chamados a sofrer pela causa do Redentor, não seriam deixados ou abandonados. Eles podem esperar que Deus lhes conceda seu Espírito na proporção de seus sofrimentos em favor da religião, e que eles tenham aumentado a alegria e a paz. Esse é sem dúvida o caso daqueles que sofrem perseguição, e essa é a razão secreta pela qual eles são tão sustentados em suas provações. Suas perseguições são feitas a razão de uma efusão muito mais abundante do Espírito em suas almas. O mesmo princípio se aplica, sem dúvida, a todas as formas de provação pelas quais os filhos de Deus passam; e na doença, luto, perda de propriedade, decepção em seus planos mundanos e na própria morte, eles podem esperar que medidas maiores das influências do Espírito repousem sobre eles. Por isso, muitas vezes é um ganho para o crente sofrer.

Da parte deles – No que diz respeito a eles; ou por eles.

Ele é o mal mencionado – isto é, o Espírito Santo. Eles apenas o blasfemam, (grego;) eles censuram suas influências sagradas tratando você e sua religião.

Mas de sua parte ele é glorificado – por sua maneira de falar dele, e pela honra que lhe é dada na paciência evidenciada em suas provações e em sua pureza de vida.

Comentário de Joseph Benson

1 Pedro 4: 14-16 . Se você é repreendido por Cristo – Repreensões e zombarias cruéis sempre foram uma parte de seus sofrimentos, e para uma mente ingênua, a repreensão é muitas vezes pior que a deterioração de bens, ou mesmo a dor corporal; feliz és – O apóstolo faz alusão às palavras de Cristo, Mateus 5:11 : Bem-aventurados vós, quando os homens vos desprezarem, etc. Pois o Espírito de glória e de Deus repousa sobre você – Conquistando toda reprovação e espalhando um brilho ao seu redor, enquanto ele a apoia e conforta de uma maneira gloriosa em todas as suas provações. O apóstolo faz alusão a Isaías 11: 2 . “O Espírito de glória, que repousava sobre os discípulos perseguidos de Cristo na primeira era, era um Espírito de fortaleza, permitindo-lhes sofrer os maiores males sem encolher, uma virtude que os pagãos admiravam grandemente. Por essa razão, quando mataram os primeiros cristãos por se recusarem a adorar ídolos, ficaram tão impressionados com a constância, paciência, mansidão e benevolência com que sofreram, que levou muitos deles a pensar bem, ambos de uma religião que inspirou seus eleitores com virtudes tão admiráveis ??e dos próprios eleitores. E como essa constância no sofrimento, da qual os cristãos obtiveram tanta glória, procedeu da ajuda do Espírito de Deus, o apóstolo justamente chamou-a, tanto o Espírito de glória como o Espírito de Deus. ” Macknight. Mas nenhum de vocês – Que tem a honra de levar o nome de cristão; sofrer – por sua própria culpa; suponha como um assassino, ou como um ladrão & c. – Na época em que São Pedro escreveu essa epístola, os judeus incrédulos na Judéia eram extremamente viciados em assassinatos e roubos, e todo tipo de maldade, como aprendemos com Josefo; porque eles roubaram e mataram, não apenas os pagãos, mas também seus próprios irmãos, que não se uniram a eles em sua oposição aos romanos. Portanto, o apóstolo julgou apropriado advertir os cristãos, especialmente os cristãos judeus, dessa maneira, para que, sendo corrompidos por exemplos tão ruins, devessem ser levados à prática de tais crimes. Como o apóstolo está aqui advertindo-os contra os pecados que, se os cometessem, os exporiam à punição do magistrado civil, por a???t???ep?s??p?? , aqui representado um corpo ocupado em assuntos de outros homens, não se pode supor que ele signifique apenas um que se interessa pelas preocupações de famílias particulares, pois tal pessoa não pode ser classificada adequadamente com os criminosos mencionados aqui. Mas ele pode querer dizer aquele que afetou inspecionar e direcionar o comportamento de pessoas em cargos públicos, a partir de uma disposição factosa para encontrar falhas em sua conduta e, assim, suscitar comoções no estado; o que Lardner mostrou foi a prática dos judeus em Alexandria, Cesaréia e outros lugares. Ou podemos, com a L’Enfant. entenda a palavra no sentido mais geral de se intrometer nos assuntos de outras pessoas, como avareza, raiva, vingança, malícia ou outras paixões ruins. No entanto, se alguém sofre como cristão – isto é, porque ele é cristão; e se ele sofre em espírito cristão, não se envergonhe – de seus sofrimentos; mas que ele glorifique, ou louve, a Deus neste sentido – isto é, por tê-lo julgado digno de sofrer por uma causa tão boa; e por habilitá-lo a fazê-lo com firmeza e paciência. Pode ser apropriado observar que isso, com Atos 11:26 ; Atos 26:28 , são as únicas passagens das Escrituras nas quais os discípulos são chamados cristãos, segundo seu Mestre.

Comentário de E.W. Bullinger

repreendido . Grego. oneidizo. Ver Romanos 15: 3 .

para = pol. App-104.

feliz Ver 1 Pedro 3:14 .

Espírito, etc. Figura de linguagem Hendiadys (App-6). O glorioso Espírito de Deus. App-101.

em cima de . App-104.

da parte deles. . . glorificado . Esta cláusula é omitida por todos os textos.

Comentário de John Calvin

14 Se fordes censurados, ele menciona censuras, porque muitas vezes há mais amargura do que na perda de bens, ou nos tormentos ou agonias do corpo; portanto, não há nada mais doloroso para as mentes ingênuas. Pois vemos que muitos que são fortes para aguentar desejos, corajosos em tormentos, mais ousados ??para enfrentar a morte, ainda sucumbem sob censura. Para evitar esse mal, Pedro pronuncia os abençoados, de acordo com o que Cristo diz ( Marcos 8:35 ), que são reprovados por causa do Evangelho. Isso é muito contrário ao que os homens geralmente pensam e sentem; mas ele dá uma razão: porque o Espírito de Deus, chamado também o Espírito de glória, repousa sobre eles . Alguns leem as palavras separadamente, “aquilo que pertence à glória”, como se as palavras fossem “glória e o Espírito de Deus”. Mas a leitura anterior é mais adequada quanto ao sentido e, quanto à linguagem, mais simples. Então Pedro mostra que não é um obstáculo para a felicidade dos piedosos, que eles sustentem o opróbrio pelo nome de Cristo, porque, no entanto, retêm uma glória completa aos olhos de Deus, enquanto o Espírito, que tem glória, sempre esteve conectado com ele. , habita neles. Então, o que parece à carne um paradoxo, o Espírito de Deus torna consistente por uma percepção segura em suas mentes.

Da parte deles, é uma confirmação da última frase; pois ele sugere que é suficiente para os piedosos, que o Espírito de Deus testifique que as acusações sofridas por causa do evangelho são abençoadas e cheias de glória. Os ímpios, no entanto, tentaram efetuar um objeto bem diferente; como se ele tivesse dito: “Vocês podem desprezar ousadamente a insolência dos ímpios, porque o testemunho a respeito de sua glória, que o Espírito de Deus lhe dá, permanece fixo no interior”. E ele diz que o Espírito de Deus foi reprovado, porque os incrédulos expõem ao ridículo tudo o que ele sugere e dita para nosso consolo. Mas isso é por antecipação; pois, no entanto, o mundo em sua cegueira pode ver nada além do que é vergonhoso nas censuras de Cristo, ele não teria os olhos dos piedosos para se deslumbrar com essa opinião falsa; mas, pelo contrário, eles deveriam olhar para Deus. Assim, ele não esconde o que os homens geralmente pensam; mas ele coloca a percepção oculta da fé, que os filhos de Deus possuem em seus próprios corações, em oposição à sua presunção e insolência. Assim, Paulo se vangloriava de ter as marcas de Cristo e glorificava em seus laços. ( Gálatas 6:17 .) Ao mesmo tempo, ele havia descoberto suficientemente qual era o julgamento deles formado pelo mundo; e, no entanto, ele sugere que isso foi uma tolice, e que aqueles são cegos juntamente com o mundo, que consideram gloriosas as calúnias da carne.

Comentário de Adam Clarke

Se você for repreendido pelo nome de Cristo – Ser repreendido pelo nome de Cristo é ser repreendido por ser cristão, ou seja, por ser como Cristo. Esta é a mais alta honra à qual qualquer homem pode chegar neste mundo, e, portanto, o apóstolo diz isso. Felizes sois.

O Espírito de glória e de Deus repousa sobre você – Como este Espírito Divino repousa sobre Jesus, também repousa sobre seus seguidores perseguidos. Há várias leituras aqui, ?a? d??aµe?? , e de poder, encontradas em alguns dos principais MSS. (O Codex Alexandrinus e acima de vinte outros), o siríaco posterior, todo árabe, copta, etiópico, armênio, Vulgata, algumas cópias de Itala, Atanásio, Teofilato, Cipriano e Cassiodoro; e neles todo o versículo diz o seguinte: Se fordes reprovados pelo nome de Cristo, felizes sois; porque o Espírito de glória, de poder e de Deus repousa sobre você. Isso é agradável às palavras de nosso Senhor, Mateus 5:11 , Mateus 5:12 . De modo que o que os constituía infelizes aos olhos do mundo era sua principal felicidade aos olhos de Deus; eles carregavam Cristo a fonte da bem-aventurança em seus corações e, portanto, não podiam ser infelizes.

Da parte deles, ele é malvado – ?ata µe? a?t??? ß?asf?µe?ta?, ?ata de ?µa? d??a?eta? · Por eles ele é blasfemado, por você é honrado.

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 4:14 . Pois o Espírito de glória e de Deus repousa sobre você: A leitura veneziana é: O Espírito de honra, e de glória e poder divino, o Espírito de Deus, repousa sobre você. O significado parece ser, em geral, “Você terá o Espírito de Deus de uma maneira muito gloriosa, para apoiá-lo, proporcionalmente às provações que você é chamado a suportar; e isso espalhará uma glória em torno de você, embora você pode ser tratado da maneira mais infame, como o mais vil dos malfeitores; “- o que sabemos ser o caso de vários cristãos primitivos. Ver Isaías 11: 2 ; Isaías 17:14 . Atos 1: 8 ; Atos 2: 3 e comp. Êxodo 40:35 .

Comentário de John Wesley

Se fordes reprovados pelo nome de Cristo, felizes sois; porque o espírito da glória e de Deus repousa sobre você; da parte deles é mencionado o mal, mas da sua parte ele é glorificado.

Se você é repreendido por Cristo – Repreensões e zombarias cruéis sempre foram uma parte de seus sofrimentos.

O Espírito de glória e de Deus repousa sobre você – O mesmo Espírito que estava sobre Cristo, Lucas 4:18 . Ele é chamado aqui, o Espírito de glória, conquistando toda reprovação e vergonha, e o Espírito de Deus, cujo Filho, Jesus Cristo é.

Da parte deles, ele é blasfemado, mas da sua parte ele é glorificado – Ou seja, enquanto eles estão blasfemando contra Cristo, você o glorifica no meio de seus sofrimentos, 1 Pedro 4:16 .

Referências Cruzadas

Números 11:25 – O Senhor desceu na nuvem e lhe falou, e tirou do Espírito que estava sobre ele e o pôs sobre as setenta autoridades. Quando o Espírito veio sobre eles, profetizaram, mas depois nunca mais tornaram a fazê-lo.

1 Reis 10:8 – Como devem ser felizes os homens da tua corte, que continuamente estão diante de ti e ouvem a tua sabedoria!

2 Reis 2:15 – Quando os discípulos dos profetas, vindos de Jericó, viram isso, disseram: “O espírito profético de Elias repousa sobre Eliseu”. Então foram ao seu encontro, prostraram-se diante dele e disseram:

Salmos 32:1 – Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!

Salmos 49:9 – para que viva para sempre e não sofra decomposição.

Salmos 89:51 – das zombarias dos teus inimigos, Senhor, com que afrontam a cada passo o teu ungido.

Salmos 146:5 – Como é feliz aquele cujo auxílio é o Deus de Jacó, cuja esperança está no Senhor, no seu Deus,

Isaías 11:2 – O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor.

Isaías 51:7 – “Ouçam-me, vocês que sabem o que é direito, vocês, povo que têm a minha lei no coração: Não temam a censura de homens nem fiquem aterrorizados com seus insultos.

Mateus 5:11 – “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.

Mateus 5:16 – Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”.

Lucas 6:22 – Bem-aventurados serão vocês, quando os odiarem, expulsarem e insultarem, e eliminarem o nome de vocês, como sendo mau, por causa do Filho do homem.

João 7:47 – “Será que vocês também foram enganados? “, perguntaram os fariseus.

João 8:48 – Os judeus lhe responderam: “Não estamos certos em dizer que você é samaritano e está endemoninhado? “

João 9:28 – Então o insultaram e disseram: “Discípulo dele é você! Nós somos discípulos de Moisés!

João 9:34 – Diante disso, eles responderam: “Você nasceu cheio de pecado; como tem a ousadia de nos ensinar? ” E o expulsaram.

Atos dos Apóstolos 13:45 – Quando os judeus viram a multidão, ficaram cheios de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo estava dizendo.

Atos dos Apóstolos 18:6 – Opondo-se eles e lançando maldições, Paulo sacudiu a roupa e lhes disse: “Caia sobre a cabeça de vocês o seu próprio sangue! Estou livre da minha responsabilidade. De agora em diante irei para os gentios”.

2 Coríntios 12:10 – Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.

Gálatas 1:24 – E glorificavam a Deus por minha causa.

2 Tessalonicenses 1:10 – Isso acontecerá no dia em que ele vier para ser glorificado em seus santos e admirado em todos os que creram, inclusive vocês que creram em nosso testemunho.

Tiago 1:12 – Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.

Tiago 5:11 – Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.

1 Pedro 2:12 – Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.

1 Pedro 2:19 – Porque é louvável que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrendo injustamente.

1 Pedro 3:14 – Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes. “Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados. “

1 Pedro 3:16 – Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.

1 Pedro 4:4 – Eles acham estranho que vocês não se lancem com eles na mesma torrente de imoralidade, e por isso os insultam.

2 Pedro 2:2 – Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *